Os mirtilos Bluegold são muito populares entre jardineiros experientes e novatos. A cultura exótica não é apenas saborosa, mas também saudável. A planta decora perfeitamente o jardim e cria um ambiente romântico. A variedade tornou-se popular há mais de 100 anos nos países da CEI. Para cultivar mirtilos com sucesso, você deve se familiarizar com todas as suas características.
- História de origem
- Principais vantagens e desvantagens
- Descrição das frutas vermelhas
- Arbusto e raízes
- Floração e frutificação
- Como usar mirtilos
- Suscetibilidade a doenças e insetos do mato
- Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
- Recomendações para o plantio de culturas
- Datas de desembarque
- Seleção de mudas de frutas vermelhas
- Preparando o solo e cova de plantio
- Tecnologia de plantio de arbustos
- Especificidades de como cuidar das frutas silvestres durante a temporada
- Irrigação e fertilização
- Capina e cobertura morta de canteiros de arbustos
- Procedimento de poda de frutas vermelhas
- Preparando arbustos para o inverno
- Colheita e armazenamento
- Comentários sobre a variedade
História de origem
O alto arbusto de mirtilo Blugold foi criado em 1989, uma variedade nativa da América. O descobridor foi A. Draper. Ao trabalhar na cultura varietal, usamos frutas altas que crescem nas áreas pantanosas dos EUA. Os mirtilos tornaram-se imediatamente populares e ganharam reconhecimento na América e na Europa. No final da década de 1990, jardineiros da ex-URSS descobriram a variedade.
Principais vantagens e desvantagens
As plantações de mirtilo sugerem uma série de qualidades positivas e negativas. Os aspectos negativos podem ser mitigados seguindo técnicas agronômicas.
prós | Desvantagens |
Polpa de mirtilo densa e suculenta | Crescimento rápido de arbustos |
Armazenamento a longo prazo, fácil transportabilidade | Bagas caem após amadurecer |
Alto rendimento de arbusto | No calor as frutas assam |
Variedade autofértil | |
Alta resistência da bucha à geada |
Descrição das frutas vermelhas
Os mirtilos Bluegold diferem de outras variedades nessas características.
- O sabor surge ao mesmo tempo que os frutos amadurecem. Os frutos ficam coloridos muito antes de amadurecerem. Eles são facilmente separados do caule do fruto e, quando amadurecem, caem rapidamente.
- Os frutos são de cor azul claro, redondos. O tamanho é médio, o diâmetro é de 15 cm, o peso é de 2,1 gramas. O suco não tem cor distinta, a polpa contém muitas sementes.
- Os mirtilos têm sabor agridoce e o teor de açúcar é de 9,6%. A variedade recebeu nota de degustação de 4,3 pontos.
Esta variedade de arbustos de frutos silvestres é digna de cultivo e não requer cuidados cuidadosos..
Arbusto e raízes
O mirtilo é um arbusto de folha caduca perene, o rizoma é fibroso e ramificado. Está localizado a uma profundidade de 40 cm.
- O arbusto cresce até 1,2 metros.
- Existem muitos brotos eretos.
- Os ramos são fortes, com 3 cm de diâmetro.
- Folhas em forma de elipse.
A folhagem muda de cor no final de agosto. Em setembro os arbustos ficam roxos.
Floração e frutificação
Os mirtilos começam a florescer na primeira quinzena de junho, o pólen continua até o início de julho, 20 dias. A variedade frutifica no início de agosto, mas os frutos podem amadurecer mais cedo ou mais tarde, dependendo das condições climáticas da região. A planta é considerada de meia estação e produz frutos após 3 anos de vida. A maior parte da colheita amadurecerá após 6 anos do plantio. Você pode colher até 5 quilos de mirtilos em um arbusto.
Como usar mirtilos
Os mirtilos são muito utilizados na preparação de preparações para o inverno, a partir deles são feitas geléias, conservas, compotas e frutas cristalizadas. Você pode consumir as frutas frescas ou congelá-las na geladeira. Eles não perdem a cor por cerca de 2 semanas após serem colhidos do caule. Antes de colocar as frutas em uma caixa de madeira ou recipiente de plástico, separe-as e deixe apenas exemplares inteiros e saudáveis.
Suscetibilidade a doenças e insetos do mato
A variedade de mirtilo é famosa por sua alta resistência a doenças e insetos, mas às vezes sofre de fungos. A planta é afetada por citosporose, mancha de filostictose e septoria. Entre os besouros nocivos estão os rolos de folhas, as lancetas e as mariposas que atacam.
Resistência a temperaturas abaixo de zero e secas
Os mirtilos Bluegold podem suportar temperaturas tão baixas quanto -35 graus. Se a região for dominada por invernos gelados e ciclones duradouros, o mato pode desaparecer. No Sul, a planta sobrevive com segurança na estação fria.
Recomendações para o plantio de culturas
Os mirtilos devem ser plantados no local certo, calculando o momento. A planta deve criar raízes e as mudas devem desenvolver um sistema radicular antes do início da geada. O solo deve ser escolhido fértil, onde culturas semelhantes não tenham crescido antes. A baga não requer nenhuma tecnologia especial de plantio.
Datas de desembarque
É aconselhável plantar mirtilos na primavera, antes que os botões comecem a florescer. No outono o plantio não é aconselhável porque o clima é imprevisível. É importante que faltem 2 meses para o primeiro frio. Só então o arbusto se adaptará às novas condições de vida e não morrerá no inverno.
Seleção de mudas de frutas vermelhas
Jardineiros experientes aconselham a compra de material de plantio com 1 ou 2 anos. Tolera melhor o estresse causado pelo plantio em campo aberto. Os arbustos devem ser procurados em vendedores de confiança ou lojas especializadas. Não é aconselhável comprar no mercado, pois você pode acabar com uma muda silvestre ou com a variedade errada. Antes de pagar, inspecione a integridade da muda, ela deve estar sã e vacinada. As raízes são fortes, sem arranhões ou lascas.
Preparando o solo e cova de plantio
Os mirtilos crescem bem em solo ácido com pH 5,0-5,5. Se o solo não atender aos critérios acima, adicione esterco fresco, agulhas de pinheiro, turfa, enxofre coloidal ou regue a área pretendida com ácido acético ou cítrico. O substrato deve ser leve e respirável. Em solos pesados, os mirtilos crescem mal ou morrem.
O rizoma é superficial, a profundidade média do buraco deve ser de 40 cm, diâmetro - 0,5 metros. Ao plantar, mantenha simultaneamente uma distância entre as mudas igual ao volume de um arbusto adulto. No fundo é feita uma camada de drenagem com 5 cm de espessura.Consiste em lascas de tijolo, argila expandida, seixos e cacos de argila. Uma mistura de turfa, areia de rio e serragem de pinheiro é colocada na reentrância. Os componentes são considerados em proporções iguais.
Nitroammofoska, Azofoska, Diammofoska, 40 gramas cada, são adicionados por cima. A micorriza é adicionada à cova de plantio. É uma espécie de “franja” nas pontas dos rizomas das plantas da família Heather. A micorriza ajuda o arbusto a se desenvolver adequadamente. Se o material de plantio foi adquirido em viveiro, não há necessidade de acrescentar nada, a “franja” já está presente na camada superior do solo.
Deve ser preservada, assim como a água onde a muda foi encharcada. Apenas o arbusto plantado é regado com ele. A micorriza é comprada como concentrado seco em lojas de jardinagem. Você pode obtê-lo indo para a floresta onde crescem mirtilos, mirtilos e cranberries. Corte uma pequena quantidade de grama com rizomas, pique e coloque no buraco.
Tecnologia de plantio de arbustos
A seleção adequada de um local para o plantio de mirtilos é a chave para uma colheita abundante no futuro. É aconselhável dar preferência a áreas bem iluminadas pelo sol. A falta de calor prejudica o sabor das frutas, elas adquirem um sabor azedo e a casca fica mais áspera. A água subterrânea deve estar a menos de 50 cm da superfície, ou será necessário fazer um morro com 20 cm de altura.
Evite locais com correntes de ar constantes. A área deve ser ventilada algumas vezes, caso contrário não serão evitados ataques de fungos patogênicos.
Especificidades de como cuidar das frutas silvestres durante a temporada
Os mirtilos requerem cuidados adequados, o que não leva muito tempo.
- Regar, remover ervas daninhas e fertilizar em tempo hábil.
- Poda de arbusto.
- Tratamento contra doenças, insetos nocivos ou prevenção.
Às vezes é necessário cobrir os arbustos de mirtilo para o inverno..
Irrigação e fertilização
O solo sob os buracos deve ser mantido úmido irrigando o solo até uma profundidade de 20 cm, se regar excessivamente é possível a estagnação da umidade. Isso tem um efeito negativo no rizoma. A terra deve manter sua forma no punho e esfarelar ao ser jogada no chão. Isso indica hidratação suficiente.
Durante os períodos de seca e clima quente, regue os arbustos a cada 3 dias, despejando 10-15 litros por arbusto. Despeje água sob a raiz, não sobre ela. A melhor opção de rega é a aspersão. Em tempo chuvoso ou frio, não é necessário irrigar os mirtilos. A cada 2 semanas regar a planta com uma solução de ácido acético, tomando 2 ml ou 5 g de enxofre coloidal, dissolvendo em 10 litros de água. Depois, afrouxe a cobertura 3-4 vezes durante a estação de crescimento, preservando a camada antiga de cobertura e adicionando uma nova.
Capina e cobertura morta de canteiros de arbustos
É aconselhável alimentar periodicamente os mirtilos com fósforo, potássio e nitrogênio. A última substância é aplicada primeiro, em 2 abordagens - desde os primeiros dias de maio até o final do mês. Em junho e final de julho, alimente apenas potássio e fósforo.
Procedimento de poda de frutas vermelhas
A formação de arbusto é uma medida necessária, que é realizada 6 anos após o plantio. Remova galhos danificados, cobertos de vegetação e congelados. Use uma tesoura de poda afiada e polvilhe as áreas de corte com um anti-séptico - cinza de madeira, giz ou carvão ativado. Isso ajudará a proteger os mirtilos da penetração de bactérias e fungos patogênicos nas áreas cortadas. A poda adequada garante uma colheita abundante no futuro. É realizado no início da primavera ou meados do outono.
O procedimento deve ser realizado 2 vezes ao ano.A poda menos frequente resulta num forte crescimento dos ramos com abundância de frutos pequenos e azedos.
Preparando arbustos para o inverno
Os mirtilos toleram bem o frio. Se o arbusto estiver coberto de neve em uma camada superior a 50 cm, nenhuma medida adicional será necessária. De vez em quando basta adicionar uma camada de neve. Para proteger os arbustos dos roedores, enrole-os com arame ou cubra-os com ramos de abeto e amarre-os com barbante.
Colheita e armazenamento
Se o mirtilo se soltar facilmente do caule, o fruto está pronto para ser colhido. Não deve demorar muito no procedimento, pois os frutos podem cair. Comece a limpeza depois que o orvalho secar, de cima para baixo do arbusto. Os mirtilos são guardados em recipientes cobertos com papel ou pano por até 15 dias. Na prateleira da geladeira, as frutas podem ser armazenadas por até seis meses. As vitaminas são perfeitamente preservadas no preparo do purê de frutas vermelhas com adição de açúcar..
Comentários sobre a variedade
O feedback sobre os mirtilos Bluegold irá ajudá-lo a fazer sua escolha e aprender mais sobre a variedade.
Dmitry Kovalenko, 70 anos, Kiev.
Saudações! Faço jardinagem há mais de 15 anos e moro no campo durante todo o verão. Cultivo mirtilos desde 2005 e prefiro a variedade Blugold. O arbusto floresce lindamente, os frutos são deliciosos e nenhum cuidado especial é necessário. A planta foi atacada por pulgões e fungos 3 vezes. Removida a infecção com produtos químicos e mistura bordalesa. Não houve mais problemas. Eu recomendo a todos!
Roksolana Ignatieva, 68 anos, Dnepr.
Olá! Tenho cultivado mirtilos Bluegold há 7 anos. A colheita é estável, faço geléia com frutas vermelhas, geléia excelente, e decoro sorvete com elas. Todos os vizinhos têm inveja, não os trato com frutas deliciosas e não trato regularmente os meus colegas de trabalho. Recomendo a todos que cultivem este despretensioso arbusto de frutas vermelhas. Não há necessidade de mexer e a qualidade da colheita é do mais alto nível.
Petr Hovsepyan, 59 anos, Zaporozhye.
Olá a todos! Ouvi falar da variedade de frutas vermelhas Bluegold no final da década de 1990, no mercado. Decidi experimentar a cultura em 2008. Plantei 5 arbustos de uma vez. As bagas ficaram grandes e incrivelmente saborosas. Cuidei do arbusto como esperado, reguei e fertilizei. Como tem muita fruta, vendo para colegas de trabalho, todo mundo fica feliz.