As colheitas de frutos silvestres são difíceis de enraizar as plantas. É importante que os jardineiros saibam como propagar adequadamente os mirtilos e métodos de criação adequados às diferentes zonas climáticas. Mudas caras são a segunda razão para o uso independente de métodos baratos de obtenção de material de plantio.
- É possível propagar mirtilos?
- Métodos de reprodução e tempo
- Características de estacas
- Lignificado
- Estacas verdes
- Raiz
- Criação por camadas
- Sementes
- Brotos de raízes (arbustos parciais)
- Dividindo o mato
- Reprodução por poda radical
- Propagação microclonal de mirtilos de jardim
- Peculiaridades da propagação de mirtilo de jardim em diferentes regiões
É possível propagar mirtilos?
Os mirtilos de jardim têm poucas calorias (39 kcal) e contêm um rico conjunto de vitaminas e minerais. Remove a radiação, alivia a febre, melhora a composição do sangue. Na entressafra, as frutas apoiam a defesa imunológica do organismo. Graças às suas propriedades benéficas, a cultura está se tornando cada vez mais popular.
Os jardineiros amadores estão interessados em saber se é possível cultivar mirtilos eles próprios, sem comprar plantas em viveiros especializados ou através de intermediários. Se você seguir as regras e recomendações, a tarefa é bastante viável. A colheita de frutos silvestres se reproduz da mesma forma que outros arbustos frutíferos.
Métodos de reprodução e tempo
Os mirtilos podem ser propagados com sucesso usando sementes e partes do arbusto. O primeiro método leva muito tempo, exige muito esforço e não garante a preservação das propriedades econômicas e genéticas das mudas. Para preservar as qualidades inerentes aos mirtilos varietais, é utilizado um método de propagação vegetativa por meio de estacas, estratificação e brotos de raízes.
Uma conquista moderna dos biólogos é a microclonagem de tecido biológico retirado de uma planta.
A escolha do método de propagação depende da região, idade do arbusto, variedade, e a escolha do momento depende do tipo de material de plantio. No outono e na primavera, os mirtilos são cultivados com mudas prontas e brotos de raízes. Segmentos de brotos e sementes estratificadas são plantados apenas na primavera.
Características de estacas
Uma forma popular de propagar mirtilos é enraizar estacas verdes, lenhosas ou enraizadas, começando com a seleção de material de qualidade.
Lignificado
De dezembro a março, os rebentos são colhidos de plantas anuais jovens e armazenados em cachos a uma temperatura de 0–4°C. Se os mirtilos tiverem caule baixo, corte os ramos em pedaços de 10 cm de comprimento, para variedades de caule alto - 15 cm.A parte inferior termina com um corte oblíquo sob a gema.
O topo é cortado horizontalmente, deixando 2 cm até a gema superior, evitando o ressecamento da zona de crescimento. Antes do plantio, o fundo da estaca é pulverizado com Kornevin ou mergulhado em uma solução feita com um litro de água e 1 g de uma substância que estimula a formação de raízes por 2 a 7 dias.
No final de março ou abril, as mudas são plantadas em estufa, previamente preparada uma caixa com substrato de turfa. Uma parte da planta com dois botões fica acima do solo. Você pode cavar direto no canteiro do jardim, cobrindo-o com filme ou spunbond esticado sobre arcos. Padrão de plantio: 5 a 10 cm entre plantas e linhas. O período de enraizamento é de dois meses.
Estacas verdes
As mudas de mirtilo são mais eficazes no verão. Enraíza-se maior quantidade de material de plantio, o período de enraizamento é reduzido (1,5 meses). No verão, dos últimos dias de junho ao final de julho, são selecionados novos brotos ou ramificações. As áreas que formam inflorescências são inadequadas.
Durante a colheita, os brotos verdes são separados com um puxão brusco para baixo, de modo que uma seção da casca do caule do ano anterior permanece sobre eles. A parte inferior é liberada da folhagem e tratada com estimulador de formação de raízes. As folhas restantes são desbastadas para que, após o plantio das mudas semilignificadas na estufa, não se toquem.
As condições favoráveis para o enraizamento são a umidade regular do solo, indicada pelo estado das folhas, e uma temperatura na faixa de 18–22 °C.
Raiz
Arbustos com sistema radicular desenvolvido são desenterrados, expondo as raízes. Seções de brotos rizomatosos são separadas e cortadas em estacas de 20 centímetros com botões.
Antes de plantar pedaços de galhos, faça e umedeça sulcos no canteiro. As estacas inclinadas são cobertas com terra e regadas novamente. Cubra com filme esticado sobre os arcos.Após o enraizamento dos mirtilos de jardim, o material protetor é removido. No inverno, deixam a lavoura no mesmo local, cuidando previamente do isolamento.
O método de corte de raízes é usado para propagar variedades de baixo crescimento que formam brotos subterrâneos.
Criação por camadas
O método é usado no final da primavera. Brotos flexíveis e saudáveis, previamente colocados em uma solução de estimulador químico de formação de raízes, são adequados para propagação.
Após o encaixe, é cavado um sulco raso, um galho é colocado ao longo dele e coberto com terra. Se você pressionar o broto apenas na base, obterá uma camada. Com o enterro completo, várias novas plantas podem aparecer não antes de 2 anos. Após a separação do arbusto, o material de plantio é cultivado em casa de vegetação por mais 1–2 anos antes de ser plantado no jardim de frutas silvestres.
O método de propagação de mirtilos por camadas é longo e não é o mais eficaz, pois o resultado não é garantido.
Sementes
A partir de sementes coletadas ou compradas de forma independente, as mudas são cultivadas em casa. A estratificação a frio é realizada preliminarmente. 3 meses antes do plantio, as sementes são colocadas em um recipiente com substrato úmido de coco ou musgo, o recipiente é fechado e colocado na geladeira.
Algoritmo para cultivo de mirtilos a partir de sementes:
- Um substrato ácido é colocado no recipiente e umedecido. Ou colocam fileiras de pastilhas de turfa pré-embebidas.
- O material de plantio é semeado na superfície sem aprofundá-la. Polvilhe areia, turfa ou serragem por cima com uma camada não superior a 2–3 mm. Cubra com vidro e coloque no parapeito da janela.
- Monitore a umidade do solo. Para regar use um borrifador. Ventile pelo menos uma vez por semana.
- O vidro é removido 7–20 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.
- Na fase de três folhas, as mudas de mirtilo necessitam de mais nutrientes.Cada planta é transplantada para um copo ou vaso separado.
Da primavera ao outono, as mudas são mantidas ao ar livre em condições naturais. No inverno, eles são levados para uma sala fechada e sem aquecimento e isolados com material de cobertura. As mudas são plantadas no jardim dois anos após o plantio das sementes.
Brotos de raízes (arbustos parciais)
Para propagação por arbustos parciais, são usados espécimes jovens e saudáveis de mirtilo de variedades de baixo crescimento. A principal condição é um sistema radicular desenvolvido que forma estolões. As zonas de crescimento localizadas nos rebentos formam rebentos jovens. Para separá-lo da planta-mãe, desenterra-se o arbusto de mirtilo. A separação ocorre na primavera ou no outono. É permitido o plantio em recipientes separados ou diretamente em local permanente.
Dividindo o mato
O método é utilizado em plantas antigas com a finalidade de rejuvenescimento. O arbusto é desenterrado, dividido em partes, cada uma delas com vários ramos e uma raiz de 5 cm, sendo a divisão resultante plantada imediatamente em local permanente. Começa a dar frutos no quarto ano.
Reprodução por poda radical
O material de plantio é obtido por poda total do arbusto. O evento é realizado no início da primavera. Após a retirada dos brotos, uma dose dupla de fertilizantes minerais é introduzida sob as raízes e os mirtilos são cobertos com uma camada de serragem de 30 centímetros.
Uma estufa é construída sobre a elevação resultante, protegendo o arbusto podado das intempéries e mantendo a umidade. Nos novos brotos que aparecem após 2 anos, as raízes aparecem acima do sistema radicular original em partes cobertas com serragem. A estrutura é retirada, as mudas são separadas da mata-mãe, cultivadas ou plantadas no canteiro.
Propagação microclonal de mirtilos de jardim
O método relacionado à propagação vegetativa é utilizado para melhorar a saúde da cultura e propagar rapidamente os mirtilos a partir de um pedaço de tecido biológico (meristema).
Estágios de crescimento:
- A planta-mãe é selecionada pelas qualidades genéticas ou econômicas.
- Corte um pedaço do tronco, da casca e da lâmina foliar. Se o laboratório se depara com a tarefa de obter um grande número de mudas em pouco tempo, utilizam-se as pontas dos brotos.
- O biomaterial esterilizado é colocado em meio nutriente à base de ágar-ágar com adição de hormônios, micro e macroelementos. De um ponto de crescimento, são obtidos 5–9 brotos.
- A seguir, são separados com bisturi em água destilada.
- Prepare um meio nutriente fresco, diferente do primeiro na proporção de hormônios.
- O sistema radicular das estacas colocadas em condições estéreis começa a se desenvolver rapidamente.
- Quando a planta atinge os parâmetros exigidos, os mirtilos são transplantados para uma estufa.
As vantagens da propagação microclonal de mirtilos incluem a ausência de dependência das condições climáticas e a possibilidade de cultivo de novas variedades.
Peculiaridades da propagação de mirtilo de jardim em diferentes regiões
As diferenças nas condições climáticas afetam o plantio, o cultivo e o inverno. Os métodos e regras de reprodução por região são idênticos, mas algumas nuances diferem. Nas duras condições da Sibéria e dos Urais, são cultivadas variedades de mirtilo resistentes à geada. Verões curtos e invernos longos exigem o uso de estufas, estufas e canteiros quentes, cujo princípio se baseia na liberação de calor pelo composto incorporado sob a camada fértil.
Os mirtilos não crescem nem se reproduzem no sul da Rússia. No Norte do Cáucaso, é impossível encontrar solos turfosos ácidos e micélio fúngico, necessários ao desenvolvimento, frutificação e reprodução da cultura.
Na Rússia central, os meteorologistas observam aumentos acentuados de temperatura, invernos gelados e degelos. A estação de cultivo dos mirtilos começa em abril. Nesse momento, é organizado o plantio, abertas estufas e mudas plantadas com sementes há um ano, levadas para fora. No final de outubro, as plantas estão preparadas para o inverno.