Na estação fria, quando faltam frutas frescas e amoras, os preparados caseiros, como as geléias, vêm em socorro. Acompanha bem panquecas e panquecas, serve como camada de bolos ou apenas como lanche de chá. Experimente fazer geléia de mirtilos silvestres ou mirtilos cultivados localmente. Esta baga contém muitas vitaminas e antioxidantes que ajudam a manter a saúde durante todo o ano e também irão deliciar-se com o seu sabor rico.
Especificações de fazer geléia de mirtilo
A geléia de frutas vermelhas é preparada de forma bastante simples e não requer nenhuma habilidade especial. Porém, para que tenha a consistência correta, bom sabor e seja armazenado por muito tempo, é preciso conhecer algumas nuances.
- Os mirtilos são muito delicados e requerem um manuseamento cuidadoso durante a colheita, lavagem e secagem.
- Quando cozidos por muito tempo, os mirtilos perdem o sabor. Adicione suco e raspas de limão, outras frutas vermelhas ou temperos à geléia para que não fique insosso.
- No preparo de conservas caseiras, utilize sempre recipientes limpos e esterilizados e mantenha as mãos e todos os produtos utilizados limpos.
- Para obter um doce espesso, use gelatina ou açúcar gelificante. A baga em si não contém substâncias com efeito semelhante, como, por exemplo, a groselha.
Como preparar frutas vermelhas
Separe os mirtilos com cuidado, especialmente se eles não forem do seu terreno. Remova os frutos muito moles ou verdes.
Lave delicadamente os restantes em uma peneira, tomando cuidado para não danificá-los. Deixe os mirtilos secarem ao ar ou seque levemente com papel toalha e cozinhe de acordo com sua receita.
Como fazer confiture em casa
Uma receita simples para o inverno
Você precisará de:
- 1 kg de mirtilos preparados;
- 0,8 – 1,2 kg de açúcar;
- 2 rodelas de limão ou 0,25 colher de chá. Ácido Cítrico.
Preparação:
- Para fazer geléia simples de frutas vermelhas, coloque a pomba em uma tigela ou bacia para cozinhar, cubra com açúcar por pelo menos 8 horas, de preferência durante a noite. O açúcar pode ser consumido de 800 ga 1,2 kg, dependendo do quão doce é a geléia que você deseja obter no final.
- Após o tempo previsto, as bagas vão liberar suco. Adicione limão ou ácido cítrico ao recipiente e cozinhe em fogo baixo, mexendo e desnatando, por cerca de 25 minutos.
- Retire a geléia do fogo, esterilize os potes da maneira que lhe for mais conveniente, despeje a mistura de frutas vermelhas e enrole.
"Cinco minutos"
Você precisará de:
- 1 kg de mirtilos preparados, podem ser cortados ao meio com mirtilos ou morangos;
- 1,2 kg de açúcar;
- pau de canela.
Preparação:
- Coloque as frutas pré-preparadas em uma vasilha e cubra com açúcar por 12 horas.
- Depois disso, triture a mistura no liquidificador, acrescente a canela (opcional). Leve o recipiente ao fogo, leve à fervura mexendo sempre e cozinhe por exatos 5 minutos.
- Retire do fogo a geléia pronta, despeje em potes esterilizados e enrole da maneira usual.
Com gelatina
A geléia de mirtilo com gelatina tem uma consistência mais espessa e gelatinosa. É bom usar para rechear rolinhos de biscoito, pãezinhos ou simplesmente barrar no pão branco.
Você precisará de:
- 1 kg de mirtilos preparados;
- 1,2 kg de açúcar;
- 3 rodelas de limão;
- 25g de gelatina.
Preparação:
- Cubra os mirtilos com açúcar e deixe durante a noite.
- Moa os frutos silvestres com o açúcar e o suco no liquidificador, acrescente as rodelas de limão e leve ao fogo. Deixe ferver mexendo sempre. Quando a geléia ferver por 5 minutos, desligue o fogo e passe 200-250 ml de líquido (decocção) por uma peneira.
- Resfrie o caldo de frutas vermelhas a 85-90 graus. Despeje a gelatina nele e misture bem.
- Coe o caldo de gelatina por uma peneira e coloque-o de volta no recipiente de geléia. Aqueça em fogo baixo por cerca de 5 minutos sem ferver a geléia!
- Despeje a geléia pronta em potes esterilizados e enrole.
De mirtilos congelados
Os mirtilos podem ser armazenados no congelador durante o inverno. Para isso, são separados, os estragados e verdes são jogados fora, bem lavados, secos e colocados em sacos ou recipientes plásticos. De mirtilos congelados Você pode fazer geléia em qualquer época do ano.
Você precisará de:
- 75ml de água;
- 600g de açúcar;
- 500g de mirtilos congelados;
- limão, canela opcional.
Preparação:
- Não há necessidade de descongelar os mirtilos! Primeiro, cozinhe a calda de açúcar - despeje o açúcar e a água em uma panela ou panela de fundo grosso, você pode adicionar algumas colheres de sopa de suco de limão. A mistura é levada à fervura e cozida em fogo baixo até engrossar.
- Bagas congeladas são colocadas na calda fervente, mexendo sempre, deixe ferver e cozinhe por 10-15 minutos.
Armazenar
No inverno, é melhor guardar a geléia diretamente no apartamento (longe de aquecedores e luz) ou em uma varanda envidraçada. As condições ideais são temperatura de 10 a 15 graus e baixa umidade. Em temperaturas inferiores a 5 ou superiores a 25 graus, a geléia pode fermentar ou mofar.
Mesmo em condições ideais, a geléia não deve ser armazenada por mais de 3 anos, e ela será mais útil no primeiro ano após o preparo.