As prateleiras dos supermercados modernos estão repletas de bebidas alcoólicas. Mas os verdadeiros conhecedores sabem que o melhor são as bebidas alcoólicas caseiras. Colocar uma garrafa de vinho de laranja na mesa festiva significa surpreender os seus convidados. Nenhum deles se recusará a beber um copo da bebida forte original. Além disso, você pode cozinhar o ano todo, pois a fruta está sempre à venda.
Sutilezas de cozinhar
Os vinicultores experientes conhecem os truques para preparar um produto que contém álcool de alta qualidade:
- Os frutos da laranja passam por um espremedor, que a dona de casa possui, para obter a maior quantidade de líquido.
- Açúcar granulado e água são adicionados ao suco (são adicionados 400 gramas de cristais de açúcar e 400 mililitros de líquido por 1 litro).
- Apenas água destilada é usada.
O vinho jovem é colocado em garrafas de vidro bem lavadas e secas. É melhor não usar plástico para esses fins. Em seguida, os recipientes são fechados com rolhas de madeira.
Produtos e ferramentas necessários
Para preparar uma bebida alcoólica, são necessários os seguintes ingredientes:
- laranjas;
- açúcar granulado;
- levedura. Além disso, os granulados em sacos pequenos não devem, em hipótese alguma, ser utilizados. Eles levam apenas um produto vínico especial.
Frutas laranja, fermento e açúcar passam a ser os ingredientes principais. Os primeiros são limpos, retirando o miolo branco e amargo, pois pode estragar o produto.
Prepare o equipamento necessário:
- grande tanque esmaltado para misturar ingredientes;
- selo d'água;
- garrafas de vidro para armazenar a bebida acabada;
- recipientes de vidro para fermentação;
- espremedor.
É importante que todos os itens estejam limpos e secos.
Como fazer vinho de laranja em casa
Fazer vinho caseiro leva muito tempo. Mas o resultado certamente agradará a anfitriã e seus convidados.
Vinho de laranja clássico
Fazer vinho de acordo com a receita clássica é simples:
- Suco, açúcar, fermento e água são combinados em um recipiente alto, cuja parte superior é amarrada com gaze.
- O recipiente é colocado em uma sala escura e quente. Todos os dias o conteúdo é mexido com uma espátula de madeira de cabo longo.
- Após 3-4 dias, você poderá sentir um cheiro azedo e aparecerá espuma na superfície, que deve ser removida.
- Uma pequena porção de açúcar é adicionada ao mosto.
- O líquido é colocado em um recipiente de fermentação, que é fechado com selo d'água.
- O contêiner é novamente colocado em seu lugar original.
- No terceiro dia, acrescenta-se outra porção de cristais de açúcar.
- Após três dias, o procedimento é repetido.
- Após cerca de 2 meses, o produto alcoólico ficará mais claro e aparecerão sedimentos no fundo. O vinho é engarrafado em gaze e lacrado.
No início, o líquido jovem tem sabor pungente e odor desagradável, mas depois de um mês esses problemas desaparecerão. O produto pode ser degustado. Se aparecer sedimento no fundo, despeje o líquido novamente.
Receita polonesa
Os ingredientes principais são misturados e deixados fermentar por 8 a 11 dias. O mosto é filtrado e deixado fermentar em recipiente com selo d'água pelo mesmo período. O sedimento é removido novamente. O líquido fica sozinho por 3 meses. Depois é engarrafado. Mas é melhor beber álcool forte depois de seis meses.
Com bananas e passas
O recipiente de fermentação é preenchido com os ingredientes principais, passas e bananas picadas. Um dia depois, a pectina é introduzida. É instalado um selo d'água e o líquido é deixado por uma semana. É filtrado em gaze e adoçado se necessário. Este procedimento é repetido 3 vezes todos os meses.
Com toranja
As toranjas são descascadas e as películas internas removidas e passadas por um espremedor. O líquido resultante é misturado com suco de laranja e água e colocado em uma sala quente por duas semanas. Faz-se a filtração, introduz-se vinho starter e açúcar. O produto é deixado fermentar por 50-60 dias. Depois o vinho é engarrafado. Você pode tentar depois de 2 a 3 meses.
Com gengibre
O suco de laranja é combinado com gengibre picado, mel e vinho tinto meio doce. Após 25-30 dias, o produto é filtrado e colocado em recipientes de vidro. Guarde-o na porta da geladeira.
Vinho fortificado de laranja
Fatias de limão e laranja são servidas com vodka ou rum. A infusão é realizada por cerca de dois meses. A bebida é filtrada e engarrafada.
Períodos e regras de armazenamento
É melhor guardar o vinho em uma despensa escura e fresca por no máximo 2 anos.
A bebida alcoólica de laranja é servida com pratos de carnes gordurosas. Como o vinho contém muito ácido, facilitará a rápida absorção de alimentos pesados. E as gorduras, por sua vez, lubrificam as paredes do estômago: a pessoa não fica intoxicada repentinamente.