Apesar de o marmelo ser uma cultura que adora o calor, eles estão tentando cultivá-lo no norte, em particular na região de Moscou. Para isso, os jardineiros escolhem as melhores variedades. Vejamos o plantio e os cuidados com o marmelo na região de Moscou, as peculiaridades do cultivo na região, como escolher a época e o local de plantio. Como cuidar das plantas plantadas, podar, modelar, proteger contra doenças. Características de reprodução.
As melhores variedades de marmelo para a região de Moscou
As variedades comuns de marmelo que podem ser escolhidas para cultivo no país devem ter características como resistência ao frio e resistência às mudanças de temperatura, necessárias para a sobrevivência da planta em climas frios. Recomenda-se comprar mudas com sistema radicular fechado, que enraízam melhor.
As seguintes variedades são adequadas para plantio na região de Moscou:
- Norte. A variedade é despretensiosa às condições climáticas e produz frutos grandes e saborosos. Pode ser usado como porta-enxerto para pêssegos e peras.
- Noz-moscada. Resistente ao frio e ao congelamento, variedade autofértil. Frutas de tamanho médio, 200 g cada.
- Teplovskaia. Variedade de maturação tardia, os frutos têm longa vida útil.
- Nikitskaya, variedade de maturação precoce, boa robustez invernal, árvore de altura média.
Devido à sua resistência ao frio, o marmelo da região de Moscou produz colheitas anuais e estáveis. Além disso, adquiriu resistência à moniliose, doença que afeta frequentemente as árvores da região sul.
Características de cultivo nesta região
Devido à diferença climática com as regiões do sul, a tecnologia agrícola do marmelo é um pouco diferente da padrão.
Seleção de datas e locais
Mudas de marmelo na região de Moscou são plantadas na primavera ou no outono. No final da safra, o momento é escolhido para que as mudas sejam plantadas um mês ou um mês e meio antes do início de uma onda de frio estável. No primeiro inverno, a zona radicular deve ser coberta com cobertura morta e os galhos com agrofibra. Na primavera, a época das mudas é escolhida depois que a neve derrete, mas antes que o solo seque completamente.
Preparação de material de plantio
Mudas de marmelo para plantio na região de Moscou devem ter 1 ou 2 anos. É preciso prestar atenção à casca e às raízes das plantas. A casca deve ser lisa, sem danos, as raízes devem ser frescas e bem desenvolvidas. Na véspera do plantio da muda é preciso embeber as raízes em uma solução de estimulador de crescimento, o medicamento ajuda as mudas a enraizarem melhor.
Processo de plantio
Na região de Moscou, o marmelo é cultivado na forma de um arbusto ou árvore com vários caules. Padrão de plantio: 2 m seguidos e 3-4 em linhas. A sequência de plantio é a seguinte: cavar covas de plantio, baixar as raízes das mudas, polvilhar com terra e regar. Depois que a água for absorvida, cubra a zona da raiz com cobertura morta.
Cuidado de marmelo
Como qualquer cultura, o marmelo precisa de cuidados. As árvores precisam ser regadas, alimentadas, a copa precisa ser formada durante o período de maior crescimento e as árvores precisam ser preparadas para o inverno.
Rega
Nas condições da região de Moscou, o marmelo não pode ser regado com frequência. Quando não chove, a rega é feita uma vez a cada 2 semanas, mas em abundância. A cultura não gosta de solo muito úmido ou muito seco. Para reduzir a frequência de rega, é recomendado cobrir o solo próximo às raízes com cobertura morta de qualquer material vegetal.
Alimentação e fertilizantes
A alimentação do marmelo é feita 3 vezes por temporada: antes do florescimento das folhas, antes da floração, após a formação dos ovários. A cobertura pode ser orgânica - húmus e cinzas, que ficam simplesmente espalhados perto das árvores, você também pode usar fertilizantes minerais.
Aparar
A copa do marmelo cultivado em forma de árvore tem a forma de taça, no primeiro ano sobram 3-4 ramos, que se tornarão esqueléticos.Em seguida, os galhos são cortados de forma que fiquem quase paralelos ao solo. Futuramente, serão realizadas podas sanitárias: serão retirados galhos velhos e ressecados, danificados por pragas e doenças e danificados pelas geadas da primavera.
Inverno
Na região de Moscou, os marmelos precisam ser cobertos com cobertura morta no outono, antes do início do frio. A zona radicular é coberta com palha e serragem, a camada de cobertura morta deve ter pelo menos 15 cm.Para proteção contra queimaduras solares em fevereiro, o tronco e os ramos principais são branqueados com cal. As árvores recém-plantadas devem ser totalmente cobertas com agrofibra, pelo menos no primeiro inverno.
Doenças e pragas
Para prevenir o desenvolvimento da moniliose, todos os anos antes do início da floração, as árvores devem ser pulverizadas com oxicloreto de cobre e os preparados “Strobi”, “Topsin”, “Topázio”. Das pragas, os frutos podem ser afetados pelas mariposas nos estágios iniciais do desenvolvimento do ovário, quando os frutos quase começam a amadurecer - as vespas. Para combater as mariposas, as árvores são pulverizadas com inseticidas 1 a 2 vezes com intervalo de 2 semanas.
Reprodução
As melhores formas de propagação da cultura na região de Moscou são com mudas verdes e lignificadas; as árvores cultivadas a partir deles mantêm todas as características varietais. As estacas dos crescimentos são cortadas em junho, com 2 entrenós de comprimento. São tratados com “Kornevin” e plantados obliquamente em uma mistura úmida de areia e turfa. As mudas criam raízes dentro de um mês.
No outono eles são transplantados para um canteiro especialmente designado. Depois de um ano, as árvores jovens são transplantadas para um local permanente. O marmelo das mudas começa a dar frutos aos 3-4 anos.