A suinocultura é uma indústria pecuária produtiva e próspera. Graças ao esforço dos criadores, o classificador inclui mais de 100 tipos de raças de suínos com diferentes características e composição da carne resultante. Os leitões são criados para obter carne, banha e peles. A indústria de cultivo de suínos ornamentais se destaca separadamente. Vejamos as raças de porcos domésticos mais populares e interessantes criadas em nosso país.
- Qual é a aparência de um porco?
- Como as raças são classificadas?
- As raças de carne mais interessantes
- Duroc
- Pietrain
- Landrace
- Hampshire
- Tamworth
- Bacon da Estônia
- Vietnamita barrigudo
- Amadurecimento precoce da carne (SM-1)
- Variedades gordurosas
- Falcões de Berkshire
- Grande raça negra
- Raça Mirgorod
- Raça Mangalitsa
- Raças universais
- Grande raça branca
- Raça Breitovskaya
- Raça do norte da Sibéria
- A maior raça de porcos da Rússia
- Regras de seleção
Qual é a aparência de um porco?
Os porcos domésticos são mamíferos artiodáctilos, representantes da subespécie de javali, domesticados pelo homem há mais de 700 anos. O tamanho médio do animal é de 1,5 metros de comprimento. Existem espécies anãs e gigantes, espécies padrão, diferindo na cor da pele e nos parâmetros constitucionais.
Características da aparência dos porcos:
- O focinho é grande e alongado, o nariz é uma tromba encurtada com focinho.
- A pele é áspera, coberta de pelos - cerdas.
- O número de dentes é 44, incluindo 4 presas.
- As pernas são curtas, delgadas e com quatro dedos.
- A ponta lateral do casco é bem desenvolvida, permitindo ao animal cavar o solo em busca de alimento.
- Orelhas grandes.
- Cauda pequena e enrolada como mola.
Em uma nota! Muitas pessoas acreditam que os porcos se movem pouco e não podem correr; esta afirmação é errônea; quando os porcos são mantidos em grandes currais, os animais podem atingir velocidades de até 18 km/h.
Como as raças são classificadas?
As espécies de suínos domésticos são classificadas com base no tipo de carne que produzem. Qual deles é rentável para cultivo é determinado pelo agricultor com base nas características da espécie. Os seguintes tipos e classificação são diferenciados:
- universal;
- carne e bacon;
- gordura de carne;
- gorduroso.
As espécies decorativas são muito apreciadas pela população, os animais não são criados para abate, mas como animais de estimação. Variedades selvagens de porcos podem ser encontradas em todos os lugares, algumas espécies estão listadas no Livro Vermelho, por exemplo, o porco Babirussa.
O cadastro de espécies domésticas é atualizado periodicamente, graças ao trabalho dos criadores, e inclui mais de 100 espécies.
As raças de carne mais interessantes
Consideremos raças de carne populares para criação doméstica: o peso desses animais é médio, a camada gordurosa é pequena, esses indivíduos são mantidos em currais e recintos, com possibilidade de caminhada.
Duroc
A raça de carne Duroc é baseada no código genético de animais guineenses que foram trazidos da África para o continente americano. Foi incluído no registro russo em 1993 e recomendado para cultivo em todas as regiões do nosso país.
Recursos e especificações:
- O rendimento da carne da carcaça é de 65%.
- A espessura da camada sebácea não ultrapassa 1,8 centímetros;
- O ganho médio diário é de 800 gramas.
- A cor das cerdas é marrom-avermelhada.
- Comprimento do corpo - 1,8 metros.
- O tipo produtivo é a carne.
- As pernas são poderosas e enormes.
- O peso de uma fêmea chega a 300 quilos, o de um javali chega a 350 quilos.
As desvantagens dos Durocs incluem a baixa fertilidade: em um nascimento, a fêmea não dá à luz mais do que 10 leitões.
Pietrain
Variedade favorita dos europeus. A carne Pietrain produz bacon de alta qualidade com finas camadas de gordura. Obtido pelo cruzamento de duas raças inglesas de raça pura: Yorkshire e Large White. Pietrain não é a variedade mais popular na Rússia. Os machos são frequentemente adquiridos como reprodutores para criar híbridos com melhor qualidade de carne.
De uma cabeça de Pietrain é possível obter até 75% de carne, um valor muito elevado. A gordura se acumula em pequenas quantidades. O peso médio de um adulto é de 240 quilos. Se as condições de cultivo forem atendidas, o ganho médio diário por leitão é de aproximadamente 500 g, enquanto os animais jovens são caracterizados por uma forte imunidade e os leitões raramente ficam doentes.
Os aspectos negativos da raça incluem baixa fertilidade (há 8-9 filhotes na prole de uma fêmea), exigindo condições de criação e nutrição.Pietrain não está incluído no registro estatal russo.
Landrace
Porcos de corte populares para suinocultura doméstica. Distingue-se pela sua cor branca e cerdas suaves e claras. O peso médio de um indivíduo é de 270 quilos, 68% da carne pode ser obtida de uma cabeça.
Landrace está incluído no registro estadual da Rússia e é recomendado para criação em fazendas particulares e privadas.
A variedade foi cultivada na Dinamarca e ganhou popularidade na Rússia no início do século XX. Os porcos não são agressivos e são muito ativos, apesar do peso considerável na idade adulta. As raças locais não são exigentes com a alimentação, são altamente produtivas e de maturação precoce, o crescimento médio diário de um indivíduo pequeno é de 730 g.
Hampshire
Porcos americanos da variedade de carne. Sua cor é única: a parte preta do corpo é diluída com a cor branca. Parece que o animal foi “colado” por várias metades. Características de aparência: o formato do corpo é alongado, as pernas são curtas mas poderosas. O peso de um adulto é de cerca de 250 kg; os machos podem ganhar peso de 310 kg. Rendimento de carne - 66%, banha - 25%.
Sujeito a condições de manutenção e alimentação adequada, o ganho médio diário de peso é de 1000 G. A qualidade da carne é excelente, a principal desvantagem da variedade suína é a baixa fertilidade.
Tamworth
Os porcos desta raça são adequados para engorda e crescimento em regiões de clima frio. Ao mesmo tempo, Tamworth pode ser criado junto com o gado e é adequado para pastagens.
A desvantagem da raça é a queda frequente, que requer cuidados especiais, e as cerdas encaracoladas.
A cor dos porcos é marrom-avermelhada. A raça é caracterizada por nascimentos múltiplos: uma porca pode dar à luz 11 leitões.
Bacon da Estônia
Popular nos estados bálticos, Alemanha e Moldávia, adaptado ao clima da maioria das regiões russas.O bacon estoniano não exige muito manutenção e cuidados. Os animais jovens raramente adoecem, têm imunidade elevada e a fêmea dá à luz até 12 leitões por fecundação.
A carne é de alta qualidade, o peso médio de um adulto é de 260 quilos, os javalis podem chegar a pesar 330 quilos. O ganho médio diário é de 700 g.
Vietnamita barrigudo
A raça asiática de porcos ainda não está registrada no registro estatal russo, mas a cada ano vem ganhando popularidade na criação doméstica entre os agricultores nacionais. Os porcos desta raça distinguem-se pelos parâmetros compactos, puberdade rápida e elevada imunidade. Cor: preto com manchas marmorizadas. Os porcos barrigudos vietnamitas digerem bem os alimentos vegetais; praticamente não se forma uma camada de gordura subcutânea nos porcos desta raça; o rendimento de carne per capita é de 70%.
As porcas demonstram alta fertilidade - até 20 leitões em uma ninhada. O cão vietnamita barrigudo tem uma natureza descontraída; a raça pode ser criada em um quintal comum com gado, pássaros e outros animais domésticos.
Amadurecimento precoce da carne (SM-1)
Variedade nacional de suínos para fins de carne. Foi criado usando seleção poli-híbrida. Caracteriza-se por alta maturidade precoce e intensidade de crescimento, o crescimento médio diário é de 750 gramas. As fêmeas dão à luz 10 leitões em uma ninhada. A carne de maturação precoce é adaptada para cultivo em todo o país. O rendimento de carne per capita é de 62%.
Variedades gordurosas
As principais raças dessa direção apresentam alta fertilidade, de 12 a 16 leitões por ninhada. O rendimento de carne desses porcos quando criados em casa é menor do que o da variedade de bacon, mas as variedades de sebo não são menos populares.
Falcões de Berkshire
Uma variedade de raça pura inglesa de constituição proporcional, pouco exigente em termos de condições de cultivo e alimentação. A cor é preta, manchas brancas são permitidas no rosto, peito e pernas. O peso médio de uma porca é de 220 quilos, de um javali 260 quilos. O rendimento letal de uma cabeça é de 85%. A espessura da camada de banha é de 3,5 centímetros.
Grande raça negra
O físico dos porcos é grande e poderoso. O peso de um javali pode chegar a 400 quilos. As características distintivas da aparência são a cor preta e as orelhas caídas.
Os porcos da grande variedade preta não são exigentes em termos de criação, os animais toleram bem o calor e podem ser mantidos em pastagem livre. As fêmeas são férteis e os animais jovens ganham peso rapidamente. Desvantagem: tendência à superalimentação e obesidade, a estrutura muscular é pouco desenvolvida.
Raça Mirgorod
A espécie, criada na Ucrânia, é considerada uma das melhores raças da raça sebácea. Os porcos da raça Mirgorod são onívoros e se adaptam rapidamente ao clima da região de cultivo. A carne é de qualidade média, o peso de uma fêmea é de 230 quilos, de um javali 280 quilos. A fertilidade das fêmeas é alta - até 14 leitões, o ganho médio diário é de 650 gramas, o instinto maternal é altamente desenvolvido.
Raça Mangalitsa
Uma antiga variedade húngara. Na Rússia, é cultivado no norte do Cáucaso e é popular na região de Moscou. A cor dos animais pode ser diferente, uma característica distintiva são os cabelos grossos e cacheados.
Indivíduos de porcos Mangalitsa depositam gordura precocemente, já aos 8 meses a espessura da gordura é de 6,5 centímetros. Os porcos estão adaptados ao pasto. Os porcos são onívoros, com alta imunidade, mas a fertilidade da raça é fraca - 7 leitões em uma ninhada.
Raças universais
Estas espécies distinguem-se pela carne de elevada qualidade e pela presença de uma camada subcutânea de gordura. Na Rússia, as raças universais são muito populares.
Grande raça branca
A variedade de porcos mais popular na Rússia. O peso médio de uma fêmea é de 250 quilos e o de um javali é de 320 quilos. A cor da pelagem é branca, o corpo é alongado, proporcional, com presuntos bem desenvolvidos. Rendimento de carne - 80%. O crescimento médio diário de um leitão é de 700 gramas; uma fêmea produz até 11 filhotes em uma ninhada.
Raça Breitovskaya
Espécie doméstica de porcos de raça pura, criada com base nas variedades dinamarquesa e letã. Os porcos Breitov demonstram alta produtividade e fertilidade. O ganho médio diário é de 750 gramas. A estrutura muscular é desenvolvida, os membros são poderosos e fortes. A carne é de boa qualidade, a gordura é densa.
Raça do norte da Sibéria
Recebido em 1942 na região de Novosibirsk. Cor - branco, com tonalidade avermelhada. As fêmeas dão à luz até 12 filhotes em um nascimento. O ganho médio diário é de 750 gramas. Rendimento de carne - 60%. A principal vantagem da espécie é a capacidade de adaptação às imperfeições climáticas das regiões norte. As principais desvantagens incluem - estrutura muscular subdesenvolvida, carne de qualidade média.
A maior raça de porcos da Rússia
As maiores variedades de porcos domésticos populares em nosso país incluem:
- Landrace;
- Porcos brancos da Letónia;
- Branco grande;
- Inglês branco.
Essas espécies são impressionantes em peso: os grandes javalis adultos podem atingir um peso de 400 a 450 kg. Fêmeas - 280-300 quilogramas.
Regras de seleção
Ao escolher uma variedade para cultivo em quintal particular, são levadas em consideração as seguintes propriedades da espécie:
- Requisitos de clima, alimentação e condições de vida.
- Direção de uso.
- Produtividade.
- Precocidade.
- Imunidade.
Se você vai criar porcos em um quintal comum, escolha raças pacíficas, não agressivas, mas ao mesmo tempo ativas. Algumas variedades precisam ser fornecidas ao ar livre. Vacinar e desparasitar os animais.