Bagas perfumadas não são usadas apenas para enlatar compotas tradicionais. O vinho de cereja e framboesa, preparado em casa segundo uma receita simples, é uma bebida requintada. Após a fermentação, o líquido mantém o sabor dos frutos silvestres frescos e adquire uma tonalidade vermelha rica e brilhante. Receitas de vinhos de sucesso são transmitidas de geração em geração e sempre complementam com sucesso as festas festivas.
Características de preparo da bebida
Para tornar o vinho saboroso e aromático, utilizam-se frutas limpas e maduras.Bagas podres ou danificadas por pragas podem prejudicar o sabor do produto. É aconselhável colher frutas para vinho em tempo seco. Caso não seja possível iniciar o processamento imediatamente, a colheita pode ser colocada na geladeira. Mas é preciso usar cerejas ou framboesas para preparar a bebida em três dias.
Adições na forma de uma pequena quantidade de outras frutas silvestres (groselhas, ameixas) irão adicionar notas aromáticas únicas à bebida. Deve-se ter em mente que a baga principal deve ter pelo menos 50-70%. Especiarias (canela, cravo, cardamomo) irão adicionar notas de sabor picante.
Preparando Ingredientes
Para não se enganar com a receita, é recomendável preparar com antecedência todos os componentes necessários:
- 2,5 kg de cerejas;
- 2,5 kg de framboesas;
- 1-1,3 kg de açúcar;
- 4 litros de água.
Recorde-se que as framboesas não são pré-lavadas, uma vez que a levedura natural que desencadeia o processo natural de fermentação se encontra na superfície dos bagos. Mas as cerejas são lavadas e separadas antes de serem pesadas. Ao usar especiarias, é necessário tomar precauções para que o sabor brilhante das especiarias não “supere” o sabor natural do vinho de framboesa e cereja.
Fazendo vinho com cerejas e framboesas
A partir de um conjunto padrão de ingredientes, você pode preparar diversas versões da bebida se usar temperos diferentes. A forma mais fácil de preparar o vinho é segundo a receita clássica. O processo de criação de um produto vínico inclui várias etapas.
- As framboesas são descascadas dos talos e as cerejas são sem caroço.
- A mistura de frutas vermelhas é coberta com açúcar. As frutas são bem esfregadas com as mãos até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
- O recipiente com o produto é colocado em local aquecido e escuro por 5 a 6 dias para fermentação natural. O produto é mexido todos os dias para evitar a formação de mofo na superfície.
- Após a fermentação parar, o mosto é filtrado. Os temperos em um saco são colocados em um barril com líquido e o recipiente é colocado em local fresco por 10-15 dias.
Após o armazenamento, o líquido é filtrado e engarrafado. Recomenda-se manter o vinho em local fresco por mais um mês e meio a dois meses antes de beber. Para obter um produto mais “maduro”, a bebida envelhece de 4 a 5 meses.
Data de validade e regras de armazenamento
Para que o vinho conserve o seu aroma e sabor agradável, é necessário dotar o produto de condições adequadas de armazenamento. A temperatura adequada é de 10-12 °C. A sala deve estar seca, sem acesso à luz, o nível de umidade deve ser de 70-75%.
Para evitar que as rolhas sequem e quebrem, as garrafas são armazenadas na posição horizontal. Não é recomendado colocar vinho em recipientes de plástico. Garrafas de vidro escuro com tampa de vidro são a melhor opção. A vida útil do vinho é de 12 a 14 meses.
O processo de elaboração do vinho caseiro é um processo longo. A qualidade do produto depende de vários fatores: variedade do fruto, tecnologia de preparo, condições de armazenamento. O delicioso vinho caseiro não só complementa uma refeição de forma original, como também é uma bebida saudável para o corpo.