Fazer vinho de mirtilo é considerado um processo muito trabalhoso. Para obter uma bebida de qualidade, é preciso escolher as matérias-primas adequadas e seguir à risca a tecnologia. Como resultado, você poderá fazer um delicioso vinho com uma rica tonalidade vermelha. Este tipo de álcool caracteriza-se por um final de boca suave com notas aveludadas. O produto possui sabor único e aroma delicado.
Especificações de fazer vinho de mirtilo
Para fazer vinho de mirtilo, você precisa seguir uma série de regras:
- Todos os utensílios devem ser esterilizados com água fervente e bem secos. Graças a isso, os microrganismos patogênicos não entrarão no mosto. Para o preparo, deve-se utilizar recipientes de vidro com volume de 10 litros.
- O vinho caseiro é melhor feito com frutas maduras e suculentas. Frutas maduras ou moles tornarão a bebida turva.
- Antes de preparar a bebida, os frutos devem ser separados, retirando a matéria-prima estragada.
Dependendo da receita, é permitido adicionar mel ou açúcar granulado à composição. Depois disso, é necessário colocar uma luva ou selo d'água no recipiente e deixar a massa fermentar.
Preparo da comida
Para obter um vinho saboroso e de alta qualidade, é necessário usar frutas maduras e suculentas. Bagas maduras ou estragadas são proibidas. Eles podem tornar a bebida turva ou estragá-la completamente.
Como fazer vinho de mirtilo em casa
Para conseguir um delicioso vinho de mirtilo, é importante seguir a tecnologia. Neste caso, você pode usar receitas diferentes.
Receita clássica
Este produto requer o seguinte:
- 5 quilos de frutas vermelhas;
- 100 gramas de passas - não podem ser lavadas;
- 2 quilos de açúcar granulado;
- 5 litros de água;
- 20 gramas de ácido cítrico.
Para começar, você precisa amassar as frutas. Em seguida, adicione passas, água e ácido cítrico. Adicione 500 gramas de açúcar à mistura, cubra o recipiente com gaze e deixe em local escuro. Após 2-3 dias, aparecerão sintomas de fermentação. Nesta fase, o suco precisa ser separado da polpa. Adicione mais meio quilo de açúcar e instale um selo d'água.
Jeito fácil
Para esta receita você precisará de:
- 4 quilos de mirtilos;
- 2 quilos de açúcar;
- 6 litros de água.
Os frutos esmagados devem ser espremidos numa peneira. Em seguida, coloque o suco na geladeira. Adicione água ao bolo e deixe em infusão por um dia.
Coe a infusão e misture com o suco. Adicione o açúcar à mistura final, despeje o líquido em um recipiente de vidro e feche com selo d'água. Coloque em local escuro e guarde até o final da fermentação.
Por fim, retire o vinho do sedimento, transfira-o para um recipiente limpo e guarde por mais alguns meses. Em seguida, a bebida finalizada pode ser colocada em garrafas bem fechadas.
Sem fermento
Para fazer vinho desta forma, você precisará do seguinte:
- 2,5 quilos de mirtilos;
- 2,5 litros de água;
- 50 gramas de passas;
- 10 gramas de ácido cítrico;
- 1,1 quilogramas de açúcar.
Os frutos devem ser bem amassados, misturados com água filtrada e adicionadas de passas. Também vale a pena adicionar 250 gramas de açúcar e ácido cítrico. Cubra a massa com gaze e deixe por 3 dias.
Se aparecer cheiro azedo, coe o líquido, acrescente mais 250 gramas de açúcar e coloque selo d'água na tampa. Deixe por 4 dias. Despeje 200 mililitros de mosto em um recipiente separado, adicione mais 250 gramas de açúcar e despeje novamente em um recipiente comum. Assim, adicione toda a areia restante.
Terminada a fermentação, recomenda-se retirar o vinho do sedimento com um canudo. A bebida finalizada deve amadurecer por mais seis meses.
Com mel
Para fazer este vinho você precisará levar:
- 4 quilos de mirtilos;
- 300 gramas de mel de tília;
- 1,5 quilo de açúcar;
- 3,5 litros de água.
Os frutos devem ser bem amassados e adicionar 2 litros de água. Cubra o recipiente com gaze e coloque-o em local escuro por 4 a 5 dias. Em seguida, coe cuidadosamente a infusão e misture com mel e açúcar granulado. Instale um selo d'água e mova o recipiente para um local escuro.Após 20-50 dias, coe a mistura e coloque em local fresco por 3 meses.
Regras para armazenamento e uso
A bebida finalizada deve ser guardada em local seco e fresco. Isso pode ser feito no porão ou na geladeira. A vida útil do vinho é de 4 anos. Neste caso, recomenda-se colocar as garrafas na horizontal. A bebida de frutas vermelhas deve ser consumida com moderação. É importante considerar que às vezes provoca reações alérgicas. O vinho de mirtilo tem sabor e aroma agradáveis. Para obter uma bebida de qualidade, deve-se usar frutos silvestres suculentos e maduros. É importante respeitar as proporções e regras de preparo do produto.