Por que o vinho caseiro cheira a purê, como tirar o cheiro de fermento e métodos de limpeza

Ao preparar vinho em casa, você pode encontrar o problema de um odor estranho em uma bebida alcoólica. Em tal situação, você precisa descobrir por que o vinho caseiro pode cheirar a purê e como eliminar o defeito. A limpeza adequada ajuda a restaurar o aroma natural, independentemente da causa do problema.


Por que o vinho cheira a fermento?

Existem vários motivos pelos quais uma bebida perde suas características aromáticas adequadas e começa a cheirar a purê. Na maioria das vezes, isso se deve à violação das condições de preparo da bebida e ao não cumprimento da receita.

Entre outros motivos estão:

  1. Utilização de matérias-primas de baixa qualidade. A matéria-prima afeta diretamente as características do produto acabado, por isso vale a pena pré-selecionar a matéria-prima.
  2. Condições de fermentação. Uma etapa importante na preparação de uma bebida é o processo de fermentação, e para que o vinho adquira sabor e aroma requintados é importante eliminar o risco de interação entre o mosto e o ar.
  3. Temperatura ambiente. O indicador afeta a qualidade e intensidade da fermentação, portanto os desvios de temperatura levam ao aparecimento de um odor indesejável no vinho.
  4. Duração do cozimento. O vinho deve ser preparado e infundido durante um determinado tempo, que é calculado tendo em conta os produtos iniciais.

cheiro de vinho

Como tirar cheiro de fermento do vinho

Se foram cometidos erros durante a criação do vinho caseiro e apareceu um odor indesejável, é possível restaurar o aroma. Das opções disponíveis, é melhor escolher a mais adequada dependendo das capacidades disponíveis.

Fermentação e envelhecimento

Quando uma bebida alcoólica fermenta, são liberados óleos fúsel, cujos componentes individuais conferem um odor característico. Para verificar se a presença de óleos fúsel é a causa do cheiro de purê, é preciso pegar uma garrafa de vinho, rolha-la e guardá-la em local aquecido. Se durante o dia se formarem bolhas nas paredes do recipiente e sedimentos caírem no fundo, será necessária fermentação adicional e posterior envelhecimento do produto. Depois de fazer isso, o problema deve ser resolvido.

cores turvas

O período de envelhecimento do vinho preparado em casa é de pelo menos seis meses. Durante esse período, a bebida deve ser retirada do sedimento várias vezes, uma vez por mês.É no sedimento que está presente a maior parte dos componentes nocivos, que provocam uma consistência turva e um odor desagradável. O vinho só pode ser colocado em recipientes para posterior armazenamento após clarificação e ausência de sedimentos. Nessa situação, o envelhecimento é utilizado como método de limpeza.

Colando

Se o vinho não adquirir uma consistência límpida mesmo após a cessação da formação de sedimentos, significa que permanecem alguns compostos indesejados e é necessária uma clarificação. Para isso, são realizados procedimentos de colagem com gelatina, clara de ovo, cola de peixe ou uma substância especial chamada Bentonita.

ovo no copo

Para limpar a bebida com cola de peixe ou gelatina, primeiro ela é mantida em água em temperatura ambiente por 24 horas. Para finalizar 5 litros de vinho é necessário 1 g de gelatina ou 0,5 g de cola. De um recipiente com vinho, despeje um pouco da bebida em um recipiente separado e adicione o ingrediente inchado, após o qual é bem misturado e devolvido ao recipiente principal. Mexa novamente o vinho e espere a formação de sedimentos. Ao se formar, a bebida ficará mais límpida e adquirirá um aroma agradável.

A colagem com clara de ovo é valorizada pela facilidade de execução. É preciso separar a clara da gema, bater bem e colocar no recipiente com a bebida. O ingrediente é utilizado na proporção de 1 proteína por 50 litros de vinho. Após adicionar a clara de ovo batida, o álcool é mexido rapidamente para reduzir o tempo de reação com o ar. Após a infusão por alguns dias, o produto é retirado do sedimento.

latas de bebidas

O medicamento Bentonita é usado se outros ingredientes para colar não ajudarem. Para 1 litro de vinho, pegue 2 g da substância e despeje por 10-12 horas para inchar. Em seguida, despeje 1 litro de água, misture bem e despeje a mistura resultante no recipiente principal.

Após alguns dias, a bebida é retirada do sedimento e o aroma é verificado.

Limpeza de carvão

Uma medida extrema para eliminar o cheiro do purê é misturá-lo com carvão de bétula. Um punhado de carvão é imerso em um recipiente com uma bebida e os óleos fúsel são absorvidos. Ao mesmo tempo, junto com o cheiro estranho, as características gustativas desaparecem, o que reduz significativamente a qualidade do produto acabado.

limpeza de carvão

O que fazer com o vinho se não consegue tirar o cheiro?

Mesmo a limpeza da bebida nem sempre ajuda a eliminar completamente o problema. Se nenhuma das opções de combate ao odor desagradável levou ao resultado desejado, é melhor recomeçar a fazer vinho. Isso economizará tempo e custos de mão de obra, pois a probabilidade de restaurar o aroma se todos os métodos forem ineficazes é mínima.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim