Os porcos Elite Duroc são criados para produzir carne marmorizada. Nele, as camadas de gordura são distribuídas uniformemente no tecido muscular. Pelas peculiaridades de criação desta raça, é mais lucrativo criá-la nas regiões quentes do sul da Federação Russa, na Sibéria também existem agricultores que criam porcos Duroc.
História da raça de porco Duroc
Por esta raça devemos agradecer aos agricultores da América e aos colonos que trouxeram porcos de diferentes partes do mundo para o continente.Durante a era colonial, os emigrantes que vieram para os Estados Unidos trouxeram consigo todas as variedades de animais domésticos. Havia muito material genético. A base reprodutora da raça eram porcos de pele vermelha importados da África Ocidental e seus parentes vindos da Europa. Os descendentes dos Durocs modernos viveram na Inglaterra e nas províncias francesas. A raça foi selecionada espontaneamente a critério dos agricultores.
Graças a ela, uma raça de maturação tardia chamada Jersey apareceu no estado de Nova Jersey, e os agricultores do estado de Nova York têm uma raça Duroc de maturação precoce. Ao cruzar animais dessas variedades, obteve-se um híbrido de raça pura.
Em 1883, a raça Duroc-Jersey foi oficialmente registrada e classificada como gordurosa. Toda a seleção subsequente teve como objetivo melhorar a qualidade da carne. Agora a raça tem o nome único de Duroc, é considerada uma raça de carne, é cultivada em escala industrial na Europa, na China e em casa nos EUA.
Descrição e características
Não é difícil reconhecer os porcos Duroc pela cor original da pele e pelas orelhas que caem sobre os olhos. Os animais não só têm pele morena, como também suas cerdas são coloridas, repetindo a cor dos tons marrom-dourado de sua pele. A cor pode ser irregular e irregular, não há marcas brancas claras.
Características externas
As porcas e os varrascos adultos têm corpo maciço e proporcional, pernas retas e estáveis, com presuntos pronunciados, cabeça grande e de perfil único, suavemente côncava. Orelhas longas e pendentes cobrem parcialmente olhos castanhos de tamanho médio.
A pele é coberta por cerdas grossas e de comprimento médio. Nos leitões e nas fêmeas é mais leve e não cresce tão densamente como nos javalis. Nos calcanhares a pele é escura, quase preta, com ligeiro tom azulado.
Peso e dimensões
Uma constituição forte é normal.A secura e a friabilidade são consideradas um desvio dos padrões aceitos da raça. Os porcos são altos, as pernas são longas, o dorso é plano ou com uma ligeira corcunda (arqueada). O peito arredondado é largo.
Chão | Comprimento do tronco (cm) | Peso, kg) |
Javali | 185 | 320 |
Semear | 175 | 240 |
Os leitões recém-nascidos pesam 1,1-1,6 kg.
Qualidades produtivas
A maturidade precoce da prole é de 165 dias. Com um ganho de peso médio diário de 700-950 g, os leitões de engorda são mantidos por até seis meses. Aos 6 meses, o peso total dos animais jovens chega a 100 kg. A alta precocidade são as características genéticas da raça, além de boa manutenção, alimentação farta e dieta balanceada.
Índice | Significado |
Saída assassina | 75-76% |
Rendimento de carne magra | 57% |
Espessura da banha | 14-16 mm, na crista até 18 mm |
Um leitão Duroc ganha 300 g por dia e, na altura do desmame, o peso médio do leitão é de 14-17 kg.
Vantagens e desvantagens
O segundo maior rebanho do mundo não permite duvidar dos méritos da raça, mas os porcos Duroc também apresentam desvantagens.
Vantagens da raça | Desvantagens da raça |
Econômico em climas quentes, os animais podem andar 24 horas por dia | Baixa fertilidade – máximo de 20 leitões por ano, em vez de 30, como outras raças |
Propriedades dietéticas e sabor especial da carne | Nas regiões do norte, os custos de criação de porcos estão a aumentar; os animais passam a maior parte do tempo no chiqueiro |
Disposição calma, os adultos não demonstram agressividade | A produtividade depende 100% da dieta; diminui drasticamente se houver pouca proteína na ração |
As porcas têm um instinto maternal bem desenvolvido, o que simplifica o cuidado dos recém-nascidos. | Tendência à rinite |
Condições animais
A raça Duroc é economicamente lucrativa para reprodução em regiões de clima quente. Desde que a temperatura média diária do ar não desça abaixo dos 10 °C, os suínos são mantidos em pastagens. Em condições naturais, os animais movem-se ativamente (o que melhora a qualidade da carne) e encontram alimentos adicionais.
No verão, os piquetes são equipados com toldos, onde os porcos escapam do calor intenso. Para evitar superaquecimento, pele e outras doenças, são organizados locais para nadar na lama líquida. Durante o inverno, os porcos Duroc precisam de cama seca. Eles se enterram à noite e durante o dia enquanto descansam. Quando mantido em chiqueiro, um animal adulto necessita de um espaço de 5 m².
Características de alimentação
Para que os leitões ganhem peso rapidamente, eles recebem ração contendo proteínas. A dieta inclui laticínios e farinhas animais (ossos, peixes, sangue). No verão alimentam-se 2 vezes, no inverno 3 vezes. Para 1 kg de crescimento, são consumidas 4 unidades de ração. A base de uma dieta rica em proteínas para porcos Duroc:
- leguminosas;
- silagem;
- batata;
- resíduos de produção de alimentos;
- Soro de leite coalhado;
- sérum;
- retornar;
- beterraba.
A porcentagem de aveia, cevada e milho na ração é baixa. As culturas de grãos contribuem para o aumento da camada de gordura, o que piora a qualidade da carne e reduz seu rendimento. Quando é economicamente rentável, os agricultores preparam a sua própria ração, caso contrário os animais jovens são alimentados com ração especializada.
Reprodução
Não é rentável criar a raça Duroc para venda devido à baixa fertilidade das porcas. Em uma ninhada há apenas 8 a 10 leitões; em um ano, uma porca dá à luz de 16 a 20 filhotes. Os agricultores acasalam indivíduos sexualmente maduros para aumentar o tamanho do seu rebanho.
O cio dura 2 dias, o varrasco é lançado duas vezes no curral com a porca.Se o acasalamento for bem-sucedido, após 15 semanas e meia a porca dará à luz. Durante a gravidez, as seguintes condições são criadas para ela:
- ar puro (piquete aberto);
- nutrição melhorada;
- tenda separada nas últimas etapas.
A viabilidade dos leitões Duroc é alta. 93-95% de toda a prole sobrevive. As porcas têm pouco leite, então os animais jovens são primeiro alimentados com leite de vaca, depois começam a receber mingaus, raízes e vitaminas. Aos 1-1,5 meses, os leitões são transferidos para a alimentação independente e desmamados da porca.
Doenças e seu tratamento
Problemas de saúde em leitões surgem quando as regras de criação são violadas. A doença mais comum da raça é a rinite atrófica. A doença é reconhecida pelos seus sintomas característicos:
- espirrar, bufar, chiado no peito;
- lacrimejamento;
- vermelhidão na parte branca dos olhos;
- secreção pelas narinas.
Os animais se recuperam rapidamente, mas perdem peso durante a doença. Os mesmos sintomas ocorrem com a pneumonia brônquica, tratada com medicamentos por veterinários. Os criadores de gado lidam sozinhos com a rinite atrófica: as narinas são limpas de crostas, lavadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, um antibiótico é instilado, as passagens nasais são lubrificadas com vaselina e os leitões são inalados com terebintina e ictiol.
Perspectivas de criação na Rússia
Existem poucas fazendas na Rússia que se dedicam à criação de porcos Duroc, por isso é difícil encontrar e comprar leitões desta raça. Os agricultores criam porcos reprodutores para as suas necessidades e melhoram a qualidade do seu gado cruzando outras raças com Durocs.
Você pode adquirir um leitão de raça pura em complexos especializados. A sua origem deve ser confirmada por um certificado apropriado. Os leitões são vendidos por US$ 20 e os reprodutores por US$ 200.