Variedades e tipos de bérberis com descrições e características, escolha por regiões

O cultivo de árvores frutíferas e arbustos de frutos silvestres é uma tradição de muitos proprietários de chalés de verão. Cada vez mais também se encontram curiosidades nos jardins, cujo cuidado dá prazer a quem gosta de mexer nas plantas. Muitas vezes, os arbustos de bérberis crescem perto das casas; existem muitas variedades destinadas ao cultivo em condições climáticas difíceis e, a cada ano, os criadores introduzem cada vez mais novas espécies.


Tipos mais populares

Existem dezenas de tipos de bérberis que você mesmo deve cultivar. Antes de adquirir a preciosa muda, é recomendável estudar cuidadosamente a descrição das variedades, entender as características e conhecer os prós e os contras das espécies que você gosta.

Thunberg

É considerada uma das variedades mais populares de bérberis. Durante o verão, as folhas apresentam tonalidade roxa escura, tornando-se vermelhas brilhantes no outono. Com os devidos cuidados, o arbusto pode atingir um metro e meio de altura. Tolera geadas, resiste até 35 graus abaixo de zero.

tibetano

É resistente e tolera facilmente baixas e altas temperaturas, por isso é recomendado para cultivo em regiões frias e quentes. Não é atacado por pragas e não adoece. Os frutos silvestres têm sabor agradável e não apresentam o sabor amargo pronunciado inerente à maioria das variedades de bérberis.

Os frutos da bérberis tibetana são usados ​​​​na medicina alternativa: a combinação de substâncias benéficas lida facilmente até com doenças graves.

canadense

Na maioria das vezes são utilizados apenas para decoração, embora a variedade se diferencie pela frutificação e produza uma colheita de frutos silvestres todos os anos. O arbusto é alto (até 2,5 m) e possui uma copa exuberante. Os brotos apresentam espinhos longos (até um centímetro e meio). Barberry não exige solo e cria raízes facilmente em arenito ou solos rochosos.

flor amarela

coreano

A variedade difere de suas congêneres pelo formato bizarro de seus espinhos, que se agrupam em cachos de 4 a 7 peças. A planta é alta - a partir dos 2 m, só começa a frutificar aos cinco anos, embora flores amarelas perfumadas apareçam mais cedo. Os frutos amadurecem em setembro e a queda das folhas começa no início de novembro.

Variedades com frutas comestíveis

Antes de comprar uma muda de bérberis, é recomendável decidir para que finalidade o arbusto será cultivado. Se a planta for cultivada para produzir frutos, é melhor saber com antecedência se os frutos são utilizados para alimentação.

esférico

Nas vastas extensões da Rússia, é difícil encontrar uma variedade esférica de bérberis: o arbusto é caprichoso e não se enraíza bem em condições climáticas instáveis ​​ou frias. Recomenda-se cuidar do abrigo para o inverno, caso contrário a planta morrerá nas primeiras geadas.

O arbusto frutífero irá deliciá-lo com deliciosos frutos silvestres, o amadurecimento ocorre em meados de setembro. Muitas vezes a frutificação dura até novembro.

bagas em um arbusto

Ordinário

É mais frequentemente encontrado no Cáucaso, embora mesmo nas duras condições da Sibéria resista a fortes geadas. Principais características da espécie:

  • imunidade a doenças;
  • compacidade (os arbustos raramente ultrapassam 2,5 m);
  • possibilidade de formação;
  • frutas grandes e saborosas;
  • produtividade;
  • facilidade de atendimento.

As principais condições de cultivo são solo bastante leve e moderadamente úmido. É melhor não plantar arbustos à sombra, pois isso certamente afetará o tamanho e o sabor da fruta.

Anão

É também uma variedade de bérberis - anã. Os arbustos baixos produzem generosamente frutas deliciosas, que servem para fazer conservas, sobremesas e bebidas refrescantes. As plantas são frequentemente cultivadas para decoração: a bérberis anã se encaixa perfeitamente em composições de plantas com flores.

folhas vermelhas

Atropurpurea Nana

O arbusto de baixo crescimento se distingue por uma coroa esférica e folhas roxas brilhantes, que mudam de cor durante a estação e tornam-se quase ígneas no outono. A floração começa em maio e dura mais de um mês. As flores são pequenas, de um amarelo brilhante. Os frutos são vermelhos e amadurecem em setembro.

Kobold

Um arbusto adulto, mesmo com os devidos cuidados, raramente chega a meio metro. Uma característica distintiva da variedade é que no outono as folhas adquirem uma tonalidade dourada. Bagas rosadas ou vermelhas brilhantes são colhidas em setembro. O arbusto fica bem na geada e no calor, dá frutos mesmo na sombra.

Bagatela

Uma das bérberis anãs mais atraentes. A altura de uma planta adulta é de 35 a 40 cm, as folhas são pequenas, até 1 cm, de cor roxa. Os frutos são comestíveis e amadurecem no início do outono. É melhor não cultivar a planta em regiões com condições climáticas instáveis ​​ou muito frias. Não tolera sombra parcial - certifique-se de plantar em áreas ensolaradas.

bérberis anã

Em um porta-enxerto colunar

Barberry em porta-enxertos colunares é muito popular. Colunas douradas vão decorar um canteiro de flores ou jardim e são frequentemente usadas para criar sebes.

Tocha Dourada

Possui folhagem amarela bastante clara. Altura - até um metro e meio. Certifique-se de cuidar de um local ensolarado, pois na sombra a planta perde o efeito decorativo. A variedade é resistente ao gelo e pode suportar facilmente temperaturas de até 35 graus.

Pilar Dourado

Mais uma bela variedade colunar que vai decorar o local. A altura de uma planta adulta é de apenas um metro e meio, o diâmetro da copa chega a meio metro. Suporta baixas e altas temperaturas, não requer cuidados especiais e dispensa regas regulares.

pilar dourado

erecta

Arbusto alto e exuberante com folhagem dourada. A variedade não difere em altura - apenas 1,5 m e o diâmetro é de cerca de um metro.O arbusto não exige cuidados e ficará sem abrigo no inverno.

Foguete Laranja

Arbustos com folhas laranjas brilhantes se adaptam perfeitamente a qualquer paisagem. As plantas são baixas, raramente ultrapassando um metro. Os frutos são comestíveis e começam a amadurecer no início do outono.

Variedades perenes para a paisagem

Existem muitas variedades de bérberis que não perdem folhas nem mesmo no inverno. Normalmente, essas variedades são usadas para sebes, paisagismo, decoração de jardins e hortas caseiras.

paisagismo

Cartão grátis

Floresce em maio. As folhas são claras, verde esmeralda. Os frutos amadurecem em agosto e não são utilizados para consumo. É melhor crescer em regiões quentes, pois os arbustos podem morrer a 20 graus abaixo de zero.

Gagnépena

Caracteriza-se por um crescimento extremamente lento, atingindo apenas dois metros em dez anos. Possui espinhos longos (até 2 cm). As flores são amarelas, os frutos são pretos, não servem para alimentação.

Darwin

Cultivado apenas em regiões quentes. O arbusto é baixo - cerca de 2 m, as flores são alaranjadas, os frutos são pretos, não comidos. Uma característica distintiva da variedade são os longos espinhos.

Juliana Bérberis

As folhas são verdes, com tonalidade bronzeada nos arbustos jovens. Nas regiões quentes floresce em maio, nas regiões frias no início do verão. As flores são coletadas em cachos exuberantes. Resistente a temperaturas instáveis.

Juliana Bérberis

Variedades variegadas

De particular valor para os jardineiros são as variedades variadas que combinam habilmente com qualquer planta.

Ouro Especial

Planta anã que cresce apenas até 25 cm, as folhas são pequenas, amareladas com borda mais escura. Na primavera é coberto por abundantes flores douradas. Tolera frio e calor. Freqüentemente usado para paisagismo de ruas e parques de cidades.

Admiração

A planta cresce apenas até meio metro. As folhas são vermelhas e têm a borda amarela. Dá frutos, mas os frutos não são adequados para alimentação.É aconselhável usar abrigo para o inverno.

Planta de admiração

Variedades de bérberis para sebes

Uma decoração especial do local é uma sebe de bérberis rasteira, que serve de cerca e elemento paisagístico. Não haverá dificuldades particulares no cultivo de arbustos, o principal é fazer podas regulares, não deixando as plantas crescerem muito.

Foguete Dourado

Bérberis com folhas douradas que não perdem o atrativo ao longo da temporada. A altura do arbusto chega a 1,7 m e o diâmetro de uma planta adulta é de 1,4 cm.

erecta

Uma variedade bastante alta de bérberis. Com os devidos cuidados, os arbustos crescem muito em largura e requerem podas regulares. As frutas têm sabor desagradável.

Superba

Cresce até três metros. As folhas são roxas, os frutos são vermelhos e são comidos. A variedade não exige muito do meio ambiente e dispensa manutenção e regas regulares.

arbusto de flores

Auricoma

Pequeno arbusto decíduo. A coroa cresce para cima e começa a se expandir para os lados com a idade. As folhas vermelhas têm tonalidade bronze e ficam laranja no outono.

Otava

Uma variedade que não perde o tom vermelho chique mesmo na sombra ou com excesso de umidade. Cresce rapidamente, atingindo até 50 cm de crescimento por ano. Usado para paisagismo.

Variedades com frutas pretas

Normalmente, as variedades de chokeberry são usadas para paisagismo, embora os frutos sejam bastante comestíveis. As melhores variedades:

  • Ganiepena;
  • Klugowski;
  • Juliana.

No cuidado, as variedades de chokeberry não são diferentes da bérberis comum.

arbusto denso

Variedades sem espinhos

Algumas variedades de bérberis não possuem espinhos, por isso é recomendável cultivá-las com segurança, mesmo perto de parques infantis. Variedades populares sem espinhos:

  • Mentor;
  • Áurea;
  • Pilar Helmond.

Esses tipos de bérberis não são caprichosos, são fáceis de cuidar e toleram bem condições climáticas instáveis.

Como escolher uma variedade para diferentes regiões da Rússia

Recomenda-se selecionar as espécies de acordo com as condições climáticas. Você não deve se envolver em experimentos - é improvável que variedades que gostam de calor sobrevivam ao rigoroso inverno da Sibéria.

bagas pequenas

As melhores variedades de bérberis para a região de Moscou

Cultivar bérberis na região de Moscou não é muito difícil: a maioria das variedades tolera bem a instabilidade de temperatura. O principal é seguir as regras da tecnologia agrícola e utilizar abrigo de inverno.

Alba variegata

Uma das variedades de bérberis comum. Uma característica distintiva da variedade são manchas brancas de formato irregular nas folhas. O arbusto não é alto - apenas 1,3-1,4 M. Os principais requisitos são muito sol e umidade moderada do solo.

Atropurpuréia

Cresce até um metro, as folhas roxas têm uma tonalidade violeta. As flores amarelas são seguidas por longos frutos vermelhos. Tolera sombra parcial sem perder o efeito decorativo.

postes de jardim

Superba

Arbusto alto (3 m) com folhas roxas. As pétalas das flores são vermelhas e possuem uma borda amarela. As frutas são bastante saborosas e são utilizadas na culinária.

As melhores variedades de bérberis para a Sibéria e os Urais

Para cultivar em condições adversas, é melhor comprar variedades de bérberis resistentes à geada.

Siberiano

Um arbusto baixo com espinhos longos e densos. As folhas também possuem dentes espinhosos. Começa a florescer no final da primavera, os frutos aparecem no início do outono. Tolera facilmente invernos gelados.

arbusto com espinhos

Amursky

Frequentemente encontrado em condições naturais. Recomendado para uso em sebes em crescimento. Tolera facilmente cortes de cabelo. Os frutos são azedos e são utilizados para fazer bebidas e conservas.

Barberry é uma planta que vai realçar a individualidade de um canteiro de flores, jardim, ou decorar uma casa ou anexos de quintal. Com um mínimo de trabalho, o arbusto certamente irá recompensá-lo com um crescimento rápido e frutificação abundante.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim