Plantar e cuidar de marmelos em campo aberto não é difícil, e até mesmo um iniciante em jardinagem pode lidar com isso. Na hora de plantar deve-se seguir rigorosamente as normas da tecnologia agrícola e não se esquecer dos cuidados. Afinal, sem isso é impossível fazer uma boa colheita.
- O que você precisa saber ao plantar marmelo
- Como escolher uma muda saudável e forte
- Requisitos do solo
- Escolhendo um local adequado
- Como plantar marmelo
- Datas ideais de plantio
- Primavera
- Outono
- Esquema e tecnologia de pouso
- Tecnologia agrícola
- Alimentar e regar marmelos em uma casa de verão
- Como amarrar bem um marmelo no primeiro ano de vida
- Formação de copa de árvore
- Esquemas e tecnologia de corte
- Período de trabalho
- Moldagem de mola
- Verão
- Outono
- Cobertura morta
- Como uma árvore se reproduz?
- Sementes
- Sugadores de raiz
- Em camadas
- Por estacas
- Vacinação
- Doenças do marmelo e a luta contra elas
- Folhas acastanhadas
- Podridão cinzenta
- Ferrugem
- Oídio
- Apodrecimento dos ovários
- Moniliose
- Pragas e métodos de prevenção
- Mariposa comedora de folhas
- Ácaros de frutas
- mariposa
- Pulgão
- O que pode ser enxertado em marmelo
- Quando uma árvore jovem começa a dar frutos?
- Tempo de amadurecimento e colheita
O que você precisa saber ao plantar marmelo
Antes de plantar uma muda de marmelo é importante estudar todos os detalhes. A produtividade futura, assim como a saúde da árvore, dependem da correção do evento. Em primeiro lugar, é importante estudar as necessidades de solo do marmelo e onde deve ser plantado.
Como escolher uma muda saudável e forte
Apenas as mudas mais saudáveis e fortes são adequadas para o plantio. As árvores fracas não criam raízes bem e, em alguns casos, nem criam raízes. As mudas devem ter um sistema radicular bem desenvolvido. As raízes são elásticas e não secas. Os caules são fortes, não quebram ao serem dobrados e não apresentam sinais de danos. O tronco principal é forte e grosso.
Requisitos do solo
O sistema radicular do marmelo é do tipo superficial, por isso é aconselhável plantar a planta em solos argilosos. Solos franco-arenosos também são adequados, mas o rendimento será um pouco pior. As culturas frutíferas também são plantadas perto das águas subterrâneas. Neste caso, a distância entre o rizoma e o lençol freático não deve ser inferior a 1,5 m.
Escolhendo um local adequado
Para obter uma colheita rica, o marmelo é plantado em áreas abertas e ensolaradas. À sombra e mesmo à sombra parcial, a planta cresce mal e produz uma colheita escassa. Não é recomendável plantar árvore em terras baixas e em locais onde a água se acumula na primavera.A umidade excessiva prejudica o sistema radicular.
Como plantar marmelo
Cultivar marmelo é bastante simples, o principal é seguir as regras da tecnologia agrícola. É importante determinar o momento do plantio e estudar a tecnologia de plantio de mudas em local permanente.
Datas ideais de plantio
Os marmelos são plantados duas vezes por ano - na primavera e no outono. Cada época de plantio de uma muda tem suas vantagens. Muitos residentes de verão ainda não concordam sobre qual época do ano é a mais ideal.
Primavera
No plantio na primavera, o preparo do solo começa no outono. O princípio de preparação é o mesmo do plantio de outono. Os marmelos são plantados depois de o solo estar completamente aquecido. Imediatamente antes do plantio, o solo é levemente solto. A vantagem do plantio na primavera é que a muda não precisa sobreviver ao inverno.
Outono
Se for escolhido o outono para o plantio do marmelo, o solo deve ser preparado na primavera. O solo é desenterrado e adicionados fertilizantes orgânicos. No outono eles começam a plantar. As datas ideais são setembro-outubro. Os marmelos devem ser plantados antes do início do frio. A vantagem do plantio de outono é que a muda terá tempo de criar raízes em um novo local durante o inverno e na primavera entrará imediatamente na fase de crescimento.
Esquema e tecnologia de pouso
A tecnologia de plantio de marmelo praticamente não difere do plantio de outras fruteiras. Como plantar mudas de marmelo em terreno aberto:
- Cave um buraco com uma profundidade de 1 m.
- Misture a camada superficial do solo com esterco e cinza de madeira.
- Coloque uma estaca no centro do buraco.
- Coloque a muda com cuidado e endireite as raízes.
- Encha o buraco com terra e compacte levemente a terra perto do tronco.
- Amarre a muda pela primeira vez em uma estaca até que ela crie raízes em um novo lugar.
No final do plantio, o marmelo é regado generosamente com água aquecida ao sol.
Tecnologia agrícola
Cuidar da colheita não é tão difícil.Embora o marmelo de jardim raramente seja encontrado em chalés de verão domésticos, seu cultivo não difere do cultivo de qualquer outra fruta. É importante alimentar regularmente a planta e realizar procedimentos preventivos contra doenças e insetos.
Alimentar e regar marmelos em uma casa de verão
Regue e fertilize 4 vezes por temporada:
- A primeira vez é durante a formação dos rins.
- A segunda vez - durante o período de floração.
- A terceira vez é quando a fruta começa a encher.
- A última é antes do início do frio, durante a preparação para o inverno.
Na primeira metade da temporada, são utilizados fertilizantes contendo nitrogênio. Por exemplo, nitrato de amônio ou uréia. Na segunda metade da safra, o marmelo precisa de potássio e fósforo. Superfosfato e nitrophoska são usados como fertilizantes.
Além disso, esterco, composto, excrementos de pássaros ou farinha de dolomita são adicionados ao solo.
Como amarrar bem um marmelo no primeiro ano de vida
Após o plantio, as mudas jovens de marmelo são amarradas a uma estaca até criarem raízes em um novo local. A estaca deve ter a mesma altura da árvore. O tronco é amarrado para não dobrar, mas ficar reto.
Formação de copa de árvore
Uma etapa importante no cultivo de qualquer árvore frutífera é a formação da copa.
Esquemas e tecnologia de corte
O procedimento é realizado duas vezes por temporada - na primavera e no outono. Na primavera são realizadas podas rejuvenescedoras e no outono são realizadas podas sanitárias. Se necessário, são realizadas podas adicionais de verão. Remova os caules apenas com uma tesoura de poda afiada para evitar vincos. As áreas cortadas devem ser desinfetadas.
Período de trabalho
É aconselhável podar em dia quente e seco. É melhor verificar a previsão do tempo para que não comecem chuvas prolongadas ou fortes alguns dias antes e depois do procedimento. O horário mais favorável é considerado a noite após o pôr do sol.
Moldagem de mola
Na primavera, os rebentos e alguns ramos são cortados. 3-4 ramos esqueléticos são deixados na árvore, o resto é cortado. Se a variedade de marmelo for alta, parte da parte superior também é cortada.
Verão
A poda de verão é realizada se a árvore estiver infectada com alguma doença, e para evitar o seu desenvolvimento é necessário retirar alguns galhos.
Outono
No outono é realizada poda sanitária. Remova todos os galhos secos e danificados, deixando apenas os saudáveis.
Cobertura morta
Aplique cobertura morta no solo no outono após a colheita. O solo ao redor do tronco é desenterrado e as ervas daninhas são removidas. Estrume, turfa ou serragem são usados como cobertura morta. A camada de cobertura morta não deve ser inferior a 15 cm.
Como uma árvore se reproduz?
Como cultivar marmelo a partir de sementes? Muitos residentes de verão estão interessados nesta questão. Mas o marmelo não pode ser cultivado apenas a partir de sementes. Existem muitos métodos para propagar uma árvore.
Sementes
Para o plantio de outono, não é necessário esperar vários meses para que as sementes estejam preparadas. Corte os frutos maiores e mais saudáveis da árvore. Deixe amadurecer por um mês. Depois de um mês, retire as sementes, enxágue-as com água e seque. Plante as sementes diretamente no solo. Plante e cubra-os com ramos de abeto. Na primavera, pequenos brotos de marmelo devem aparecer neste local. Quando os brotos crescem e ficam fortes o suficiente, eles precisam ser plantados separados uns dos outros.
Sugadores de raiz
Outro método de propagação é por rebentos de raiz. Cada árvore tem brotos próximos, que gradualmente crescem e se tornam uma árvore madura. Para propagar o marmelo por este método, basta separar os rebentos de raiz da árvore-mãe e plantá-los em um novo local. Este método é considerado o mais fácil.
Em camadas
No outono, é necessário cortar os brotos jovens, cuja idade não ultrapasse dois anos.Então eles são dobrados no chão e cobertos com terra. Primeiro, você deve cavar sulcos de 5 a 9 cm de profundidade e colocar os brotos ali. Após a colocação dos brotos, eles devem ser protegidos. Na primavera, as mudas terão raízes e no outono do mesmo ano poderão ser plantadas em novos locais.
Por estacas
O marmelo também é propagado por estacas. Este método é utilizado se houver o objetivo de preservar as características varietais de uma determinada árvore. Para colher mudas, brotos verdes são cortados da árvore. Não é aconselhável usar brotos lenhosos. As estacas devem ter 20-25 cm de comprimento e 4-5 botões cada.
As estacas são cortadas com tesoura de poda afiada para evitar vincos. O corte inferior é feito em ângulo agudo e o corte superior é feito em ângulo reto acima do próprio rim. Antes de plantar as mudas no solo, elas são colocadas por um dia em uma solução que ativa o crescimento. Depois disso, as mudas são plantadas no solo. Você pode transplantar para um local permanente depois de um ano.
Vacinação
Cultivar desta forma é adequado para jardineiros experientes. Na maioria dos casos, marmelos ou macieiras são usados como porta-enxertos. Como rebento, pegue um galho saudável e sem sinais de danos com vários botões. O marmelo é propagado por enxertia na primavera, após o início do tempo quente.
Doenças do marmelo e a luta contra elas
Para saber como lidar adequadamente com as doenças do marmelo, é necessário estudar quais doenças afetam as árvores com mais frequência. O tratamento deve ter como objetivo não apenas eliminar a causa da doença, mas também prevenir a ocorrência de doenças.
Folhas acastanhadas
Quando as folhas ficam acastanhadas, elas secam e aparecem pequenas manchas marrons. Então eles caem. Para curar o marmelo, após a floração trata-se com uma solução de calda bordalesa.
Podridão cinzenta
Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de necrose - grandes manchas marrons nos brotos e folhas que aumentam rapidamente de tamanho. Se chuvas prolongadas começarem do lado de fora, as áreas afetadas ficarão cobertas por uma camada branca e fofa. O perigo da podridão cinzenta é que seu patógeno pode se espalhar para qualquer planta do jardim.
Para combater o mofo cinzento, são utilizados os medicamentos “Topázio” e “Kuproksat”. Como medidas preventivas, você deve seguir as seguintes regras:
- Destrua regularmente as ervas daninhas do local.
- Após a colheita, as árvores são tratadas com calda bordalesa ou produtos químicos contendo cobre.
- Na primavera, regue o solo ao redor do tronco com preparações contendo cobre.
Essas medidas serão suficientes para evitar o aparecimento de podridão cinzenta no local.
Ferrugem
Outra doença que ocorre no marmelo é a ferrugem. Sinais de ferrugem:
- O aparecimento de tubérculos alaranjados no topo da folha.
- Pústulas se formam na parte inferior.
- As manchas se transformam em listras à medida que a doença progride.
- As folhas ficam amarelas e caem em massa.
Para combater a ferrugem, as árvores são tratadas com fungicidas após o florescimento das folhas. Deve haver dois tratamentos com intervalo de duas semanas.
Oídio
Os primeiros sinais de oídio são uma camada branca ou vermelha nas pontas dos brotos anuais. À medida que a doença progride, a placa fica mais espessa e torna-se castanha com pontos pretos. Os brotos não se desenvolvem, as folhas ficam deformadas e os ovários caem em massa. Para combater o oídio, as árvores são tratadas com fungicidas após a floração. Após 2-3 semanas, o tratamento é repetido.
Apodrecimento dos ovários
Outra razão pela qual o marmelo floresce, mas não dá frutos, é o apodrecimento dos ovários. Os ovários começam a apodrecer na árvore por vários motivos.Inicialmente aparecem manchas escuras nas folhas que, à medida que a doença progride, se espalham por toda a folha. Então os esporos caem nos ovários e as inflorescências começam a cair.
É preciso combater o apodrecimento com a ajuda do medicamento “Fundazol”. Primeiro, todos os galhos secos e danificados são cortados e os frutos secos são destruídos. A cultura é tratada com o medicamento durante e após a floração das inflorescências.
Moniliose
Esta doença afeta árvores que crescem em zonas climáticas com primavera chuvosa. A doença atinge primeiro os frutos com danos mecânicos. Manchas marrons aparecem na casca e aumentam rapidamente de tamanho. A polpa fica solta e os frutos caem. Para combater a moniliose, são utilizados os medicamentos “Abiga-pik”, “Rovral”, calda bordalesa e sulfato de cobre.
Pragas e métodos de prevenção
Mas não são apenas as doenças que afetam a cultura. Muitas vezes você pode encontrar insetos nocivos nas árvores. Para combatê-los, são utilizados produtos químicos e métodos tradicionais.
Mariposa comedora de folhas
A mariposa chata das folhas é frequentemente encontrada no marmelo. Particularmente perigosas para a árvore são as larvas de insetos que se alimentam das folhas da árvore. Se larvas de mariposas que apodrecem as folhas aparecerem em uma plantação, as folhas primeiro ficam claras e depois caem. Você pode se livrar do inseto usando o medicamento “Fundazol”.
Ácaros de frutas
Os ácaros das frutas sugam o suco dos brotos, que posteriormente caem. Por causa da praga, a produtividade diminui e a árvore para de crescer. Um dos sinais do ácaro da fruta é o aparecimento de manchas pegajosas na árvore. A uréia ajudará a se livrar do inseto. Este produto é pulverizado no outono após a colheita.
mariposa
A mariposa se reproduz rapidamente e várias gerações podem mudar ao mesmo tempo durante o verão. Para destruir a praga, as plantas são tratadas com Lepidocid ou Dendrobacilina.
Pulgão
O perigo do aparecimento de pulgões nas árvores frutíferas não é apenas porque sugam o suco das folhas, mas também transmitem doenças virais. Estas doenças não podem mais ser curadas. Para combater pulgões, utiliza-se solução de sabão e inseticidas. Como você sabe, o primeiro sinal do aparecimento de pragas é o aparecimento de formigas no local, então você também terá que lidar com elas.
O que pode ser enxertado em marmelo
Algumas variedades de peras e maçãs podem ser enxertadas em marmelos. O marmelo também é enxertado.
Quando uma árvore jovem começa a dar frutos?
O marmelo começa a dar frutos logo após o plantio. Dependendo do método de plantio, o momento da frutificação pode variar. As árvores cultivadas por sementes começam a dar frutos entre o 4º e o 5º ano.
Mudas cultivadas com estacas começam a dar frutos mais cedo, 2 a 3 anos após o plantio. A floração começa mais tarde do que outras culturas, quando a ameaça das geadas primaveris já passou completamente.
Tempo de amadurecimento e colheita
Para os veranistas que plantam e colhem marmelo pela primeira vez, questões como armazenar e quando colher tornam-se mais relevantes do que nunca. O marmelo é uma das frutas mais recentes, por isso você só pode se preparar para a colheita em outubro. E às vezes a colheita dos frutos se estende até novembro. Se os meteorologistas prevêem um inverno precoce, então você precisa colher sem esperar pela geada. Mesmo que os frutos não tenham tempo de amadurecer até o fim.
O primeiro sinal de que é hora da colheita é que os frutos começaram a cair em massa.Mas não adianta esperar até que todos caiam. Essas frutas não duram muito. É melhor colher marmelos enquanto a maior parte dos frutos está pendurada na árvore.
Armazene a colheita em um local fresco e com alta umidade. Se houver muitas frutas, elas devem ser armazenadas em areia ou serragem. Não é desejável manter os frutos próximos a uma pêra, pois essa proximidade faz com que o marmelo amadureça e estrague rapidamente.