Os mirtilos Elizabeth são um dos melhores híbridos reprodutores que vieram dos EUA para a Rússia. Os jardineiros domésticos apaixonaram-se pela cultura pelo seu aroma brilhante e sabor a frutos silvestres. Atraídos pela robustez decorativa e invernal dos arbustos, pelo rico complexo vitamínico e mineral da fruta.
- História do desenvolvimento do mirtilo Elizabeth
- Vantagens e desvantagens da cultura
- Características e descrição
- Aparência do arbusto e ramificação do sistema radicular
- Floração e frutificação
- Resistência a baixas temperaturas
- Resistência a doenças e parasitas
- As nuances do plantio no local
- Momento do trabalho de plantio
- Seleção de mudas
- Preparando o solo e cova de plantio
- Técnica de plantio de mirtilo
- Organizamos o cuidado adequado
- Irrigação e fertilização de arbustos
- Afrouxamento e cobertura morta de canteiros
- Tratamento preventivo
- Poda formativa
- Abrigo para o inverno
- Métodos de reprodução
- Seminal
- Vegetativo
- Comentários sobre a variedade
História do desenvolvimento do mirtilo Elizabeth
A filha de uma agricultora americana, Elizabeth White, desde muito jovem se interessou pelo cultivo de arbustos de frutas silvestres e dedicou toda a sua vida ao seu negócio favorito. Ao selecionar mirtilos silvestres com frutas comercializáveis e plantá-los em nossas próprias plantações, conseguimos a domesticação da planta. Mas Elizabeth não ficou satisfeita com o tamanho das frutas.
Um encontro com o botânico e criador de plantas Frederick Coville mudou tudo. Graças aos esforços conjuntos, foram obtidas colheitas com propriedades varietais. A variedade híbrida Elizabeth, em homenagem à esposa do agricultor, foi desenvolvida muito mais tarde através do cruzamento das variedades Scammell, Katharine e Jersey. O primeiro lote de frutas vermelhas foi colocado à venda em 1966.
Vantagens e desvantagens da cultura
Entre as vantagens dos mirtilos Elizabeth, os jardineiros observam:
- alta produtividade das plantas - 5–7 kg por arbusto;
- rico sabor de frutas vermelhas com sabor de uva mirtilo;
- resistência ao gelo até – 32 °C;
- preservação das propriedades varietais durante as mudanças de temperatura;
- imunidade integrada persistente que resiste às doenças características dos mirtilos;
- forte ligação dos frutos com o pedúnculo;
- apresentação da fruta após o transporte.
A cultura apresenta pequenas desvantagens às quais vale a pena prestar atenção durante o cultivo. Esses incluem:
- início de frutificação prolongado - sexto ou sétimo ano a partir do momento do plantio;
- morte parcial dos botões florais durante as geadas tardias;
- amadurecimento irregular dos frutos - 2-4 semanas;
- falta de tempo para a colheita amadurecer quando o tempo frio começa.
Outra desvantagem é o curto prazo de validade da colheita, por isso é recomendável conservar os frutos imediatamente após a colheita, congelá-los ou comê-los frescos.
Características e descrição
A cultura pertence às variedades altas, de maturação médio-tardia e com excelentes características gustativas. Nas regiões do sul da Rússia, os primeiros mirtilos Elizabeth são apreciados a partir da segunda década de julho, na zona intermediária e mais ao norte - em agosto.
Aparência do arbusto e ramificação do sistema radicular
Na primavera, verdes com tonalidade vermelha, vários brotos de mirtilos começam a crescer rapidamente. Os ramos são de espessura média - eretos, espalhados, entrelaçados. Os rebentos floridos cor de tijolo tornam-se lenhosos e mais claros com a idade. O arbusto atinge 1,8 metros de altura e 1,5 m de largura.
Pequenas folhas verde-claras foscas adquirem tons amarelos e vermelhos mais próximos do frio. As lâminas das folhas são alongadas, pontiagudas nas extremidades e ligeiramente pubescentes no interior. A raiz da planta é fibrosa, com até 40 cm de tamanho.
Floração e frutificação
Os mirtilos Elizabeth florescem na primavera e no verão - final de maio a início de junho. Os botões desabrocham com flores brancas, em forma de sino. O comprimento das pétalas é de 1,5 cm.
A cultura pertence a variedades autopolinizadoras. Apesar disso, outras variedades de mirtilo são plantadas nas proximidades e florescem ao mesmo tempo. A polinização cruzada aumenta a quantidade e a qualidade da colheita.
Os grandes frutos azuis com cobertura branca têm um excelente sabor de sobremesa, distinguindo-se pela doçura e notas de uva, mirtilo e groselha. Entre as variedades de maturação tardia, Elizabeth se destaca pelo sabor requintado e aroma rico.
O tamanho dos bagos em diâmetro é de 1,6–2,5 cm.A polpa é líquida, a casca não é grossa, mas forte, mantém o formato redondo e levemente achatado do fruto quando transportado no estado original. O amadurecimento da colheita é desigual. Os jardineiros colhem frutas frescas, coletadas em cachos soltos, ao longo de agosto. A separação do pedúnculo é leve e seca.
Um arbusto adulto produz em média 5 kg de frutas vermelhas anualmente. Quando plantada na região Sul e seguindo tecnologia agrícola, o rendimento aumenta para no máximo 8 kg.
Resistência a baixas temperaturas
De acordo com a classificação internacional de resistência à geada, os mirtilos Elizabeth pertencem à zona 4b do USDA. Isto significa que a planta pode suportar temperaturas frias até – 31,7 °C.
Algumas plantas não têm tanto medo de geadas quanto de um degelo repentino ou das geadas de maio. A variedade Elizabeth sobrevive nessas condições desfavoráveis, embora perca parte da colheita devido ao retorno das geadas.
Resistência a doenças e parasitas
Os mirtilos Elizabeth, devido à sua imunidade artificialmente incorporada, têm alta resistência à podridão das raízes, à requeima e ao câncer do caule. A planta é suscetível a manchas e podridão cinzenta. Dos insetos, os maiores danos à cultura são causados por cochonilhas e pulgões.
As nuances do plantio no local
Para que os mirtilos se desenvolvam corretamente e frutifiquem de forma abundante e consistente, a composição do solo, o momento e a tecnologia são levados em consideração no momento do plantio.
Momento do trabalho de plantio
Os mirtilos Elizabeth são plantados em maio, após o retorno das geadas ou em setembro, para que a colheita tenha tempo suficiente para criar raízes antes do início das geadas. A vantagem do plantio de outono é um material de plantio mais forte e resistente. Na primavera, mesmo as mudas fracas criam raízes bem.
Seleção de mudas
É mais confiável comprar mirtilos Elizabeth em viveiros especializados ou em grandes fazendas de jardinagem.A muda não deve apresentar áreas de casca ressecada, brotos deformados, quebrados ou doentes. Mudas com sistema radicular fechado e umedecido criam raízes mais rapidamente.
Preparando o solo e cova de plantio
Os mirtilos adoram solos ácidos. O solo adequado para a cultura é a turfa alta, solo de uma floresta de coníferas. Se o pH da área estiver acima de 3,5–4,5, é necessário adicionar agentes acidificantes. Os jardineiros usam ácido acético, cítrico, oxálico e eletrólito, mas o produto mais seguro para as plantas é o pó de enxofre. O enxofre é espalhado sobre o solo umedecido (15 g por 1 m²) e desenterrado.
Os acidificantes naturais incluem serragem e agulhas de pinheiro. Antes de plantar mirtilos Elizabeth, 1 sq. m de solo adicione 35 g de potássio, 20 g de fósforo e nitrogênio, 7–8 kg de esterco podre ou húmus. A terra é escavada na baioneta de uma pá e a areia é adicionada. A drenagem (brita, vermiculita ou perlita) é colocada em um buraco de 60 cm de profundidade e largura e depois derramada com água morna ou solução de estimulador de crescimento.
Técnica de plantio de mirtilo
O método de transbordo é considerado menos doloroso. Uma muda de mirtilo Elizabeth em um recipiente é irrigada abundantemente, colocada no fundo de um buraco preparado e removida do recipiente. Sulcos verticais são feitos em um coma de terra cheio de raízes para ativar o crescimento. A seguir, a muda é coberta com terra, aprofundando o colo da raiz em 10 cm.
Regue a planta com água morna com adição de manganês ou fungicidas para desinfetar o solo. 5 litros são suficientes para cada arbusto. O procedimento de plantio termina com a cobertura do círculo ao redor do tronco com uma camada de 5 centímetros de serragem, palha e casca.
Organizamos o cuidado adequado
Se você deseja obter uma colheita alta e estável, é importante cuidar adequadamente dos mirtilos - regá-los em tempo hábil, alimentá-los, soltar e aplicar cobertura morta no solo e preparar a colheita para o inverno.
Irrigação e fertilização de arbustos
Os mirtilos Elizabeth são plantas que gostam de umidade, portanto, a umidade regular do solo é parte integrante do cuidado com a colheita. Os arbustos de bagas não toleram a seca e a água estagnada. Se não chover o suficiente, a planta é regada duas vezes por semana. A irrigação em duas etapas contribui para a umidade constante do solo. Na primeira vez, um balde de água é colocado sob o arbusto de manhã cedo, na segunda vez, o mesmo volume à noite.
Se a irrigação não for suficiente para os mirtilos, utiliza-se a pulverização. O evento é realizado à noite, quando as folhas não são queimadas pela luz solar direta sobre as gotas d'água.
O rendimento dos mirtilos Elizabeth aumenta após a fertilização. Antes do surgimento dos botões e durante a floração, a cultura é alimentada com uréia, azofosfato, sulfato de amônio ou qualquer outro fertilizante complexo com ênfase em nitrogênio, que estimula o crescimento das plantas. No final de junho e início de julho são aplicados fertilizantes potássio-fósforo, que afetam a formação dos ovários dos frutos e a quantidade de colheita.
Há matéria orgânica suficiente para os primeiros três anos. A cada quatro anos, um balde de composto é adicionado a cada arbusto.
Momento de aplicação e quantidade de fertilizante dependendo da idade dos mirtilos. No primeiro ano, a planta não precisa de fertilização do solo se o solo foi fertilizado no momento do plantio.
Tabela de normas para fertilizantes minerais complexos dependendo da idade dos mirtilos Elizabeth.
Idade do mirtilo, ano | Hora da alimentação | Norma por ano, art. eu. | ||
Início do fluxo de seiva, em% da norma anual | Período de brotação,% da norma anual | Final de junho - início de julho,
em % da norma anual |
||
2 | 40 | 30 | 30 | 1 |
3 | 50 | 25 | 25 | 2 |
4 | 50 | 25 | 25 | 4 |
5 | 40 | 30 | 30 | 8 |
6 | 40 | 30 | 30 | 16 |
Os mirtilos desenvolvem-se ativamente até os seis anos. Em idades mais avançadas, a quantidade de fertilizante permanece inalterada.
Afrouxamento e cobertura morta de canteiros
A umidade, importante para os mirtilos Elizabeth, é obtida por irrigação frequente e afrouxamento do solo, o que aumenta a permeabilidade à água e ao ar. Porém, com mais frequência, os jardineiros vão na direção oposta, usando cobertura morta.
O procedimento é realizado pelo menos três vezes por temporada.
Casca de árvore desfiada, folhas podres, palha e serragem de madeira macia são usadas como cobertura morta, que são colocadas sob os arbustos em uma camada de 5 a 15 cm.
Benefícios da cobertura morta de mirtilos Elizabeth:
- retenção de umidade;
- sem ervas daninhas;
- aumentando a concentração de substâncias orgânicas;
- suavizar as consequências negativas das flutuações repentinas de temperatura;
- melhoria das condições de inverno.
A execução de medidas agrotécnicas mantém a acidez do solo no nível adequado.
Tratamento preventivo
Proteger os mirtilos Elizabeth de doenças e pragas inclui medidas preventivas:
- manter uma distância entre os arbustos de pelo menos dois metros no momento do plantio;
- poda sanitária de ramos doentes e danificados;
- retirada de brotos que engrossam a copa;
- cobrir o solo com serragem, remover ervas daninhas das fileiras;
- tratamento preventivo de arbustos com calda bordalesa em abril;
- pulverizar mirtilos três vezes em intervalos semanais com fungicidas no final do outono.
Para evitar o desenvolvimento de manchas e mofo cinzento na cultura, os arbustos são pulverizados com soluções de Medox, Skor, Horus, Azophos.
Poda formativa
A poda sanitária dos mirtilos Elizabeth é realizada anualmente na primavera, antes do início do fluxo de seiva, e no outono após a queda das folhas. Remova galhos doentes, deformados e quebrados. No terceiro ano, todos os brotos, exceto os ramos do esqueleto, são cortados.Depois de um ano, crescem neles brotos floridos, que são direcionados para cima e amarrados. No quinto ano, crescem ramos de segunda ordem.
A poda formativa é realizada apenas no sexto ano após o plantio. Restam quatro rebentos frutíferos e o mesmo número de rebentos jovens, os restantes são cortados.
Abrigo para o inverno
Atividades preparatórias para o inverno:
- cubra o círculo ao redor do tronco com uma espessa camada de casca, serragem e palha;
- mais perto da geada, 6–7 baldes de água são despejados sob cada arbusto de mirtilo;
- Os galhos da planta são dobrados ao solo, presos com arcos, e ramos de agrofibra, estopa e abeto são presos no topo.
Apesar da resistência ao gelo dos mirtilos Elizabeth, é melhor prevenir e usar um material de cobertura. Isto é especialmente verdadeiro para arbustos jovens de até quatro anos de idade e nas regiões do norte.
Métodos de reprodução
A cultura é propagada das seguintes maneiras:
- sementes;
- estacas verdes, lenhosas e de raízes;
- camadas;
- dividindo o mato;
O método de propagação de mirtilo mais popular entre os jardineiros são as mudas.
Seminal
Para obter as sementes, os frutos maduros são moídos e mergulhados em um recipiente com água. Os espécimes que afundaram são adequados para o plantio. As sementes são plantadas no solo no início do outono ou em recipientes no mês de março, após serem mantidas na geladeira por 3 meses.
Algoritmo de plantio de mirtilo Elizabeth:
- o substrato de turfa nos recipientes é umedecido;
- semear material de plantio sem aprofundá-lo;
- polvilhe com uma camada de turfa de 2 mm;
- um filme é esticado por cima ou um vidro é colocado;
- umedeça regularmente o solo e ventile-o;
- o abrigo é retirado após o aparecimento dos primeiros brotos;
- na fase de três folhas, os mirtilos são plantados em vasos individuais;
- leve-o para fora antes do início do frio;
- No outono, as plantas são levadas para a varanda ou outro cômodo sem aquecimento e isoladas.
A cultura é plantada em local permanente após 2 anos.
As desvantagens deste método de propagação são o início tardio da frutificação - após 7 anos, e a falta de garantias de manutenção das características varietais da planta.
Os métodos vegetativos são mais preferíveis, pois não alteram as propriedades varietais da cultura.
Vegetativo
Os mirtilos Elizabeth são propagados por:
- Estacas
As estacas lignificadas de 15 centímetros são obtidas a partir de brotos maduros, excluindo os brotos floridos, coletados durante o inverno. O fundo é cortado obliquamente sob a gema, o topo fica a uma distância de pelo menos 2 cm da gema, plantado em estufas ou no jardim, coberto com filme, no mês de abril.
As mudas verdes criam raízes mais rapidamente e em maior número. Os brotos fortes do ano em curso são selecionados no meio do verão. Ele é separado do tronco com um puxão forte. A metade inferior das estacas fica livre de folhas, as restantes são desbastadas para que não se sobreponham no momento do plantio. Para um enraizamento rápido, são criadas condições de estufa para o material de plantio - uma temperatura de 20–24 °C, umedecimento e ventilação regulares. No inverno deixam-no no mesmo local, previamente isolados.
- Em camadas
O método de propagação de mirtilos Elizabeth por camadas, embora praticado por jardineiros russos, não pode ser considerado eficaz, uma vez que o resultado do evento é imprevisível. Os rebentos jovens e flexíveis da planta são pressionados contra o solo e colocados em ranhuras preparadas. Pressione com alfinetes de madeira ou metal e polvilhe com turfa em todo o comprimento. 2–3 anos após a formação das novas plantas, elas são plantadas.
- Dividindo o mato
Os mirtilos são desenterrados e feitas divisões, consistindo de dois a três brotos e raízes com pelo menos 5–7 cm de comprimento.Cada parte é imediatamente plantada em local permanente. A colheita aparece após 4 anos. Para garantir uma rápida adaptação, as estacas e estratificação da cultura são mantidas na solução de Kornevin, que estimula o crescimento das raízes.
Comentários sobre a variedade
Os jardineiros caracterizam as variedades de mirtilos de maneiras diferentes, mas há descrições mais positivas.
Marina Viktorovna, 60 anos:
Venho cultivando mirtilos Elizabeth há nove anos. A colheita amadurece em setembro. Os frutos são grandes, saborosos e não caem por muito tempo. Um problema é que os arbustos estão infestados de pulgões. Eu tentei todos os remédios populares. É inútil, nenhuma solução de sabão poderia livrar a plantação dos insetos. Apenas a droga Aktara ajudou.
Svetlana Vladimirovna, 45 anos:
Concordo que a variedade Elizabeth é uma das melhores variedades de mirtilo. Não resisti e comprei duas mudas. Infelizmente, os frutos não têm tempo de amadurecer no nosso clima. Eu moro nos Urais.
Maria, 25 anos:
Estou ansioso por agosto, quando os mirtilos de Elizabeth amadurecerão na dacha da minha mãe. Os frutos silvestres são muito saborosos. O equilíbrio entre açúcar e ácido e o aroma brilhante são cativantes.