Plantando e cuidando da bérberis Ottawa Superba, métodos de propagação e controle de doenças

O cultivo de arbustos ornamentais é um procedimento simples e bastante emocionante, pois ao formar um arbusto você poderá realizar seus desejos mais queridos. Cultivar a bérberis Ottawa Superba não é difícil, o plantio e o cuidado não exigem muito esforço e o resultado é um lindo arbusto.


Características gerais da bérberis de Ottawa

Todas as variedades de bérberis são cultivadas com mais frequência para fins decorativos.O arbusto atinge o seu principal valor decorativo no 6-8º ano de cultivo. A planta começa a florescer em meados de maio e dura cerca de 3 semanas. O arbusto de bérberis tem flores pequenas e amarelas com tonalidade avermelhada. Para dar frutos, a bérberis precisa de insetos para polinização.

A frutificação do arbusto ocorre no 6º ano de vida, dependendo da variedade, vai de agosto a setembro. O rendimento de um arbusto adulto é de 11 a 13 kg. Os frutos podem ficar pendurados até o início do inverno. A vida útil da bérberis é de até 50 anos. Com os devidos cuidados, o arbusto dá frutos por cerca de 40 anos.

Prós e contras da variedade

As vantagens deste tipo de arbusto de bérberis incluem:

  • aumento da taxa de crescimento, os crescimentos anuais crescem até 35 cm de comprimento;
  • despretensão, a planta se adapta bem a diferentes tipos de solo;
  • resistente à seca, pouca luz;
  • raramente afetado por insetos nocivos;
  • rápida recuperação da planta após danos mecânicos;
  • com os devidos cuidados e abrigo cresce nas regiões norte.

Esta variedade tem uma desvantagem: ela é caracterizada por uma robustez média no inverno. Assim, existe a possibilidade de congelamento parcial dos rebentos do arbusto.

arbusto de bérberis

Variedades de arbusto de Ottawa

Criado no Canadá por cruzamento Bérberis Thunberg e a variedade comum. O habitat natural da mata fica ao longo de rios, ravinas, florestas.

Auricoma

Durante o período vegetativo, forma-se uma planta bem compacta, atingindo uma altura de 1,7 a 2,4 m.As grandes lâminas foliares do arbusto, após a floração, adquirem uma cor vermelho escuro e, com a aproximação do outono, mudam para tons de laranja mais claros.

ramo de bérberis

Superba

Superba pode atingir uma altura de 2,4 a 2,9 m.As lâminas das folhas são de cor vermelha escura ou roxa com tonalidade azulada.

Milhas de Prata

Arbusto extenso, atingindo 2,1 a 2,7 m de altura, com folhas de bérberis roxas com tonalidade prateada.

Pousar

A opção ideal para o cultivo de bérberis é adquirir uma muda de 2 a 3 anos. É aconselhável fazer isso em loja especializada.. A principal característica da qualidade de uma muda é que o sistema radicular deve ter no mínimo 25 cm de comprimento, sem sinais de podridão ou lesões mecânicas.

30 dias antes do plantio da bérberis, é importante cavar a área e limpar o mato. É dada especial atenção à nutrição do solo, sendo necessário adicionar: sal de potássio, superfosfato, composto ou esterco, cal (se o solo for caracterizado por acidez excessiva).

bérberis amarelo

A distância entre as plantas é selecionada com base na finalidade do plantio. Caso seja necessária a formação de uma sebe densa com arbustos vivos, são plantadas 4 mudas por segmento de metro, para um plantio mais esparso - duas mudas.

Para desembarcar você precisa de:

  • faça um furo de 40 por 40 cm;
  • adicione uma camada de solo fértil no fundo;
  • adicionar fertilizante (chorume, sal de potássio, cinza), misturar com solo;
  • água;
  • Colocar uma muda de bérberis no meio da cova para que o colo da raiz não se aprofunde, levando em consideração o encolhimento posterior, fica 3-4 cm acima do plano do solo;
  • cubra com solo fértil, compacto, cubra com uma camada de turfa, palha picada e húmus.

É permitido plantar o arbusto na primavera, antes que os botões cresçam, quando o solo estiver completamente aquecido. Na bérberis, o período de cultivo começa cedo, portanto, quando plantada na primavera, é mais difícil criar raízes. Plantio de outono mais favorável, 25-30 dias antes do início da geada.Durante este período, o sistema radicular da planta passará por adaptação e endurecimento, o que aumentará significativamente a robustez do inverno.

plantando um arbusto

Cuidados adicionais com a planta

O cumprimento dos requisitos para o cuidado de um arbusto de bérberis é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido da planta.

Preparação

Essa variedade é despretensiosa para a composição do solo, mas é sensível ao excesso de umidade. Assim, leva-se em consideração a presença de água subterrânea, que não deve passar a menos de 2 m, caso contrário recomenda-se a instalação de uma camada de drenagem de boa qualidade.

Localização

O arbusto adora áreas com iluminação suficiente, protegidas das correntes de vento. Cresce bem em áreas sombreadas, mas a saturação da cor das folhas é reduzida.

espécies de bérberis

Rega

A rega da planta é realizada após cada fertilização e uma vez a cada 7 dias em tempo seco. Um arbusto necessita, dependendo da idade, de 6 a 9 litros. Após a rega, é importante arrumar a cobertura morta. Durar regando bérberis realizado no outono, 14-16 dias antes do início das geadas.

Cobertura

A nutrição após o plantio deve ser feita na primavera da próxima safra. Para estimular a vegetação, recomenda-se adicionar uréia na proporção de 35 g para cada 10 litros de líquido. Depois é alimentado com nitrogênio a cada quatro anos.

Para uma floração abundante e um bom amadurecimento dos novos ramos, é necessário alimentá-los com matéria orgânica: despeje 1 kg de esterco podre com 3 litros de líquido e deixe por três dias. A seguir diluir na proporção: 1 (infusão) para 3 (água). Para fortalecê-lo antes do inverno, é necessário adicionar 13 g de superfosfato e 10 g de sulfato de potássio.

flor de bérberis

Aparar

Como a bérberis é uma planta ornamental, a poda é necessária para manter uma aparência decente, e anualmente. Tem dois objetivos:

  1. Estimulação do crescimento de novos rebentos, cujas placas foliares são mais decorativas.
  2. Saneamento: necessário para eliminar o estresse desnecessário da planta, prevenir a propagação de doenças e danos causados ​​por insetos nocivos.

A poda de outono é higiênica. É realizada no momento em que o arbusto entra em fase de dormência, via de regra, 15 dias antes do início das primeiras geadas. Considerando a região de crescimento, esses períodos vão do final de setembro ao final de novembro.

Precisa remover:

  • galhos velhos e secos;
  • danos causados ​​por pragas ou doenças;
  • galhos feios entrelaçados;
  • brotos que direcionam seu crescimento para o centro da copa.

poda de bérberis

É importante revestir cortes grandes com verniz de jardim. Descarte todas as peças cortadas. Se o arbusto de bérberis cresce sozinho, a formação de uma bela coroa ocorre naturalmente, à medida que novos ramos crescem para cima. Conseqüentemente, esses arbustos precisam apenas de poda sanitária.

Quando a bérberis forma uma sebe, é necessária uma poda sistemática. Para isso, no segundo ano após o plantio, os novos ramos precisam ser encurtados pela metade, o que estimulará o espessamento da bérberis. O arbusto de bérberis floresce no crescimento da temporada anterior. Assim, para que os ramos com botões florais possam crescer, é melhor podar imediatamente após o processo de floração da bérberis.

Um procedimento de corte de cabelo semelhante é realizado nas temporadas seguintes, os crescimentos na parte superior e nas laterais são encurtados.

A planta é bastante flexível ao corte, o que permite concretizar várias ideias criativas: dar a aparência de uma bola, um triângulo ou criar uma figura em várias camadas. Mas vale lembrar que no processo de formação da copa com podas regulares, pode-se esquecer a floração do arbusto.

Inverno

No primeiro inverno após o plantio, a bérberis precisa de um abrigo completo. É necessário aumentar a espessura da cobertura morta para 10 cm. EMAmarre os galhos da planta com uma corda larga e cubra com estopa ou outro material. Além disso, recomenda-se cobri-lo com ramos de abeto e varrer a neve.

arbusto de bérberis

Proteção contra doenças

O lado fraco do arbusto de bérberis são as infecções fúngicas. Isso inclui oídio e ferrugem. As placas foliares são frequentemente afetadas, menos frequentemente os ramos e partes dos frutos. Para eliminar a doença são utilizados: “Vectra”, “Topázio”, “Fundazol”, sulfato de cobre, enxofre coloidal, calda bordalesa. Considerando o grau de infecção, são realizadas 4-6 pulverizações. Para fins preventivos, recomenda-se tratar a planta com fungicidas a cada temporada.

Controle de pragas

A infestação de arbustos por pragas ocorre quando um local está massivamente infestado ou quando as práticas agrícolas não são seguidas (humidade excessiva, copa densa). Barberry é frequentemente afetado por pulgões. Esta praga se alimenta da parte inferior das folhas. Com danos graves, as placas das folhas secam. Para destruição usam: “Karbofos”, “Aktellik”, “Confidor”, “Bankol”.

Reprodução

Propagação de bérberis A variedade Ottawa ocorre das seguintes maneiras, cada uma caracterizada por seus prós e contras:

  1. Camadas: Nem todas as variedades de bérberis produzem camadas.
  2. Dividindo o arbusto: aumenta o risco de lesões no sistema radicular.
  3. Estacas: a adaptação e o enraizamento ocorrem de forma relativamente lenta.
  4. Por sementes: a taxa de germinação da semente do arbusto de bérberis varia de 20% a 40%, vale ressaltar que as características varietais de um novo arbusto nem sempre serão preservadas.

Cada jardineiro pode escolher o método de propagação a seu critério.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim