Ao começar a criar porcos, você precisa decidir sobre a raça. Recomenda-se escolher uma variedade que se adapte facilmente a climas frios e quentes. A raça de porcos Karmala é considerada a raça de porcos mais despretensiosa. Têm boa saúde, toleram bem o frio e o calor e ganham peso rapidamente. Os porcos Karmaly são valorizados pelos agricultores pelo excelente sabor da carne e dos produtos gordurosos, facilidade de cuidado e criação.
Origem da raça, variedades de karmals
Karmals surgiram como resultado do trabalho de criação; as formas parentais eram Mangalitsa fêmea e javali. A prole resultante foi cruzada com um porco coreano e, como resultado, foram criados porcos Karmaly. Eles adotaram características de seus ancestrais - sua semelhança com o javali é evidenciada pela alta resistência a doenças e boa adaptabilidade a quaisquer condições climáticas. Os churrascos húngaros deram-lhes uma aparência única: graças aos porcos coreanos, os karmals distinguem-se pelo seu temperamento incrivelmente calmo.
Variedades de bolsos são divididas em duas categorias:
- ordinário;
- real.
Para obter bolsos comuns, os criadores usaram um churrasco e um porco barrigudo coreano. Para criar karmals reais, eles usaram um híbrido cujos pais eram Mangalitsa e um javali coreano. Esses descendentes são intensamente engordados e caracterizados por características ricas em carne e gordura.
Características e descrição da raça
O corpo do Karmal é coberto por pêlo grosso e encaracolado - este é o seu cartão de visita. Pêlos abundantes ajudam os animais a resistir ao frio e ao calor; eles vivem até em chiqueiros sem aquecimento. O tamanho dos karmals excede o de seus ancestrais e eles engordam rapidamente. Os porcos são criados para comer carne porque possuem uma pequena camada de gordura. A carne é adequada para a produção de bacon devido à sua pequena camada de gordura. Apesar de os leitões estarem em recuperação ativa, eles não são propensos à obesidade, mesmo com alimentação abundante. A fase de crescimento ativo é considerada um período de 4 a 5 meses, com um ano de idade já pesam 200 kg.
A raça de porcos Karmaly é reconhecida pela sua aparência exótica e pelas seguintes características exteriores:
- os animais possuem cabeça de tamanho médio, proporcional ao corpo;
- focinho alongado, orelhas pequenas;
- os porcos têm pescoço curto e poderoso;
- os indivíduos adultos se distinguem pelas pernas curtas, fortes e musculosas;
- a pele não tem manchas, tem tonalidade branca e uniforme;
- Os porcos são caracterizados por quadris largos e maciços.
A prole nascida de Karmals pode ser facilmente distinguida de outra raça pela cor. Uma porca dá à luz filhos de cores diferentes: preto, marrom e azulado. Bebês listrados ou bicolores são freqüentemente encontrados. À medida que os leitões envelhecem, a cor da pelagem torna-se monocromática e as listras desaparecem. A pelagem de um karmal adulto é preta, cinza ou marrom.
Vantagens e desvantagens
A criação de karmals tem as seguintes vantagens:
- Os animais têm um temperamento calmo, não são agressivos e não quebram nem cavam por baixo de uma cerca.
- Os filhotes tornam-se sexualmente maduros após 7,5 meses, já estão prontos para acasalar, ao contrário de outras raças, que neste momento estão apenas entrando na idade reprodutiva.
- Os leitões têm um sistema digestivo forte e resistente que os ajuda a processar qualquer alimento. Um corpo forte e um metabolismo ativo contribuem para o rápido ganho de peso.
- A vantagem dos animais também é chamada de pêlo grosso - graças a ele, os porcos vivem em quartos sem isolamento e andam ao ar livre em climas quentes ou frios.
- Os leitões se distinguem por suas belas cores - sua pelagem pode ser variada, cinza, preta, marrom ou de cores mistas. Suas costas são cobertas por listras que desaparecem à medida que envelhecem.
- A raça se distingue por uma camada mínima de gordura, enquanto possui uma camada máxima de carne. A carne não ficará coberta por uma camada de gordura mesmo com alimentação abundante.
Praticamente não há aspectos negativos no crescimento de karmals. A única ressalva é sua semi-selvageria - mesmo com uma longa permanência em um chiqueiro, eles podem ter medo do dono e de outras pessoas. Mas isso não é considerado uma desvantagem significativa.
A raça de porcos Karmaly é uma das preferidas entre as variedades criadas para produtos cárneos devido ao seu temperamento calmo e alta adaptabilidade a quaisquer condições de vida.
Como escolher leitões na hora de comprar
A compra de suínos deve ser abordada com responsabilidade. Apesar da boa saúde e da elevada adaptação dos suínos a todas as condições de vida, existe a possibilidade de adquirir um animal insalubre. Para adquirir leitões saudáveis, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- Ao escolher os animais, você deve examinar cuidadosamente a cauda - em um porco saudável ela é coberta de pelos e não gruda no corpo.
- Para evitar que vendedores astutos enganem o comprador e lhe vendam outra raça em vez do Karmal, os profissionais recomendam que você se familiarize previamente com as fotografias e características biológicas dos animais.
- Ao escolher os leitões, preste atenção à sua respiração. Eles não compram porcos com chiado no peito - eles têm uma doença do aparelho respiratório, com a qual não viverão muito.
- Os leitões recém-nascidos são cobertos por pêlos grossos, portanto, se um leitão careca ou semi-careca for colocado à venda, você deve recusar-se a comprá-lo.
Karmalov é considerada uma das raças de carne mais populares com uma camada mínima de gordura. Para minimizar as fibras gordurosas na carne, recomenda-se comprar os leitões mais barulhentos e ativos, com cascos poderosos e pernas altas. A atividade do animal tornará sua carcaça mais carnuda.
Especificidades do cuidado
Os Karmals não requerem cuidados especiais, a sua manutenção não difere da criação de outras variedades.Para deixar os porcos confortáveis, é necessário cercar a área onde moram ou construir um chiqueiro.
É preferível fazer um aviário em um local onde cresça grama comestível. Para porcas e leitões, é necessário equipar um local especial, ao abrigo do vento e das correntes de ar.
A área de passeio é cercada com uma rede sem medo de que os porcos comecem a quebrar a cerca e desenterrá-la. Os porcos têm temperamento fleumático, são calmos e não agressivos. Recomenda-se deixar a cerca mais alta, pois os porcos muitas vezes se aproximam da cerca e empurram o recinto com as patas dianteiras, o que pode quebrar a cerca.
Nutrição
Criar karmals não é particularmente difícil, uma vez que os animais comem toda a comida que recebem.
Eles se alimentam de:
- feno;
- grama;
- silo;
- grão;
- mingau;
- batatas;
- beterraba.
Esses produtos aceleram o processo de ganho de peso - aos 7 meses, o bolso pesa de 85 a 125 kg. Karmals não precisam cozinhar adicionalmente o purê: eles comem alimentos crus e picados. A vantagem da raça é que eles conseguem se recuperar rapidamente do desperdício de alimentos. Isso reduz a quantidade de comida que consomem, ao contrário de outras raças.
Apesar da despretensão dos animais com a alimentação, vale considerar que alimentar os karmals com determinados produtos altera as características gustativas da carne:
- Os produtos lácteos produzem carne tenra e saborosa;
- ao comer peixe, a carne dos karmals fica saturada com um cheiro peculiar de peixe;
- uma grande quantidade de cereais e vegetais consumidos torna a carne insípida;
- Devido a rações como bolo, soja e farinha de peixe, as características da carne são reduzidas.
Se um porco come ração mista, seu conteúdo não deve ultrapassar 65-70% da dieta total.A parte restante é atribuída a cereais, vegetais, erva, lacticínios e farelo.
Recursos de reprodução
A maturidade sexual dos karmals ocorre precocemente - aos 4 meses já entram na fase reprodutiva, aos 7 a 8 meses acasalam e têm leitões. Os animais se diferenciam pela alta produtividade: o número de filhotes por nascimento varia de 10 a 20 leitões.
A porca dá à luz sozinha e não necessita de assistência humana. É produzido leite suficiente para alimentar os porquinhos, e os bebês se recuperam rapidamente da alimentação abundante. Não é necessário cuidar de leitões recém-nascidos, pois as porcas Karmala têm um instinto maternal desenvolvido e cercam seus leitões com cuidado.
A única exigência de manutenção é a construção de um pequeno galpão e uma área de passeio. Quando os porcos têm de 1 a 1,5 meses de idade, eles são desmamados do peito da mãe e transferidos para ração com capim e cereais macios.
Doenças e seu tratamento
Os porcos têm um sistema imunológico forte, herdado de seus ancestrais. Os leitões não necessitam de vacinas; seu sistema imunológico resiste a várias infecções. Os veterinários recomendam tratar regularmente os animais contra helmintos. Os porcos são banhados em um bebedouro especialmente equipado, no qual são despejados água e óleo de máquina - este método protege os bebês de diversas patologias.
Características gustativas da banha e da carne
Com a alimentação adequada dos animais, a carne fica macia, suculenta e aromática. No cultivo de karmals, a prioridade é a obtenção de carne, o percentual de gordura não passa de 10-15%. Para preservar a suculência e maciez da carne, os porcos são abatidos com 1 a 1,5 anos de idade, quando pesam de 200 a 225 kg.