A vinificação caseira está se tornando cada vez mais popular a cada ano. E não se trata apenas da má qualidade e do alto preço dos produtos de fábrica. É duplamente bom preparar você mesmo uma bebida inebriante de alta qualidade. Por exemplo, algo tão delicado, saboroso e aromático como o vinho feito com chá de pétalas de rosa, que pode ser facilmente preparado em casa; O principal é seguir rigorosamente as instruções de uma receita simples.
Características de fazer vinho com pétalas de rosa
O vinho mais delicioso e aromático é feito com pétalas de rosa frescas. É verdade que, se isso não for possível, os secos podem ser usados para cozinhar. Adicionar suco de limão ao mosto melhora a fermentação e prolonga a vida útil.
Regras para escolher ingredientes
É aconselhável utilizar pétalas coletadas em parques ou no campo. Devem estar frescos, sem sinais de doença ou deterioração.
É melhor não usar rosas que crescem perto da estrada, assim como as compradas - elas contêm muitas substâncias nocivas.
Como fazer vinho com pétalas de rosa em casa
Para preparar um vinho verdadeiramente requintado, saboroso e com um aroma cativante de rosa, você precisa seguir passo a passo as instruções de receitas comprovadas.
De rosas vermelhas trepadeiras
Este vinho revela-se mais intenso, de cor bordô escuro, com aroma floral persistente e sabor delicado. Você precisará dos seguintes ingredientes:
- pétalas de rosa vermelhas – 2 litros;
- água limpa – 1 litro;
- fermento (de preferência fermento de vinho) – 30 gramas;
- açúcar – 1,5 quilograma;
- laranja grande - 1 peça;
- limões pequenos - 2 peças.
Preparação passo a passo:
- Pétalas de rosa são lavadas e secas em uma toalha e depois colocadas em uma jarra.
- O açúcar é colocado em uma panela, regado com água e a calda é fervida.
- Em seguida, é resfriado e despejado sobre as pétalas da jarra. Em seguida, esprema o suco das frutas cítricas (limões e laranjas) e adicione às pétalas. O fermento também é colocado lá.
- Agora a peça de trabalho é coberta com uma luva médica perfurada ou um selo d'água é colocado e deixado fermentar por uma semana.
- Em seguida, o vinho sem sedimentos, por meio de um tubo de borracha, é colocado em uma nova garrafa e deixado novamente por uma semana.
- Depois a bebida é bem filtrada e engarrafada. No final, o vinho é colocado em local fresco para amadurecer mais alguns meses.
De pétalas de rosa de chá
O vinho feito com pétalas de rosa será perfumado, delicado, bonito e saboroso. Limões são adicionados ao preparo para aumentar a acidez, melhor fermentação e preservação da bebida. Você também pode usar ácido cítrico, mas isso afetará o sabor do vinho. Os seguintes ingredientes são necessários:
- pétalas de rosa – 1 litro;
- água purificada – 1,5 litros;
- açúcar – 800 gramas;
- limões médios - 2 peças;
- passas – 50 gramas.
Preparação passo a passo:
- Pétalas de rosa e limões são lavados e colocados sobre uma toalha para secar.
- Agora retire com cuidado as raspas das frutas cítricas, tentando não cortar a película branca e amarga. Depois o suco é espremido das frutas.
- As pétalas são polvilhadas com açúcar, colocadas numa garrafa e bem compactadas. Após 1 hora, acrescente o suco de limão, a água, as raspas e as passas e misture bem.
- Agora coloque uma luva médica perfurada ou selo d'água no gargalo e transfira o frasco para um local escuro com temperatura de +18 C a +25 C graus.
- Após 30-40 dias, a fermentação deve parar, as pétalas rosadas ficarão transparentes e formar-se-ão sedimentos no fundo da garrafa. Em seguida, a bebida é colocada através de um canudo em um novo recipiente e fechado com uma tampa.
- Para melhorar o sabor, o vinho jovem é enviado para amadurecer em uma sala escura e fresca, com temperatura média de +14 graus C, durante 3 meses.
Receita para 3 litros
É fácil e cómodo preparar o preparado na habitual garrafa de 3 litros. Para isso você precisará de:
- chá de pétalas de rosa – 120 gramas;
- água limpa – 2 litros;
- ácido cítrico – 25 gramas;
- açúcar – 450 gramas.
Como armazenar adequadamente a bebida acabada
O vinho rosé é armazenado em locais secos e sempre escuros, como porões e caves. A temperatura ideal deve ser de +13 C a +16 C graus.
Além disso, durante o armazenamento, é importante manter as garrafas completamente em repouso, sem movê-las ou agitá-las.