Os preços do álcool estão subindo constantemente e cada vez mais pessoas estão pensando em produzir vinho em casa. É duplamente agradável beber nas férias, presentear os seus entes queridos e amigos com uma bebida aromática e saborosa preparada com as próprias mãos a partir das suas próprias uvas. Mas muitas vezes, ao escolher recipientes para armazenamento, surge uma questão importante: é possível armazenar vinho em frasco de metal ou alumínio?
É possível fazer vinho em recipientes de alumínio?
Existem recipientes para fazer vinho, cujo uso causa polêmica e polêmica.Mas neste caso, a resposta à pergunta: é possível armazenar vinho em recipientes de alumínio?A única e categórica resposta é não!
Você também não pode escolher esse recipiente para fermentar a bebida. O vinho não deve estar em lata ou em qualquer outro recipiente deste metal.
Possíveis consequências
Sob a influência do vinho, principalmente durante a sua fermentação, o alumínio, que é um metal ativo, reage com o mosto e oxida. Como resultado, compostos químicos perigosos e tóxicos para o corpo humano entram na peça de trabalho. Um deles é o acetato de alumínio.
Em pequenas doses, essas substâncias não causam danos graves, mas com o uso regular acumulam-se e podem causar intoxicações graves.
A segunda razão importante é que, como resultado da oxidação, o sabor e o aroma do vinho deterioram-se e muitas vezes torna-se simplesmente impróprio para consumo.
Qual contêiner é melhor usar?
Tanto na vinificação industrial como na vinificação caseira, a etapa mais importante na produção do vinho é a organização do armazenamento. Em particular, a seleção dos recipientes “certos” nos quais a bebida reterá todas as suas propriedades, sabor e aroma. Mas na hora de escolher barricas é importante não utilizar aquelas em que já foi realizada salga ou armazenamento de outros produtos.
Caso contrário, afetará negativamente o sabor e a composição química do vinho. Na hora de escolher recipientes de plástico de alta qualidade, é importante lembrar que o aroma de uma bebida alcoólica evapora gradativamente através dele, portanto, vai perdendo gradativamente suas propriedades.
Recipientes adequados para vinho:
- Garrafas de vidro, de preferência de vidro escuro.
- Barris e tonéis em madeira de carvalho e amieiro (a melhor opção, mas ao mesmo tempo cara).
- Recipientes de fermentação em aço inoxidável (uma das melhores opções).
- Barris e vasilhas em polímeros de alta qualidade que não reagem com o vinho (como última opção).
As nuances de cada tipo de container:
- Vidraria: comodidade, preço acessível, mas fragilidade, necessidade de envoltório (isolamento térmico) e proteção da luz solar (no caso do vidro transparente).
- Recipientes de polímero: resistência, conveniência, disponibilidade, mas são inadequados para armazenamento a longo prazo.
- Barris de madeira: protegem da luz solar, das mudanças de temperatura, enriquecem o sabor e o aroma da bebida. Infelizmente, este é um pacote bastante caro.
- Recipientes de aço inoxidável: facilidade de uso, proteção solar, durabilidade. A desvantagem é o preço alto.
É possível esmagar uvas numa panela de alumínio?
Panelas de alumínio - panelas, panelas, bacias - são encontradas em quase todos os apartamentos e casas particulares, especialmente nas áreas rurais. E quando surge a necessidade de esmagar uvas para fazer vinho, às vezes não há outro recipiente mais cómodo à mão. E pelo fato do alumínio interagir com a bebida durante sua fermentação e armazenamento, muitos simplesmente têm medo de fazer isso.
Mas você pode prensar uvas com segurança em suco em tal recipiente, em particular em uma panela.
Isto não representará nenhum perigo para o corpo humano no futuro.
Mas é importante garantir que o mosto do vinho não fermenta na panela de alumínio.
Depois de espremido o sumo, este é vertido para um recipiente mais adequado para a fermentação: barricas de madeira, recipientes de aço inoxidável, recipientes de plástico de alta qualidade ou as habituais garrafas de vinho de vidro.