O vinho pode ser feito não só de uvas, mas também de vários tipos de frutas silvestres. Por exemplo, de bérberis madura. Vejamos as propriedades benéficas e a sequência de preparação do vinho bérberis, receitas - receitas clássicas, sem fermento e de vinho fortificado. Como preparar bem os ingredientes, consumir a bebida acabada e guardá-la de forma segura.
Composição química e propriedades benéficas
As bagas de bérberis contêm muitas substâncias ativas, vitaminas, elementos minerais, alcalóides, ácidos orgânicos e um composto específico - a berberina. Bagas e produtos feitos com elas reduzem a pressão arterial, diminuem a frequência cardíaca, aceleram a secreção da bile e melhoram a coagulação do sangue. O vinho fortalece o corpo, tem propriedade adstringente e melhora a digestão. Você não deve beber uma bebida ácida se tiver gastrite, úlcera ou trombose.
Características de preparo da bebida
As bagas de bérberis são bastante ácidas, por isso, ao preparar o vinho, é necessário adicionar muito açúcar. Você também precisará usar muita água porque as frutas têm pouco suco.
EM
Preparação do ingrediente principal
Para o vinho, tome frutas de bérberis frescas, totalmente maduras ou muito maduras. Você também pode usar congelados. É aconselhável colher os frutos silvestres após o início da geada, pois os congelados tornam-se mais macios e menos ácidos e perdem o amargor. Se você coletar as frutas antes da geada, será necessário mantê-las no freezer por 1 dia.
Preparação: separe as matérias-primas, retire os frutos inadequados, lave o restante das bérberis e deixe escorrer. Em seguida, passe por um moedor de carne para obter uma polpa homogênea.
Receitas para fazer vinho bérberis em casa
Fazer vinho de bérberis não é difícil, as receitas não levam muitos ingredientes. Consideremos a preparação de um vinho clássico, sem fermento e fortificado.
Maneira clássica
Você precisará de:
- bérberis – 3 kg;
- açúcar – 2kg;
- água – 12 litros;
- fermento para vinho - 1 pacote.
Como cozinhar:
- Coloque a polpa de bérberis em uma tigela de vidro, acrescente o fermento de vinho, 1 kg de açúcar granulado e despeje a água. Cubra o prato com um pedaço de gaze.
- Deixe por 3 dias em local aquecido, mexa 2 vezes ao dia.
- Depois de fermentar, coe a mistura e esprema a polpa. Despeje o suco resultante na garrafa até ¾ do seu volume. Adicione 0,5 kg de açúcar e misture.
- Instale um selo d'água e coloque a garrafa em local escuro.
- Após 5 dias de fermentação, acrescente o açúcar restante.
O vinho Barberry pode fermentar por 30-55 dias. Após concluir o processo, despeje a bebida em um novo recipiente e feche-o com tampa ou rolha.
Vinho fortificado
A intensidade do vinho simples de bérberis não pode ser superior a 8-12 graus. Se quiser tomar uma bebida com alto teor de álcool, é necessário adicionar álcool ou vodka ao vinho acabado: 50-75 g de álcool ou 100-150 g de vodka por 1 litro. A fixação melhora e prolonga o armazenamento da bebida. É preparado de acordo com a receita padrão.
Vinho de bérberis sem fermento
Você precisará de:
- bérberis – 3 kg;
- açúcar – 2kg;
- água – 12 litros;
- passas – 0,1 kg.
Preparação:
- Faça o fermento 3-4 dias antes de enviar a massa da baga para fermentação.
- Despeje as passas em uma jarra de 1 litro, adicione 1 xícara de açúcar e despeje 1 colher de sopa. líquidos.
- Mexa, cubra com um pano e mantenha aquecido.
- Após 3-4 dias, esprema o líquido e descarte as passas.
- Em seguida, prepare o vinho de acordo com o esquema clássico, mas em vez de fermento, adicione fermento fresco.
A entrada de passas confere sabor e aroma únicos à bebida, não possui cheiro de fermento, que nem todo mundo gosta.
Armazenamento e uso
Qualquer vinho deve ser armazenado em local fresco e definitivamente escuro. O calor e a luz estragam o produto. Numa casa particular, o produto alcoólico é guardado numa cave, onde se mantêm as condições ideais durante todo o ano. Prazo de validade – a partir de 1 ano.Mas, assim como o vinho de uva, o vinho bérberis pode ser armazenado indefinidamente. Só vai melhorar com a idade.
Você pode beber vinho caseiro agridoce 6 meses após a drenagem. Este é o período mínimo de manutenção. Você pode consumir todos os dias, mas não mais do que 100-150 g por dia. Se você usar com mais ou mais frequência, isso trará danos, não benefícios.
O vinho Barberry é preparado com tecnologia convencional, mas para obter uma bebida de boa qualidade é necessário respeitar as proporções e a sequência de preparo. Guarde em pequenas garrafas na adega ou na geladeira.