4 melhores receitas para fazer vinho de marmelo em casa

O vinho feito de marmelo maduro surpreenderá pela riqueza de sabores e tons aromáticos. Não é difícil de fazer, mas é preciso seguir rigorosamente a receita. Também é importante escolher frutas de boa qualidade, maduras e intactas, só que neste caso a adstringência específica não será sentida. Você pode adicionar notas extraordinárias com uva e limão.


Recursos de culinária

O marmelo não é a fruta mais conhecida dos residentes russos.Acredita-se que seja semelhante a uma maçã ou pêra, mas na verdade essas frutas não estão relacionadas. Uma característica única do marmelo é que ele praticamente não é consumido cru, é muito ácido e adstringente, não pior que o caqui. Mas é muito usado em diversas preparações. O vinho de marmelo é popular - uma bebida alcoólica extraordinária que retém ferro, potássio e fósforo mesmo após tratamento térmico.

Os vinhos de sobremesa e espumantes, bem como os licores fortificados, são elaborados com marmelo fresco. O sabor pode ser completamente diferente, pois depende muito de ingredientes adicionais.

Não existem regras especiais de culinária. O principal é escolher as frutas com cuidado. Depende deles o quão saboroso e requintado será o vinho.

Use recipientes limpos e esterilizados, colheres e uma peneira; certifique-se de ferver antes de tocar no mosto.

Preparação de matérias-primas

Produtos do início e do fim variedades de marmelo japonês. Se for colhido precocemente, é necessário deixá-lo repousar um pouco (pelo menos duas semanas). As variedades tardias são deixadas em repouso por um período mais longo (de um a dois meses). Isto é necessário para que o marmelo tenha um aroma forte, para que a polpa fique macia e macia e a adstringência e o amargor desapareçam. Além disso, se a fruta envelhecer, ela absorverá mais açúcar, o que, claro, só beneficiará a bebida final.

frutos de marmelo

O suco é adequado para vinho, mas não se aproveita a casca, os grãos e o miolo. Seria um erro tomá-los, mesmo que tenham um gosto bom - a composição ficará muito pegajosa e azeda.

Antes de cozinhar, o marmelo é bem lavado. Descasque, retire o caroço e corte em cubos arbitrários.Para manter a cor dourada, é necessário polvilhar um pouco de suco de limão.

colheita de frutas

Como fazer vinho de marmelo em casa

Use uma dessas receitas.

Receita clássica

A receita clássica do vinho de marmelo pode ser repetida por um enólogo novato. Você precisará levar:

  • 10 quilos de marmelo;
  • 500 gramas de água limpa;
  • 2 quilos de açúcar granulado;
  • pequeno pacote de ácido cítrico.

bebida resultante

As frutas são raladas, colocadas em um recipiente esmaltado, cheio de açúcar (metade do volume total) e água. Infundir por três dias em uma sala quente e depois filtrar através de uma peneira e gaze.

Em seguida, adiciona-se ácido cítrico e o restante do açúcar à composição. Despeje em um recipiente especial com selo d'água ou uma luva comum. A fermentação do vinho ocorre a uma temperatura de pelo menos 18 graus. O estado desejado é determinado pelo momento em que a luva é retirada. Isso geralmente leva até dois meses. O vinho acabado é colocado em potes e deixado na adega.

garrafa grande

Com limão

A ligeira acidez e doçura do marmelo combinam bem com o componente cítrico do limão. Esta receita é considerada tão popular quanto a clássica, mas o sabor é diferente. Levado para ele:

  • 3 quilos de marmelo;
  • 4 litros de água;
  • 3 pedaços de limão;
  • 5 gramas de fermento;
  • 1,3 quilo de açúcar (talvez mais dependendo da acidez da fruta).

Primeiro, pegue um recipiente esmaltado com fundo grosso. O marmelo é ralado em um ralador fino e prensado para formar suco. Leve ao fogo e ferva por até 15 minutos. Em seguida, adiciona-se água, mas primeiro deve ser fervida.

copo de bebida

Depois disso, a composição é colocada em local quente e escuro para fermentação. Eles esperam quatro dias e observam o que acontece. O mosto deve produzir espuma; as bolhas serão visíveis subindo de baixo para cima.Após quatro dias, o mosto é filtrado, utilizando primeiro uma peneira e depois uma gaze dobrada várias vezes.

Misture os limões (junto com a casca), o fermento e o açúcar em um recipiente separado. Tudo isso é despejado no mosto fermentado e deixado por mais três dias. Após esse tempo, um sedimento cairá - por baixo dele está uma bebida alcoólica quase potável.

Você precisa filtrar novamente. Depois disso, a composição é colocada em potes e deixada fermentar na despensa ou adega por até seis meses.

álcool de vinho

Ratáfia

A Ratafia, ou vodka doce, como era chamada desde os tempos antigos na Rússia, é conhecida há mais de mil anos. Mas se naquela época era servido apenas em casamentos e comemorações dos nobres mais ricos, agora todos podem desfrutar do seu sabor inesquecível. Você precisará levar:

  • 300 gramas de marmelo;
  • 300 gramas de açúcar;
  • 1,5 litros de vodca;
  • um pouco de noz-moscada e cravo.

As frutas são preparadas de forma padrão, descascadas, raladas e colocadas em recipiente esmaltado. Leve para uma sala fria por 2 horas. Em seguida, esprema com as mãos, acrescente o açúcar ao suco liberado e mexa. Despeje a vodka e acrescente temperos. Deixe fermentar por um mês em ambiente aquecido. É necessário agitar o conteúdo do recipiente pelo menos uma vez a cada dois ou três dias.

A filtração é realizada, a composição leve é ​​engarrafada. Você pode tratá-los após três a quatro meses.

vodca ratafia

Com suco de uva

O vinho de marmelo com suco de uva é muito parecido com o vinho padrão preparado de acordo com a receita clássica. Mas os verdadeiros gourmets notarão as notas de frutas incomuns que se revelam após alguns goles. Você precisará levar:

  • 3 quilos de marmelo;
  • 6 copos de açúcar;
  • 2kg de uvas;
  • 5 gramas de fermento;
  • 4 litros de água.

Coloque o marmelo picado em uma panela e leve ao fogo baixo.Após ferver, ferva por 15 minutos. Coloque na prensa por 4 dias, depois torça e extraia.

Adicione uvas, fermento, açúcar. A fermentação dura três dias. Em seguida, ocorre a filtração e a decantação - da mesma forma que na receita padrão.

jarro pequeno

Benefícios e contra-indicações

As principais propriedades benéficas das preparações caseiras incluem a capacidade de acalmar os nervos, melhorar a imunidade e melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal.

Quem sofre de úlceras e hipertensão deve ter cuidado com esta tintura.

Regras e períodos de armazenamento

Armazenar em local fresco e escuro por até 1,5 anos após o amadurecimento.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim