A seiva de bétula pode ser não apenas uma bebida saborosa, mas também matéria-prima para o vinho caseiro. Pode ser uma boa alternativa ao clássico vinho de uva e tem muitas propriedades benéficas. Vejamos como fazer vinho a partir da seiva de bétula, como preparar os ingredientes e a própria tecnologia de produção. Como armazenar e beber adequadamente a bebida resultante.
Sutilezas de fazer vinho com seiva de bétula
O vinho de bétula sai leve e macio. Como o suco não tem sabor e aroma fortes, as receitas geralmente contêm outros ingredientes - frutas vermelhas, frutas cítricas, mel, ervas aromáticas. Eles conferem à bebida acabada um sabor original e a tornam memorável.
Para preparar o vinho de bétula original, é necessário levar seiva fresca, recém-obtida. Azeda rapidamente em temperaturas normais e pode ficar inutilizável depois de apenas um dia. Para prolongar sua vida útil, é necessário manter os potes na geladeira. Você também precisará de passas para a entrada, ácido cítrico para acidificar o líquido e mel para doçura.
Preparando os ingredientes principais
A primeira etapa do preparo é ferver o suco para que fique mais espesso. O líquido é reduzido a um terço do seu volume. Você pode cozinhá-lo imediatamente com ácido e açúcar granulado ou adicioná-los após a fervura. Durante o cozimento, deve-se retirar a espuma que se formará durante a fervura.
Como fazer vinho com seiva de bétula em casa
A bebida é preparada de acordo com a versão clássica, que inclui apenas os ingredientes mais necessários, sem acrescentar outros. Mas também pode ser preparado seguindo outras receitas.
Receita clássica
O que levar:
- seiva de bétula – 20 l;
- açúcar – 4kg;
- ácido – 2 colheres de chá;
- passas – 100-150 g (ou 1 pacote de fermento de vinho).
Como cozinhar:
- Misture o suco fervido com a entrada ou acrescente o fermento.
- Coloque o açúcar e o ácido, dissolva, despeje tudo em uma garrafa grande.
- Coloque um selo d'água no gargalo, coloque o recipiente em local quente e escuro (a temperatura para uma fermentação adequada deve ser de 20-25 ˚C).
- A fermentação deve terminar após 5 semanas. Não se deve permitir uma mudança brusca ou significativa de temperatura no ambiente onde o vinho está repousando.
- Escorra o suco do sedimento e coloque-o novamente para nova infusão por 3 semanas em local não quente (10˚C).
- Em seguida, filtre e engarrafe.
Coloque-o no armazenamento.
Com notas cítricas
Ingredientes:
- seiva de bétula – 10 l;
- açúcar – 2kg;
- passas – 100 g;
- rodelas de limão, laranja ou lima.
O cozimento ocorre de acordo com o método clássico. O suco é deixado fermentar até que a fermentação pare completamente. Após a drenagem, o líquido é filtrado para retirada de sedimentos e pedaços de frutas cítricas. Despeje em potes ou garrafas, feche-os e leve à geladeira.
Com mel e canela
Você precisará de:
- seiva de bétula – 6 l;
- açúcar – 2kg;
- mel – 1kg;
- canela – 2-3 paus;
- vinho branco fortificado de boa qualidade – 1,5-2 l.
Recursos de culinária:
- Dissolva o açúcar no suco aquecido até ficar homogêneo, mexa e acrescente o mel.
- Adicione a canela e adicione o vinho de uva.
- Coloque em uma sala fria por 2 semanas.
- Escorra o líquido, filtre, engarrafe.
Após 30 dias, o vinho jovem pode ser consumido.
Com um sotaque frutado
O que preparar:
- seiva de bétula – 10 l;
- açúcar – 5kg;
- frutas, bagas – 3 kg;
- passas de uva azul – 200 g.
A tecnologia de fermentação é padrão. A fermentação leva pelo menos um mês. Em seguida, deve ser filtrado, colocado em recipientes de vidro e armazenado.
Com passas e sem ferver
Segundo esta receita, a matéria-prima não precisa ser fervida, apenas aquecida. Isto é necessário para dissolver o açúcar o mais rápido possível.
O que você vai precisar:
- suco – 3 litros:
- açúcar – 0,9kg;
- passas – 0,3 kg.
A sequência do processo de preparo da bebida é clássica. A fermentação continuará até que o líquido fique mais claro e transparente. Nenhuma bolha de dióxido de carbono será liberada do tubo do selo d'água.
Com ervas
Ingredientes:
- suco – 5 litros;
- açúcar – 2kg;
- fermento – 1 saqueta;
- ervas – tomilho, orégano, folhas de capim-limão.
Como cozinhar:
- Aqueça o suco e acrescente o açúcar.
- Adicione fermento e ervas secas em pó ao mosto.
- Despeje em um recipiente e deixe fermentar em local fresco e escuro.
- Após a fermentação, filtre o líquido, despeje em garrafas pequenas e leve à geladeira.
O vinho só pode ser bebido após a infusão.
Armazenamento adicional do produto
Não é recomendado beber vinho recém fermentado. Deve ficar em um local fresco e escuro. Este processo leva pelo menos 2 a 3 meses. A bebida fica límpida, leve e o sabor melhora.
Este vinho deve ser guardado em cave, em garrafas de vidro escuro e com rolhas bem fechadas. O prazo de validade, como qualquer bebida alcoólica, é ilimitado. Pode ser armazenado durante anos, durante o armazenamento o vinho ficará mais saboroso e nobre. O período mínimo de envelhecimento é de 1 ano.
É permitido beber a bebida todos os dias, mas em pequenas porções. Quando usado corretamente, com moderação, normaliza os processos metabólicos do corpo, fortalece o sistema imunológico e limpa as toxinas dos tecidos. Devido à presença de ácido na receita, o vinho deve ser consumido com cautela em caso de gastrite, doenças gastrointestinais e urolitíase.
O vinho de seiva de bétula é uma bebida alcoólica original que qualquer pessoa pode preparar em casa. Para isso são necessários os ingredientes mais comuns: suco, açúcar, frutas cítricas, ervas.O vinho é elaborado com tecnologia desenvolvida para vinho de uva, a receita não apresenta diferenças especiais.