A uva não é apenas uma fruta deliciosa e saudável, mas também a principal matéria-prima para a produção de diversos produtos alcoólicos. O vinho de bagaço Isabella caseiro é uma bebida popular. Para obter um produto saboroso, basta preparar bem a matéria-prima, seguir a tecnologia de preparo e fornecer as condições de armazenamento necessárias.
Características de preparação do “segundo” vinho de Isabella
Se o vinho “primário” é feito de suco de uva puro, então o ingrediente principal do vinho “secundário” é o bagaço. Uma vez que a qualidade do produto é significativamente afetada pelo estado das matérias-primas, recomenda-se não espremer os bagos até secarem. Graças a isso, as sementes não serão esmagadas e a bebida não terá um tom amargo.
Enólogos experientes aconselham preservar as cascas ásperas das uvas Isabella no bagaço. Porque o sabor aromático único da bebida é dado pelas substâncias contidas na casca.
O que você precisa para a receita
Não é difícil preparar uma bebida requintada em casa. O principal é seguir a receita. Para obter vinho você precisará de:
- açúcar na proporção de 170-270 g por litro de bolo;
- 15 kg de frutas vermelhas;
- água potável (na proporção de 250-300 ml por 1 kg de bolo).
Uma vez que o bouquet de frutos silvestres do vinho se distingue por notas peculiares de aroma de morango, não são utilizadas especiarias ou especiarias adicionais.
Preparação de matérias-primas
Bagas maduras e suculentas são usadas para preparar o bolo. Os cachos são separados, retirando-se os frutos danificados por fungos ou mofo.
Os frutos são colhidos dos cachos, amassados e colocados numa garrafa. O recipiente é coberto com um pano tecido para proporcionar ventilação e evitar a entrada de insetos ou mosquitos no produto. A garrafa é colocada em local quente e seco. As uvas começam a fermentar após 3-4 dias. Para evitar o aparecimento de mofo na superfície, mexa o conteúdo do frasco 2 a 3 vezes ao dia.
Para preparar o vinho secundário, utiliza-se uma mistura de frutas prensadas. Recomenda-se utilizar a polpa resultante imediatamente para evitar o início do processo de acidificação acética.
Como fazer vinho com bagaço de Isabella em casa
Em casa não é difícil fazer um saboroso vinho “secundário” a partir do bagaço, que não será inferior em sabor à bebida “primária”. É importante seguir a tecnologia de cozimento.
- O bolo para fermentação é colocado em um recipiente.
- O produto da uva é regado com calda de açúcar e misturado.
- O recipiente para fermentar o bolo é colocado em uma sala escura, quente e seca.
- Assim que a polpa perde a cor rica, o produto é espremido e o líquido despejado em garrafas limpas.
Os recipientes com a bebida são colocados em uma sala ou porão fresco e escuro para completar o processo de fermentação. O vinho está pronto para beber após 4-6 meses.
Períodos e regras de armazenamento
O vinho caseiro feito a partir de bagaço de uva pode ser armazenado por vários anos (cerca de 4-4,5 anos) se o produto for fornecido nas condições corretas de armazenamento. A temperatura ideal de armazenamento é de 8-11 °C. A sala deve estar escura e seca. As garrafas nas prateleiras são colocadas na posição horizontal para evitar que as rolhas sequem.
As uvas Isabella são classificadas como uvas de mesa. Cuidar da videira é fácil e o vinho fica incrivelmente aromático. Por isso, a variedade é popular entre os veranistas e existem muitas receitas para você mesmo fazer vinho.