O mirtilo comum é um tipo de baga que cresce selvagem no Hemisfério Norte, onde prevalecem os climas temperados ou frios. Os mirtilos crescem ao longo de rios e riachos. Ocorre na forma de arbustos únicos ou extensos crescimentos. Os mirtilos são conhecidos como arbustos despretensiosos, mas cultivar frutos silvestres a partir de sementes em casa é bastante difícil.
Características da planta
A altura do arbusto pode chegar a 1 metro.Quando há excesso de espaço livre, os galhos começam a se espalhar pelo solo.
- Porta-malas. Com o tempo, o tronco fica completamente lenhoso. O arbusto ramifica-se em ambas as direções, nos ramos crescem pequenas folhas semi-ovais cobertas por uma camada cerosa.
- Raízes. Tipo de sistema – fibroso. As raízes não desenvolvem pêlos pequenos, por isso o fornecimento de nutrientes do solo ocorre lentamente.
- Fruta. Pequenas bagas roxas escuras com polpa suculenta e suco azul claro contêm substâncias úteis que ajudam a fortalecer o músculo cardíaco e a normalizar as contagens sanguíneas.
Os mirtilos são considerados resistentes a infecções e pragas. Para uma existência confortável, precisa de solo ácido. Além disso, é um arbusto que adora umidade e, ao mesmo tempo, não tolera excesso de água.
Material de plantio de mirtilo: como é
O método de cultivo mais comum entre os jardineiros é o plantio de mudas prontas. Mas muitos residentes de verão tentam germinar mirtilos a partir de sementes em casa. As sementes podem ser compradas na loja ou preparadas você mesmo.
As sementes são obtidas a partir de frutos maduros. Podem ser redondos ou ovais e a cor varia do marrom claro ao marrom escuro. Após a separação das sementes da polpa, elas são lavadas com água morna e secas. As sementes endurecem rapidamente, mas isso não prejudica suas propriedades de plantio. O material pode ser armazenado por cerca de 10 anos.
Métodos de reprodução
Os mirtilos de jardim são propagados de várias maneiras:
- Sementes. Este método é considerado o mais longo. Antes da reprodução, as sementes são pré-tratadas. Em seguida, passam pela fase de enraizamento, após a qual são plantados no local de cultivo.
- Estacas. Esse caminho começa com a escolha de uma muda e seu plantio.
- Em camadas.O complexo processo de enxertia depende do tipo de copa, da escolha correta da variedade e do cumprimento das condições de criação da planta mãe.
A propagação das sementes começa com a seleção do material de plantio. Você pode selecionar sementes de frutas amadurecidas em agosto e plantá-las em sua dacha ou terreno após o processamento necessário. Recomenda-se que o material de plantio adquirido após armazenamento de longo prazo seja plantado na primavera.
Na rua
Este método envolve semear material em solo preparado. Antes da semeadura, são realizados trabalhos preparatórios:
- o solo é fertilizado com turfa,
- medir o nível de acidez, corrigir, se necessário, com misturas adicionais;
- as sementes são semeadas na camada superior do solo, a profundidade não deve ultrapassar 1,5 centímetros.
Ao plantar, deve-se levar em consideração o nível de aquecimento do solo. Se a temperatura do solo estiver abaixo de +10 graus, as sementes podem não germinar.
Aviso! O material de plantio fresco não germina. No preparo, basta embeber as sementes.
Na sala
Este método é chamado de muda. As sementes são preparadas e germinadas em casa, antes do plantio em campo aberto na primavera. O início do outono é adequado para o plantio de mudas. Durante o inverno, as sementes criam raízes e na primavera são colocadas em campo aberto.
Para quais variedades é adequado?
Nem todas as variedades de mirtilo podem ser cultivadas a partir de sementes. Apenas algumas variedades são adequadas:
- Patriota. Variedade de frutificação tardia, caracteriza-se como resistente à geada. A colheita começa no início de agosto.
- Néctar canadense. Os arbustos desta variedade podem atingir os 2 metros e os bagos amadurecem no início de setembro.
- Dispersão azul. Esta é uma variedade híbrida cujos frutos são grandes.
- Tesouro da floresta.Híbrido de alto rendimento, a frutificação dura mais que outras variedades.
- Golpe azul. Híbrido resistente à geada e de alto rendimento, amadurece na segunda quinzena de julho.
Condições necessárias para cultivo
Plantar frutas silvestres em uma horta é a etapa mais simples do cultivo de mirtilos. O cuidado inclui alguns recursos:
- os arbustos crescem em solos ácidos, por isso é necessário verificar a acidez ao longo do período vegetativo;
- os mirtilos não são plantados em terras baixas para eliminar o risco de alagamento; a melhor opção para o plantio de mirtilos é um local ensolarado e inacessível às correntes de vento;
- Para formar frutos maduros, os mirtilos precisam receber luz solar suficiente, o período mínimo de luz do dia durante o amadurecimento dos frutos é de 10 horas;
- a vantagem do arbusto é que antes da primeira geada os galhos têm tempo de ficar lenhosos, por isso são chamados de resistentes à geada, não congelam quando a temperatura do ar cai drasticamente;
- se a temperatura cair abaixo de -20 graus, os arbustos de mirtilo serão cobertos adicionalmente com materiais industriais;
- A colheita é feita por etapas, pois o amadurecimento dos mirtilos é irregular;
- os jardineiros aconselham o plantio de diferentes variedades no local, o que ajuda a aumentar o rendimento das espécies.
Preparação do solo
A preparação do solo para o plantio de mirtilos começa muito antes do processo em si. Para atingir o nível de acidez exigido, o solo é tratado com um ou mais meios:
- enxofre coloidal;
- suco de limão;
- ácido acético.
Após o tratamento, é feito o afrouxamento e repetido a cada duas semanas. Para cobrir o solo, use uma almofada de grama cortada, agulhas de pinheiro ou serragem.
Aviso! Está excluída a utilização de cinza de madeira no plantio de mirtilos. A cinza de madeira reduz os níveis de acidez, o que afeta o desenvolvimento do sistema radicular.
Germinação
Para acelerar o crescimento dos mirtilos, as sementes são processadas. O processamento inclui duas etapas:
- Estratificação preliminar, ou seja, armazenamento do material de plantio na geladeira para aumentar suas propriedades protetoras.
- Imersão do material de plantio para melhorar a capacidade de enraizamento.
Após o processamento, as sementes são colocadas na camada superior do solo em um recipiente baixo e polvilhadas com areia. O recipiente é coberto por uma tampa de plástico. O mecanismo de ação da estrutura preparada é a criação de um efeito estufa. Esta condição aumenta a capacidade de germinação das sementes, causando condensação e aumentando a temperatura do solo. A miniestufa é deixada em local quente e ensolarado até o aparecimento dos brotos. O período desde a semeadura até o aparecimento dos brotos é de cerca de 30 dias.
Tecnologia agrícola
As peculiaridades do cultivo de mirtilos são que o solo sob os arbustos não é fertilizado com complexos orgânicos durante todo o período de cultivo. A principal tarefa do jardineiro é prevenir a oxidação do solo, o que reduz a produtividade e prejudica o sabor dos frutos de mirtilo.
Uma cova de plantio para um arbusto é cavada de acordo com a fórmula: 60 por 60 centímetros. Na cova de plantio, a muda preparada é colocada verticalmente, sendo utilizado o método de plantio por transbordo.
Para os mirtilos, práticas agrotécnicas como a remoção de ervas daninhas são importantes. O afrouxamento é feito com cuidado para não prender o sistema radicular. Para aumentar os níveis de rendimento, os arbustos são podados regularmente para evitar que os mirtilos cresçam descontroladamente.
Cuidado
Cuidar dos arbustos de mirtilo inclui várias técnicas básicas:
- Irrigação. Os jardineiros sabem por experiência própria que os mirtilos não gostam de regar com água fria. A água decantada é usada para irrigação. A rega é realizada de manhã cedo ou tarde da noite.
- Cobertura morta. Uma importante técnica agrotécnica. É usado para proteger o solo do sol quente. Uma fina camada de serragem é considerada um material adequado.
- Pousar. Fileiras de arbustos são plantadas a uma distância não inferior a 2 metros uma da outra.
- Corte. A poda de primavera envolve a remoção de galhos danificados na primavera e a remoção de galhos velhos no outono.
Cultivo de mudas
Após o aparecimento das mudas no parapeito da janela, as mudas são retiradas para outro local. A panela pode ser colocada na varanda ou loggia do apartamento, onde é necessário garantir que a temperatura seja mantida de +18 a +23 graus
Em poucos meses, o broto cria raízes, adquire 3-4 folhas verdadeiras, o caule fino torna-se parcialmente lenhoso, então as mudas começam a se preparar para o plantio em local de cultivo permanente. A deterioração do aspecto da muda indica falta de minerais ou alteração da acidez do solo. Neste caso, alimentar mirtilos com misturas ácidas especiais será uma medida de apoio oportuna.
Plantar um arbusto em um local de crescimento permanente
O perigo que aguarda os jardineiros ao cultivar mirtilos em seus jardins é a diminuição da acidez do solo. Os mirtilos respondem às mudanças na acidez reduzindo o rendimento e a incapacidade de formar frutos maduros. Para evitar isso, em regiões onde a acidez do solo muda rapidamente, os veranistas utilizam um método incomum.
O fundo do buraco preparado é coberto com filme plástico, são feitas perfurações, em seguida é colocada uma camada de drenagem, coberta com terra e plantado um arbusto de mirtilo. A propagação de mirtilos por sementes é uma tecnologia em que os resultados completos não são garantidos. A principal tarefa dos jardineiros é controlar a acidez do solo; Também é necessário monitorar a umidade do solo.