O vinho feito de frutas secas não se compara a nenhuma outra bebida. Tem uma cor original, um sabor único e um aroma único. É verdade que esse vinho precisa de ajuda para fermentar. O mosto é preparado a partir de frutos secos amolecidos e triturados, água, açúcar, fermento de vinho, suco de limão e enzimas pectina. Todos estes ingredientes devem ser adicionados, caso contrário o resultado não será vinho, mas sim uma compota azeda.
- Características de fazer vinho com frutas secas de alta qualidade
- Requisitos de ingredientes
- Como fazer vinho com frutas secas em casa
- Uma receita simples de damascos secos saudáveis
- De maçãs secas
- Frutas secas variadas
- Feito de tâmaras secas e mirtilos
- De figos e frutas cítricas
- Vinho de ameixa
- De cranberries secas
- De passas
- Prazo de validade do vinho acabado
- Contra-indicações de uso
Características de fazer vinho com frutas secas de alta qualidade
No inverno, quando não há frutas e frutas frescas, o vinho pode ser feito com frutas secas. Uma bebida com baixo teor de álcool pode ser obtida a partir de maçãs secas, figos, tâmaras, damascos secos, cranberries, mirtilos e ameixas secas.
Antes de preparar o vinho caseiro, as matérias-primas devem ser trituradas e embebidas. Você pode despejar as frutas secas com água em temperatura ambiente e, após 1 a 2 horas, retirá-las e triturá-las no liquidificador. É melhor ferver maçãs secas por 10-15 minutos.
Para fazer vinho você vai precisar de açúcar, água pura, suco de limão, fermento vínico e enzimas pectolíticas (pectinase). Todos os ingredientes necessários podem ser comprados em uma loja de vinhos, supermercado ou encomendados online. O fermento de vinho pode ser substituído por fermento caseiro de passas. É melhor adicionar uvas secas às frutas secas e reduzir ligeiramente a quantidade de fermento de vinho.
As enzimas pectolíticas são adicionadas às frutas secas amolecidas, trituradas e embebidas em água logo no início do processo.
A pectinase é usada para transferir aroma, sabor e substâncias benéficas de frutas secas para a água.
É melhor aquecer o líquido a 30 graus antes de adicionar enzimas. Na água quente a atividade destas substâncias aumenta. A massa deve ser deixada por um dia e depois aquecida novamente a 70 graus para interromper a ação das enzimas.
Os frutos secos preparados são colocados junto com a água em uma jarra de 3 litros ou garrafa de 5 litros. Em seguida, adiciona-se à massa um pouco de açúcar, suco de limão e fermento de vinho preparado, fermentado em água doce morna. O frasco está coberto com gaze.
O mosto é deixado fermentar à temperatura ambiente durante uma semana.Quando aparecem bolhas, aparece um aroma de fermento, o bolo descasca e flutua, pode-se colocar um selo d'água com tubo de saída de gás no pote ou calçar uma luva de borracha com os dedos furados com uma agulha.
O mosto fermenta por 2 a 3 meses. Você pode provar de vez em quando. Se a bebida não fermentar, acrescente um pouco de açúcar. O açúcar granulado é adicionado ao mosto aos poucos. Se o mosto for muito doce, o fermento pode não “funcionar”. O final da fermentação é determinado pela ausência de bolhas ou pela queda da luva.
O vinho jovem é filtrado, colocado no frigorífico para clarificar e depois engarrafado. A bebida envelhece por mais 3-6 meses em uma adega fresca antes de ser servida.
Requisitos de ingredientes
O vinho pode ser feito a partir de qualquer fruta seca. Compre ingredientes secos no supermercado ou faça os seus próprios. O sabor e a cor da bebida dependerão dos frutos secos utilizados. Os figos produzem um vinho acastanhado com sabores de caramelo e tabaco. Uma bebida à base de damascos secos terá cor dourada e aroma floral.
Cranberries secos farão uma bebida vermelha semelhante ao vinho de uva. Ameixas secas, secas e defumadas darão uma bebida densa, azul escura, com sabor de uísque, tabaco e fumaça. As tâmaras darão um vinho escuro, que lembra um pouco o Madeira.
Todos os ingredientes utilizados para preparar o mosto devem estar isentos de podridão, mofo e defeitos. Antes de preparar o vinho, as matérias-primas devem ser embebidas, amolecidas e trituradas.
Como fazer vinho com frutas secas em casa
O vinho caseiro pode ser feito a partir de qualquer fruta seca. A tecnologia de cozimento para diferentes tipos de ingredientes secos é a mesma.As matérias-primas são embebidas, trituradas, enchidas com toda a água, enzimas ou imediatamente são adicionados açúcar, ácido cítrico e levedura de vinho. O mosto é deixado fermentar em local aquecido por uma semana. Em seguida, um selo d'água é colocado no frasco ou uma luva de borracha é colocada. O mosto fermentará por mais 2-3 meses. Após o que a massa é filtrada, clarificada e engarrafada.
Uma receita simples de damascos secos saudáveis
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 1 kg de damascos secos;
- 505g de açúcar;
- 2 litros de água;
- 5g de fermento para vinho;
- 5 g de enzima pectina;
- 5ml de suco de limão.
De maçãs secas
Receita para uma vasilha de 3 litros:
- 1kg de maçãs;
- 100g de passas;
- 505g de açúcar granulado;
- 5-10 g de fermento para vinho;
- 5ml de suco de limão.
Frutas secas variadas
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 205g de passas;
- 205 g de damascos secos;
- 205g de maçãs;
- 205g de peras;
- 505g de açúcar;
- 5g de fermento especial;
- 5 g de enzima pectina;
- 2 litros de água;
- 5ml de suco de limão.
Feito de tâmaras secas e mirtilos
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 905g de tâmaras;
- 105g de mirtilos;
- 450g de açúcar granulado;
- 10ml de suco de limão;
- 2 litros de água;
- 5 g de fermento de vinho.
De figos e frutas cítricas
Receita para uma vasilha de 3 litros:
- 805g de figos;
- 1 laranja cortada em rodelas;
- suco de um limão;
- 305g de açúcar;
- 205g de mel;
- 5g de fermento;
- 5 g de enzima pectina;
- 2 litros de água.
Vinho de ameixa
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 1kg de ameixas;
- 100g de passas;
- 5g de fermento para vinho;
- 5ml de suco de limão;
- 505g de açúcar granulado;
- 2 litros de água.
De cranberries secas
Receita para uma vasilha de 3 litros:
- 0,5 kg de cranberries;
- 505g de açúcar;
- 5g de fermento especial;
- 5 g de enzima pectolítica;
- 2 litros de água.
De passas
Ingredientes para uma jarra de 3 litros:
- 1kg de passas;
- 505g de açúcar;
- 5g de fermento;
- 5 g de enzima pectina;
- 5ml de suco de limão;
- 2 litros de líquido.
Prazo de validade do vinho acabado
O vinho caseiro feito de frutas secas pode ficar mais doce adicionando açúcar antes do engarrafamento. Você pode colocar um pouco de vodka ou conhaque na bebida. O resultado será vinho fortificado.
As garrafas são armazenadas em uma adega ou despensa fresca. No calor, o vinho pode azedar ou fermentar novamente. Antes de colocar a garrafa na mesa, é preciso esperar pelo menos 3 meses. O vinho deve “amadurecer”. Esse processo leva de 3 a 9 meses.
Quanto mais tempo o vinho fica armazenado, mais saboroso ele fica. Uma bebida com baixo teor de álcool deve ser consumida dentro de 2 a 3 anos.
Contra-indicações de uso
O vinho feito de frutas secas contém de 5 a 15 graus de álcool. Esta bebida é proibida para jovens menores de 18 anos, bem como para mulheres grávidas e lactantes. Uma pessoa saudável não pode beber mais do que 100 ml de vinho no almoço. Não é recomendado beber bebidas com baixo teor de álcool para pessoas que sofrem de doenças do estômago, fígado e rins.