O vinho feito de espinheiro fresco é uma bebida alcoólica extraordinária. Mesmo quem prefere bebidas muito leves, como vinho light ou licor de frutas, vai gostar graças ao seu aroma suave e sabor nada repulsivo. Você pode adicionar toques de sabor com maçãs, uvas, chokeberries, limão ou laranja.
É possível fazer vinho com espinheiro?
Se antes só quem conhecia bem a tecnologia fazia vinho de espinheiro, agora com o desenvolvimento da Internet todos puderam adquirir os conhecimentos necessários. Você não precisa estudar muita literatura para fazer um álcool saboroso e seguro. Ao mesmo tempo, é ótimo que a bebida não seja apenas aromática e bonita, mas também benéfica para o corpo (claro, em quantidades limitadas).
Benefícios e malefícios
O espinheiro-alvar tem muitas propriedades positivas e as retém em uma bebida alcoólica. Isso também se deve ao fato de que na farmácia você encontra muitas tinturas e medicamentos à base dela. Os médicos destacam as principais ações positivas:
- relaxamento dos músculos e do sistema nervoso;
- controlar os níveis de colesterol no corpo;
- aceleração do metabolismo - ajudará você a perder peso;
- eliminação do inchaço;
- melhoria da função cardíaca;
- luta contra neuroses, ansiedade e depressão;
- prevenção de resfriados.
Mas também existem alguns impactos negativos, especialmente para quem tem alguns problemas de saúde. Assim, beber vinho de espinheiro é proibido para pessoas que sofrem de:
- de pressão arterial baixa;
- de indigestão;
- várias reações alérgicas;
- doenças graves do sistema cardiovascular.
Mulheres grávidas ou amamentando não devem beber vinho de espinheiro.
Como fazer vinho de espinheiro em casa
Levedura ou passas são adicionadas para melhorar a fermentação. É importante seguir a consistência em qualquer receita. Infelizmente, se a casa ou apartamento estiver frio, a bebida não funcionará. Para a sua fermentação e infusão é necessária sempre uma temperatura ambiente bastante elevada.
Receita simples
A receita mais simples está disponível para vinicultores novatos.Nenhum conhecimento específico é necessário e o resultado é quase 100% garantido. Levado:
- 5 quilos de espinheiro;
- 10 litros de água;
- 10 gramas de fermento para vinho - podem ser adquiridos em lojas especializadas;
- 4 quilos de açúcar branco.
Primeiro prepare a calda: o açúcar é misturado com água, aquecido e fervido até engrossar. Bagas de espinheiro são colocadas no fundo do recipiente e regadas com calda quente. O fermento é preparado diluído em água, conforme indicado nas instruções de uso. Aguarde alguns minutos e adicione-os à massa principal.
O frasco é fechado com selo d'água e deixado sozinho por três dias. Em seguida, escorra o mosto e acrescente metade do açúcar. Novamente, eles esperam uma semana e repetem o procedimento. A bebida ficará pronta em 1,5 meses.
Opção sem fermento
O fermento dá confiança de que o vinho vai dar certo, mas nem sempre seu sabor é sentido. Quem tem medo de que fique um aroma de lúpulo pode tentar fazer uma bebida com:
- 200 gramas de espinheiro;
- 5 flores de plantas;
- 1 litro de vinho tinto;
- 70 gramas de mel de flores naturais.
Os frutos são lavados e secos. Adicione vinho quente, mel e espinheiro em um recipiente e simplesmente envie para fermentar em local aquecido por três semanas.
Certifique-se de filtrar após este período e despeje em potes.
Com maçãs
A bebida de maçã tem gosto muito parecido com vinho quente. Você precisará levar:
- 2 litros de água;
- 100 gramas de maçãs tardias;
- 1,5 kg de açúcar (se as maçãs não tiverem açúcar pode levar mais);
- 1 quilo de espinheiro.
As maçãs são esmagadas da maneira que for conveniente - no moedor de carne, no ralador, no liquidificador. Misture a compota de maçã com frutas vermelhas e adicione um litro de água. Coloque em local aquecido por três dias, depois filtre e acrescente o açúcar.
Após 4 dias, são escorridos 200 ml de mosto, misturados com 400 g de açúcar, deixados por três dias, depois o procedimento é repetido novamente.
Com uvas
Para preparar esta bebida você precisará de:
- 4kg de açúcar granulado;
- 5 kg de espinheiro;
- 10 litros de água;
- 200g de passas.
Misture as passas, o açúcar e a água e deixe em local aquecido por 4 dias. O fato da entrada estar pronta pode ser comprovado pela fermentação vigorosa e pela formação de espuma espessa.
O açúcar é dissolvido em água e a mistura é despejada sobre o espinheiro. Adicione o starter e deixe por três dias. Em seguida, misture 1 litro de mosto com igual volume de açúcar, devolva e deixe por três dias. O procedimento é repetido mais duas vezes.
Com chokeberry
Eles pegam;
- 2,5 kg de espinheiro;
- 3kg de açúcar;
- 1 kg de sorveira;
- 100g de passas;
- 6 litros de água.
Em geral, a receita é idêntica à anterior. Para obter o aroma, a sorveira deve ser amassada.
Com limões e laranjas
Para 1 kg do ingrediente principal você precisa de:
- 0,6 kg de laranja;
- 2kg de açúcar;
- 0,4 kg de limões;
- passa.
Sourdough é feito como padrão. Limões e laranjas são adicionados na segunda etapa do preparo (quando o espinheiro é misturado à massa fermentada e deixado fermentar).
Data de validade e regras de armazenamento
Armazenado em local quente e escuro. O período máximo é de até 2 anos.