Muita gente acredita que os porcos comem quase tudo, nem mesmo desprezando produtos perigosos de origem vegetal e animal. Eles são verdadeiramente onívoros, não são exigentes com a comida e ficarão felizes com qualquer coisa que receberem. Mas se você deseja obter carne de alta qualidade, que será muito procurada pelos compradores, deve se familiarizar com as regras de alimentação e segui-las. Monitore também a dieta dos animais de estimação, desenvolva-a corretamente e utilize apenas rações e produtos de alta qualidade.
Recursos de dieta
Os porcos selvagens são parentes próximos do gado e são animais muito perigosos. Além dos produtos vegetais, preferem carne, peixe e não se recusam a caçar pequenos animais e até pessoas que caminham despreocupadamente pela floresta colhendo cogumelos. Os ossos são uma fonte de cálcio para animais selvagens. Eles caçam ratos, pássaros, insetos e não recusam alimentos vegetais na forma de frutas vermelhas, flores, grãos e cogumelos. Eles adoram peixes e outros habitantes aquáticos, por isso se adaptaram para nadar com habilidade. Os porcos são bons em cavar buracos e encontrar raízes de plantas.
Portanto, nas granjas é necessário preparar adequadamente a dieta, não esquecendo que os suínos necessitam de quantidade moderada de fibra grossa. Ao desenvolvê-lo, o principal é ter em mente os padrões do tipo e raça dos suínos e as características individuais.
Tipos de alimentação
Existe uma classificação dos tipos de alimentação dependendo da consistência da alimentação. É importante manter o mesmo tipo, sem alterá-lo ao longo da alimentação do animal.
Seco
A nutrição seca envolve o uso de alimentos combinados e concentrados exclusivamente na forma não embebida. Normalmente, são usadas misturas à base de grãos.
Vantagens deste método de alimentação:
- não estraga por falta de umidade e é consumido inteiro pelos animais sem deixar resíduos;
- pode ser armazenado por muito tempo;
- remove o odor desagradável das fezes de porco;
- ajuda a criar leitões rapidamente.
Importante! Dê mais água aos porcos e certifique-se de que esteja sempre no bebedouro, caso contrário, a digestão difícil causará distúrbios no sistema digestivo e prisão de ventre.
Líquido
A alimentação líquida tem como foco servir misturas, ensopados e laticínios. Este método permite-lhe poupar dinheiro, uma vez que os resíduos são mais frequentemente utilizados para cozinhar.Se esta tecnologia for utilizada, o animal ganhará pouco peso, crescerá lentamente e manterá o peso.
Você mesmo pode preparar a massa nutricional usando suplementos vitamínicos e minerais, 10 g por 1 kg de ração acabada.
Molhado
Na maioria das vezes, os suinocultores usam o tipo clássico de alimentação - úmida. Envolve preparar o chamado purê. Resíduos de alimentos, leite, concentrados, vegetais e ervas são usados no preparo. Este método é econômico e melhor que o líquido porque é mais equilibrado e nutritivo. Os porcos recebem quantidades suficientes de proteínas, gorduras e carboidratos, e como resultado ganham peso.
Importante! Vale lembrar que esses alimentos se deterioram rapidamente, por isso limpe regularmente os restos do comedouro e lave-o.
Tipos de alimentação
A elaboração de dietas completas deve ser justificada. Primeiro, decida para que o porco é criado e o que você deseja obter: carne ou banha.
Para carne
A tecnologia de engorda de carne é dividida nos seguintes tipos:
- Baixa intensidade. O ganho de peso é insignificante, antes do abate um animal de um ano pesa de 90 a 100 kg. Esse tipo tem a vantagem de gastar pouco dinheiro com alimentação. Mais frequentemente usado quando cultivado em casa, em uma pequena fazenda. Nesse caso, a carne acaba sendo de baixa qualidade.
- Intensivo. O ganho de peso é significativo. Com 1 ano de idade, o peso do porco ultrapassa os 120 kg, ou seja, 20% a mais que o tipo anterior. A ração para essa nutrição é mais cara, mas o produto original é de excelente qualidade se a dieta alimentar for seguida. Graças a este tipo, você pode criar um porco em 6 meses.
- Bacon. Para obter bacon de alta qualidade, carne de porco suculenta e macia, a carne deve conter muita massa muscular e uma fina camada de gordura.Os leitões para esta alimentação complementar são selecionados de acordo com critérios especiais. Devem ser saudáveis, ter pele fina, tronco reto e barriga sem flacidez gordurosa. O porco deve ter costas fortes e muita gordura e músculos da nuca até a cauda. A engorda é dividida em várias etapas, o animal deve ingerir cerca de 750 g por dia.
Para produtividade de carne e gordura
Na hora de escolher os leitões, deve-se dar preferência àqueles com peito e costas bem desenvolvidos, pois é nesses locais que pode se acumular grande quantidade de gordura. De um porco você pode obter de 1 a 5 kg de gordura, às vezes forma-se banha com camadas. Não leve o porco a pesar mais de 105 kg, pois quando esse indicador aumentar ele começará a engordar e a gordura poderá se soltar, perder a forma e deteriorar-se.
Para a produtividade da banha, a engorda com alimentos mistos e resíduos alimentares é considerada eficaz. Este alimento é considerado natural, o que tem efeito positivo na qualidade da banha.
Para obter produtos da mais alta qualidade, é necessário utilizar tabelas especiais que indiquem a ração alimentar exata. Há também opções de tabelas econômicas para carnes de média e baixa qualidade.
Que alimentos você pode alimentar?
Ao preparar uma dieta alimentar, é importante levar em consideração a quantidade de produtos, sua composição e modo de preparo para que os porcos cresçam rapidamente. Entre as fontes obrigatórias de calorias do cardápio devem estar os seguintes grupos de alimentos:
- Vegetais. Cenouras, beterrabas e abóboras são os alimentos favoritos dos porcos. Recomenda-se servi-los ralados. É melhor pré-cozinhar as batatas e combiná-las com grãos para maior valor nutricional.
- Forragem.O porco come feno com prazer, pois este produto melhora o funcionamento do aparelho digestivo e é bem absorvido pelo organismo. Antes de usar, mergulhe previamente os alimentos em água fervente.
- Cereais. O melhor produto para engordar devido ao seu alto valor nutritivo, portanto seu consumo deve ser maior que outros tipos de alimentos. Antes de servir, enxágue, moa e ferva.
- O porco adora verduras, mas primeiro é preciso cortar a grama, excluindo os caules secos, que podem prejudicar o trato gastrointestinal do animal.
- Combisilos. Inclui beterraba, cenoura, repolho, folhas de leguminosas, a composição pode variar. Os porcos comem este complexo com prazer. Uma excelente opção para isca rápida. O principal é não exagerar e não levar o animal ao estado de gordura.
Para obter carne e banha de alta qualidade, é necessário alimentar o porco com produtos naturais e de alta qualidade.
O que você não deve dar aos porcos?
Embora os porcos sejam onívoros, a junk food pode impactar negativamente a saúde e a qualidade geral da carne. Vale a pena estudar vários grupos de produtos proibidos para consumo por animais:
- Plantas que contêm alcalóides e outras substâncias nocivas que podem causar intoxicações graves e até a morte. Isso inclui endro-cavalo, erva-moura preta, botão de ouro cáustico, serralha e salsa canina.
- Evite usar batatas verdes ou crescidas demais. Esses tubérculos contêm substâncias tóxicas em altas concentrações. Também é proibido servir água com que as batatas foram fervidas.
- Picles. Uma overdose de sal no corpo leva à morte do animal.
Não é estritamente recomendado alimentar o seu animal com produtos que contenham vestígios de mofo e outros fungos, bem como parasitas.
Dicas úteis para engordar
Ao alimentar porcos, siga os conselhos de agricultores experientes:
- Para obter banha de boa qualidade em grandes quantidades, é importante garantir que o porco se mexa menos. Não é recomendado restringir completamente os movimentos, mas sim reduzir a atividade do animal.
- Use alimentos naturais e de alta qualidade para alimentação complementar. Não use aditivos ou hormônios estimuladores do crescimento - eles afetarão negativamente a qualidade da carne.
- Mais frequentemente, são administrados complexos minerais-proteicos, que contêm muitas vitaminas e minerais.
- Os porcos podem digerir qualquer alimento. É aconselhável combinar produtos de origem vegetal e animal para equilibrar o cardápio.
Ao iniciar a engorda, deve-se seguir os conselhos de criadores de suínos experientes para obter um produto de qualidade.