Muitos proprietários de aves enfrentam a infestação de galinhas por vermes. Mesmo a prevenção cuidadosa é impotente contra os parasitas onipresentes e suas larvas. Os vermes causam perda de peso nas galinhas, perturbação dos órgãos internos e, se estiverem gravemente infectados, podem causar a morte da ave. Vejamos os tipos de helmintos, sintomas, formas de curar e proteger as galinhas poedeiras de novas infecções.
- Os danos que os helmintos causam às galinhas
- Causas da infecção
- Sintomas e tipos de vermes
- Amidostomíase
- Capilaríase
- Syngamose
- Ascaridíase
- Cestodose
- Coccidiose
- Prostagonimose
- Métodos de tratamento
- Medicamentos
- Flubenvet
- Piperazina e Pirantel
- Levamisol-plus
- Remédios populares
- Ervas contra vermes
- Alho
- Perigo para humanos e medidas preventivas
- É possível comer carne e ovos se as galinhas tiverem vermes?
Os danos que os helmintos causam às galinhas
Os vermes são todo um grupo de vermes que parasitam o corpo de galinhas, animais e humanos. Os parasitas vivem em diferentes órgãos e levam à exaustão e enfraquecimento do hospedeiro. Danos causados por helmintos:
- os vermes privam as galinhas de uma parte significativa dos nutrientes da ração e levam à perda de peso;
- resíduos de parasitas envenenam o corpo e levam à intoxicação;
- ao migrar, colônias de vermes e larvas destroem as membranas mucosas, a infecção penetra mais facilmente através dos danos, as galinhas perdem imunidade;
- as larvas se desenvolvem em diferentes órgãos da ave - pulmões, músculo cardíaco, fígado, desestabilizando sua atividade;
- Se houver um acúmulo significativo de vermes no trato digestivo, a patência será prejudicada e a ave poderá morrer.
Os vermes se alimentam de alimentos e tecidos corporais consumidos pelas galinhas, o que leva a uma notável deterioração da saúde das aves.
Causas da infecção
Os vermes entram no corpo pela via nutricional, ou seja, pelo trato digestivo. As galinhas comem ração contaminada ou bebem água inseminada e espalham parasitas pelo galinheiro através de seus excrementos. As causas da infecção são:
- alimentos e água de baixa qualidade (inseminados);
- galinhas doentes ou outros animais de contato;
- sujeira, condições insalubres nos galinheiros, limpeza pouco frequente;
- alta umidade, na qual os helmintos se multiplicam rapidamente e se sentem confortáveis;
- lesmas, roedores - portadores de vermes;
- galinhas e pintinhos infectados recém-chegados;
- As aves se alimentam de pastagens - caipiras (minhocas, insetos).
A própria pessoa pode trazer helmintos para o galinheiro em roupas e sapatos. Observe que os worms são onipresentes.
Importante: o fator que provoca a infecção é o enfraquecimento da imunidade nas galinhas, que muitas vezes ocorre devido à alimentação desequilibrada e às más condições de vida.
Sintomas e tipos de vermes
A doença em galinhas é causada por helmintos de vários tipos, o patógeno pode ser determinado pelo tipo, natureza da lesão e exames laboratoriais. Os sintomas dependem da gravidade da lesão. Muitas galinhas com boa imunidade, sendo portadoras, são aparentemente saudáveis e não apresentam sinais de doença.
Os sintomas de todas as helmintíases são falta de interesse em alimentar as galinhas, letargia a ponto de completa apatia, plumagem suja e despenteada e descoloração do favo. Os ovos tornam-se frágeis, com casca irregular, muitas vezes sem casca externa. As fezes assumem uma aparência não natural, pedaços de parasitas e muco são visíveis. A produção de ovos diminui.
Amidostomíase
O agente causador é o Amidostomum anseris, um nematóide de até 2 centímetros. Os vermes estão localizados na parte superior do trato digestivo. Sinais: apatia, letargia, problemas respiratórios, marcha irregular e instável.
Capilaríase
A doença é causada por nematóides Capillariidae. Os principais portadores de parasitas são as minhocas, que as galinhas poedeiras bicam quando caipiras. A doença, perigosa para as aves, é caracterizada por uma diminuição acentuada do apetite, letargia, diarreia e tremores corporais. As penas levantam-se, ficam opacas, sujas, os brincos e o pente ficam brancos.
Syngamose
A singamose é causada por vermes Syngamidae que vivem na traquéia. A doença é perigosa para as galinhas: os animais jovens morrem em 80-100% dos casos. Sinais de infecção:
- balançar a cabeça;
- tosse com chiado e assobio;
- respiração frequente e irregular;
- alongamento do pescoço;
- secreção de muco do bico.
As membranas mucosas e o pente ficam pálidos, as galinhas ficam inativas e apáticas.
Ascaridíase
A doença é caracterizada por lesões do trato digestivo e intoxicação geral do corpo. Os agentes causadores são vermes Ascaridia grandes (2 a 7 centímetros). O tipo mais comum de helmintíase em galinhas. Galinhas jovens são infectadas quando compartilhadas com galinhas adultas; a mortalidade das galinhas é de 30%. Os sinais são apatia, diarreia com sangue, por vezes vómitos e perturbações da actividade nervosa.
Cestodose
Nome comum para vários (7) tipos diferentes de helmintíases. O tamanho dos vermes varia de 0,5 milímetros a vários centímetros. Diferentes partes do trato digestivo são afetadas. Sinais: sede, exaustão, distúrbios nas fezes, problemas respiratórios, convulsões. As cestodoses são observadas em galinheiros mal cuidados, onde as galinhas comem ração de baixa qualidade.
Coccidiose
A doença é causada por parasitas protozoários - Coccidiida, que vivem nas células dos tecidos. Eles se multiplicam no intestino, causando danos às mucosas e acrescentando infecções. As galinhas sofrem de sede, a plumagem fica suja e desgrenhada, há muco pegajoso na cama e há sangue nas fezes.
Prostagonimose
Infestação helmíntica com localização de helmintos Prosthogonimidae nos órgãos genitais (oviduto) de galinhas. Uma doença perigosa para galinhas poedeiras que muitas vezes leva à morte. É caracterizada por aumento da temperatura, inchaço e endurecimento do abdômen e dificuldade na liberação de óvulos. Em vez de um ovo, sai um muco espesso. A galinha fica inativa, não se move do lugar e tem um andar instável.
Métodos de tratamento
Aos primeiros sinais de danos causados por vermes, as galinhas precisam ser tratadas para evitar perdas de gado. Medicamentos antiparasitários foram desenvolvidos para destruir helmintos e existem métodos populares comprovados.
O tratamento para galinhas inclui:
- introdução de medicamentos anti-helmínticos ou remédios populares na alimentação;
- remoção completa e queima de estrume, limpeza do galinheiro, desinfecção;
- isolamento de galinhas doentes em salas limpas;
- uso de rações dietéticas para galinhas doentes.
É necessário monitorar com especial atenção a condição das galinhas, pois a infecção por vermes é mais perigosa para elas e muitas vezes leva à morte.
Medicamentos
Ao escolher um medicamento, você deve procurar ajuda de um veterinário. Muitos medicamentos de uso constante na região perdem a atividade, pois os vermes desenvolvem resistência à sua ação. Dicas para escolher um medicamento para vermes em casa:
- usar uma ampla gama de medicamentos eficazes contra diferentes tipos de vermes;
- siga rigorosamente a dosagem - os medicamentos são tóxicos e inseguros se a dose for excedida;
- estude as instruções de uso;
- siga a frequência de aplicação recomendada, caso contrário os vermes voltarão a se reproduzir a partir das larvas;
- use medicamentos para galinhas (não para cães ou gatos).
As aves não recebem injeções; o medicamento é adicionado à água ou à ração. O volume do medicamento geralmente é selecionado com base no peso total dos frangos.
Flubenvet
Um forte medicamento anti-helmíntico, eficaz contra vários tipos de vermes. As galinhas doentes devem ser tratadas em uma sala isolada com piso de concreto. Antes da dacha, Flubenvet não é alimentado por 10 horas. O pó seco é combinado com ração na proporção de 60 gramas por 20 cabeças.
Recomenda-se isolar os pacientes por uma semana após o tratamento. Os excrementos são regularmente removidos e queimados. O medicamento apresenta toxicidade aumentada, a dosagem deve ser rigorosamente observada. É eliminado do corpo em dois dias.
Piperazina e Pirantel
Os medicamentos anti-helmínticos mais populares, eficazes no tratamento e prevenção de infecções. São produtos pouco tóxicos. Dosagem – 1/3 comprimido por quilograma de peso da ave.Os comprimidos são esmagados até virar pó e adicionados aos alimentos ou à água potável.
Recomendações:
- Piperazina. Dê 2 vezes com intervalo de um dia e novamente após um mês. Galinhas - uma dose. Eficaz contra ascaridíase. Use ovos e carne 4 dias após tomar os medicamentos.
- Pirantel. O medicamento é administrado à ave 3 vezes com intervalo de 6 dias. Destinado apenas a adultos, não a galinhas. Os ovos não são usados antes de 4 dias após a terapia.
Durante o período de tratamento, as aves recebem maior quantidade de alimentação enriquecida com vitamina A.
Levamisol-plus
A droga tem efeitos anti-helmínticos e imunoestimulantes. O medicamento está disponível na forma de soluções e pó em diversas dosagens. O medicamento é utilizado como aditivo em alimentos, água potável ou por injeção. Os ovos podem ser consumidos uma semana após o tratamento das galinhas, carne - após 3 dias.
Informação: os medicamentos são tóxicos, portanto a dosagem deve ser observada; os produtos de frango são utilizados na alimentação dentro dos prazos especificados nas instruções.
Remédios populares
A maioria dos avicultores usa remédios populares como preventivos. Os métodos caseiros não podem destruir colônias de vermes no corpo das galinhas. Se a infecção for leve, você pode administrar infusões de ervas e aditivos alimentares; imunidade forte e plantas medicinais ajudarão as galinhas a superar vermes. Nenhum produto químico tóxico será necessário.
Ervas contra vermes
Muitas plantas têm propriedades anti-helmínticas e são utilizadas para tratamento e prevenção em galinhas:
- tansy - quando infectado com lombrigas;
- as sementes de abóbora são um remédio universal para vários tipos de vermes;
- penas de cebola;
- o absinto expele parasitas redondos e em fita;
- Celandine (raiz) lida com vermes que vivem nos intestinos.
Ao usar ervas, deve-se observar a moderação e as doses recomendadas, pois os vermes são destruídos pelos venenos contidos nas plantas.
Alho
Os dentes de alho são picados finamente e adicionados à ração das aves. Para prevenir a infecção por vermes, o alho é administrado uma vez por semana; em caso de doença, todos os dias durante uma semana. No verão, é útil adicionar flechas e penas de alho aos alimentos verdes para proteger contra vermes e aumentar a imunidade.
Perigo para humanos e medidas preventivas
Uma pessoa que entra em contato com galinhas doentes pode ser infectada por vermes. Os principais tipos de helmintos das galinhas também são perigosos para os humanos. Para reduzir o risco de infecção por aves, é recomendado:
- cuidar das aves, limpar o galinheiro de macacão;
- após visitar o galinheiro, lave as mãos com água quente e sabão;
- realizar regularmente medidas anti-helmínticas para aves, não utilizar pratos e equipamentos fora do galinheiro.
Para proteger as galinhas dos vermes é necessário:
- limpar regularmente o aviário, remover o estrume e, se houver suspeita de vermes, queimar excrementos em áreas designadas;
- usar ração para aves de alta qualidade, apoiar a imunidade das galinhas poedeiras;
- colocar novas galinhas em quarentena;
- mantenha as galinhas separadas das aves adultas;
- garantir a umidade normal no galinheiro.
Destrua roedores, insetos, não permita que suas galinhas entrem em contato com estranhos e animais selvagens e pássaros.
É possível comer carne e ovos se as galinhas tiverem vermes?
Se forem encontrados vermes em galinhas poedeiras, não é recomendado comer carne e ovos. Depois de cozinhados, expostos a altas temperaturas, o risco de infecção é mínimo, mas os alimentos contaminados na cozinha são uma fonte de perigo acrescido, especialmente para as crianças.
Os parasitologistas aconselham fortemente que você primeiro destrua os vermes e espere o tempo recomendado para o medicamento, para que os parasitas e resíduos do medicamento saiam do corpo da galinha poedeira. Depois disso, você poderá comer carne e ovos sem risco de infecção.
O cumprimento das medidas preventivas protege as galinhas da infecção por vermes. Uma alimentação balanceada fortalece o sistema imunológico das aves; manter a limpeza e a umidade no galinheiro evita que os parasitas infectem todo o rebanho. Os medicamentos anti-helmínticos modernos ajudarão a curar a helmintíase e a prevenir a perda de gado e danos materiais.