Causas, sintomas e tratamento de doenças das galinhas poedeiras em casa

É conhecido um grande número de doenças de galinhas poedeiras em casa. Todos eles se enquadram em várias categorias amplas. As patologias podem ser infecciosas, parasitárias ou não contagiosas. Cada grupo apresenta um quadro clínico característico e difere nos fatores provocadores. Para enfrentar a doença, é necessário fazer um diagnóstico correto. A implementação de medidas preventivas não é de pouca importância.


Classificação de doenças

Na prática veterinária, existem várias categorias de doenças das aves:

  1. Infecciosas – essas patologias são causadas pela infecção por agentes patogênicos, incluindo vírus e bactérias. Esses distúrbios são caracterizados por um alto nível de contagiosidade. Como resultado, existe a possibilidade de surtos de infecções que podem levar a consequências perigosas. Este grupo também inclui doenças perigosas para os seres humanos.
  2. Parasitárias - essas patologias ocorrem em galinhas após diversas infestações por parasitas. Seu desenvolvimento é causado por vermes, comedores de penas e carrapatos. Essas doenças também pertencem à categoria de contagiosas. Eles se espalharam rapidamente entre as galinhas.
  3. Não contagiosas - as doenças deste grupo surgem devido à escolha incorreta da dieta alimentar. Também são causados ​​​​pela violação das condições sanitárias do aviário. Nesse caso, são observadas lesões episódicas de indivíduos. Estas doenças não representam uma ameaça para o resto do rebanho.

Doenças infecciosas

Tais patologias aparecem quando microrganismos patogênicos emplumados entram no corpo. As doenças são causadas por vírus, bactérias e fungos. A propagação da infecção ocorre através da água, alimentos e resíduos.

Laringotraqueíte

Este vírus afeta principalmente o sistema respiratório das galinhas. Ao mesmo tempo, as aves desenvolvem tosse constante com impurezas mucosas e sanguinolentas, danos inflamatórios na laringe, insuficiência respiratória e conjuntivite.Também existe o risco de respiração ofegante nos pulmões e dificuldade de postura de ovos.

Em quase todas as situações, a morte ocorre por asfixia. Não existem formas eficazes de eliminar a doença. Para evitar complicações, são utilizados antibióticos.

Doença de Gumboro

Esta patologia não é caracterizada por manifestações óbvias. Na maioria das vezes ocorre em galinhas com menos de 5 meses. Nesse caso, há lesão inflamatória do sistema linfático e da bursa de Fabricius. Também ocorre hemorragia no estômago e bicadas na cloaca.

Doença de Gumboro

A morte ocorre no 4º dia. Não existem tratamentos eficazes. O descarte de pessoas físicas deve ser realizado em local especial.

Gripe aviária

Esta doença afeta todo o rebanho. Neste caso, todos os indivíduos morrem. Não existem medicamentos eficazes. Os sintomas desta infecção viral incluem coloração azul do favo e dos amentilhos, diarréia, febre e letargia. As aves também ficam sonolentas, apresentam deterioração da função respiratória e respiração ofegante. Uma infecção viral pode sofrer mutação e infectar pessoas.

Doença de Newcastle

A infecção é transmitida por gotículas transportadas pelo ar. A infecção pode ocorrer através de fezes, água ou alimentos. Neste caso, todos os órgãos sofrem. Os sintomas da doença incluem sons de coaxar, perda de apetite e comprometimento da função de deglutição. Ao mesmo tempo, o muco se acumula no bico e no nariz da ave.

Doença de Newcastle

À medida que a patologia progride, as galinhas começam a correr em círculos e os seus favos ficam azuis. Então os pássaros morrem. Eles precisam ser queimados ou polvilhados com cal. Formas agudas de patologia podem ser transmitidas às pessoas. Não existem tratamentos eficazes. Dentro de 3 dias o gado morre.

Varíola

Este vírus é transmitido por aves doentes, parasitas e roedores. Os insetos sugadores de sangue também podem ser uma fonte de infecção.Nesse caso, a pele das aves fica coberta de erupções vermelhas que lembram verrugas. Depois de algum tempo adquirem uma cor amarelo-acinzentada. Nesse caso, as membranas mucosas da cavidade oral ficam cobertas por uma camada branca. A doença é acompanhada por danos aos olhos e órgãos internos. As galinhas infectadas têm dificuldade para engolir. Eles experimentam fraqueza e um odor desagradável no sistema respiratório.

O tratamento deve começar imediatamente quando a patologia for detectada. Nas fases posteriores, as aves infectadas devem ser destruídas. Para eliminar a doença, utiliza-se o tratamento da pele com furacilina. As tetraciclinas devem ser administradas internamente às galinhas.

varíola aviária

Micoplasmose

Esta é uma infecção respiratória crônica que afeta aves de todas as idades. Não representa perigo para as pessoas. A patologia é acompanhada por espirros, tosse e respiração ofegante. Também existe o risco de disfunção respiratória. Os olhos dos pássaros ficam vermelhos e um líquido escorre do nariz. Às vezes é observada diarreia. As aves doentes devem ser destruídas e o restante deve receber antibióticos.

Colibacilose

A patologia está associada à Escherichia coli. Afeta não apenas galinhas, mas também outras aves. Os jovens são caracterizados por um curso agudo da doença. Aves adultas passam por um processo crônico. Nesse caso, ocorre queda nas patas, fraqueza, perda de apetite, sede intensa, diarreia e problemas respiratórios.

Bronquite infecciosa

Aves jovens apresentam danos respiratórios. Nos adultos, os órgãos reprodutivos são afetados. Ao mesmo tempo, a postura de ovos diminui ou cessa completamente. O desenvolvimento da doença é causado pela infecção pelo vírion do vírus. Esta patologia causa tosse, dificuldade em respirar e secreção mucosa pelo nariz. Os pássaros perdem o apetite. É impossível lidar com a bronquite. A vacinação ajudará a proteger contra isso.

Bronquite infecciosa

Doença de Marek

Esta infecção viral causa paralisia nas aves. É causada pelo vírus do herpes. Os desinfetantes comuns ajudam a lidar com o problema. O desenvolvimento da patologia é acompanhado por danos óbvios ao sistema nervoso, paralisia e cegueira. O vírus é considerado muito persistente. O período de incubação dura 5 meses. A vacinação ajuda a evitar patologias.

Salmonelose

Esta patologia pode ser aguda ou crônica. As galinhas são as mais afetadas por isso. As manifestações da doença incluem insuficiência respiratória, fraqueza geral, inchaço dos olhos e pálpebras e lacrimejamento. A vacinação ajuda a evitar patologias. Furazolidona é usada para tratamento.

Pasteurelose

As galinhas jovens são mais suscetíveis à doença. Pode ser agudo ou crônico. As manifestações da patologia incluem fraqueza geral, diminuição da atividade motora e diarreia. Preparações de sulfonamida são usadas para tratamento. A prevenção consiste na vacinação oportuna.

Pasteurelose de galinhas

Pullorose

Esta patologia afeta adultos e jovens. O primeiro sintoma da doença é a diarreia. A patologia se espalha por gotículas transportadas pelo ar. No início é agudo e depois torna-se crônico. A patologia é caracterizada por fraqueza geral, diminuição da atividade motora, fezes amareladas e respiração rápida. Aves doentes perdem o apetite e sentem sede extrema. Eles podem cair de pé ou de costas. Drogas antibacterianas são usadas para tratamento.

Doenças invasivas

Patologias invasivas são causadas pela violação das regras de criação de aves. Existem muitas patologias que diferem nos sintomas.

Knemidocose

A patologia é causada por ácaros das penas que vivem nos membros. As galinhas bicam as áreas onde vivem os parasitas, o que leva à formação de uma crosta.Para o tratamento da doença está indicado o uso externo de Neocidon e Stomazan.

Knemidocose de galinhas

Comedores deprimidos

Esses parasitas levam à perda de peso e à cessação da produção de ovos. Os insetos se instalam na cabeça, pescoço e estômago. Para tratar o frango, vale a pena realizar banho a seco. Poeira e cinzas são usadas para este procedimento.

Ascaridíase

A patologia leva ao esgotamento do corpo da galinha. Os fatores provocadores são parasitas que causam secreção com sangue pela boca e diarreia. Para lidar com a doença, são usados ​​​​anti-helmínticos.

Heteracidose

A patologia não apresenta sintomas específicos. É causada por nematóides. Esta doença causa diarreia, perda de peso e fraqueza geral. Para evitar a doença e enfrentá-la, são prescritos anti-helmínticos.

doenças de galinhas poedeiras Heteracidose

Coccidiose

Os parasitas entram no corpo das galinhas através de ração, água, indivíduos doentes ou roedores. Os sintomas da patologia lembram uma infecção intestinal. Ao mesmo tempo, as galinhas perdem peso e ficam anêmicas. Para o tratamento vale a pena usar sulfonamidas ou agentes da série nitrofurano.

Doenças fúngicas

A razão para o desenvolvimento de tais patologias reside na infecção por microrganismos fúngicos. Para lidar com o problema, você precisa fazer um diagnóstico preciso.

Aspergilose

Esta patologia ocorre em galinhas enfraquecidas devido à violação das condições de vida. Neste caso, os órgãos respiratórios são afetados. As aves apresentam sintomas de falta de ar e rouquidão ao respirar. Ao mesmo tempo, os brincos e o pente adquirem uma cor azul. O muco pode ser liberado do nariz, as penas podem cair e pode ocorrer diarreia com sangue. Recomenda-se soldar as aves doentes com uma solução de sulfato de cobre e administrar-lhes agentes antifúngicos.

Aspergilose de frango

Micose

Esta é uma patologia perigosa que afeta adultos. A doença é acompanhada pela perda de penas e pele exposta.Nesse caso, os brincos e o pente ficam cobertos de manchas amarelas. Depois disso, os órgãos respiratórios sofrem e a ave morre. Não existem tratamentos eficazes.

Parasitas externos

As galinhas podem sofrer de parasitas que vivem na pele e nas penas. Isso causa coceira intensa e formação de feridas.

Sarna

A patologia é provocada por uma das variedades de carrapatos. Os parasitas causam fragilidade e perda de penas em galinhas e galos. Também provocam inflamação dos sacos de penas, anemia e palidez da pele e diminuição da produtividade. Para remover carrapatos, é usada uma emulsão de piretróides.

Sarna em galinhas

Percevejos e pulgas

Essas pragas causam desconforto nas galinhas e espalham doenças perigosas - peste e febre. Eles geralmente atacam à noite. Ao mesmo tempo, os pássaros coçam constantemente, aparecem feridas vermelhas no corpo e a aparência das penas piora.

Comedores deprimidos

Esses parasitas provocam o desenvolvimento de malofagose. Alimentam-se de penas e partículas mortas de pele. As galinhas são infectadas através de sujeira ou ração velha. Quando infectados, aparecem buracos característicos no corpo das galinhas, o peso das aves diminui e a produção de ovos se deteriora. É muito difícil curar a patologia. Os drops externos mais comumente usados ​​são Bars ou Frontline.

Ácaro de frango

Esses parasitas espalham doenças perigosas - cólera, borreliose, peste. A infecção ocorre através da cama úmida. Quando infectadas, as galinhas balançam a cabeça. A galinha também sacode em diferentes direções. Devido à perda de sangue, os favos e barbelas tornam-se de cor pálida. Sem tratamento, as aves podem morrer. Entre os inseticidas, são utilizados produtos com permetrina.

Ácaro de frango

Objetos pontiagudos no estômago

Quando as galinhas são mantidas ao ar livre, elas podem bicar pequenas pedras.Vidro, grama dura e ossos geralmente entram nos órgãos digestivos junto com os alimentos.

Objetos pontiagudos causam danos às paredes gástricas, o que causa inflamação e sangramento. Como resultado, o pássaro morre.

Às vezes, objetos pontiagudos ficam presos no papo, o que causa danos a parte do esôfago e representa uma ameaça à vida da ave.

Como reconhecer que uma galinha está doente?

Se as galinhas ficarem doentes, elas apresentarão sintomas específicos. Muitas patologias são acompanhadas por um aumento da temperatura corporal. Alterações nos parâmetros de pulso e respiração também são observadas.

Além disso, ocorrem as seguintes manifestações:

  • o frango se mexe pouco;
  • um líquido turvo flui do nariz e dos olhos;
  • o pássaro tem a cauda abaixada;
  • o frango fica desgrenhado e estica o pescoço;
  • o pássaro se esconde e abaixa a cabeça;
  • o frango fica letárgico e não se move mais;
  • abre periodicamente o bico;
  • fica com as asas penduradas.

Ácaro de frango

Prevenção de doenças de frango

Para evitar o aparecimento de doenças perigosas no agregado familiar, a prevenção deve ser realizada:

  1. Mensalmente, limpe o galinheiro e desinfete as paredes, comedouros e equipamentos.
  2. Trate sistematicamente o aviário contra parasitas de pele e roedores.
  3. Evite o contato entre galinhas domésticas e aves selvagens.
  4. Mantenha as novas aves em quarentena por 1 mês.
  5. Forneça às aves parâmetros de temperatura ideais. Eles também precisam de uma dieta equilibrada e variada.
  6. Forneça espaço suficiente para as galinhas passearem. É importante evitar aglomerações. Não é recomendado manter juntas aves de idades diferentes.
  7. Caso haja suspeita de doença, a ave deve ser isolada e consultar um veterinário. O especialista realizará testes de diagnóstico e selecionará a terapia.
  8. Observe suas próprias medidas de segurança.Algumas patologias das galinhas representam um perigo para as pessoas, por isso é necessário seguir as regras de higiene pessoal.

É importante vacinar em tempo hábil, o que ajuda a proteger as aves de muitas infecções. As galinhas são suscetíveis a muitas infecções infecciosas e parasitárias. Para evitar o desenvolvimento de patologias, é necessário vacinar as aves em tempo hábil e proporcionar-lhes ótimas condições de vida. Se forem identificadas aves infectadas, elas devem ser isoladas e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim