O chá de hibisco da rosa sudanesa tem sabor azedo e uma bela cor vermelha ou bordô. Na antiguidade, era especialmente valorizado pelas suas qualidades medicinais. O hibisco ainda é muito popular na África. Não apenas flores e partes adjacentes são utilizadas como alimento, mas também sementes e folhas. Ao incluir o hibisco no cardápio dietético, nem todo mundo sabe que ele também pode ser consumido na forma de vinho feito com as pétalas de uma maravilhosa rosa.
Características de fazer vinho de hibisco
Poucas pessoas ainda experimentaram vinho de hibisco, e algumas nem suspeitavam do uso de pétalas de rosa sudanesas. Portanto, vale a pena nos determos nas especificidades do preparo dessa bebida. Como sempre acontece no preparo de algo comestível, cada um faz suas próprias alterações na receita, de forma ponderada ou por necessidade. Nuances já comprovadas de trabalhar com hibiscos:
- O processo de preparo para colocar na garrafa consome pouca energia, já que não há necessidade de espremer o suco, como o da fruta.
- É possível produzir vinhos secos e doces.
- Ao adicionar ingredientes com aroma pronunciado, é quase impossível adivinhar a presença de hibisco, mas a bebida tem um sabor rico.
- O vinho pode ser preparado num instante.
Ingredientes necessários
O chá de hibisco contém muitas substâncias úteis. Ele:
- reduz a pressão arterial;
- fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os flexíveis;
- reduz cargas de estresse;
- remove oxidantes, excesso de gorduras saturadas, colesterol;
- mata a sede em clima quente;
- exibe um efeito bactericida.
Vale ressaltar que fazer vinho a partir de uma rosa sudanesa cor de vinho não a priva de todas as qualidades listadas. Para preparar uma bebida alcoólica é necessário acionar o processo de fermentação, daí a pequena diferença da receita do chá.
Para o vinho você precisará dos seguintes ingredientes (básicos):
- água – 3 litros;
- chá de hibisco – 50 gramas;
- fermento de vinho seco – 7-10 gramas;
- açúcar granulado – 500 gramas;
- passas – 1 copo.
Esta é a base necessária. Mas os gourmets diversificam a receita, acrescentando seus aromas preferidos ao vinho do chá de hibisco. Os aditivos mais populares são 50 g de raspas de limão ou suco de dois limões (por 3 litros). Os caçadores de emoção adicionam um monte de especiarias:
- 3 colheres de sopa de mel;
- 3 colheres de chá de canela;
- 15 botões de cravo;
- 3 colheres de chá de gengibre em pó.
Aqui está um acréscimo ao pacote principal de ingredientes, se desejar.
Preparando ingredientes para uma receita
Tendo previsto deixar o vinho fermentar, no dia anterior são enviados 3 litros de água da torneira para decantar. Os enólogos que estão habituados a utilizar água engarrafada ou de máquina podem adquiri-la ainda no último momento. Então o preparo preliminar consistirá apenas em moer passas pretas (de preferência) em um moedor de carne e preparar chá de hibisco com água fervente. Deixe as folhas de chá por 3-5 horas. Microelementos, antioxidantes e vitaminas serão transferidos para a infusão.
Como fazer vinho com chá em casa
Bons vinhos são bebidas caras. O vinho de hibisco, apesar do sabor maravilhoso, pode ser preparado até por um iniciante na cozinha. Você deve seguir cuidadosamente as instruções:
- O chá de pétalas de hibisco é filtrado em gaze.
- Açúcar é adicionado à infusão.
- Mexa até que os cristais desapareçam do fundo.
- O fermento seco é dissolvido neste líquido.
- Despeje a mistura resultante em uma garrafa de 10 litros.
- Adicione passas esmagadas.
- Agite a garrafa várias vezes.
- Coloque um selo d'água no gargalo da embarcação.
- Coloque a garrafa em local aquecido.
- Terminada a fermentação, o vinho novo é cuidadosamente colocado num recipiente seco para que o sedimento do fundo permaneça no recipiente antigo. Em uma vasilha nova, a bebida é hermeticamente fechada e enviada para uma adega ou outro local frio por pelo menos 1,5 mês para completar os processos de fermentação.
Períodos e regras de armazenamento
A melhor temperatura para manter o vinho a envelhecer (melhorar) é 12,5 °C. Neste caso, a condição mais importante é a ausência de oscilações de temperatura. A umidade relativa durante o armazenamento é de 70%.Coloque as garrafas na horizontal para evitar que a rolha resseque. O vinho de hibisco é preferencialmente engarrafado em vidro escuro. É permitido lacrar em potes com tampa de vidro. O vinho é armazenado em câmara escura, sem vibrações que levantem sedimentos. Em apartamento, seu prazo de validade é de 6 meses.