A bebida feita com polpa não tem aroma tão forte quanto a de frutas frescas fermentadas, contém pouco açúcar, mas contém fibras, que melhoram o funcionamento dos órgãos digestivos. Se não jogar fora a polpa da maçã após o espremedor, o vinho fermentado a partir dos resíduos não ficará amargo e adquirirá uma cor bonita, mas o teor da bebida dificilmente chegará a 12%.
Recursos de culinária
Como os bolos contêm menos açúcar que as frutas, sua proporção é aumentada e é adicionado xarope.Se a polpa for utilizada para fazer vinho, os resíduos não devem ser espremidos com força e deixados por muito tempo. Não é recomendado espremer suco com sementes, que conferem amargor à bebida.
O bolo é transferido para um recipiente de vidro e cheio de água. Você pode usar uma luva como selo d'água, colocando-a no gargalo do recipiente ou na tampa com a mangueira. Dispositivos simples ajudam a remover gases. Se não houver fermentação, adiciona-se fermento de vinho. Quando as bolhas param de se formar na superfície, a bebida é despejada por um tubo sem sedimentos em garrafas de vidro, tampadas e deixadas em infusão em local fresco.
Seleção de matérias-primas
Maçãs cultivadas na dacha ou no seu próprio jardim são adequadas tanto para espremer suco quanto para fazer vinho. As frutas compradas em lojas são tratadas com produtos químicos para prolongar sua vida útil, ao usar essas frutas no preparo de uma bebida, elas não são lavadas, mas a superfície é bem enxugada com uma toalha.
Além do açúcar, você pode levar frutose ou mel. Esses produtos melhoram o sabor e são úteis para pessoas com níveis elevados de glicose no sangue.
Como fazer vinho com bagaço de maçã em casa
Uma bebida adocicada a partir de resíduos obtidos ao espremer o suco é feita de uvas nos países mediterrâneos. É fácil preparar esse produto com polpa de maçã.
Receita simples
Para que o vinho adquira um aroma brilhante, escolhem-se frutos não de uma casta, mas de várias. As maçãs Semerenko, Antonovka e Ranet têm polpa firme, aroma agradável e notas ácidas. Para preparar a bebida você precisará de:
- 10 copos de água;
- 4kg de polpa;
- 600g de açúcar.
Imediatamente após espremer o suco, transfira a polpa para uma bacia ou balde grande, despeje água filtrada, mas não fervente, e adicione 1/2 do açúcar.Os pratos, cobertos com gaze, ficam na cozinha, certificando-se de que a polpa sobe à superfície.
Após três dias, filtre o líquido, encha a garrafa, acrescente o açúcar restante e guarde a bebida em local escuro por 4 semanas. Para evitar que o ar se acumule no recipiente, a tampa deve ser removida frequentemente de vez em quando.
Quando o líquido fica límpido, é acondicionado em frascos, lacrados com rolhas e infundidos por um ano inteiro.
Várias cerejas ou framboesas são adicionadas ao vinho, que adquire uma tonalidade avermelhada.
Via rápida
Não há necessidade de colocar fermento no bolo que você não quer jogar fora depois do espremedor. Os resíduos de maçã fermentam bem, a quantidade de ingredientes adicionados depende do teor de umidade da polpa e da concentração esperada do vinho. Para preparar uma bebida rica:
- O bolo é combinado com açúcar e regado com água por 3-4 dias, mexendo até que os cristais se dissolvam.
- No quinto dia, a massa é filtrada da polpa, o líquido é enviado para um recipiente, colocando-se uma luva no pescoço ou instalando-se um selo d'água.
- O vinho fermentado é acondicionado em garrafas.
Consumir a bebida após 5–6 meses. Para que o produto adquira um sabor brilhante, use 500 ou 600 g de açúcar, 5 kg de resíduos, 2,5 copos de água.
Com suco de maçã
Em ano de colheita, quando já não há potes suficientes para compotas e compotas de fruta e os frutos colhidos de Antonovka não duram até ao inverno, preparam sumo e com ele fazem vinho caseiro. Para garantir a fermentação, adicione passas ou fermento seco na proporção de 2 colheres de chá. para 4 litros de bebida:
- Despeje o suco de maçã em uma jarra de vidro e dissolva 2 ou 3 xícaras de açúcar nela.
- O fermento é diluído em recipiente separado e combinado com a bebida.
- Uma luva furada é colocada no gargalo do recipiente.
- O recipiente é colocado em local aquecido para fermentação.
Quando o vinho clareia, ele é coado em garrafas e colocado em uma adega ou adega por 4 a 6 meses.
Para melhorar a cor da bebida acrescentam-se framboesas, a casca da maçã torna o seu sabor mais rico.
Armazenamento de vinho
Recomenda-se que produtos alcoólicos caseiros feitos de suco, frutas frescas ou bolo sejam colocados em garrafas de vidro escuro. O vinho deve ser mantido entre 12–15 °C e a umidade do ambiente não deve exceder 80%.
Se não tiver adega, pode fazer prateleiras na varanda ou na loggia, cujas portas fecharão bem. Recomenda-se colocar garrafas de vinho caseiro seco na horizontal, com o tempo o sabor da bebida fica ainda melhor.