Os mirtilos Northland são amplamente conhecidos entre os entusiastas do cultivo de plantas como uma das melhores variedades resistentes à geada, o que explica o seu cultivo generalizado, mesmo em regiões com climas adversos. O país nortenho, como o nome da planta é traduzido do inglês, ao criar condições confortáveis para o crescimento, pode deliciar-se por muito tempo e abundantemente com seus frutos saborosos e saudáveis. Para obter bons resultados com esse arbusto incrível, é preciso conhecer seus pontos fortes e fracos, as regras básicas de plantio e cuidados.
- História da criação de mirtilo em Northland
- Prós e contras da cultura
- Descrição e características da variedade
- Bush e sistema radicular
- Floração e rendimento
- Área de aplicação de frutas vermelhas
- Resistência a doenças e pragas
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Tecnologia de pouso
- Prazos
- Preparando o solo e cova de plantio
- Preparando uma muda
- Algoritmo e esquema de pouso
- Regras de tecnologia agrícola e cuidados
- Regar e fertilizar
- Cobertura morta e afrouxamento de canteiros
- Poda formativa de arbustos
- Métodos de controle e prevenção contra doenças e insetos
- Preparando-se para o inverno
- Comentários sobre a variedade
História da criação de mirtilo em Northland
Esta planta relativamente termofílica é cultivada no Hemisfério Ocidental. O mirtilo Northland foi desenvolvido em 1952, embora os trabalhos tenham começado em 1948. Seus autores foram C. Johnston e J. Moulton, da Universidade de Michigan, nos EUA. A variedade Berkeley, que se distingue pelo alto crescimento, e o híbrido 19-H, obtido a partir de mirtilos compactos e mudas Pioneer, foram utilizados como pares parentais. Em 1967, os mirtilos Northland foram incluídos no Registro Estadual da Federação Russa.
Prós e contras da cultura
As seguintes características positivas foram observadas durante o cultivo de mirtilos Northland:
- alto nível de resistência ao gelo;
- maturação precoce dos frutos;
- tamanho compacto do arbusto;
- excelentes qualidades de consumo e de produto;
- altas taxas de produtividade;
- despretensão às condições de cultivo e cuidados
- aumento da imunidade a doenças graves e indivíduos parasitas;
- altamente decorativo.
Mas os mirtilos Northland também têm suas desvantagens, que vale a pena conhecer para obter uma colheita rica:
- baixo nível de resistência à seca;
- a necessidade de polinizadores adicionais;
- tolera dolorosamente correntes de ar e fortes rajadas de vento;
- cresce bem apenas em solos com alta acidez;
- O processo de reprodução ocorre lentamente.
Apesar de algumas desvantagens do mirtilo Northland, as suas vantagens cobrem-nas completamente, tornando-o um dos mais populares.
Descrição e características da variedade
Os mirtilos Northland pertencem à categoria de plantas coletivas, plantá-los em exemplares únicos é ineficaz. Conhecendo todas as principais características de uma cultura, é possível compreender quais as condições que ela necessita para o seu crescimento e desenvolvimento normais.
Bush e sistema radicular
O mirtilo Northland é uma planta de baixo crescimento, sua altura não ultrapassa 1,2 metros. O arbusto está se espalhando e tem um tronco poderoso, formando um crescimento denso. O tipo de sistema radicular é fibroso, localizado próximo à superfície do solo. Não são observados pêlos radiculares.
Os rebentos são eretos e uniformes, a sua cor verde permanece durante todo o ano. Graças aos seus ramos fortes, o arbusto não tem medo das cargas de neve. As lâminas das folhas do mirtilo Northland têm uma superfície brilhante, a cor é verde rico no verão e no outono muda para vermelho intenso. Seu comprimento não ultrapassa 3 centímetros.
As inflorescências de mirtilo Northland crescem pequenas e lembram sinos na aparência. Sua cor é rosa pálido. Os bagos redondos apresentam uma estrutura bastante densa, com tamanho médio de 1,6 centímetros. Uma camada azulada clara é visível na pele azul clara. As qualidades de consumo dos mirtilos Northland são excelentes: o sabor é doce, harmonioso e o aroma é pronunciado.
Os mirtilos Northland têm uma pontuação de degustação de 4,0 pontos em 5 possíveis.
Floração e rendimento
A fase de floração dos mirtilos Northland começa no final da primavera e o período de frutificação dura cerca de três semanas. Dado o amadurecimento médio da colheita, o amadurecimento dos frutos ocorre em meados de julho e dura até agosto.
Recomenda-se a colheita 2 a 3 vezes por semana, uma vez que os mirtilos Northland são propensos a cair rapidamente.
A safra começa a frutificar no segundo ano após o plantio em local permanente. Produz uma colheita estável e abundante, os indicadores de produtividade são de 4 a 5 quilos por plantio, em condições favoráveis - até 8 quilos. A vida útil do mato é de até 30 anos.
Área de aplicação de frutas vermelhas
Os mirtilos Northland são versáteis. Também podem ser utilizados para preparar diversas sobremesas, compotas e compotas. Eles são especialmente úteis para o corpo quando consumidos frescos.
Resistência a doenças e pragas
Os mirtilos Northland têm um alto grau de resistência às principais doenças, especialmente ao vírus da mumificação de frutas e a insetos nocivos.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
Em caso de violações das práticas agrícolas e condições climáticas desfavoráveis, a cultura pode ser atingida por doenças como podridão cinzenta, fisalosporose, câncer de caule e moniliose. Se o arbusto foi exposto a uma doença viral ou fúngica, na maioria dos casos ele deve ser totalmente descartado.
Das pragas, os mirtilos Northland são frequentemente atacados por ácaros, pequenos pulgões e besouros das flores. Além disso, os pássaros não são contra comer frutas doces e suculentas. Para proteger a cultura deles, recomenda-se a utilização de tiras de filme polimérico que são fixadas nos galhos do arbusto.
Tecnologia de pouso
Cultivar mirtilos Northland em regiões de clima variável não é fácil, mas é bem possível, o principal é criar inicialmente condições favoráveis para o seu crescimento.
Prazos
Recomenda-se a realização dos trabalhos de plantio no início da primavera, quando está quente e já passou o risco de retorno das geadas, ou no outono. Mas é preferível plantar mudas de mirtilo Northland na primavera, para que tenham tempo de se adaptar às novas condições e se preparar para o inverno.
Preparando o solo e cova de plantio
Para um melhor crescimento e desenvolvimento, é necessário escolher um local para o plantio de mirtilos Northland em uma clareira bem iluminada e protegida dos ventos frios. Plantar à sombra não traz os resultados desejados. Não é aconselhável colocar os arbustos perto de plantas altas de jardim, caso contrário os frutos ficarão azedos.
O solo do local de plantio não deve estar esgotado, as mudas precisam muito de nutrientes. A melhor opção é solo leve, bem drenado e saturado com componentes úteis - húmus. O índice de acidez deve estar na faixa de 3,5-5,0. Para o cultivo, é eficaz usar turfa alta ou uma composição baseada nela.
Preparando uma muda
Para evitar problemas futuros com a planta, é recomendável adquirir material de plantio em viveiros especiais ou em exposições. As mudas devem estar com sistema radicular fechado, ter dois anos e brotos de 35 a 50 centímetros de comprimento. Antes do plantio, o recipiente com a planta deve ser mantido em um recipiente com água por 30 minutos.
Algoritmo e esquema de pouso
Para que uma planta jovem crie raízes e cresça mais rápido, você deve seguir a seguinte tecnologia:
- Cave um buraco com 50 centímetros de profundidade e 50-60 centímetros de largura.
- Coloque uma almofada de drenagem feita de argila expandida, seixos e brita no fundo (espessura da camada de 7 a 10 centímetros).
- Preencha o buraco com uma composição nutritiva de turfa, solo, serapilheira e húmus até 10-15 centímetros.
- Coloque a muda preparada no centro do buraco e endireite as raízes.
- Polvilhe com mistura de solo e compacte com cuidado para que não haja vazios.
- Cobertura morta com serragem, turfa ou casca de pinhão (espessura da camada de 5 a 10 centímetros).
- Umedeça o solo com água acidificada, onde são utilizados 40 gramas de ácido cítrico para cada 10 litros de líquido.
A distância ideal entre plantações é de 1,5 metros e entre linhas de 2 a 2,5 metros.
Regras de tecnologia agrícola e cuidados
Basicamente, cuidar dos mirtilos Northland se resume a irrigar, soltar o solo e adicionar misturas de nutrientes.
Regar e fertilizar
Os arbustos de mirtilo devem ser umedecidos regularmente, uma vez a cada 7 dias. E na fase de frutificação - uma vez a cada 4-5 dias. O volume de água por planta adulta é de 10 litros. Divida em 2 doses, irrigando os arbustos pela manhã e à noite. É mais eficiente usar um sistema de irrigação por gotejamento para regar mirtilos.
Para os procedimentos de alimentação, recomenda-se a utilização de preparações com alta concentração de nitrogênio, bem como misturas complexas. O fertilizante é aplicado pela primeira vez na fase inicial do fluxo de seiva, a segunda vez durante a fase de floração e a terceira vez durante a formação dos ovários.
É indesejável adicionar compostos orgânicos ao solo, pois eles têm um efeito prejudicial nos arbustos de mirtilo.
Cobertura morta e afrouxamento de canteiros
Para evitar que as plantas cultivadas sofram deficiência de nutrientes e umidade, é necessário remover periodicamente as ervas daninhas próximas a elas. Afrouxar o solo permitirá evitar a falta de oxigênio nas raízes, mas deve ser feito com cuidado, até uma profundidade de 10 centímetros.
Para reter a umidade no solo, você precisa usar cobertura morta, por exemplo, turfa, serragem, casca de árvore triturada, grama. A espessura da camada deve ser de 5 centímetros.
Poda formativa de arbustos
Considerando a lenta taxa de crescimento dos brotos, você não deve se deixar levar pela poda.Para criar um formato mais compacto, os galhos do arbusto devem ser amarrados. Na primavera, os plantios são inspecionados e retirados de galhos incompetentes, inclusive aqueles infectados por microrganismos patogênicos.
A poda ajuda a evitar que sejam danificados pelo peso da neve. Para aumentar a produtividade dos mirtilos Northland, são removidos os rebentos com mais de 7 anos e, para aumentar o tamanho dos frutos, são podados os ramos com cinco anos.
Métodos de controle e prevenção contra doenças e insetos
Para combater o câncer do caule e a podridão cinzenta, é recomendável evitar o encharcamento do solo e quantidades excessivas de fertilizantes contendo nitrogênio. Em caso de infecção por essas doenças, Fundazol e Topsin atuam de forma eficaz. Medicamentos semelhantes são usados para a fisalosporose, e a mistura bordalesa tem se mostrado bem contra a moniliose.
Agentes inseticidas como Actellica, Karate, Calypso ajudarão a proteger as plantações dos pulgões. É possível combater o ácaro renal com a ajuda de sulfato de ferro, Nitrofen, KZM. Você pode derrotar o besouro das flores usando Fufanon e Intavir.
Preparando-se para o inverno
Ao cultivar mirtilos Northland em áreas com invernos rigorosos, devem ser usadas coberturas adicionais: spunbond, serapilheira. O uso de polietileno pode levar ao apodrecimento dos arbustos. Além disso, deve-se adicionar ao solo fertilizante com alta concentração de magnésio (no final de agosto).
Comentários sobre a variedade
Os mirtilos Northland provaram ser predominantemente positivos. É escolhido por sua relativa despretensão às condições de vida e alta produtividade.
Alexei, 56 anos, Saratov
Plantei a variedade recentemente, mas já consegui avaliar sua resistência à geada.Claro, ainda cobri as plantas jovens e, quando elas cresceram, aguentam muito bem as baixas temperaturas.
Anna, 46 anos, Novgorod
Gostei do mirtilo Northland por seu alto rendimento e baixa necessidade de manutenção. Não há necessidade especial de realizar podas formativas, basta regar a planta em tempo hábil e adicionar nutrientes.