Sintomas e tratamento de vermes em porcos em casa com remédios e medicamentos populares

Muitas vezes, os proprietários de fazendas e fazendas privadas enfrentam o problema de vermes em porcos. Existem muitos tipos de vermes parasitas; eles podem ser transmitidos de um animal para outro e afetar gradualmente todo o rebanho. A infecção humana é possível, por isso a saúde dos suínos deve ser monitorada cuidadosamente. O perigo de infestação helmíntica diz respeito tanto aos leitões jovens como aos adultos.


Rotas de infecção

Nos leitões, as opções de infecção e transmissão de vermes são as mesmas que nos suínos. Fezes de animais, água suja ou solo são habitats ideais para eles. Normalmente, os parasitas entram no corpo dos animais na forma de ovos. Nesta forma não são perigosos para o animal. Assim que os ovos são transferidos para um ambiente favorável, os vermes se desenvolvem rapidamente.

Os parasitas representam o maior perigo para pequenos leitões e porcas. Os primeiros não possuem imunidade forte e podem sofrer graves danos ao trato gastrointestinal ou até morrer. As porcas recebem tratamento preventivo um mês antes do parto para evitar que os leitões sejam infectados com vermes através do leite.

O aparecimento de helmintos é explicado por vários motivos:

  • limpeza inoportuna e de má qualidade das áreas onde os suínos são mantidos;
  • superlotação de animais no chiqueiro;
  • alimentos de baixa qualidade;
  • rara desinfecção de comedouros;
  • falta de prevenção de vermes.

vermes em leitões

Tipos e sinais de infecção por vermes

Helmintos ou vermes parasitam e se multiplicam dentro do corpo dos animais. É conhecido um grande número de suas espécies, cuja distribuição depende do habitat dos parasitas.

Para detectar a infecção em suínos, é necessário estar atento a uma série de sinais:

  • os animais perdem o interesse pela comida ou, inversamente, não conseguem obter comida suficiente;
  • ocorre perda repentina de peso;
  • há tosse constante, náusea;
  • temperatura corporal elevada;
  • comportamento letárgico ou, inversamente, atividade excessiva e inquietação dos leitões;
  • a presença de vermes nas fezes.

Os sintomas podem variar dependendo do tipo de verme. Mesmo que um dos sinais acima esteja presente, você deve consultar um veterinário e fazer o teste.

vermes em porcos

Nematóides

Lombrigas. Seu comprimento varia de 1 mm a 1 m.Os parasitas fêmeas entram no corpo dos animais através do solo contaminado ou das fezes de porcos doentes. Capaz de botar milhares de ovos. Leitões pequenos são mais suscetíveis à infecção por vermes. Os principais sintomas incluem perda repentina de peso, diarreia com sangue, vômitos incontroláveis ​​e fraqueza severa. Para o tratamento, são utilizadas injeções especiais e aditivos alimentares.

Ascaridíase

A doença é causada por lombrigas, grandes lombrigas de até 35 cm de comprimento, que afetam mais frequentemente animais jovens com idades entre várias semanas e seis meses. Ao caminhar pelos currais, os leitões pegam alimentos do solo contaminados com ovos de lombrigas. Os vermes adultos se desenvolvem a partir deles no estômago. A infecção por vermes é acompanhada de diarreia, vômito, letargia e perda de peso nos leitões. Os animais infectados muitas vezes rangem os dentes; em casos graves, podem ocorrer convulsões.

verme longo

Triquinose

A infecção é causada por vermes parasitas, cujo comprimento não excede 4 mm. Na maioria das vezes, a triquinela é encontrada em restos mortais de animais mortos - camundongos, ratos. Depois que os porcos os comem, ocorre infecção por vermes; a triquinela vive nos intestinos e se espalha pela corrente sanguínea, afetando todos os órgãos e sistemas do animal.

Os principais sintomas da triquinose incluem febre alta, dores musculares, diarreia e vômitos.

O tratamento de tais animais é impossível. Se o diagnóstico for confirmado após exame de sangue, eles são abatidos e descartados.

Metastrongilose

A infestação por vermes em porcos ocorre como resultado de uma infecção quando os porcos comem minhocas. Eles são os portadores intermediários dos parasitas que causam a metastrongilose.

A doença é aguda, acompanhada de tosse, anemia, perda de peso e pode se tornar crônica. Os primeiros sintomas são visíveis um mês após a infecção.Os vermes, migrando por todo o corpo, envenenam-no com resíduos e podem causar pneumonia. A falta de oxigênio nos órgãos pode levar à exaustão do animal.

vermes Metastrongilose

Finnose (cisticercose)

A doença é causada por larvas de cestóides, que residem e parasitam no tecido muscular. Freqüentemente, a fonte dos óvulos é uma pessoa que libera óvulos e formas maduras de cestóides no meio ambiente. Os vermes têm a aparência de tênias, seu corpo é composto por vários segmentos, dentro dos quais existem ovos. O tecido muscular, todos os órgãos e o cérebro são afetados. O curso é crônico; o animal permanece infectado durante toda a vida. A patologia pode ser determinada postumamente. Para isso, são feitos cortes no coração, na mastigação e em outros músculos. Não existe tratamento para porcos com Finnose.

Acantocéfalos

Helminth é considerado um dos maiores. Os machos dos acantocéfalos atingem 15 cm de comprimento, as fêmeas - 68 cm e os vermes se desenvolvem com a ajuda de hospedeiros intermediários e finais (definitivos). Os primeiros incluem besouros de maio e escaravelhos, os segundos incluem porcos.

O acantocéfalo que se desenvolve no intestino de um leitão pode não apenas ter um efeito tóxico no corpo, mas também perfurar as paredes intestinais. Como resultado, podem ocorrer complicações como peritonite. Possível morte do animal.

vermes acantocéfalos

Os principais sinais clínicos de infecção por vermes acantocéfalos incluem:

  • perda de apetite;
  • diarreia com sangue;
  • exaustão rapidamente progressiva;
  • costas arqueadas;
  • estômago tonificado;
  • com peritonite, a temperatura corporal é de +41 ⁰С.

Não há cura para a infestação por acantocéfalos. Os animais doentes são abatidos, enquanto os restantes são mantidos em baias durante todo o ano.

Métodos de diagnóstico

A presença de vermes em porcos pode ser determinada por sinais externos ou por meio de testes clínicos. O diagnóstico é feito pela presença de ovos de helmintos nas fezes dos suínos.Os veterinários testam reações alérgicas na pele. A triquinose e a metastrongilose são diagnosticadas em laboratório onde é estudada a composição do sangue e das fezes do animal.

A presença de infestação por acantocéfalos é determinada por sinais clínicos ou com base no exame de fezes e cadáveres de porcos. Cada proprietário precisa monitorar cuidadosamente o comportamento dos animais, tomar medidas preventivas e entrar em contato com o serviço veterinário caso haja sintomas de infecção por vermes.

muitos leitões

Como remover parasitas de porcos

Para livrar os porcos dos vermes, é necessária uma consulta com um veterinário. A dosagem dos medicamentos deve corresponder ao peso e idade do animal. Os leitões podem ser tratados com medicamentos especiais ou com remédios e receitas populares.

Tratamento medicamentoso

Antes de iniciar o tratamento contra vermes, é necessário fazer exames e descobrir que tipo de parasitas os porcos são afetados. Se vários leitões de uma ninhada estiverem infectados, devem ser administrados medicamentos anti-helmínticos a todos os animais. Para o tratamento, os medicamentos são utilizados em diferentes formas - injeções, comprimidos, pós. Os medicamentos mais universais, eficazes e baratos para vermes incluem:

  • "Alben";
  • "Cestal";
  • "Higrovetina";
  • "Febtal";
  • silicofluoreto de sódio.

tratamento de porcos

Esses medicamentos funcionam bem contra vermes como tênias e lombrigas. Os veterinários geralmente recomendam fluoreto de sódio, que em pó pode ser misturado à ração de cereais. Deve-se lembrar que a maioria dos medicamentos utilizados apresenta efeitos colaterais - sonolência, apatia. De acordo com as instruções de uso, a frequência de uso de medicamentos para desparasitação é de pelo menos 2 vezes.

Se um animal estiver infectado, é mais conveniente usar injeções.Também é melhor administrar injeções em leitões jovens. É mais difícil dar comprimidos, os animais jovens podem engasgar e neste caso a dosagem é mantida com mais precisão.

Remédios e receitas populares

Você pode livrar os animais dos vermes em casa usando os meios conhecidos disponíveis. Acredita-se que cortando dentes de alho e adicionando-os à ração na proporção de 1:1000, você pode desparasitar leitões e se livrar dos parasitas. Pó de tanásia na quantidade de 1 colher de chá é administrado a um leitão de 30 kg junto com a ração. Se o animal pesar mais, a dosagem é aumentada. Outra opção para desparasitação é uma tintura alcoólica de celidônia. Duas gotas do produto são diluídas em água e administradas a cada animal.

tintura de álcool de celidônia

Prevenção

Para prevenir vermes, são tomadas várias medidas:

  • os currais são limpos diariamente;
  • realizar desinfecção 2 vezes por semana;
  • caiam as paredes do chiqueiro com cal;
  • troque a roupa de cama diariamente;
  • compre leitões apenas de vendedores confiáveis;
  • Os leitões são desparasitados pela primeira vez aos 1,5 meses, depois aos 3 meses e depois a cada trimestre.

Para garantir a detecção oportuna da infestação por vermes, é necessário monitorar cuidadosamente o gado e não ignorar indivíduos com anomalias comportamentais.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim