O mirtilo é um subarbusto ou arbusto altamente ramificado, resistente à geada e durável da família Ericaceae. Cresce em climas temperados, florestas, zonas florestais-tundra, tundra, turfeiras e pântanos, prefere solos ácidos. As frutas vermelhas são úteis para melhorar o metabolismo, regular o sistema cardiovascular e o trato gastrointestinal. Vejamos as variedades de mirtilos, como plantá-los e cuidar dos arbustos na região de Moscou.
- Variedades adequadas para a região de Moscou
- Consideremos variedades de mirtilo para a região de Moscou
- colheita azul
- Patriota
- Terra do Norte
- Azul Norte
- Jersey
- Airlie Azul
- espartano
- Thoreau
- Novas variedades
- Peculiaridades do cultivo de mirtilo nesta região
- Quando plantar
- Seleção do local e preparação do solo
- Seleção e preparo de mudas
- Como plantar
- Nuances de cuidar de mirtilos na região de Moscou
- Rega
- Aparar
- Alimentando mudas
- Afrouxando o solo e capinando
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Reprodução
- Colheita
Variedades adequadas para a região de Moscou
Os dois tipos mais famosos de mirtilos são:
- mirtilo do pântano (baixo, pântano);
- mirtilo alto.
Ambas as espécies são comuns em áreas com verões frescos e curtos. A altura média dos arbustos é de 50 a 70 centímetros. As formas de jardim são mais altas e produtivas, atingem uma altura de 1,5 a 2 metros e produzem até 10 quilos de frutas por arbusto.
Para o plantio no país, recomenda-se a escolha de variedades de alto nível de mirtilo, cultivadas nos EUA e Canadá e com nomes em inglês. Eles diferem da variedade baixa pelas folhas ovais brilhantes e frutos doces maiores, de até 2 gramas.
O mirtilo do pântano tem uma cunha larga na base das folhas, a lâmina foliar é fosca, os frutos são pequenos e agrupados em cachos, o rendimento não ultrapassa 1,5-2 quilogramas de frutos por arbusto.
Os frutos de diferentes tipos de arbustos diferem na composição de nutrientes e vitaminas:
- pântano - contém 5-6 por cento de açúcar nas frutas vermelhas e até 50 miligramas de vitamina C por 100 gramas de produto;
- alto – acumula até 15% de açúcar e 18-20 miligramas de vitamina C por 100 gramas de frutas vermelhas.
Jardineiros iniciantes costumam confundir mudas de mirtilo e mirtilo, bem como as próprias frutas. A principal diferença é que os mirtilos crescem como um arbusto rasteiro, os rebentos são verdes, sem casca e os frutos estão localizados individualmente num ramo. Os mirtilos têm ramos eretos e lignificados, os frutos crescem em cachos e o sumo dos frutos é de cor mais clara em comparação com os mirtilos, que mancham as mãos com sumo azul escuro.
Consideremos variedades de mirtilo para a região de Moscou
colheita azul
Conhecido pelos jardineiros desde meados do século XX.A altura dos arbustos é de 1,5-1,8 metros, os bagos têm 2 centímetros de diâmetro, pesando até 1,4-1,9 gramas, a casca é de densidade média com forte pubescência. Amadurece no final de julho (meia temporada). Uma característica distintiva da variedade é a frutificação nos brotos do ano anterior e atual. Os arbustos espalham-se ligeiramente, os botões são claros na primavera. Variedade muito resistente à geada, tolera a seca e não é afetada por doenças.
Patriota
A variedade foi criada na América em meados dos anos 70 do século passado. Amadurecimento precoce. A colheita pode ser feita na região de Moscou em meados de julho. Os bagos são ovais, de cor azul mate, até 1,2-1,5 centímetros de diâmetro, a casca é densa. Eles toleram bem o armazenamento e o transporte.
Terra do Norte
Trazido em Michigan em meados do século 20 pelo cruzamento da variedade Berkeley (de alto crescimento) e 19-H (um híbrido do mirtilo de baixo crescimento e da variedade Pioneer). O arbusto é baixo ou médio, atinge 1,2 metros de altura, espalhando-se. No outono, a folhagem adquire tonalidades vermelho-púrpura, a variedade é altamente decorativa. Os bagos são redondos, com 1,6 centímetros de diâmetro, a casca é densa, azul claro, com flor azulada, amadurecem em meados de julho. O sabor é doce, o aroma característico de frutos silvestres. A variedade produz colheitas regulares, mas não é resistente à seca.
Azul Norte
Trazido nos Estados Unidos através do cruzamento das formas US-3, G-65 e Dwarf altas e de folhas estreitas, aumentou a resistência à geada e tolera geadas de até 35 graus negativos. A altura dos arbustos não ultrapassa um metro. Os bagos são grandes, com uma pequena cicatriz, a casca é densa. O suco contém maior quantidade de antocianina, que tem efeito rejuvenescedor e antioxidante. Para uma frutificação anual abundante, a variedade requer cultivo em áreas bem iluminadas.
Jersey
Amadurecimento tardio (meados de agosto), adequado para armazenamento e processamento de longo prazo.Bagas de tamanho médio e sabor equilibrado. A variedade é um bom polinizador para todos os itens acima.
Airlie Azul
A casta tem um período de maturação meio-precoce, podendo a primeira colheita ser realizada no início de julho. O diâmetro dos bagos é de 1,5 centímetros, os pincéis estão convenientemente localizados para a colheita dos ramos. Suporta geadas de até 27 graus negativos.
espartano
Variedade com rebentos poderosos e eretos, até 2 metros de altura. Os bagos são de tamanho médio, redondos e com agradável sabor amargo.
Thoreau
Os arbustos são potentes, atingem dois metros de altura e apresentam maturação tardia. A colheita dos frutos silvestres é realizada na segunda e terceira décadas de agosto. A variedade é resistente à geada e não é afetada por doenças e pragas.
Novas variedades
Descrição das novas variedades de mirtilo recomendadas para cultivo na região de Moscou:
- Aurora - os frutos são preto-azulados, redondos, pesando mais de dois gramas, amadurecem tarde, resistência à geada - até 20 graus negativos.
- Duke é uma variedade de sobremesa, uma variedade muito precoce, os frutos são achatados, a casca é média, ligeiramente pubescente, tolera geadas até 30 graus negativos e não é afetada por doenças.
- Liberdade - amadurece tarde, os frutos têm alto teor de vitamina C, resistência ao gelo - até 20 graus negativos.
Observação! Para uma melhor polinização cruzada da plantação, pelo menos duas variedades de mirtilos devem ser plantadas em sua casa de verão. O melhor polinizador para todas as variedades é Jersey.
Variedades modernas de mirtilos do pântano:
- Iksinskaya;
- Beleza taiga;
- Shegarskaya;
- Yurkovskaia.
Muitos jardineiros estão interessados em saber se é possível plantar pântanos e mirtilos altos lado a lado na mesma plantação. A resposta é sim, você pode, isso não afetará a qualidade dos frutos.
De acordo com avaliações de jardineiros experientes da região de Moscou, a classificação das variedades populares de mirtilo em termos de resistência à geada é a seguinte:
- Azul Norte (-35);
- Duque (-30);
- Airlie Azul (-27);
- Bluecrop (-25).
Ao escolher variedades em viveiros, em primeiro lugar, preste atenção à sua resistência à geada e ao período de maturação.
Peculiaridades do cultivo de mirtilo nesta região
Os mirtilos são confortáveis na região de Moscou. Porém, antes de plantá-la em seu terreno, você deve estudar cuidadosamente as recomendações de cultivo para evitar a destruição das plantações desta valiosa baga.
Quando plantar
A época mais favorável para o plantio é a terceira década de abril - a primeira década de maio, quando a temperatura ideal do ar é de 12 a 16 graus e a umidade do solo. Ao plantar no outono, os arbustos jovens e frágeis são mais frequentemente danificados pela geada; os danos às plantações podem ser causados por lebres que comem a casca jovem.
Seleção do local e preparação do solo
Ao contrário da crença popular, é correto cultivar mirtilos em áreas ensolaradas e protegidas do vento. O solo deve ser leve e bem permeável à água e ao ar.
Importante! A reação do ambiente no solo para o cultivo de mirtilos deve ser ácida - de 3,5 a 5.
Na região de Moscou, nem todos os solos apresentam essa acidez. Para acidificar o solo, no outono recomenda-se regar a cova de plantio com uma solução de vinagre na proporção de 100 mililitros por balde de água. A rega das plantações de mirtilo com solução de ácido acético pode ser repetida a cada 3-4 anos. Pequenas porções da solução são distribuídas uniformemente sobre a superfície do solo ao redor do arbusto e deixadas de molho. Depois disso, a operação é repetida, despejando 10 litros da solução preparada.
Uma cova de plantio com 34-40 centímetros de profundidade pode ser preenchida com matéria orgânica - turfa, que tem pH abaixo de 5,0. No início da primavera, antes do plantio, 50-60 gramas de sulfato de amônio, superfosfato e cloreto de potássio são adicionados a um local de plantio.Todos os fertilizantes são completamente misturados ao solo.
Seleção e preparo de mudas
É aconselhável comprar mudas de mirtilo a preços razoáveis no viveiro perto de Timiryazevka, onde variedades de frutos grandes são propagadas em terreno aberto. Para o plantio na primavera, deve-se levar mudas com sistema radicular fechado (em recipiente). Eles criam raízes mais rápido porque suas raízes não estavam fora do substrato e não careciam de umidade.
Antes de plantar, encha generosamente os recipientes e deixe a água penetrar. Você pode preparar uma solução do estimulador de formação de raízes Kornevin e despejá-la nas raízes. Os ramos muito longos são ligeiramente encurtados com uma tesoura de poda, cortando-os até formar um botão bem desenvolvido voltado para fora.
Como plantar
A muda é retirada com cuidado do recipiente e plantada em cova pré-preparada até a profundidade de 8 a 10 centímetros. As raízes são bem prensadas e regadas com pelo menos 10 litros de água. Os arbustos maduros podem atingir um diâmetro de 1,2-1,5 metros, por isso são plantados a uma certa distância um do outro.
Nuances de cuidar de mirtilos na região de Moscou
Com os devidos cuidados, os arbustos de mirtilo são produtivos e duráveis, não são danificados por doenças e são mais resistentes à geada. Devem ser cuidados desde o momento do plantio e durante todo o período produtivo de 12 a 15 anos.
Rega
Na primavera e no verão, a plantação precisa de rega. A primeira rega é feita no final de maio, a seguinte - após a floração. Durante o período de enchimento dos frutos, dê uma ou duas regas. Após a colheita, os arbustos devem se preparar para o inverno, por isso a rega é interrompida.
Aparar
A frutificação em muitas variedades de mirtilo ocorre nos galhos do ano passado e nos brotos do ano atual. No entanto, os ramos com menos de seis anos não são cortados, pois apresentam rebentos jovens e frutíferos.Após essa idade, o arbusto precisa de desbaste. Depois de dez anos - no rejuvenescimento. Para fazer isso, o galho velho é cortado no local onde cresce o galho jovem, de dois a três anos.
Alimentando mudas
Os arbustos jovens precisam de fertilização anual na primavera com fertilizantes de nitrogênio - nitrato de amônio, sulfato de amônio na dose de 60-80 gramas para cada arbusto adulto. Os fertilizantes fósforo-potássio são aplicados no outono - no final de setembro, na dose de 50-60 gramas para cada arbusto adulto. Na primavera, o solo sob os arbustos é coberto com turfa ou serragem, o que acidifica o solo.
Afrouxando o solo e capinando
O afrouxamento é feito em plantações jovens, combinado com três a quatro capinas. É aconselhável manter plantações maduras, onde os ramos dos arbustos estão fechados, sob cobertura de turfa.
Preparando-se para o inverno
Para melhor amadurecimento dos brotos e maior robustez invernal, os arbustos são fertilizados adicionalmente com fertilizantes potássicos em meados de agosto. O cloreto de potássio é administrado na proporção de 30-40 gramas por arbusto adulto. Se for esperado um inverno gelado e com pouca neve, os arbustos são cobertos com um tecido não tecido preto, que é amarrado em volta dos arbustos.
Proteção contra doenças e pragas
Quando aparece uma camada branca de oídio nas folhas, os arbustos são tratados com fungicidas - HOM, Ridomil Gold, Topaz. Para proteção contra pragas e carrapatos, são necessários um ou dois tratamentos com Aktara.
Reprodução
As variedades favoritas são propagadas vegetativamente. Para isso, as mudas são colhidas no início de março e depois plantadas em solo arenoso aquecido a uma distância de 12 a 14 centímetros uma da outra. Outra opção é enterrar o galho no início do verão e no outono separar o arbusto jovem da planta-mãe.
Colheita
A colheita é feita manualmente ou com máquinas três a quatro vezes por safra.Muitas variedades não perdem os frutos quando maduras demais, enquanto outras perdem qualidade rapidamente. Seguindo nossas recomendações, você obterá um alto rendimento de valiosos mirtilos.