O que pode ser feito com mirtilos para o inverno, como congelar e armazenar, receitas

No verão, todos começam a se preparar ativamente para o inverno e a estocar frutas, frutas e vegetais. Os espaços em branco são feitos em vários tipos. As frutas vermelhas, por exemplo, são congeladas frescas, são feitas compotas, conservas, geléias e doces diversos. É especialmente útil estocar mirtilos para o inverno. Esta baga saborosa e saudável contém uma grande quantidade de vitaminas e microelementos úteis. Mas, além disso, os mirtilos fazem deliciosas geleias e compotas que substituem os doces.


Seleção e preparação de mirtilos

Antes de começar a cozinhar o pombo ou congelá-lo para o inverno, é necessário selecioná-lo e prepará-lo corretamente. Deve-se dar preferência aos frutos maduros e grandes, sem sinais de danos. Não devem apresentar manchas, vestígios de insetos ou outros danos que contribuam para a rápida deterioração dos mirtilos. Os frutos devem ser firmes e elásticos ao toque, não macios. Quando levemente pressionados, os frutos não enrugam nem rebentam, mas permanecem intactos.

Também é importante preparar bem os bagos para que durante o congelamento conservem o sabor, o aroma e as propriedades benéficas. Primeiro, os mirtilos são selecionados e só restam os frutos bons. Os danificados são imediatamente descartados. Quanto mais cedo os mirtilos forem colhidos, menor será a probabilidade de começarem a mofar.

Após este procedimento, os bagos são lavados em água fria (a água nunca deve estar quente) e dispostos sobre uma superfície plana em camada fina. Durante este tempo, os mirtilos secarão e não mofarão. Quando os bagos estão secos, são acondicionados em sacos e encaminhados ao congelador. Estas bagas são utilizadas para fazer chás ou simplesmente consumidas frescas.

O que você pode fazer com mirtilos para o inverno?

Existem muitas receitas de mirtilo. É utilizado para fazer conservas, compotas, geleias, marshmallows e outros doces. Para preservar o máximo de propriedades benéficas, os frutos são secos ou congelados. Além dos doces, são feitos vinhos caseiros e licores de mirtilo. Após o tratamento térmico, é importante armazenar adequadamente os pratos de mirtilo resultantes para preservar o seu sabor pelo maior tempo possível.

mirtilos em uma tigela

Mirtilos secos

Para preservar todas as propriedades benéficas dos mirtilos, eles precisam ser secos. Isso é muito fácil de fazer, mesmo em casa.

Para preparar frutas secas é preciso ter forno em casa e pronto.É o suficiente.

Processo de secagem de mirtilo:

  • Bagas frescas são espalhadas em uma camada fina na superfície de uma assadeira. O forno está pré-aquecido a 40 graus. Coloque uma assadeira e deixe as frutas secarem.
  • Aumente gradualmente a temperatura de secagem para 60 graus.
  • Durante a secagem, os mirtilos são mexidos 2 a 3 vezes para que os frutos sequem uniformemente.

mirtilos secos

Recomenda-se armazenar os frutos secos em uma jarra de vidro, longe da luz solar, para que não comecem a se deteriorar. Esta preparação pode ser usada para preparar chás vitamínicos.

Mirtilos congelados

A maneira mais fácil de manter as frutas frescas mesmo no inverno é armazená-las no freezer. Para preservar as propriedades benéficas dos frutos silvestres durante o armazenamento na geladeira, os frutos são pré-preparados. É aconselhável congelar apenas frutos maduros e fortes, sem sinais de danos. Antes de congelar, eles são separados e os estragados são jogados fora.

A maneira mais fácil de congelar é em sacos plásticos. Antes de congelar, as frutas são lavadas e depois secas. Para que os bagos conservem todas as suas propriedades benéficas e não se transformem em papas quando congelados, devem ser bem secos. Os mirtilos não devem ser lavados em água corrente, mas sim em recipiente fundo, para não danificar a pele fina.

mirtilos congelados

Geléia

Ao cozinhar a geléia não será possível conservar todas as vitaminas, mas você poderá saborear a deliciosa doçura.

Fazer geléia é bem simples:

  • Separe os bagos e enxágue-os em água, coloque-os no fundo da panela onde será cozida a geléia.
  • Leve ao fogo 250 ml de água e acrescente aos poucos 850 g de açúcar para preparar uma calda espessa.
  • Quando a calda estiver pronta, despeje sobre os frutos silvestres e deixe cozinhar, mexendo regularmente.
  • Cozinhe a geléia em fogo baixo por pelo menos 20 minutos.
  • Depois disso, é colocado em potes, enrolado e colocado de cabeça para baixo para esfriar.

geléia de mirtilo

Quando os potes esfriam à temperatura ambiente, eles são colocados na adega ou na geladeira.

Mirtilos em seu próprio suco

Para preparar mirtilos no próprio suco, bastam as frutas e a mesma quantidade de açúcar. Os frutos são lavados em água e o excesso de líquido escorre. Em seguida, acrescente o açúcar para cobrir os bagos e deixe por um dia em local fresco.

Este método de cozimento preservará mais vitaminas do que durante o tratamento térmico dos mirtilos.

Dentro de um dia, os mirtilos darão suco e ficarão saturados de açúcar. Você pode usar menos adoçante para não deixar os mirtilos muito açucarados. É adicionado a gosto. No dia seguinte, os mirtilos são colocados em potes e tapados com tampas.

mirtilos maduros

Compota

A compota de pomba será um excelente preparo para o inverno. As frutas, novamente, são lavadas em um grande recipiente com água. Adiciona-se açúcar à compota a gosto, mas é melhor adicionar mais, caso contrário a compota muito açucarada é diluída em água pura.

As bagas são transferidas para uma panela funda e cheia de água. Em seguida, adicione açúcar. Cozinhe por 10-15 minutos até que a compota adquira uma cor bonita e rica. Quando a compota fica pronta, ela é colocada em potes e enrolada. E quando os potes esfriam, eles são baixados para a adega e deixados lá até o inverno.

suco de mirtilo

Colar

Para preparar pastila você precisa levar:

  • 1kg de frutas vermelhas;
  • 650g de açúcar granulado;
  • 1 copo de água morna.

Despeje a água sobre os frutos silvestres e leve ao fogo por cerca de 20 minutos, quando os mirtilos amolecerem é preciso moê-los no liquidificador ou passar na peneira. Em seguida, coloque uma camada fina sobre uma assadeira e seque.Os marshmallows são verificados regularmente. O marshmallow acabado é flexível e não quebra.

Marshmallow de mirtilo

Suco de mirtilo com polpa

Os frutos de mirtilo são separados e lavados em água. Depois é preciso passar por um moedor de carne ou triturar no liquidificador. Esprema o suco, despeje em uma panela e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Neste momento você precisa preparar a calda de açúcar.

Quando a calda de açúcar estiver pronta, misture com o suco e cozinhe por 20 minutos. Depois que o suco é fervido, ele é colocado em potes e enrolado. E no inverno, toda a família pode saborear um suco saboroso e saudável à base de mirtilo. Outras frutas ou bagas são usadas junto com mirtilos para dar sabor.

suco com polpa

Licor

O licor é feito em casa com mirtilos. Para prepará-lo você precisa de:

  • 300g de frutas;
  • 300ml de vodca;
  • açúcar granulado;
  • 1 copo de água.

Esmague as frutas, coloque-as em uma jarra e encha-as com vodka. Deixe assim por 10 dias em quarto escuro. Quanto mais tempo o licor for infundido, mais rico será o sabor. Quando o licor estiver pronto, é preciso ferver a calda de açúcar e misturar tudo. Antes de despejar o licor na calda de açúcar, esprema-o. O licor acabado deve ser guardado na geladeira.

licor de mirtilo

Vinho

Para preparar o vinho você precisará de:

  • bagas;
  • água;
  • um punhado de passas;
  • 15g de ácido cítrico.

Amasse as frutas em mingau. Adicione açúcar e ácido cítrico à água. Despeje água sobre o purê de frutas vermelhas e acrescente as passas. Misture bem até que o purê se dissolva na água. Nem todo o açúcar precisa ser adicionado. Cubra o recipiente com vinho com gaze e coloque em local fresco. Depois de alguns dias o vinho começará a fermentar. Em seguida, adicione mais açúcar e mexa. É importante fazer uma saída de gás na garrafa. Após 5 dias, a saída de gás é removida. Após 3 dias, agite o vinho. Após 40 dias o vinho estará pronto. A sombra fica mais clara.Depois disso, o vinho é engarrafado.

vinho de mirtilo

Confiture

Para preparar o doce, utiliza-se suco de limão e gelatina junto com frutas e açúcar. Despeje água sobre as frutas e cozinhe por no máximo 10 minutos. Após o cozimento, as frutas são colocadas em uma peneira e espremido o suco, onde a gelatina é dissolvida. As próprias frutas são esmagadas no liquidificador com adição de açúcar. Em seguida, o suco com a gelatina e a massa da baga são combinados e o suco de limão e as raspas de limão são adicionados. Depois disso, o doce é colocado em potes e colocado na geladeira.

Confiture de mirtilo

Geléia

Uma deliciosa geleia é feita de mirtilos. Para prepará-lo, é necessário derramar água sobre as frutas e colocar no fogo. Cozinhe até que estejam macios e a maior parte da água tenha evaporado. Em seguida, os frutos são passados ​​​​por uma peneira até ficarem homogêneos.

Eles ligaram o fogo novamente, mas agora acrescentam açúcar à mistura. Cozinhe por 15-25 minutos até a geleia engrossar. Neste momento, é necessário diluir a gelatina. Quando a massa é preparada, a gelatina diluída é colocada nela e colocada em um recipiente. Coloque a geleia na geladeira. Em algumas horas estará pronto.

geléia de mirtilo

Purê de mirtilos com açúcar sem cozinhar

Outra forma de preservar as vitaminas dos mirtilos é esfregá-los com açúcar. Os frutos são primeiro moídos em peneira para obter uma massa homogênea. Em seguida, adicione açúcar. Depois que as frutas produzem suco, elas são consumidas como geléia ou adicionadas a chás.

Recursos de armazenamento

Mirtilos frescos são armazenados na geladeira. Mas você precisa comê-lo o mais rápido possível. Se permanecer por muito tempo, depois de 1-2 dias começará a ficar mofado e a desaparecer.

As frutas congeladas não podem ser armazenadas por mais de 2 anos. Depois de dois anos, mesmo congelados, perderão todo o sabor e aroma.

As frutas secas são armazenadas em potes de vidro. A vida útil também não é superior a 2 anos.Após esse período, os frutos começam a desaparecer e não são adequados para consumo.

Compotas, compotas e outros produtos preparados podem ser armazenados por tempo ilimitado. Mas novamente, coma geléias de mirtilo você precisa fazer isso imediatamente, porque quanto mais tempo ficarem sentados, menos saborosos parecerão. O período ideal de armazenamento na adega é de 3 anos. A geléia deve ser armazenada em adega ou geladeira.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim