Os cogumelos comuns que crescem nas florestas de julho a agosto são as cápsulas de leite de açafrão. Apresentam uma cor característica que varia do laranja-amarelado ao avermelhado. Há muito que são considerados um produto alimentar valioso. Eles são frequentemente consumidos por vegetarianos devido ao seu alto teor de proteínas e minerais. Existem várias maneiras de prepará-los. As receitas mais comuns sobre a melhor forma de conservar as cápsulas de leite com açafrão são apresentadas a seguir.
- Preparando os cogumelos
- Limpeza de tampas de leite de açafrão para decapagem
- Mergulhando cogumelos
- Características da salga das cápsulas de leite de açafrão para que não escurecem
- Receita de tampas de leite com açafrão em conserva em potes de vidro
- Método de salga quente em casa
- Preparando a marinada
- Maneira fria
- Regras de armazenamento de preservação
- conclusões
Preparando os cogumelos
Vamos dar uma olhada em como preparar as amostras antes de cozinhar. Preparar as cápsulas de leite com açafrão é uma etapa importante. Afinal, eles crescem no solo e os vermes os amam muito.
Limpeza de tampas de leite de açafrão para decapagem
Independentemente do método de cozimento, eles precisam ser limpos. Realize o procedimento com amostras recém-colhidas.
Limpeza:
- A primeira coisa que você precisa prestar atenção durante a coleta é se o espécime é comestível. As verdadeiras cápsulas de leite de açafrão exalam suco de laranja quando cortadas, enquanto as venenosas exalam suco branco. Ainda tenho que verificar em casa.
- Remova folhas de grama, pedaços de terra, musgo e outros contaminantes dos caules e gorros. Selecione os vermifugados e estragados.
- Divida as cápsulas grandes de leite de açafrão em várias partes. De tamanho pequeno, cozinhe inteiro.
Mergulhando cogumelos
Muitas pessoas estão preocupadas com a questão de saber se é necessário embeber as cápsulas de leite de açafrão e como fazê-lo corretamente. As cápsulas de leite de açafrão são consideradas o cogumelo de maior sucesso para preservação. Afinal, eles são elásticos e mantêm sua forma perfeitamente.
A polpa é um pouco amarga, mas isso lhes confere um sabor picante especial. Muitos cozinheiros não molham as cápsulas de leite de açafrão, apenas as enxaguam antes de salgar.
Tudo depende do método de cozimento. Se cozidos a seco, não precisam ser lavados. Basta limpar com um pano úmido. Da maneira usual, enxágue em água corrente. Em seguida, corte as partes danificadas e corte em pedaços.
Características da salga das cápsulas de leite de açafrão para que não escurecem
De consistência densa e composição rica, as cápsulas de leite de açafrão são perfeitamente preparadas de diversas maneiras. Os marinados podem ser usados como prato independente, bastando temperar com óleo vegetal e adicionar cebola. Batatas cozidas com adição de cápsulas de leite de açafrão também são boas, e assim por diante. As opções são muitas e, em todo o caso, este tipo de cogumelo está no seu melhor.
Muitas pessoas adoram cogumelos salgados, fáceis de preparar em casa. Uma particularidade do produto é que você pode saboreá-lo uma semana após a salga.
O produto pode ser conservado em conserva. Durante o processo de processamento, muitas vezes é descoberto um problema desagradável - as cápsulas de leite de açafrão perdem sua aparência atraente original. Eles ficam pretos. Na maioria dos casos, isso é observado durante a salga, fervura e imersão. Muitas pessoas acreditam que o produto está estragado. Esses são os únicos representantes que contêm suco leitoso espesso e de sabor adocicado.
Se as cápsulas de leite de açafrão escurecerem, isso não significa que não possam ser consumidas. Talvez alguns fatores não tenham sido levados em consideração durante o cozimento.
O método de cozimento mais popular é a salga. As amostras podem escurecer durante o processamento e alguns dias após a salga. Se não houver odor desagradável ou mofo, não se preocupe.
Possíveis causas de escurecimento:
- As amostras não estavam completamente cobertas com salmoura. O contato com o ar fará com que a polpa dos cogumelos escureça; este é um fenômeno completamente seguro. Se não quiser utilizá-los como lanche independente, pode fazer sopa ou fritá-los.
- Muito provavelmente, havia diferentes tipos de cápsulas de leite de açafrão na cesta. Os abetos tendem a escurecer durante o tratamento térmico.
- Uma grande quantidade de temperos e especiarias foram usadas para marinar. Por exemplo, adicionar endro pode causar uma mudança de cor.
- Armazenado por muito tempo antes do processamento.
Toda dona de casa quer saber preparar um prato verdadeiramente delicioso e preservar suas qualidades de cor. Primeiro, as cápsulas de leite de açafrão não precisam ser encharcadas. Com exceção das frutas que foram colhidas perto de estradas. A pré-imersão removerá as substâncias nocivas acumuladas na fruta.Os catadores de cogumelos experientes aconselham substituir este procedimento e limpar os cogumelos com uma esponja ou escova de dentes.
Ao processar um grande volume de produtos, coloque em uma bacia e encha com água com adição de sal e ácido cítrico. Faça pressão, você pode usar uma tigela ou bandeja invertida e colocar um objeto pesado em cima dela. Mantenha o recipiente em local fresco, longe da luz solar direta. É importante começar a salgar imediatamente após a limpeza. O recipiente deve ser de vidro, madeira ou revestido com esmalte. Outros materiais causarão reação e danos à peça de trabalho.
Receita de tampas de leite com açafrão em conserva em potes de vidro
Além da salga, utiliza-se a decapagem. Graças à marinada especial, fica muito saboroso e satisfatório.
Método de salga quente em casa
Vejamos abaixo como cozinhar cogumelos corretamente. Para obter preparações não só saborosas, mas também saudáveis, o método de salga a quente é adequado. Cápsulas de leite com açafrão em conserva Eles não só diversificarão a mesa do dia a dia, mas também decorarão a festiva.
Você pode realçar o sabor incrível dos cogumelos usando a seguinte marinada.
Lista de ingredientes necessários por litro de água e quilograma de leite de açafrão:
- açúcar – 1 colher de sopa;
- sal – 1,5 colheres de sopa;
- essência de vinagre - 1 colher de sopa ou 8 colheres de vinagre de mesa a 9%;
- alho – 6 dentes;
- 8 ervilhas pretas e pimenta da Jamaica;
- 2 dentes secos;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- um monte de endro e louro.
Preparando cogumelos:
- Inspecione cada cogumelo, remova sujeira e áreas danificadas.
- Enxágue com água ou limpe com um pano úmido.
- Coloque em uma panela com água e leve ao fogo médio. Depois de ferver, reduza o fogo, acrescente sal e cozinhe por meia hora. Remova qualquer espuma que apareça durante o cozimento com uma escumadeira.
- Escorra em uma peneira. Não use a decocção resultante.Enxágue com água, mexendo sempre.
Em seguida você precisa preparar o recipiente. Para os preparativos de inverno, é melhor levar potes de 500 mililitros. Lave bem cada um com uma esponja de cozinha e um detergente especial. Pegue o número necessário de tampas e esterilize junto com os potes.
Isso é feito de diferentes maneiras:
- Despeje a água em uma tigela com laterais altas e leve para ferver. Gradualmente, coloque jarra após jarra na bacia. Se o espaço permitir, você pode esterilizar vários frascos. O nível da água deve estar acima da jarra. Somente neste caso um efeito positivo pode ser alcançado. Ferva por 10 minutos.
- Para fazer isso, você precisará de uma panela e de um dispositivo especial para esterilizar potes. Vire o frasco e coloque-o no buraco para esterilizar por 5 minutos. O vapor ascendente entrará imediatamente no recipiente e removerá todos os micróbios existentes.
- Leve os potes ao forno pré-aquecido e deixe por 10 minutos.
- Use um micro-ondas. Tempo de esterilização – 3 minutos.
- Ferva as tampas em água fervente.
Você pode determinar a quantidade necessária de marinada pelo peso real dos cogumelos. Na decapagem é necessário usar um conservante, neste caso é o vinagre.
Preparando a marinada
Despeje a quantidade necessária de água na panela, adicione todos os ingredientes, exceto o vinagre, e deixe ferver. Ferva por 10 minutos. A marinada precisa ficar um pouco mais salgada.
Etapas de marinada:
- Despeje os cogumelos na salmoura e deixe ferver por um quarto de hora.
- Despeje o vinagre e ferva tudo novamente.
- Despeje lentamente em potes preparados. A pressa pode fazer com que o frasco estoure.
- Despeje o restante da salmoura por cima até a borda.
- Enrole com tampas esterilizadas.
- Estenda o cobertor. Coloque os potes com as tampas voltadas para baixo e embrulhe-os bem com uma manta. Espere até que esfrie completamente.
- Vire os frascos e certifique-se de que estejam bem fechados e hermeticamente fechados. Não deve haver locais úmidos no local onde estava o frasco.
- Marque o ano do selamento na tampa do frasco com um marcador.
- Consumir dentro de um ano.
Se houver pouco sal nos cogumelos depois de abertos, adicione sal antes de comer.
Maneira fria
De acordo com outra opção, os cogumelos podem ser conservados frios. Esta receita usa opressão. A opção ideal é uma jarra com água. Não utilize tijolos, blocos de espuma, pedras ou outros objetos pesados. O contato do material com a salmoura resultará na deterioração do picles. Os cogumelos são imediatamente colocados em potes, cobertos com sal e temperos, ou todos os ingredientes são misturados em uma panela e depois colocados em potes.
O cálculo dos ingredientes é por quilograma de cogumelos preparados:
- sal de cozinha que não contém iodo - 2 colheres de sopa;
- alho – 4 dentes;
- aneto;
- cravo - 4 peças;
- pimenta em grão – 5 peças;
- raiz-forte - 2 folhas;
- folhas de carvalho e groselha, ramos de abeto.
Método de cozimento:
- Os frutos pequenos devem primeiro ser limpos e lavados. Separe os gorros das pernas. Corte as tampas grandes em vários pedaços.
- Lave a panela esmaltada e seque-a com gás para remover microorganismos.
- Pré-escalde as folhas e galhos com água fervente. Coloque metade das folhas, um pouco de sal, cravo e pimenta no fundo.
- Divida os cogumelos em partes iguais e coloque-os em camadas, polvilhe com alho picado e sal. Os chapéus devem ser colocados embaixo e as pernas em cima.
- Reorganize a camada intermediária e a camada superior com folhas e galhos.
- Cubra com um prato de tamanho adequado.Coloque um recipiente de três ou cinco litros de água por cima.
- Coloque a peça de trabalho na geladeira ou na adega. Faixa de temperatura – 0-5 graus.
- Após três dias, verifique a quantidade de salmoura. Se os cogumelos não estiverem completamente submersos, adicione uma pequena quantidade de água fervida fria.
- Marinar por 3 semanas. Este tempo é suficiente para que os cogumelos sejam salgados e embebidos em especiarias.
- Pode ser guardado em uma panela coberta com um pano grosso e limpo. Ou coloque-o em caixas ou potes de vidro.
- Os cogumelos preparados de acordo com esta receita não necessitam de selagem. Eles podem simplesmente ser cobertos com tampas de vidro.
- É importante fritar os pratos utilizados para armazenamento ou mantê-los sobre o vapor para remover germes e bactérias.
Regras de armazenamento de preservação
Durante o preparo, todas as normas de esterilização devem ser rigorosamente observadas. O frasco hermeticamente fechado pode ser guardado em temperatura ambiente na despensa. É importante que não haja caldeira, radiador, fogão ou recuperador nas proximidades. O calor estimula o crescimento microbiano e causará a deterioração do produto.
É bom que haja uma adega ou porão. A temperatura na sala deve ser de 0 a 10 graus. É importante garantir que a adega esteja seca.
Os cogumelos não devem ser armazenados por mais de 2 anos. É melhor consumir puro no prazo de um ano; É importante aquecer os preparos que sobraram após a abertura: fritar, ferver, estufar. Mantenha as cápsulas de leite de açafrão salgado em um local fresco; é melhor se não houver luz solar direta. Se a temperatura de armazenamento for superior a 5 graus, isso causará a deterioração dos cogumelos.
Nos tempos antigos para cogumelos em conserva foram usadas banheiras de madeira. A madeira é um material ecológico.Se você não tiver uma banheira assim, um recipiente de vidro servirá. Após a decapagem, guarde os cogumelos por seis meses. Os cogumelos em conserva são armazenados na cave ou na adega.
conclusões
Camelina é considerada o cogumelo real. E não em vão - Pedro 1 adorava muito esses cogumelos.A esterilização e a selagem hermética são os métodos de armazenamento mais confiáveis. O principal objetivo dos preparativos é diversificar a dieta de inverno, enriquecendo-a com proteínas, minerais e vitaminas. Há um bom ditado: “Um dia alimenta o ano”. Nos meses de verão, é preciso cuidar do preparo dos cogumelos e, nos meses de inverno, do seu armazenamento adequado.