O uso de cogumelos especiais no plantio de plantas é considerado uma novidade na jardinagem, que nem todos conhecem. Porém, os fungos micorrízicos em contato com as plantas podem causar simbiose do sistema radicular e melhorar a vegetação. Anteriormente, a micorriza era usada no plantio de coníferas porque requerem solo ácido. Hoje, os métodos de uso de micorrizas para mudas são amplamente utilizados.
O que é micorriza?
Este termo refere-se à simbiose do sistema radicular de plantas superiores e do micélio fúngico. Ao longo da evolução, tornou-se tão forte que agora os cogumelos e as plantas são muito importantes um para o outro.As raízes servem como fonte de hormônios, carboidratos simples e aminoácidos para os cogumelos. Em troca, as plantas recebem umidade, fósforo e nutrientes.
A micorriza é formada por fungos superiores e inferiores. Eles sintetizam uma proteína especial - a glomalina, que afeta a fertilidade do solo. Apenas cogumelos ostra, champignon e cogumelos mel não podem secretar a substância. Além disso, guarda-chuvas e escaravelhos não fazem isso.
Por que usar fungos micorrízicos na fazenda?
Os fungos micorrízicos são usados com bastante frequência na agricultura hoje. Suas principais vantagens incluem o seguinte:
- Aumento significativo da área de recebimento de umidade. As hifas dos fungos podem atingir centenas de metros de profundidade a partir do centro e receber água das profundezas. Como resultado, quando chega o tempo seco, as plantas que estão em simbiose com o micélio aumentam significativamente as suas chances de sobrevivência. Ao mesmo tempo, a necessidade de rega é reduzida.
- Aumentando o número de elementos úteis. O micélio participa ativamente da decomposição de substâncias orgânicas complexas em substâncias mais simples. Os cogumelos servem como fonte de potássio, zinco, nitrogênio e outros elementos. Isso ajuda a minimizar a necessidade de fertilizantes.
- Proteção contra doenças e parasitas. A micorriza secreta enzimas especiais. Isso ajuda a criar uma forte barreira química ao redor das raízes. Como resultado, aumenta sua resistência a patógenos e parasitas.
- Melhorar a qualidade do solo. O micélio secreta uma proteína especial - a glomalina. Ajuda a estabilizar o solo e retarda os processos de erosão. Além disso, a substância proporciona limpeza do excesso de ácidos e sais.
- Aumentando o rendimento das fruteiras. Este fato foi confirmado pelos cientistas durante experimentos.
- Troca de elementos úteis.As hifas fúngicas são capazes de invadir as células de muitas culturas. Isso ajuda a criar um tráfego exclusivo por meio do qual elementos úteis são trocados. Isto tem um efeito benéfico na vida das culturas.
Tipos de micorrizas
As micorrizas são divididas em diversas variedades:
- Ectotrófico - neste caso, o micélio do cogumelo envolve o sistema radicular das plantas por fora.
- Endotrófico - o micélio fúngico entra no tecido radicular.
- Ectoendotrófico – caracterizado por interação mista.
Métodos de uso de micorriza
A micorriza pode ser usada para processar sementes durante a estratificação. Para deixar as plantas o mais fortes possível, recomenda-se processar suas sementes na fase de preparação para o plantio.
Caso os grãos necessitem de estratificação, devem ser embrulhados em pano embebido em solução nutritiva. Para prepará-lo, é necessário pegar 1 grama de pó de micorriza e argila branca e misturar com 5 colheres de sopa de água. Esse volume é suficiente para espalhar esporos endomicorrízicos em uma área de 10 hectares.
Se não houver necessidade de estratificação, basta colocar as sementes no purê e plantar. É aconselhável pré-tratar os grãos com água oxigenada na concentração de 3% ou vodka e depois enxaguar em água corrente.
Para que as mudas se desenvolvam melhor, também pode ser utilizada uma solução micorrízica para tratá-las. Para isso, é necessário levar água filtrada ou destilada. No entanto, é estritamente proibido o uso de água que contenha cloro. Esta substância causará a morte dos cogumelos.
A solução de trabalho deve ser regada no solo 2 a 3 dias antes do plantio das mudas. Depois disso, é recomendado tratar os arbustos com uma solução mico-funcional. Isto deve ser feito durante cada procedimento de mergulho.
Dicas úteis
Ao usar micorrizas, é recomendável seguir as seguintes regras:
- Durante as primeiras duas semanas após a aplicação do produto, o suporte deve permanecer húmido. Após esse período, o solo deve ser regado regularmente. É importante que o solo não seque.
- Ao usar micorrizas, é proibido adicionar substâncias antifúngicas ao solo.
- Para acelerar a colonização, vale a pena alimentar a micorriza com carboidratos. Isso ajudará a fornecer nutrientes aos cogumelos e a acelerar seu desenvolvimento.
O uso de micorrizas na agricultura ajuda a alcançar uma série de efeitos benéficos e a aumentar a produtividade das plantas cultivadas. É importante seguir as regras de fabricação e aplicação do fluido de trabalho.