A colheita dos frutos de bérberis começa quando os frutos agridoces ficam vermelhos. Na zona intermediária amadurecem no final do verão. Com os frutos do mato fazem-se compotas e marshmallows, preparam-se especiarias, marmeladas e licores. Os frutos da planta são ricos em ácido ascórbico e pectina, melhoram o apetite, fortalecem o sistema imunológico e têm efeito antiinflamatório. Mas para que o uso das frutas dê um resultado positivo é preciso saber quando colhê-las.
- O que pode ser usado
- Quando colher diferentes partes de uma planta
- Bagas
- Raízes
- Latido
- Folhas
- Como os tempos de colheita dependem da variedade e da região de crescimento?
- Regras e tecnologia de coleta
- Como secar bérberis em casa
- Secagem de galhos e folhas
- Preparamos as raízes
- Frutas e sementes
- Duração do armazenamento
- Onde e como usar os espaços em branco corretamente
O que pode ser usado
As bagas de bérberis são incluídas em dietas para perda de peso, consumidas para fortalecer o sistema imunológico e adicionadas em conserva a vegetais fritos ou cozidos. As frutas são utilizadas para fazer máscaras que suavizam as rugas da pele e removem as olheiras. As decocções são preparadas a partir de folhas ricas em ácido ascórbico e caroteno, que promovem:
- parar o sangramento;
- eliminando náuseas;
- excreção de bile.
As raízes da bérberis são secas e colocadas no chá, e a infusão é usada para enxaguar a boca e aliviar a inflamação. A decocção é usada para cólicas estomacais. A tinta natural é obtida dos galhos e tronco da bérberis. Os medicamentos da casca do arbusto reduzem a pressão arterial e estancam o sangramento interno.
Quando colher diferentes partes de uma planta
Para garantir que as folhas, a madeira e os frutos não percam as suas propriedades curativas, é necessário que sejam colhidos em determinadas épocas; são colhidos em diferentes épocas do ano.
Bagas
A bérberis verde é perigosa para os humanos porque contém veneno. Nas latitudes médias, os frutos começam a ser colhidos antes do final de agosto. Você pode colher as frutas do arbusto no final do outono, após a geada, mas as bérberis maduras vazam suco e estragam rapidamente.
Raízes
Na parte subterrânea do arbusto espinhoso, a maioria dos componentes úteis se acumula no outono. Para evitar que a planta morra, use cuidadosamente uma pá para separar no máximo 1/3 dos brotos das raízes. Não são lavados, mas secos e guardados em estopa ou embrulhados em jornais. A próxima colheita desta bérberis não pode ser realizada antes de 5 anos.
Latido
Quando o arbusto começa a secretar seiva, o que nas latitudes médias ocorre no segundo mês da primavera, são preparadas matérias-primas medicinais como a casca.É retirado dos brotos, colocado no sótão em camada fina e virado várias vezes para secar tudo.
Folhas
No final da primavera, os botões da bérberis se abrem e o arbusto floresce. Neste momento, é necessário cortar galhos jovens de no máximo 10 cm de comprimento com folhas verdes tenras e secar todos juntos, lavando-os da sujeira.
Para armazenamento a longo prazo, as matérias-primas medicinais são dispostas em camada fina no forno, primeiro a 45, e depois aumentando a temperatura para 60 graus.
Como os tempos de colheita dependem da variedade e da região de crescimento?
Um arbusto semelhante a uma árvore com uma copa extensa é encontrado no Cáucaso, no sul da Europa e em latitudes médias. A planta cria raízes sem problemas até na Sibéria. A bérberis de Amur é comum no Extremo Oriente e seus frutos são colhidos em novembro. A variedade Dulcis agrada com frutas muito saborosas que amadurecem em outubro.
Na Rússia central, a bérberis comum é colhida após as primeiras geadas, quando o amargor desaparece, e chega já em setembro.
Regras e tecnologia de coleta
Os frutos do arbusto são colhidos no outono, mas você deve tentar pegá-los antes que amadureçam demais. Os frutos macios amassam-se e esmagam-se, e é muito difícil processar essas bérberis. Os frutos selecionados são lavados na torneira, mas não misture com as mãos, caso contrário podem danificar facilmente a pele. Frutas frescas podem ser armazenadas até o inverno se polvilhadas com açúcar.
Você não pode coletar bérberis perto de rodovias e ferrovias. Os frutos são cortados em galhos finos ou colhidos no mato.
Como secar bérberis em casa
Os frutos maduros da planta espinhosa são lavados, os amassados e podres são removidos e a água pode escorrer.Depois disso, eles precisam ser espalhados em uma camada fina sobre uma assadeira, que é levada ao forno, onde a temperatura é ajustada para pelo menos 40, depois são adicionados mais 20 graus.
Os frutos secos de bérberis param de grudar e são facilmente separados uns dos outros.
Secagem de galhos e folhas
No final de maio ou início de julho, após as chuvas, são colhidos brotos de arbustos de até 10 cm de comprimento junto com as folhas. Em casa, as matérias-primas medicinais são dispostas em camada fina sob uma cobertura para evitar a luz solar direta. Seque as folhas de bérberis em uma área ventilada.
Preparamos as raízes
A parte subterrânea do arbusto, que é desenterrada no outono, é liberada da terra e dos brotos podres e cortada em pedaços de até 15 cm de comprimento.As raízes são divididas e colocadas em secador aquecido a 50 graus.
Frutas e sementes
Os frutos ovais do arbusto espinhoso são muito pequenos e o seu comprimento não ultrapassa os 12 mm. As sementes de bérberis, como todas as partes da planta, têm propriedades curativas. Os frutos são colhidos sem retirar as sementes.
Duração do armazenamento
As folhas e raízes secas não se deterioram, não perdem seus componentes benéficos e podem ser utilizadas por até três anos. Bagas moídas com açúcar devem ser consumidas dentro de 6–12 meses. Compotas ou conservas de frutas podem ser armazenadas pelo mesmo período de tempo.
Onde e como usar os espaços em branco corretamente
A tintura de frutas vermelhas é usada para tratar gota e escorbuto, aliviar cólicas estomacais, aliviar constipação, inflamação dos olhos e também como anti-séptico.
Da raiz são preparadas decocções e infusões que ajudam:
- Pare o sangramento.
- Melhorar o funcionamento da vesícula biliar.
- Melhorar o metabolismo.
As flores são regadas com água fervente e bebidas como chá para resfriado.Uma decocção é preparada a partir das folhas secas do arbusto, que é usada para estreitar os vasos sanguíneos dilatados e acelerar a circulação sanguínea.
Barberry é usado para produzir medicamentos que reduzem a pressão arterial e normalizam os batimentos cardíacos. Comprimidos de frutas vermelhas são prescritos para hepatite, para remover pedras da vesícula biliar. Os frutos secos são utilizados como tempero e adicionados a diversos pratos.
A casca do arbusto é esmagada, colocada em água quente e uma infusão de 50 ml é tomada para dores de estômago, cistite e comprometimento da função renal.