A melhor receita para fazer vinho com uvas da Moldávia em casa

O vinho produzido a partir de uvas da Moldávia é classificado como bebida de mesa. Tem bom sabor e aroma, acompanha bem pratos de carne e pode facilmente complementar uma mesa festiva. O produto alcoólico é o único que pode ser preparado de forma independente e criado sem grandes conhecimentos de vinificação. A receita não é complicada, até um iniciante pode dominar o processo.


Propriedades do vinho caseiro de uvas da Moldávia

As bebidas feitas com uvas da Moldávia são bem conhecidas desde os tempos da URSS e, apesar dos anos, ainda são populares pelos seguintes motivos:

  1. Têm sabor e aroma agradáveis ​​e ácidos.
  2. Não são muito caros (tanto o álcool como as uvas desta casta).
  3. Combina bem com muitos pratos.

O vinho elaborado a partir de frutos silvestres desta casta terá sabor brilhante e cor escura. As uvas são grandes, ligeiramente alongadas, “carnudas”. São ideais para fazer vinho.

Sutilezas de cozinhar

Ao criar uma bebida tão “caprichosa” como o vinho, você deve seguir uma série de regras:

  • ao “trabalhar” com uvas, não as lave, pois a superfície dos bagos contém fermento vivo, necessário para a fermentação;
  • mantenha os recipientes com purê em uma sala quente e com temperatura estável, as mudanças podem interromper a fermentação;
  • proteja a polpa das moscas, cubra o recipiente com gaze para que os insetos não entrem no purê;
  • periodicamente o mosto precisa ser mexido, isso é feito com a mão enluvada ou com uma colher de pau;
  • quando a fermentação é lenta pode-se acelerar com açúcar, esse é o principal “alimento” dos microrganismos, é o açúcar que as bactérias transformam em álcool.

Se você controlar a fermentação e monitorar o processo, as sutilezas descritas acima o ajudarão a criar uma bebida de alta qualidade.

garrafa de vinho

Regras para escolher ingredientes

A seleção dos ingredientes desempenha um papel importante, vale atentar para:

  1. Pela qualidade das uvas, elas devem ser frescas e moderadamente maduras, frutas podres, mofadas e estragadas não são adequadas para a elaboração de uma bebida.
  2. É dada preferência aos bagos de tamanho médio ou grande, que são desconectados dos galhos, inspecionados quanto a podridão, danos e separados.

Atenção! A variedade se diferencia pelos frutos carnudos, dos quais sai muito suco, fato que deve ser levado em consideração na hora de fazer o álcool caseiro.

cachos de frutas vermelhas

Como fazer vinho com uvas da Moldávia em casa

Uma receita vai te ajudar a preparar a bebida, é melhor ir passo a passo para que não surjam dúvidas durante o processo de criação do produto.

Preparando as uvas

A produção do álcool começa com o preparo das uvas, elas são colhidas, retiradas dos cachos, inspecionadas, mas não lavadas.

As bagas são colocadas em um recipiente adequado; recipientes de vidro, madeira, plástico de qualidade alimentar ou esmalte são adequados. Mas não se deve utilizar utensílios de metal, pois eles reagem com o produto, alterando suas características organolépticas, sabor e aroma.

caixas com frutas

Preparação de recipientes e equipamentos

Antes de fazer vinho, prepare recipientes para despejá-lo. Não é necessário esterilizar os frascos, enxágue-os em água corrente e seque-os, colocando-os de cabeça para baixo.

O que mais é necessário:

  • selo d'água, luva com furo no dedo - ajudará a monitorar o processo de fermentação;
  • um tubo fino de conta-gotas - usaremos para escorrer a bebida e retirar o restante;
  • Você também precisa de pratos para o purê, deve estar limpo, encha o recipiente 2/3.

despeje líquido

Pressão de uva

Amassamos os bagos com as mãos, pode usar outro aparelho, mas antes de colocá-los no recipiente verifique se todas as uvas estão esmagadas.

Vai ter muito suco, mas é diluído em água e acrescenta açúcar. Misture tudo com a mão ou com uma colher de pau para que os ingredientes fiquem bem distribuídos.

Você pode preparar xarope de açúcar e regar com o suco e as frutas picadas. Adicione o açúcar à água morna e mexa até dissolver completamente.

Aplicação de polpa

Durante o processo de fermentação, a polpa deve ser mexida e garantir que não azeda. Retiraremos a polpa após o término da fermentação. A bebida é drenada por meio de tubo conta-gotas, após filtração com gaze.

O açúcar restante é adicionado e deixado por mais 10-15 dias.

polpa cozida

Fermentação

O processo durará de 10 a 15 dias e pode levar um mês. Se o purê fermentar por mais de 50 dias, será necessário adicionar fermento. Eles também são adicionados durante a fermentação lenta para acelerá-la.

Terminada a fase ativa da fermentação, quando o gorgolejar cessa, o mosto é drenado do resíduo e o açúcar é adicionado ao recipiente.

Termos e condições de armazenamento

É melhor armazenar o produto acabado em local fresco. Leva tempo para que o vinho desenvolva um aroma agradável. Se você guardar o álcool por 2 a 3 meses em um recipiente adequado, suas características organolépticas irão melhorar.

É melhor guardar o produto na adega ou no subsolo, uma geladeira também é adequada.

armazenar no porão

Como usá-lo corretamente?

O vinho é servido em uma taça de vidro e consumido em pequenas porções no almoço ou jantar. A bebida de mesa acompanha bem carnes e aves.

Dica: tome a bebida em pequenos goles, segurando por alguns segundos e depois engolindo para sentir o sabor.

Não é difícil criar em casa uma bebida à base de uva. Se seguir à risca a receita e manter as proporções, seus esforços não serão em vão.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim