As raças decorativas de aves são criadas principalmente por suas excelentes qualidades externas. Assim são os Cochins - uma raça de galinhas grandes e bonitas, que se distinguem pela plumagem luxuosa e brilhante. Os Cochins são os favoritos dos proprietários de fazendas privadas por sua natureza dócil e beleza. Além disso, essas aves apresentam boa produtividade em escala de fazenda privada: produzem uma carne muito macia e saborosa, e os frangos jovens põem bastante ovos.
- Origem das galinhas Cochin
- Descrição e características da raça
- Aparência e variedades
- Azul
- Borda prateada
- fulvo
- Preto
- Branco
- Perdiz
- Anão
- Diferenças entre um galo e uma galinha
- Caráter e temperamento dos pássaros
- Produtividade da raça
- Vantagens e desvantagens de Cochins
- Cuidado e manutenção
- Arranjo de aviário e área de caminhada
- Comedouros e bebedouros
- Substituição planejada do rebanho
- Muda sazonal e quebra na produção de ovos
- Características de criação e nutrição
- Aves adultas
- Galinhas
- Criação de aves
- Doenças frequentes
- Salmonelose
- Tuberculose
- Pasteurelose
- Perspectivas de criação na Rússia
Origem das galinhas Cochin
A pátria das galinhas Cochin é a área de mesmo nome no sudeste da Indochina. Os Cochins modernos foram obtidos através do cruzamento de representantes da raça local com frangos de corte europeus.
Graças às suas boas qualidades decorativas, as aves rapidamente ganharam popularidade nos países europeus e venceram repetidamente em exposições internacionais. Os Cochins foram trazidos para a Rússia no final do século XIX.
As qualidades decorativas e produtivas das aves interessaram a muitos criadores, que de boa vontade passaram a trabalhar com elas, desenvolvendo a produção de carne e ovos. Surgiram novas raças de carne, criadas a partir dos Cochins (Brahma). Posteriormente, a raça perdeu seu significado industrial - agora é criada apenas por suas excelentes qualidades decorativas.
Descrição e características da raça
Cochins são muito maiores do que outras raças de galinhas. São pássaros de postura nobre, corpo largo e asas altas. A graciosa cabeça pequena é decorada com um pente reto com dentes bem definidos. Todo o corpo está envolto em uma plumagem rica e colorida, incluindo o metatarso e os dedos dos pés. O pescoço é dotado de uma crina luxuosa.
A peculiaridade da raça é uma cauda curta e espessa, que faz com que toda a figura pareça maciça e atarracada. O peso de um galo pode chegar a 5,5 quilos e de uma galinha – 4,5 quilos.Ao avaliar o grau de conformidade de um indivíduo com o padrão da raça, um dos critérios mais significativos é a forma esférica do corpo.
Aparência e variedades
O padrão permite a existência de diversos tipos intrarraciais que diferem na cor. Cada um desses tipos possui características especiais que determinam a pureza da raça. Uma característica comum é a plumagem exuberante e elegante. Entre os Cochins, o valor é principalmente pelas qualidades decorativas, por isso o traje ganha especial importância.
Azul
A plumagem dos Cochins azuis é cinza com tonalidade azul. As penas e a cauda devem ser coloridas uniformemente. É permitida a presença de penugem clara e pequenas inclusões escuras no fundo principal. Marcas brancas na cauda e nas asas são um defeito da raça.
Borda prateada
A coloração dos pássaros com bordas prateadas é muito interessante - penas brancas e prateadas com bordas pretas nas bordas.
fulvo
A cor dos pássaros Cochin com plumagem acastanhada com tonalidade mostarda, bico amarelo brilhante e metatarsos amarelo-avermelhados é chamada de fulvo. A cauda pode ser um pouco mais escura e o bico deve ser colorido para combinar. Inclusões escuras na cor fulvo são consideradas um defeito; tais aves não são permitidas para reprodução.
Preto
Esta é a cor mais comum, formada por penas pretas com tonalidade verde e azul. O bico deve ser amarelo. A cor do metatarso é amarela e verde. Uma pena com tonalidade marrom indica que a raça é impura e tal indivíduo é descartado.
Branco
Aves de cor branca têm plumagem branca como a neve ou branca com um tom prateado. A cor do bico é sempre amarela. A presença de penas de cor diferente é o motivo pelo qual a ave não poderá procriar.
Perdiz
Essas galinhas têm uma plumagem heterogênea muito bonita.Os galos têm peito e barriga vermelho-escuros ou marrons, tornando-se amarelos na cauda, asas e pescoço. A cabeça é marrom-avermelhada, listrada. As fêmeas apresentam plumagem marrom, com tonalidade dourada em todo o corpo. Outra decoração é a borda dourada ao longo da borda das penas.
Anão
Anão Cochim diferem em tamanhos menores. O peso máximo de um galo é de 1,2 quilo e de um frango, de 800 gramas. Conseqüentemente, as aves carregam ovos pequenos e sua produção de ovos também é um pouco menor. Possuem plumagem muito macia, a maioria de cor dourada.
Diferenças entre um galo e uma galinha
Quando são jovens, as galinhas Cochin e os galos parecem quase iguais. Os primeiros sinais de pertencimento a um sexo ou outro aparecerão quando as aves atingirem um mês e meio. Um galo nesta idade já parece mais massivo que uma galinha. Possui plumagem mais escura e sua crista é grande e brilhante. O pescoço e o peito são decorados com longas tranças.
As características distintivas do frango são:
- ela parece atarracada e tem uma cauda muito curta;
- ela possui plumagem mais densa na região lombar, canelas e metatarsos;
- seu corpo está ligeiramente inclinado para frente;
- a cabeça e o pente parecem pequenos e arrumados.
Caráter e temperamento dos pássaros
Os Cochins têm um caráter equilibrado, calmo e fleumático em qualquer situação. Raramente correm, preferindo caminhar ou dormir. Tornam-se fortemente apegados ao dono, por isso mudar de galinheiro e de ambiente familiar os faz sofrer. Essas características são especialmente características da variedade anã da raça. Devido a essas qualidades, muitos agricultores os mantêm simplesmente como animais de estimação.
Os pássaros se dão bem com representantes de outras raças.Os galos não são agressivos e vários machos podem viver no mesmo galinheiro ao mesmo tempo.
As galinhas têm um instinto taciturno bem desenvolvido. Depois de colocarem uma ninhada, elas chocam os ovos diligentemente e depois se tornam mães carinhosas para os filhotes nascidos.
Produtividade da raça
As aves da raça Cochin apresentam uma produção média de ovos, que varia de 100 a 130 ovos por ano. As aves amadurecem bastante tarde - a puberdade ocorre entre 8 e 10 meses. No primeiro ano geralmente não põem mais de 80 ovos.
A direção principal da raça Cochin é a carne. A carne de frango é saborosa, macia e com moderado teor de gordura.
Vantagens e desvantagens de Cochins
A raça tem vantagens significativas que superam suas desvantagens. Isso permite que os pássaros sejam usados não apenas para fins decorativos, mas também para fins práticos.
As qualidades positivas dos Cochins são:
- dê uma grande quantidade de carne tenra;
- despretensão, preservação do gado em condições desfavoráveis;
- a produção de ovos não diminui no inverno;
- forte instinto para incubar ovos e criar descendentes;
- não há necessidade de grandes áreas para caminhada;
- se dão bem quando mantidos no mesmo cômodo;
- têm uma aparência espetacular.
A seguir estão as desvantagens significativas da raça:
- longo período de maturação sexual das aves;
- em casa é difícil preservar as qualidades reprodutivas das galinhas;
- alto custo de ovos e animais jovens.
Cuidado e manutenção
A raça é despretensiosa, mantê-la e cuidar dela não é difícil. Ao organizá-los, você precisa se familiarizar com os traços de caráter dos pássaros e suas principais qualidades raciais.
A plumagem espessa é uma proteção confiável contra o frio, por isso os pássaros se sentem bem mesmo nos invernos rigorosos da Rússia Central. Mas os jovens Cochins emplumam lentamente e até esse momento devem ser protegidos do frio.
Arranjo de aviário e área de caminhada
O galinheiro ideal para Cochins é um cômodo amplo, limpo, seco e aconchegante, com poleiros localizados com máxima acessibilidade para os pássaros. As barras devem ser finas e fortes para que as aves possam dormir confortavelmente sentadas nelas. Eles se sentirão desconfortáveis no chão.
O piso do galinheiro deve ser de madeira ou concreto, com forro de palha ou serragem. O aviário não precisa ser isolado, mas é preciso garantir que haja um nível normal de umidade no ambiente (caso contrário as penas sofrerão).
Os pássaros não são exigentes quanto ao espaço para caminhar. No inverno eles não precisam, mas no verão podem ser mantidos pequenos. Deve ser construído em uma colina onde não haja chance de estagnação da água da chuva. A área é coberta com areia ou feno, e é colocado um recipiente com uma mistura de cinzas (cinza e areia em proporções iguais) para limpar as penas e protegê-las de parasitas. Não são necessárias cercas altas, pois as aves não tentam voar devido à sua grande massa corporal e asas fracas.
Recomenda-se manter galos e galinhas em salas separadas para manter o processo de acasalamento sob controle. Se isso não for feito, as asas e os favos das aves podem ser danificados.
Comedouros e bebedouros
A dieta de um galo deve ser diferente da dieta de uma galinha, e isso deve ser levado em consideração na hora de preparar os comedouros. Se os pássaros forem mantidos juntos, os comedouros para eles serão dispostos em alturas diferentes. Para um frango, ele é fixado a uma altura de 2 centímetros acima do peito. Dessa forma, a ave terá menos probabilidade de rasgar a comida e despejá-la na cama. Este comedouro é coberto por uma rede na parte superior para que o galo não tenha oportunidade de bicar alimentos que não lhe sejam destinados.
Para um galo, o comedouro é colocado mais alto - na altura da cabeça. Dessa forma, as galinhas não conseguirão a comida de outra pessoa. Recomenda-se a instalação de vários comedouros para que o processo de alimentação das aves ocorra simultaneamente. Bebedouros de plástico são usados para alimentos líquidos e comedouros de madeira para alimentos secos.
A tigela de água é instalada na altura do peito da ave. A água é adicionada três vezes ao dia no verão e duas vezes ao dia no outono e inverno. É necessário garantir que a água esteja sempre fresca, pois a quantidade de líquido que as aves bebem é 2 vezes maior que o volume de comida ingerida.
Substituição planejada do rebanho
Recomenda-se a reposição periódica do número de aves, pois não é recomendável manter galinhas poedeiras por mais de 4 anos. Aves idosas começam a botar ovos pior. Além disso, tornam-se suscetíveis a infecções à medida que as defesas do organismo diminuem.
Muda sazonal e quebra na produção de ovos
No outono, as galinhas iniciam a estação de mudança de plumagem. Ao mesmo tempo, a pele é limpa. Esse período dura cerca de um mês. O corpo da ave está passando por uma espécie de estresse, por isso complexos vitamínicos e minerais são incluídos em sua dieta. Nesse momento, as galinhas param de botar ovos. Esta é uma norma fisiológica, com o fim da muda a produção de ovos é totalmente restaurada.
Características de criação e nutrição
A dieta de Cochin deve ser o mais equilibrada possível, pois deve-se levar em consideração a tendência à obesidade. O ideal é que o cardápio seja elaborado separadamente para cada grupo de aves, levando em consideração a idade e a produção de ovos. Recomenda-se escolher horários regulares de alimentação e cumpri-los.
Aves adultas
A melhor opção para eles é um feed de alta qualidade. Uma dieta balanceada inclui farinha de carne e ossos, grãos de diversas culturas, giz triturado e vegetais.Ao elaborar uma dieta, é preciso levar em consideração que, para a produção normal de ovos, as galinhas, ao contrário dos galos, precisam de uma grande quantidade de minerais contendo cálcio.
Aves adultas são alimentadas três vezes ao dia. Eles também precisam de grama fresca ou feno para limpar o estômago.
Galinhas
Nos primeiros dias de vida (até 7 dias), os pintinhos recebem ração líquida a cada 2 horas - purê à base de caldo ou leite. Esse tipo de alimentação estimula o rápido desenvolvimento dos animais jovens. Até as 16 semanas, os pintinhos precisam de proteínas para se desenvolverem adequadamente.
Na segunda semana de vida são acrescentados grãos secos (milho moído, sêmola, aveia em flocos), ovos cozidos, requeijão e legumes. Minerais contendo cálcio são adicionados aos alimentos: giz, cascas trituradas. O número de mamadas é reduzido gradativamente, chegando aos 30 dias até duas mamadas por dia.
Criação de aves
Criar aves não é difícil. Graças ao seu forte instinto de chocadeira, as galinhas cuidam sozinhas dos seus filhotes. Se houver 1 galo para cada 4 galinhas, o desenvolvimento do rebanho será constante e sistemático.
Durante o período de acasalamento, o rebanho deve ser dividido em famílias. Essa ação ajuda a aumentar o número de ovos fecundados, pois todas as galinhas do rebanho botarão ovos. Neste momento, as aves precisam de maior nutrição.
Doenças frequentes
Parasitas e doenças infecciosas causam grande preocupação às aves.
Particularmente perigoso:
- pulgas;
- ácaros;
- comedor de piolhos
Exames preventivos regulares devem ser feitos para detectar a infestação em um estágio inicial. Os banhos de cinzas são de grande importância na prevenção de infecções parasitárias. Com a ajuda deles, os pássaros se protegem.
Além disso, as aves podem ser suscetíveis a doenças infecciosas graves. Muito comum:
- salmonelose;
- tuberculose;
- pasteurelose.
Salmonelose
A salmonelose é uma infecção bacteriana perigosa à qual as galinhas pequenas são suscetíveis. A infecção ocorre através de alimentos ou água contaminada. A doença ocorre com danos aos pulmões.
Principais sinais: sonolência, letargia, lacrimejamento, dificuldade em respirar. Podem ocorrer diarreia e intoxicação grave. A mortalidade é de 15-30% da população. As galinhas que se recuperaram da doença permanecem portadoras por algum tempo e são perigosas para as aves vizinhas.
Tuberculose
Uma patologia bastante rara em galinhas. Transmitido aos humanos. A fonte de infecção geralmente é o esterco infectado. A gravidade do curso depende do estado inicial de imunidade. Granulomas (tubérculos) se desenvolvem no órgão afetado, o que leva ao seu aumento e ruptura.
Os sinais incluem distúrbios intestinais, desenvolvimento de anemia, diminuição da produção de ovos e deterioração da aparência. O tratamento é complexo, portanto a terapia é usada apenas para raças raras de aves. A quarentena é estabelecida e antibióticos fortes são prescritos.
Pasteurelose
A pasteurelose é perigosa para galinhas de dois a três meses. Em casos agudos, é observada mortalidade em massa de gado. As galinhas ficam letárgicas e apáticas.
Principais sinais: recusa em comer, sede, fezes líquidas e espumosas com sangue, secreção nasal espumosa. A doença afeta aves principalmente no período outono-inverno.
Perspectivas de criação na Rússia
Atualmente, os Cochins são usados apenas em residências. Lindos pássaros majestosos decoram um aviário ou uma casa de verão. A produção insuficiente de ovos e o ganho de peso prolongado tornam sua criação em escala industrial impraticável.
Você pode comprar galinhas em granjas avícolas particulares.O preço de um ovo para incubação é de até 200 rublos, de uma galinha Cochin de até 300 rublos e o custo de uma ave adulta chega a 2 mil rublos, dependendo da região.