Muitos residentes de verão que têm seus próprios jardins cultivam frutas silvestres. Ao mesmo tempo, alguns deles plantam mirtilos em seu jardim. Antes de começar a cultivar tal planta, você precisa se familiarizar exatamente com como os mirtilos crescem e como plantá-los e cultivá-los no jardim.
- Informações gerais sobre a planta
- Diferenças entre mirtilos e mirtilos
- Variedades populares
- Pode ser cultivado em uma casa de verão?
- Cultivo de mirtilos de jardim
- Seleção de material de plantio
- Escolhendo um local de pouso
- Preparando a cova para o plantio
- O processo de plantio de mirtilos em terreno aberto
- Características de cultivo em estufa
- Cuidados adicionais com mirtilos
- Regras para alimentação e água
- Como e quando podar arbustos
- Preparando-se para o inverno
- Descrição das principais doenças e pragas da mata
- Cultura reprodutiva
- Especificidades do cultivo em diferentes regiões da Rússia
- Colheita
- Conclusão
Informações gerais sobre a planta
Para se familiarizar com as principais características dos mirtilos do mato, você precisa estudar informações gerais sobre esta fruta.
Os mirtilos são arbustos altos que podem crescer até um metro e meio. Começam a frutificar em meados do verão, quando aparecem pequenos frutos em todos os arbustos. O rendimento médio de cada arbusto de mirtilo é de 7 a 8 kg. Todos os frutos são coletados em cachos grandes e oblongos. Uma característica distintiva da planta é o sabor de seus frutos. São doces e não têm sabor amargo. A superfície do fruto é coberta por uma casca azulada, que escurece após o amadurecimento.
Diferenças entre mirtilos e mirtilos
Muitos jardineiros que começaram recentemente a cultivar frutas silvestres não conseguem distinguir mirtilos de mirtilos. Recomenda-se que você se familiarize com antecedência com as características distintivas dessas culturas hortícolas, para não confundi-las no futuro. Essas plantas podem ser diferentes:
- Caules. O arbusto de mirtilo tem caules enormes que são 80-90 centímetros maiores que os mirtilos. A altura máxima das mudas de mirtilo é de apenas 40-45 centímetros e das mudas de mirtilo - um metro e meio.
- Forma de arbustos. Uma muda de mirtilo é uma planta rasteira que cresce na superfície do solo. Os arbustos de mirtilo crescem em pé.
- Fruta. Outra característica distintiva das plantas é a colheita madura. Os mirtilos têm formato oblongo, enquanto os mirtilos têm formato esférico. As bagas também podem ser distinguidas pela cor. Os mirtilos têm frutos muito mais escuros.
- Qualidades gustativas. Os mirtilos têm um sabor diferente.Seus frutos são doces e os mirtilos apresentam uma acidez característica.
Variedades populares
Antes de começar a cultivar mirtilos, você precisa se familiarizar com as variedades de frutas mais famosas. As variedades de plantas populares incluem:
- Duque. Na maioria das vezes, esta variedade é cultivada no Ocidente, mas alguns jardineiros dos países da CEI também plantam Duke. É uma casta de maturação tardia, cujos frutos amadurecem no final de julho. Os frutos Duke são resistentes a doenças e possuem um aroma agradável.
- Bluecrop. Esta é uma variedade de baixo crescimento adequada para cultivo em pequenos jardins. A vantagem do Bluecrop é considerada a sua produtividade, que permite colher mais de dez quilos de frutos maduros de uma planta.
- Gigante de Leningrado. Planta vigorosa e de alto rendimento, resistente às geadas e à alta umidade. O rendimento é de 7 a 9 kg de frutas vermelhas.
- Bônus. Uma variedade alta que pode crescer até dois metros. Difere de outras variedades de mirtilos no tamanho dos frutos maduros, cujo diâmetro é de 25 a 30 milímetros.
- Putte. Alguns preferem plantar mirtilos Putte no jardim, que têm um rendimento estável de 3-4 kg de frutas por cada arbusto. A fruta colhida é utilizada para fazer compotas e compotas de fruta.
Pode ser cultivado em uma casa de verão?
Muitas pessoas que planejam começar a cultivar frutas vermelhas estão interessadas em saber se é possível plantar mirtilos em suas casas de verão. Anteriormente, esta planta não era plantada com tanta frequência, mas agora muitos proprietários plantam mirtilos em seus jardins. Isso se tornou possível graças aos criadores que desenvolveram variedades de frutas silvestres adequadas ao cultivo em quaisquer condições climáticas.
Cultivo de mirtilos de jardim
Para cultivar mirtilos, você precisa aprender como plantá-los corretamente.
Seleção de material de plantio
A produtividade dos arbustos plantados depende diretamente da qualidade do material de plantio. Jardineiros experientes recomendam comprar mudas com sistema radicular bem formado. A altura dessas mudas não deve ser inferior a quinze centímetros. Os brotos da muda selecionada para transplante deverão apresentar diversas folhas verdes formadas e sem sinais de doença.
Escolhendo um local de pouso
É necessário selecionar o local certo para o posterior cultivo dos mirtilos plantados. O local de pouso selecionado deve atender aos seguintes requisitos:
- exposição solar ao longo do dia;
- localização das águas subterrâneas a uma distância de 60-80 centímetros das camadas superiores do solo;
- proteção contra fortes rajadas de vento.
Além disso, na hora de escolher, é preciso levar em consideração a compatibilidade da baga com outras plantas. Não pode ser plantado em áreas onde anteriormente foram cultivados tomates, morangos, pepinos ou batatas.
Preparando a cova para o plantio
Antes de plantar frutas em terreno aberto, é feita uma cova especial de plantio. Os especialistas recomendam preparar uma cova para o plantio no outono, antes do início do frio. No entanto, alguns preferem fazer isso no início da primavera. Nesse caso, é necessário cavar um buraco duas semanas antes do plantio. A profundidade da cova de plantio deve ser de cerca de 10 a 15 centímetros e a largura - de 8 a 10 centímetros.
O processo de plantio de mirtilos em terreno aberto
Antes de plantar a planta, uma camada de drenagem é colocada na cova cavada. Para isso, são colocados ramos de pinheiro e aparas de madeira no fundo. Deita-se por cima turfa misturada com serradura, húmus de pinheiro e areia. Em seguida, uma muda de mirtilo é cuidadosamente colocada no buraco preparado e polvilhada com terra.
Características de cultivo em estufa
Antes de plantar mirtilos em um jardim ao ar livre, alguns jardineiros cultivam mudas jovens em uma estufa. Em casa de vegetação, os arbustos crescem durante um ano e meio, após o qual devem ser transplantados para campo aberto.
Ao cultivar frutas vermelhas em uma estufa, você precisa regá-las regularmente e alimentá-las com fertilizantes. Você também precisa se certificar de que os mirtilos tenham iluminação suficiente. Para fazer isso, lâmpadas de iluminação adicionais são instaladas perto dos arbustos.
Cuidados adicionais com mirtilos
Para que os frutos plantados frutifiquem normalmente, os arbustos deverão ser bem cuidados. Portanto, é recomendável conhecer antecipadamente as recomendações para o cuidado das mudas na primavera e no verão.
Regras para alimentação e água
Os mirtilos são considerados uma fruta que adora umidade e precisa ser regada periodicamente. A irrigação deve começar 1 a 2 semanas após o transplante das mudas para o jardim. A rega é realizada pelo menos duas vezes por semana. Em julho e agosto, quando começa o calor, a quantidade de umidade aumenta várias vezes. Ao mesmo tempo, são consumidos pelo menos sete litros de água para cada arbusto. Deve-se usar água em temperatura ambiente.
Como e quando podar arbustos
O cuidado com os mirtilos de jardim deve ser acompanhado da formação de mudas. Jardineiros experientes recomendam moldar arbustos de mirtilo plantados todos os anos no início da primavera. A primeira poda é realizada quando as mudas têm 3 a 4 anos. Neste caso, restam apenas 4-5 dos rebentos frutíferos mais fortes. Futuramente, será necessário retirar filiais com mais de cinco anos.
Preparando-se para o inverno
Os técnicos agrícolas aconselham preparar com antecedência as mudas de mirtilo plantadas para o inverno, para que não congelem após o início do frio. Para fazer isso, você terá que lidar com o isolamento das culturas hortícolas.Perto de cada bucha, são instaladas hastes altas de metal, que são cobertas com um oleado durável. Este material de cobertura deve proteger os bagos das baixas temperaturas.
Descrição das principais doenças e pragas da mata
Os jardineiros que decidem cultivar mirtilos em suas dachas encontram periodicamente doenças e pragas perigosas que podem piorar a produtividade. As doenças comuns incluem:
- Traqueomicose. As pessoas que cultivam mirtilos no Kuban costumam encontrar murcha de traqueomicose. Esta doença fúngica leva ao amarelecimento da folhagem e ao ressecamento do arbusto. Alirin e Fitosporin ajudam a eliminar a traqueomicose.
- Filosticose. Se aparecerem manchas acinzentadas na superfície da folhagem, significa que a planta tem filostictose. Os medicamentos fungicidas ajudam a eliminar a doença. Para prevenir o aparecimento e desenvolvimento desta doença, os bagos devem ser replantados em um novo local a cada 5-6 anos.
- Septória. Pequenas manchas acastanhadas nas lâminas das folhas indicam o desenvolvimento de septoria. A mistura bordalesa ajudará a curar a doença.
Além disso, pragas perigosas podem aparecer nas plantas, o que leva ao murchamento das mudas. Na maioria das vezes, as bagas são atacadas por:
- rolos de folhas;
- mariposas;
- icterícia;
- atiradores.
Cultura reprodutiva
Muitos jardineiros novatos estão interessados na lucratividade do cultivo de mirtilo. O cultivo desta horta é lucrativo, pois de um arbusto você pode obter muitas mudas, que no futuro serão plantadas separadamente. Todas as mudas coletadas para posterior plantio devem primeiro ser preparadas. Para fazer isso você precisa:
- limpe-os da camada esfoliada da casca;
- corte as folhas inferiores;
- trate cada corte com uma mistura de nutrientes para estimular o crescimento.
Especificidades do cultivo em diferentes regiões da Rússia
Recomenda-se familiarizar-se com as peculiaridades do cultivo de mirtilo em várias regiões da Federação Russa.
As pessoas que vivem no noroeste e na Sibéria ou nos Urais precisam cuidar mais cuidadosamente de suas frutas. Esta região tem invernos rigorosos e por isso os arbustos devem ser preparados com antecedência para o inverno. No início do outono, são adicionados fertilizantes ao solo e criadas estruturas para abrigar as mudas plantadas.
O Território de Krasnodar e a região de Rostov têm condições climáticas favoráveis e, portanto, é mais fácil cuidar dos mirtilos. Não é necessário cobrir as mudas para o inverno, pois aqui os invernos não são rigorosos.
Colheita
Muitas pessoas estão interessadas em saber quanto tempo leva para os frutos amadurecerem. Amadurecem em um mês e meio e, portanto, na maioria das vezes a colheita da safra madura é realizada no meio do verão. No entanto, tudo depende das características da casta, uma vez que algumas variedades de frutos silvestres podem amadurecer mais cedo ou mais tarde. Na colheita dos frutos é contra-indicado o uso de ferramentas mecânicas, pois podem danificar as mudas. Portanto, os frutos maduros devem ser colhidos com cuidado e à mão.
A colheita colhida é imediatamente transferida para uma sala escura. As frutas estragam rapidamente e por isso devem ser consumidas em 3-4 dias.
Conclusão
Muitos jardineiros estão envolvidos no cultivo de arbustos de mirtilo. Antes de plantar, você precisa se familiarizar com como os mirtilos são plantados em sua casa de verão e entender o esquema de plantio desta cultura de jardim.