Os mirtilos Chandler são amplamente cultivados para consumo pessoal e para venda. A variedade surgiu no mercado de jardinagem há 25 anos e ganhou popularidade nos países da CEI desde o final do século passado. A baga europeia não requer cuidados especiais e é fácil de cultivar mesmo por jardineiros inexperientes. Para cultivar arbustos com sucesso, você precisa se familiarizar com todos os recursos.
- Como a variedade foi desenvolvida
- Prós e contras da cultura
- Características e descrição dos mirtilos Chandler
- Dimensões e ramificação do arbusto
- Floração e frutificação
- Coleta e uso de frutas vermelhas
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Resistência a baixas temperaturas e secas
- Plantando uma safra no local
- Momento ideal
- Solo adequado
- Germinação por sementes
- Crescendo por meio de mudas
- Cuidados com arbustos de frutas
- Regar e fertilizar a planta
- Cobertura morta e afrouxamento de canteiros
- Aparar
- Tratamentos preventivos
- Inverno
- Comentários sobre a variedade
Como a variedade foi desenvolvida
Uma variedade de mirtilos de frutos grandes foi criada em 1994 por criadores europeus. A variedade é recomendada para cultivo em áreas com invernos moderadamente frios ou amenos com neve. Os mirtilos Chandler frutificam tarde, mas são grandes, suculentos e comercializáveis.
Prós e contras da cultura
A variedade de mirtilo Chandler é famosa por suas muitas qualidades positivas, mas também existem aspectos negativos.
prós | Desvantagens |
Rendimento estável | Requisitos para composição do solo e fertilizantes |
Frutas grandes e suculentas | Mirtilos são mal transportados |
Baixa manutenção | |
Crescimento rápido dos frutos, resistência a doenças | |
Sobrevivência em baixas temperaturas |
Características e descrição dos mirtilos Chandler
O arbusto frutifica tarde, 2 semanas depois da variedade Bluecrop. Os frutos silvestres são mais adequados para consumo in natura, pois não têm durabilidade. Os mirtilos não deixam ninguém indiferente não só pelos enormes frutos que amadurecem ao mesmo tempo, mas também por uma série de características.
Características dos mirtilos:
- os frutos são grandes, achatados, azuis com uma camada cerosa esbranquiçada;
- os frutos são delicados e difíceis de transportar em longas distâncias;
- A colheita é abundante, regular, a colheita dura de 4 a 6 semanas, do início de agosto a 15 de setembro.
Os arbustos resistem a geadas de até 28 graus, a robustez do inverno é média.
Dimensões e ramificação do arbusto
Um arbusto alto cresce até 150 cm de altura. A planta tem rebentos fortes e de crescimento rápido e hábito ramificado. A folhagem cresce grande, branca e rosada. Quando florido, o jardim ganha um clima romântico. Os mirtilos servem como elemento decorativo adicional.
Floração e frutificação
Os mirtilos Chandler começam a florescer do final de junho a meados de julho. A frutificação começa no início de agosto, dura 1,5 mês, até 15 de outubro. Durante este período, até 8 kg de frutas podem ser colhidas de um arbusto. Graças ao período de frutificação prolongado, os jardineiros podem colher os frutos à medida que amadurecem, mesmo nos finais de semana.
Este sinal não agradará aos agricultores cujas atividades visem a obtenção simultânea de uma grande quantidade de colheitas para venda.
Coleta e uso de frutas vermelhas
Os mirtilos de frutos grandes são colhidos em 5-6 abordagens, uma vez que o rendimento é prolongado. A coleta começa na parte inferior do arbusto e termina no topo. As bagas são amplamente utilizadas para consumo in natura. As frutas azuis, saborosas e densas também são utilizadas para fazer conservas, geléias, frutas cristalizadas e decorar sobremesas.
Suscetibilidade a doenças e insetos
A variedade de mirtilo Chandler tem imunidade poderosa e resiste a fungos, pulgões e câncer. Às vezes você tem que combater insetos ou doenças prejudiciais com a ajuda de produtos químicos ou remédios populares. As funções protetoras da planta dependem de cuidados adequados e da fertilização do solo. Se não forem supervisionados, os mirtilos muitas vezes adoecem.
Resistência a baixas temperaturas e secas
A variedade de mirtilo Chandler pode resistir a geadas de -28 graus. Na maioria das regiões da Rússia e de outros países da CEI, esta temperatura é a norma. A variedade é recomendada para cultivo no Sul, pois nas latitudes norte e média os frutos precisam de abrigo e podem congelar.
Plantando uma safra no local
Os furos são feitos em tamanhos padrão - 50*50*60 cm, mantendo uma distância entre os arbustos de 2,5-3 metros. Uma planta deve ter um espaço de pelo menos 1,5 a 2 metros. Após o plantio, são necessárias regas constantes, mantendo a umidade do solo em 70%.A secagem ou muita umidade prejudicarão a planta.
Para reter a umidade, o círculo radicular é coberto com uma camada de cobertura morta. Então não será necessária rega frequente.
Momento ideal
As mudas são plantadas em solo aberto na primavera ou no outono, os brotos podem ser replantados de março ao final de outubro, desde que não haja geadas, junto com o solo. No Sul, o plantio de outono é possível, desde que o clima seja quente, o jovem arbusto terá tempo de formar um rizoma antes da geada. Nas regiões Norte e zona média, os trabalhos de plantio são realizados na primavera. É importante que a terra aqueça 15-17 cm de profundidade. A temperatura do ar não deve cair abaixo de 10 graus Celsius. Caso contrário, a muda irá congelar.
Solo adequado
Os mirtilos preferem crescer em solos soltos, com alto teor de areia, turfa e acidez na faixa de 3,8-4,8 pH. Você pode plantar arbustos ao lado de azeda, hortelã e cavalinha. Se a acidez for 6, os mirtilos crescerão lentamente. Em solos neutros ou alcalinos, a variedade pode não criar raízes.
Germinação por sementes
Os mirtilos são amplamente propagados por meio de sementes, obtidas de frutos bons e totalmente maduros. Após a separação da polpa do caroço, elas são secas e no outono são plantadas no território em covas rasas. Antes do crescimento, você precisa remover ervas daninhas, umedecer e alimentar constantemente. Posteriormente, o arbusto jovem é transplantado para um local permanente. É importante manter uma distância ideal entre as plantas, aproximadamente 0,5 metros.
Crescendo por meio de mudas
A propagação da variedade de mirtilo por meio de estacas de raízes começa com a preparação em novembro. Eles são separados dos pais, colocados na areia e colocados em local fresco. Em 2 anos, com muito cuidado, elas se transformarão em mudas viáveis.O material de plantio pode ser plantado em solo aberto para obter uma colheita para o próximo ano.
Cuidados com arbustos de frutas
Cuidar dos mirtilos não é difícil, basta prestar um pouco de atenção neles. As seguintes manipulações são realizadas:
- rega regular, alimentação, capina;
- camas de cobertura morta;
- poda de arbustos;
- tratamentos preventivos contra insetos e doenças.
No Norte ou em latitudes médias, os arbustos precisam ser cobertos para o inverno.
Regar e fertilizar a planta
Os mirtilos precisam ser irrigados 1 a 2 vezes por semana, dependendo das condições climáticas. Para 1 arbusto serão necessários 10 litros de água, pré-decantada. Não despeje líquido frio, pois prejudica a planta. A rega regular garante uma colheita estável e a formação de botões florais para o próximo ano. Sem irrigação, haverá menos frutos.
A irrigação por gotejamento é amplamente utilizada, a umidade é pulverizada gradualmente no solo, as folhas são umedecidas e a colheita evita superaquecimento e ressecamento.
Os fertilizantes são aplicados em março - 50% de substâncias nitrogenadas. Durante o pólen e o ovário, o restante é adicionado. A fertilização com nitrogênio é concluída em meados de julho para que a planta possa hibernar com segurança. Não se utilizam nitratos, pois prejudicam os mirtilos e alteram a acidez do solo.
Cobertura morta e afrouxamento de canteiros
Para cobrir os mirtilos, use feno, turfa, areia, serragem, folhas ou palha. Esses itens são usados para cobrir arbustos para protegê-los de mudanças de temperatura, ataques de besouros e doenças. Uma camada de cobertura morta torna o solo mais solto, mais fértil, mais leve e retém a umidade.
O método mais popular é cobrir os bagos com serragem, pois este material é o mais durável. A espessura da cobertura morta deve ser de 10 cm.A primeira cobertura é realizada após o plantio dos mirtilos em um novo local.No futuro, o procedimento será feito conforme necessário. Ao aplicar cobertura morta novamente, reduza a camada para 5 cm.
Aparar
A poda dos arbustos de mirtilo em expansão é realizada aos 3-4 anos de vida. Antes disso é feita a formação sanitária da planta. Os ramos danificados e não frutíferos pendurados nas laterais entre as fileiras são extirpados. Eles interferem no crescimento e enraizamento de brotos retos e poderosos. Um arbusto adulto não deve ter mais do que 5-6 ramos. Durante 5-6 anos, é realizada poda anti-envelhecimento.
Tratamentos preventivos
A cultura geralmente sofre de câncer no caule. A patologia é causada por um fungo específico. Pequenas manchas vermelhas aparecem na planta. Com o tempo, tornam-se castanhos e adquirem formato oval. Na fase final, o caule morre. Os sinais da doença são visíveis a olho nu no verão. O câncer geralmente afeta animais jovens. Você pode evitar a doença não plantando frutas em áreas alagadas e não adicionando excesso de nitrogênio.
A poda consistente do arbusto também ajudará. Os caules infectados devem ser queimados. Eles também usam uma solução a 0,2% de Topsin e Euparen. Aplicar 3 pulverizações por arbusto, uma vez por semana antes do pólen e a mesma quantidade após a colheita. Você pode tratar com calda bordalesa na primavera, antes de as folhas florescerem, e em outubro, depois de caírem. Se a baga não crescer e ficar anã, isso sinaliza danos a patologias virais ou de micoplasma. É necessária a remoção completa da amostra doente seguida de queima adicional.
Inverno
A robustez invernal dos mirtilos Chandler é alta, mas em regiões onde prevalecem invernos gelados, é melhor cobrir os arbustos com um tecido leve e não tecido. A serapilheira é amplamente utilizada. O tecido deve ser respirável. Além disso, os mirtilos ficam cobertos de neve. Se o inverno não tiver neve, os caules são amarrados com ramos de abeto.
Comentários sobre a variedade
Abaixo estão as respostas de jardineiros que cultivam mirtilos Chandler em suas propriedades. Eles o ajudarão a aprender sobre todas as nuances da variedade.
- Irina Novoselova, 68 anos, São Petersburgo. Olá! Chandler aprendeu sobre a variedade de mirtilo com um vizinho. Decidi experimentar a cultura no meu jardim. Plantei 8 arbustos de frutas silvestres. A frutificação ocorreu um ano depois, os bagos eram grandes e a colheita foi de cerca de 30 kg. Preparei smoothies com eles, acrescentei em produtos assados e fiz geléias.
- Alexander Vinnichenko, 59 anos, Kiev. Saudações! Cultivo mirtilos há mais de 15 anos. Recentemente comecei a cultivar a variedade Chandler. A colheita é sempre abundante, os frutos são grandes, suculentos e doces. Os arbustos estavam doentes de pulgões, retirei-os com produtos químicos. Recomendo esta variedade para que todos possam cultivar!