Hoje existem muitas receitas de vinho caseiro de morango. Existe uma receita clássica feita com frutas vermelhas, açúcar e água. Existem também opções mais complexas com adição de passas, morangos e framboesas. Você também pode fazer uma bebida à base de geléia fermentada. Isso o ajudará a aproveitar o produto estragado e a fazer um vinho delicioso.
Características da tecnologia
A bebida pode ser feita com frutas silvestres ou de jardim.
Neste caso, as seguintes regras devem ser observadas:
- Os frutos devem estar totalmente maduros e de boa qualidade. Bagas maduras não são adequadas.
- Vale a pena separar os morangos, livrar-se dos talos, dos frutos podres e estragados. Você também precisa remover frutas mofadas.
- As frutas não são lavadas antes do preparo da bebida. Na superfície dos bagos existem leveduras naturais necessárias à fermentação. Se as frutas estiverem muito sujas, podem ser lavadas um pouco.
- Os morangos de jardim têm polpa mais suculenta e contêm mais açúcar. Portanto, requer menos açúcar.
- Os morangos contêm muito açúcar. Portanto, durante a fabricação do produto existe o risco de aparecimento de grande quantidade de sedimentos.
- Durante o cozimento, é importante controlar o processo. A fermentação pode demorar mais do que a fermentação da fruta.
- A bebida exigirá um recipiente de vidro espaçoso.
- Depois de algum tempo, o produto não ficará rosa claro, mas âmbar.
Como fazer vinho de morango em casa
Para preparar um produto delicioso, você deve seguir rigorosamente a receita. Existem muitas opções de fabricação.
Receita clássica
Esta é uma receita simples que requer os seguintes ingredientes:
- 5 quilos de morangos maduros;
- 1,5 quilo de açúcar;
- 3 litros de água;
- 5-7 gramas de fermento de vinho.
Para começar, os frutos devem ser amassados e cobertos com areia. Coloque em local aquecido, depois de um dia acrescente água e mexa.
Em seguida, despeje a mistura em um recipiente de vidro e feche com selo d'água. Coloque em um local escuro. Insista por alguns meses. O conteúdo deve ser misturado periodicamente.
Quando o produto fermentar, retire o selo d'água e filtre a bebida. Despeje em recipientes de vidro, feche e guarde.Recomenda-se manter o produto fresco.
É melhor escolher um local escuro para isso.
Usando passas
Para fazer um produto desta forma, você deve seguir o seguinte:
- 4 quilos de morangos;
- 2,5 quilos de açúcar granulado;
- 3 litros de água;
- 100 gramas de passas.
Primeiro, as bagas são esmagadas até formar um purê. Em seguida, 2 litros de água são misturados com 1 quilo de açúcar e fervidos por 5 minutos. Em seguida, misture o purê de frutas vermelhas, a calda, 1 litro de água e as passas.
Cubra a louça com gaze e deixe por 5 dias. Durante este período, a fermentação começará. A cada 9 horas a mistura deve ser mexida com uma espátula de madeira. Depois é recomendado coar e adicionar 500 gramas de açúcar. Coloque o selo d'água e aperte-o bem.
Deixe por 5 dias. Em seguida, adicione 500 gramas de açúcar e calce novamente a luva. Após 5 dias, adicione o açúcar granulado restante. Depois de alguns meses, despeje o vinho. Isso é feito com um tubo fino para não afetar o sedimento.
Despeje o produto acabado em garrafas e mantenha fresco. Isso é feito por 3-4 meses. Isso ajudará a melhorar o sabor do produto.
De morangos e morangos silvestres
Para este vinho deverá levar o seguinte:
- 4 quilos de morangos silvestres;
- 10 quilos de morangos;
- 3,2 quilos de açúcar granulado;
- 20 gramas de tanino;
- 2 gramas de fermento de xerez;
- 700 mililitros de álcool vínico - seu teor deve ser de 70%.
As bagas devem ser espremidas para obter o suco. Devem sair um total de 8 litros de líquido. Se sobrar pouco, você deve adicionar água. Adicione metade do açúcar granulado ao líquido resultante e misture. Despeje a bebida em um recipiente de vidro e feche com selo d'água.
Após 3-7 dias, começará a fase de fermentação silenciosa. Nesta fase vale a pena adicionar o fermento à massa e mexer.Após 3 meses, recomenda-se escorrer o vinho e adicionar álcool vínico, açúcar granulado e tanino.
Vinho licoroso de morango e framboesa
Este produto requer o seguinte:
- 5,5 quilos de framboesas e morangos silvestres;
- 43 gramas de ácido tartárico;
- 30 gramas de tanino;
- 2,5 quilos de açúcar granulado.
Recomenda-se combinar as frutas com um quarto de açúcar, cobrir com gaze e deixar até o início da fermentação. Em seguida, esprema o suco e misture com ácido tartárico. Despeje em um recipiente de vidro e coloque um selo d'água. Adicione 100 gramas de açúcar granulado por 1 litro de líquido semanalmente.
Quando a composição clarear, vale a pena coar e adicionar o restante do açúcar granulado. Misture bem e despeje em um recipiente de vidro. Deixe por 2 meses. Isso deve ser feito a uma temperatura de +10-14 graus.
Vinho espumante de morango
Para esta bebida você precisará do seguinte:
- 5 quilos de morangos de jardim e florestais;
- 3 quilos de açúcar;
- 2 litros de água;
- 2 gramas de fermento de xerez.
As bagas precisam ser esmagadas e combinadas com 2 quilos de açúcar. Cubra com gaze e espere o início da fermentação. Em seguida, o suco precisa ser escorrido e a polpa limpa. Despeje água no mosto e aqueça. Isso é feito até 35 graus. Misture com suco e coe.
Despeje em um recipiente de vidro e instale um selo d'água. Após 3-7 dias, adicione o fermento de xerez e misture bem. Após o término da fermentação, escorra o vinho. Recomenda-se passar várias vezes pelo filtro.
Adicione o açúcar e despeje em garrafas de vidro. Feche os pratos com rolhas e prenda com arame.
Para reativar o fermento, a bebida deve ser mantida aquecida. Isso é feito a uma temperatura de +22 graus.
De geléia fermentada
Para esta bebida você precisará de:
- 3 litros de geléia grossa;
- 5 litros de água limpa;
- 50 gramas de passas.
Leve a água para ferver, acrescente a geléia e acrescente as passas. Não deve ser lavado. Misture e cubra com gaze. Coloque o recipiente em local aquecido por 10 dias. Retire as frutas restantes do frasco e coloque uma luva. A fermentação dura 1 mês. Em seguida, coe a bebida, despeje em garrafas e feche bem.
Armazenamento adicional do produto
Recomenda-se colocar a bebida pronta em recipientes de vidro e mantê-la fresca. Depois de algum tempo, o vinho envelhecido muda de cor e sabor. É melhor manter o produto espumante horizontalmente. Neste caso, é necessário manter um regime de temperatura de +14 graus.
O vinho de morango é uma bebida popular e de excelente sabor. Para prepará-lo, é necessário seguir rigorosamente a tecnologia.