Fazer vinho com folhas de uva em casa usando uma receita simples é a melhor forma de preparar uma bebida deliciosa com rapidez e sem muita dificuldade. Até uma dona de casa novata pode lidar com as receitas. Naturalmente, para tornar o vinho rico e aromático, é necessário selecionar matérias-primas de alta qualidade.
Características de fazer vinho a partir de folhas de uva
No outono é feita a colheita e, claro, muitas frutas e verduras são colhidas.Os brotos secos são cortados para o inverno e simplesmente jogados fora ou queimados. Poucos residentes de verão colhem videiras e fazem vinhos deliciosos com elas - eles simplesmente não sabem que isso é possível. Na verdade, a partir dos restos de uma planta que já perdeu a utilidade, você pode fazer uma bebida alcoólica aromática de cor rosa, branca e, se tentar, até champanhe espumante.
Para preparar o vinho, você precisará levar um recipiente especial seco (é claro que deve ser bem lavado antes).
Você pode levar uma garrafa de três litros - esta é a opção padrão.
A matéria-prima são vinhas e folhas colhidas no outono. Não há necessidade de lavá-los, mas você deve derramar água fervente sobre eles. A videira colhida no outono está seca, o vinho dela será aromático, mas não fermentará muito. Mas se você fizer com vinhas colhidas na primavera, vai perceber que a bebida vai ser feita rápido, vai agir rápido nas pessoas.
As principais adições ao vinho são fermento, passas ou amônia. Eles atuam como catalisadores de processos naturais.
Benefícios do produto
O álcool caseiro em pequenas doses faz bem à saúde. A maioria dos médicos fala sobre as seguintes propriedades positivas:
- diminuição da pressão arterial;
- sono melhorado;
- aliviar sintomas de ansiedade;
- liberação de endorfinas;
- eliminação de doenças cardiovasculares;
- prevenção da doença de Alzheimer.
Recomenda-se beber até 50 mililitros por dia. Se for maior, levará ao desenvolvimento da dependência do álcool. Mas é claro que a garrafa não ficará vazia em um banquete ou mesa festiva. O vinho caseiro, comparado ao vinho comprado em loja de qualidade média, é mais natural e não causa sintomas desagradáveis de ressaca pela manhã.
Como fazer vinho com folhas de uva em casa
Quem tem vinhas próprias pode fazer vinho a partir de folhas de uva e de videiras. Mas você pode comprar esses ingredientes dos moradores do verão, mas neste caso não pode ter certeza de quando foram coletados ou se a planta foi tratada com produtos químicos.
Receita de vinho branco sem fermento
Você precisará levar:
- 10 litros de água mineral;
- 2 quilos de vinhas e folhas;
- 1 quilo de açúcar granulado;
- um copo de passas leves.
Primeiro você precisa ferver toda a água em um recipiente separado. Coloque os ingredientes principais previamente escaldados em água fervente. A água fervente deve cobrir toda a superfície das plantas, sem deixar áreas secas. Retire do fogo e coloque em uma toalha grossa e quente na cozinha por três dias.
Após três dias, abra o recipiente. O mosto deve adquirir uma tonalidade acastanhada e ter sabor azedo. Se isso acontecer, o mosto é filtrado, os cipós e as folhas são jogados fora e a bebida é colocada em uma jarra limpa. Se isso não acontecer, espere outro dia.
Agora você precisa adicionar açúcar granulado. Tome 1 quilograma para cada 10 litros de composição. Mas, infelizmente, é impossível indicar com precisão o volume, pois cada videira é individual. O nível de açúcar final não deve ser inferior a 21% - verifique com um hidrômetro.
Adicione passas e amônia à bebida. Coloque o frasco em local aquecido, certificando-se de que receba luz. A forte fermentação será perceptível dentro de um dia. Verifique constantemente o seu nível de açúcar - ele não deve diminuir. Se isso acontecer, adicione mais açúcar granulado.
Você saberá que o vinho está pronto quando a espuma diminuir e a cor ficar mais escura. Normalmente você precisa esperar pelo menos uma semana.
O vinho é engarrafado. Sele bem. Às vezes, gases são liberados. Pronto para beber quando ficar completamente transparente (mas haverá um sedimento turvo de mosto no fundo).
Bebida rosa
Levado:
- 10 litros de água;
- 2 kg de cipós e folhas;
- 2kg de framboesas;
- 1kg de açúcar;
- 150g de passas;
- 3g de amônia.
A videira e as folhas são jogadas em água fervente, a mistura resultante é embrulhada e deixada por três dias. Cubra as framboesas com açúcar, acrescente água e deixe por um dia. Misture os ingredientes (remova primeiro todos os ingredientes que não são adequados para beber), adicione os ingredientes restantes. Deixe fermentar em local quente e luminoso. Os níveis de açúcar não devem cair abaixo de 21 graus.
Um vinho espumante
Para preparar champanhe leve:
- 12 litros de água;
- 2 kg de cipós e folhas;
- 2,5 kg de uvas esmagadas;
- 4 colheres de sopa de fermento.
A planta é evaporada com água fervente, embrulhada e deixada por 3 dias. Despeje em uma jarra para fermentação, calce uma luva furada. Deixe em local aquecido. Após 6 dias, coe, acrescente as uvas, o fermento e o açúcar. Deixe fermentar em local aquecido por um mês. Depois de verificar o nível de açúcar (pelo menos 21 graus), despeje em potes. A composição ficará pronta em 4 meses.
Períodos e regras de armazenamento
O vinho branco e rosé pode ser armazenado por até seis meses; o champanhe é melhor guardado por 8 a 12 meses. Não coloque sobre cimento (melhor uma superfície de madeira).