Criar leitões e suínos exige muito trabalho, recursos financeiros e arrumação de um chiqueiro. Os animais são engordados por 10 meses. Eles são alimentados 2 a 3 vezes ao dia, com alimentos ricos em vitaminas, aminoácidos, proteínas e carboidratos. Um porco come de 1 a 2 quilos de ração por vez, ou seja, cerca de 60 quilos de batatas, grãos e vegetais por mês, e ganha peso mensal de apenas 10 a 15 quilos.
- Tecnologias de criação de suínos
- dinamarquês
- canadense
- Bifásico
- Requisitos para um chiqueiro
- Temperatura e umidade do ar
- Disponibilidade de água
- Área de caminhada
- Iluminação
- Sistemas automáticos de remoção de esterco
- Como cuidar
- Tipos e esquemas de engorda
- Engorda de carne
- Engorda para bacon
- Engorda para banha
- Como alimentar leitões sem porca
- Possíveis doenças e métodos para combatê-las
- Características de manutenção de inverno
Tecnologias de criação de suínos
Animais como os porcos são criados não apenas em escala industrial, mas também em casa, ou melhor, em fazendas privadas. Existem diversas tecnologias reconhecidas internacionalmente que podem alcançar bons resultados e minimizar a mortalidade. A escolha da técnica de cultivo depende do número de rebanhos e dos recursos materiais.
Para os suinicultores iniciantes, qualquer tecnologia é uma ciência completa, que tem seus próprios princípios e regras. Antes de começar a criar porcos, você precisa entender essa questão teoricamente e depois passar à prática.
dinamarquês
É sabido que a Dinamarca é líder na produção de carne suína na Europa, é aconselhável adotar a experiência deste país. Lá, nas granjas de criação, só se compram para engorda porcos de raça pura que ganham peso rapidamente. O método de criação dinamarquês caracteriza-se pela construção de pocilgas fixas com tecnologia de ponta. Esta tecnologia é utilizada em escala industrial, mas os empresários privados podem tirar partido desta técnica.
Características distintivas da tecnologia dinamarquesa:
- ênfase na limpeza das instalações e nos alimentos frescos;
- alimentar-se de acordo com um horário;
- máquinas especiais para parto e alimentação de recém-nascidos;
- pisos com fissuras;
- sistema automático de remoção de dejetos;
- manter porcos em crescimento em um cercado espaçoso para 30 porcos;
- sistema eletrônico de aquecimento e ventilação;
- linha automática de fornecimento de ração;
- regime especial de controle veterinário.
Com este método de criação, a fazenda é uma área fechada onde não são permitidos estranhos, inclusive animais vadios (gatos, cães). A vacinação é realizada de acordo com o cronograma.Os suínos são mantidos em condições limpas e confortáveis, com medidas sanitárias e higiênicas regulares.
canadense
Esta é a tecnologia oposta à dinamarquesa. Neste caso, não são construídos chiqueiros fixos. Os porcos são mantidos em hangares temporários. A palha tradicional é usada como cama.
Características distintivas da tecnologia canadense:
- construção de hangares para tendas;
- cama permanente de palha ou serragem;
- manter até 250 animais em uma sala;
- equipamentos para bebedouros aquecidos;
- alimentadores de bunker com acesso gratuito a qualquer hora do dia.
Com esta técnica, os porcos são mantidos praticamente em condições de frio. No inverno, os animais são aquecidos por camas compostadas, que não são trocadas, mas toda semana é acrescentada uma nova camada. A temperatura desse piso chega a 15 graus Celsius. Os animais podem circular livremente pelo hangar.
Bifásico
Normalmente, os leitões jovens são mantidos com a porca até uma certa idade e depois transferidos para outro quarto. Este procedimento causa forte estresse nos animais. Nas fazendas modernas, os leitões não são transferidos para lugar nenhum. Eles vivem com a porca por até 3-4 meses. Em seguida, as fêmeas são levadas silenciosamente para outra sala e os leitões são deixados na mesma. Esta é a essência de um sistema de criação de suínos em duas fases.
Requisitos para um chiqueiro
Para a criação de porcos, são construídos chiqueiros fixos. Estas instalações devem atender a certos critérios.Criar suínos adequadamente significa criar condições confortáveis para que os animais se desenvolvam e cresçam normalmente.
Temperatura e umidade do ar
No chiqueiro, a temperatura do ar não deve ser inferior a 18 e não superior a 20 graus Celsius. É verdade que os leitões recém-nascidos precisam criar condições especiais. Durante este período, os animais são sensíveis ao frio e às correntes de ar. A temperatura normal do ar para recém-nascidos é de 28 a 33 graus Celsius. O aquecimento da sala em climas frios é feito por meio de lâmpadas e resistências elétricas. Uma diminuição da temperatura abaixo de 14 graus Celsius, bem como um aumento acima de 30 graus Celsius, aumenta o consumo de ração, mas reduz o ganho de peso.
A umidade do ar no chiqueiro deve ser de 60 a 70%. As altas temperaturas externas e o ar interno seco podem causar superaquecimento. Não deveria haver sauna a vapor no chiqueiro. A alta temperatura e a umidade podem causar problemas de saúde e recusa de alimentação. O ar condicionado da sala é regulado por ventilação de insuflação e exaustão ou ventilação simples.
Disponibilidade de água
É necessário instalar bebedouros no chiqueiro. Eles são feitos de material impermeável. Os bebedouros podem ser coletivos ou projetados para um animal. Em escala industrial, é utilizado o abastecimento automático de água. Nas fazendas, os porcos recebem água em cochos. A água é derramada 3 vezes ao dia, sempre fresca. Dê água aos animais nos intervalos entre a distribuição da ração. A água deve estar morna e limpa. Norma por animal: 1 balde (8-10 l).
Área de caminhada
O espaço para um porco deve ter pelo menos 4-5 metros quadrados. Em um compartimento sem passeio (gaiola, contêiner), o animal se recuperará mais rapidamente.Se houver várias cabeças no chiqueiro, os porcos terão um lugar para passear. Normalmente, para 50 animais, o espaço para caminhada deve ser de 250 metros quadrados.
Iluminação
O horário de verão em um chiqueiro deve ser de 10 a 12 horas. Os animais respondem bem à luz do dia, por isso são instaladas janelas nas instalações, que são colocadas perto do teto. No inverno, quando escurece cedo, você pode acender as lâmpadas elétricas. No entanto, a iluminação artificial não deve ser muito forte, caso contrário os porcos se comportarão de forma agressiva.
Sistemas automáticos de remoção de esterco
Um sistema automático de remoção de dejetos é instalado sob o piso de ripas para suínos. Não há nada complicado em instalá-lo. Primeiro, são feitos banhos de concreto. Um piso de ripas é instalado no topo. As fezes entram no tanque de concreto através de buracos. A partir daí, o esgoto é bombeado através de tubulações e bombas para contêineres e retirado da fazenda. O tanque de fezes é limpo semanalmente.
Como cuidar
Para criar um animal saudável, ele deve ser bem cuidado desde o nascimento. Com 1 e 2 meses de idade, os leitões são vacinados contra as doenças mais perigosas. Pulgas e helmintos são removidos uma vez por trimestre.
Os porcos são alimentados 2 ou 3 vezes ao dia. Os leitões devem ganhar peso todos os meses. O peso de um recém-nascido é de cerca de 1 quilo. Ao final do primeiro mês de vida, o porco deverá pesar 10 vezes mais. Todo mês o peso do animal deve aumentar em 10 quilos. Recomenda-se o abate de suínos aos 10 meses de idade, quando eles ganharam 130-140 quilos.
Os animais devem ser mantidos limpos. O chiqueiro é limpo diariamente e o esterco é jogado em um tanque de decantação. Se o chão não for de ripas, é coberto com palha.Recomenda-se ventilar o ambiente uma vez ao dia e desinfetá-lo uma vez por mês.
Tipos e esquemas de engorda
Os porcos são criados para obter carne, banha ou bacon. Dependendo do resultado desejado, é seguido um regime alimentar específico.
Engorda de carne
Para criar um animal para comer carne, ele é alimentado principalmente com batatas cozidas e mingau de cevada amassado. A dieta é complementada com vários vegetais frescos (abóbora, beterraba). Os porcos recebem ração verde, cereais (trigo, milho), ração composta, bolo e farinha. Qualquer raça é adequada para criação de carne.
Engorda para bacon
Para obter banha com numerosas estrias de carne, os porcos são alimentados em 2 etapas, a partir dos 2,5 meses de idade. O peso dos animais jovens deve ser de 25 a 30 kg. Por até 5 meses, os animais recebem alimentos ricos em proteínas (trigo triturado, milho, farelo, bolo, ração mista), além de vegetais (abóbora, beterraba) e ração verde. Dos 5 aos 7 meses, os porcos são alimentados com alimentos de melhor qualidade. Os animais recebem batatas, cevada e ervilhas esmagadas e ervas leguminosas. Apenas raças de maturação precoce são adequadas para engorda de bacon: Estonian Bacon, Large White, Landrace. Os porcos não precisam ser mantidos por mais de 7 a 8 meses.
Engorda para banha
Os animais são alimentados com alimentos ricos em carboidratos exclusivamente para a obtenção de banha. Os porcos se recuperam rapidamente se receberem batatas cozidas, mingaus de grãos, uma pequena quantidade de vegetais frescos e ervas verdes.
Como alimentar leitões sem porca
Os leitões recém-nascidos são geralmente separados da porca aos 2 meses de idade. Se o porco se recusar a alimentar os filhotes, eles serão alimentados com leite de vaca adoçado com açúcar. Os leitões precisam ser mantidos em uma sala separada, onde a temperatura do ar não seja inferior a 30 graus Celsius.
A partir da 3ª semana de vida, os bebês podem adicionar sêmola ao leite, um pouco mais tarde os animais passam para batata cozida. É necessário organizar o cuidado dos leitões, retirar o esterco diariamente e colocar palha fresca.
Possíveis doenças e métodos para combatê-las
Os porcos devem ser vacinados contra doenças perigosas. Os leitões recebem a primeira injeção no 5º dia após o nascimento. O bebê recebe uma injeção de um medicamento contendo ferro. Aos 15 dias de idade são vacinados contra o raquitismo.
Aos 16-30 dias - vacinação contra Aujeszky, aos 20 dias - vacinação contra salmonelose, aos 20-30 dias - contra pasteurelose, aos 40 dias - contra peste, aos 45 dias - contra leptospirose, aos 60 dias - contra erisipela e doença de Teschen , em 90 dias - por febre aftosa. Uma vez por trimestre, os leitões são desparasitados e pulgados.
Características de manutenção de inverno
Durante a construção, procuram isolar o chiqueiro para ligar os aquecedores com menos frequência no inverno. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de 18 graus Celsius. O chiqueiro é aquecido com aquecedores de ar, termoventiladores e lâmpadas infravermelhas. Os porcos são alimentados normalmente, 2 a 3 vezes ao dia. À noite, a iluminação elétrica é ligada.