As pessoas produzem vinho de mel há muitos séculos; ele é conhecido e amado desde os tempos da Antiga Rus. A bebida adquiriu particular importância em regiões onde, devido às condições climáticas, as uvas não podiam crescer. O vinho de mel ganhou popularidade devido ao seu sabor excepcional, rico e macio e aroma espesso e, se você tiver todos os ingredientes necessários, não é nada difícil prepará-lo em condições domésticas normais.
Da história da vinificação
As pessoas produzem vinho desde a antiguidade; esta atividade supostamente surgiu no mesmo período que a agricultura. No início, as pessoas não conseguiam entender por que o suco de fruta ficava turvo e espumoso, e então se tornou uma bebida inebriante e que fazia coçar a cabeça. E propriedades mágicas foram atribuídas a ele. Um pouco mais tarde, os primeiros enólogos descobriram o que estava acontecendo. Tudo se deveu à fermentação de fungos de levedura, encontrados em frutas e bagas.
Sob condições adequadas, como alimentação, oxigênio e calor suficientes, os fungos começam a se multiplicar ativamente. E como resultado do processo de fermentação, o açúcar vira álcool e o mosto vira vinho.
A produção de vinho de mel é muito difundida naqueles países onde, devido às características climáticas e outras, há escassez da principal matéria-prima - a uva. E na Rússia eles sabiam e adoravam fazer uma bebida tão inebriante usando o método de fermentação natural. A matéria-prima eram frutas, frutas diversas e, claro, mel.
Nuances de preparação
Este vinho é feito a partir de mel fermentado (é utilizado no preparo no lugar do açúcar) e suco de frutas ou bagas. Dois métodos são usados - com e sem fervura.
Métodos para fazer vinho com mel em casa
Um enólogo novato pode preparar facilmente em casa uma deliciosa bebida inebriante, para isso é necessário seguir passo a passo as instruções da receita selecionada.
Receita simples
Usando esta receita, é fácil fazer um vinho de mel saboroso, aromático e inebriante, não pior que o vinho de uva. Para fazer isso você precisa levar:
- mel – 600 gramas;
- água limpa – 3 litros;
- passas – 0,5 kg;
- xarope de frutas - 250 mililitros.
Sem lúpulo
Para isso, prepare primeiro uma entrada com 7 litros de água morna e 50 gramas de fermento, que é colocada em local aquecido por 4 a 5 horas. Enquanto ela brinca, eles começam a fazer mosto de mel - água é colocada no mel e depois fervida em fogo baixo até formar um xarope transparente. Em seguida, o açúcar é frito em uma frigideira, depois ele e o mosto fermentado são misturados e colocados em uma garrafa. Agora a peça de trabalho é removida por 2 semanas em local fresco.
Você precisará dos seguintes ingredientes:
- açúcar – 250 gramas;
- mel (tília, acácia) – 3 quilos;
- massa fermentada – 7 litros;
- água – 12 litros.
Com suco de maçã
Graças à adição de diversas especiarias, a bebida adquire um sabor excepcional e um aroma picante. É aconselhável fazer suco de variedades com acidez pronunciada. Adicione mel e água e cozinhe até a calda engrossar. Em seguida, deixe a peça esfriar, acrescente o starter e coloque em local aquecido por uma semana. Em seguida, o vinho é colocado em garrafas, temperos são adicionados e colocados em uma sala fria por um mês.
Para quem gosta de bebidas mais fortes, pode adicionar álcool no preparo.
Os seguintes componentes serão necessários:
- álcool – 500 mililitros;
- suco de maçã – 5 litros;
- mel – 1,5 quilograma;
- água – 5 litros;
- fermento inicial – 500 mililitros;
- especiarias – canela, hortelã (melissa), canela.
Com limão
Para isso, adiciona-se mel à água, mexe-se e ferve-se durante uma hora. 10 minutos antes do final do cozimento, adicione o lúpulo ao preparo. Em seguida, o mosto é resfriado à temperatura ambiente e limões (cortados em fatias finas) são adicionados a ele. Em seguida, coloque-o em local fresco e escuro.
Após 2 semanas, o vinho é filtrado e engarrafado para armazenamento.
Ingredientes necessários:
- água limpa – 10 litros;
- cones de lúpulo – 20 gramas;
- limões – 10 peças;
- mel (líquido) – 2 quilogramas.
Vinho de mel e framboesa
O mel é colocado em água, mexido e fervido por uma hora. Em seguida, o líquido é colocado em uma garrafa, o starter e o suco de framboesa são adicionados, misturados e guardados por algumas semanas. Depois é filtrado e engarrafado. O resultado é uma bebida incrivelmente saborosa e aromática.
Para prepará-lo leve:
- água – 5 litros;
- suco de framboesa – 1 litro;
- mel – 2,2 quilogramas.
Com flores silvestres
Esta preparação absorveu toda a frescura e aroma das flores silvestres. Para preparar um vinho tão original, leve:
- mel – 2,5 quilogramas;
- água limpa – 4,5 litros;
- passas (não lavadas) – 30 gramas;
- limão – 1 peça;
- fermento – 20 gramas;
- dente de leão (fresco) – 120 gramas;
- mil-folhas (fresco) – 120 gramas;
- lavanda – 120 gramas.
Condições de armazenamento
Este vinho é armazenado em garrafas de vidro a uma temperatura não superior a +15 graus C. O nível ideal de umidade é de 60 a 70 por cento. O local de armazenamento deve ser protegido da luz solar direta e também não é aconselhável que haja produtos ou substâncias com odor forte nas proximidades.