Muitos são céticos quanto à ideia de fazer vinho a partir de um suculento produto de verão. Eles apresentam argumentos convincentes, esquecendo que, ao adicionar alguns ingredientes, quase qualquer baga ou fruta pode ser transformada em bebida alcoólica. O vinho feito com melancia fresca vai diversificar a sua alimentação habitual e tornar-se o principal destaque da mesa festiva.
Características de preparação do produto
O vinho de melancia preservará muitas das propriedades benéficas desta baga gigante.A bebida preparada de acordo com a receita apresenta uma cor rosada incomum. Assume um tom tubular âmbar quente.
Como a melancia contém muita água, algumas receitas exigem cozimento no vapor. Isso tornará o aroma e o sabor mais intensos e dará força à bebida final.
Você deve ter um cuidado especial ao escolher frutas vermelhas para preparar a bebida. Apenas opções de alta qualidade que contenham muito açúcar são adequadas. Normalmente, essas melancias são de variedades tardias, apresentam mancha laranja e raiz seca. Escolha produtos com teor mínimo de açúcar.
Você também pode fazer com melancias meio atraentes, mas neste caso é adicionado mais açúcar e o processo de fermentação demorará muito mais.
Como fazer vinho de melancia em casa
Escolha uma de suas receitas favoritas.
Receita simples
Para fazer vinho de acordo com a receita mais simples, você não precisa de nenhuma habilidade especial. Levado:
- 10 kg de polpa suculenta de melancia vermelha;
- 4 quilos de açúcar;
- 100 gramas de ácido cítrico;
- 100 gramas de passas.
Prepare um grande recipiente esmaltado para fermentação. Todos os ingredientes são colocados ali, misturados e deixados em local aquecido. Após três dias, quando a polpa aparecer, é necessário instalar a veneziana e deixá-la em temperatura ambiente por 3 semanas. Se precisar acelerar o processo de fermentação, adicione três gotas de amônia, mas pode dar um leve sabor específico.
A seguir, o vinho jovem é decantado, deixando um teor mínimo de mosto. É engarrafado e colocado em local escuro.
Do suco evaporado
A partir do sumo evaporado, o vinho revela-se mais rico em sabor, brilhante e extraordinário.Para prepará-lo, você precisará da lista usual de ingredientes, mas a própria tecnologia de cozimento muda.
A melancia vira suco, aquecida em fogo baixo, mas tome cuidado para que o líquido não comece a ferver. Um terço do volume deve ter desaparecido. Em seguida, o suco concentrado é resfriado, acrescenta-se fermento de vinho ou passas, acrescenta-se o mosto e termina a fermentação por um mês. Para realçar o sabor e melhor conservação, pode-se pegar o suco de limão e adicioná-lo imediatamente à composição.
Com lascas de carvalho
O tanino é uma substância encontrada na madeira que confere o sabor específico ao vinho envelhecido em barricas de carvalho. Mas como é muito difícil encontrá-los, você pode levar lascas de carvalho especiais que irão lembrá-lo do aroma natural. Você pode comprá-los em lojas de vinhos ou prepará-los você mesmo.
Se o segundo método for escolhido, primeiro você precisará obter madeira. O carvalho francês, que nem sempre é encontrado nas latitudes da Rússia, é mais adequado. Mas você pode pegar qualquer outro. Não se utiliza madeira crua, deve ser frita na frigideira até dourar.
Lascas de carvalho são colocadas durante a longa fase de maturação do vinho. Neste caso, você pode usar uma das receitas acima, pois ficará ótimo com ambas.
Com adição de ácido
O ácido cítrico atua como conservante que evita que o vinho se estrague. Além disso, melhora o sabor e o aroma. Você precisará levar:
- 11 quilos de polpa de melancia;
- 15 gramas de fermento de vinho;
- 600 gramas de açúcar;
- 10 gramas de ácido tânico.
Todos os ingredientes precisam ser misturados. Eles instalam um selo d'água e movem o recipiente grande para uma sala quente. A fermentação leva até um mês. Quando parar, é preciso servir o vinho.A filtração é feita de forma cómoda e o vinho é colocado em potes. Mas você não pode usá-lo ainda. Deve fermentar sozinho por até 3-4 meses em recipientes separados. Só então as notas de melancia combinadas com um tom azedo serão reveladas com força total.
Vinho forte de melancia
Vinho forte de melancia tem gosto de licor caro. Maior resistência é obtida adicionando a quantidade máxima de açúcar. Nesse caso, primeiro se produz um vinho de sobremesa comum e só depois, após a fermentação, é adicionado mais açúcar. Você precisará para esta receita:
- 10 quilos de polpa de melancia;
- 12 quilos de açúcar (metade para fermentação e antes da infusão).
O vinho forte de melancia é feito usando um algoritmo padrão. Mas nenhum açúcar é adicionado na segunda fase. Precisa ser feito em forma de xarope. Para isso, é necessário diluí-lo na proporção de dois para um e adicioná-lo à massa total.
Se este método não fornecer força suficiente à bebida, será necessário recorrer a medidas extremas. Você pode dar força à bebida adicionando outro álcool, por exemplo, vodka comum de alta qualidade. Você também pode tomar álcool farmacêutico, mas em quantidades razoáveis.
Com limão e uvas
Este vinho de melancia vai surpreender pelo seu aroma e sabor inigualáveis, não terá vergonha de presentear os convidados durante a mesa festiva. Limão e uva vão realçar a doçura da melancia, mascarar um pouco essas notas e adicionar acidez e um tom cítrico. Você precisará levar:
- 10 kg de polpa de melancia;
- 2 limões grandes;
- 3 kg de uvas pequenas, mas suculentas e doces;
- 4 quilos de açúcar;
- 100 gramas de ácido cítrico;
- 100 gramas de passas.
Prepare um recipiente esmaltado para fermentação. Todos os ingredientes são colocados ali, misturados e deixados em local aquecido.Depois de alguns dias, retire o sedimento turvo e fermente por 3 semanas. Então agem de acordo com o cenário clássico.
Quanto você pode armazenar e como deve armazená-lo?
Armazenar em local escuro por até 1,5 anos. Pode ser consumido ao atingir a maturidade.
Como e com que provar o vinho caseiro de melancia
As melhores combinações da bebida com:
- lima e limão;
- raminhos de hortelã fresca e erva-cidreira;
- queijos cremosos;
- sorvete e chocolate;
- frutas exóticas frescas.
Beba vinho de sobremesa leve resfriado a 6-10 graus. Serviu também como aperitivo.