Todo agricultor que cria leitões sabe que existe uma grande variedade de raças desses animais domésticos. Graças ao esforço dos criadores, o classificador de raças identifica mais de 100 tipos de porcos com diferentes características, cor e composição da carne resultante. A raça vermelha de porcos é uma raridade nas fazendas privadas na Rússia, mas em vão, os leitões dessas raças são muito decorativos e se distinguem pela alta produtividade de carne.
Raças de porcos vermelhos
A cor laranja original da pele dos porcos domésticos é frequentemente chamada de vermelha por muitos criadores. Vejamos as variedades mais populares de belezas ruivas:
- Tamworth.
- Duroc.
- Guiné Vermelha.
A raça vermelha, carnuda e gordurosa mais popular, cultivada em todos os lugares, é a Duroc. Os porcos desta variedade distinguem-se por um físico forte e um corpo bastante longo. A cor vermelho-dourada original das cerdas torna os representantes desta raça visíveis entre outros tipos de porcos. As pernas dos adultos são bastante longas e fortes. As orelhas pendem, os porcos Duroc são considerados de maturação precoce, o ganho médio diário de peso pode chegar a 950 gramas.
Tamworth são representantes da tendência do bacon. A variedade foi criada na Inglaterra e é considerada uma das mais antigas. Os porcos Tamworth raramente ficam doentes e se distinguem pela forte imunidade e resistência; os animais são capazes de viver em regiões com climas adversos. As orelhas são eretas, a cor das cerdas é uniforme, vermelho claro, às vezes há indivíduos com cerdas encaracoladas. A ninhada média de uma fêmea é de 10 leitões.
As cobaias vermelhas são as progenitoras do Duroc, raça pertencente à seleção americana. Esta espécie antiga não é produtiva, por isso foi melhorada por criadores e criadores.
Em uma nota! As raças de porcos vermelhos distinguem-se pela sua disposição pacífica e falta de agressividade. Os animais podem ser mantidos juntos com outros animais de estimação e passear em um quintal comum.
Entre a antiga variedade de porcos húngaros, a raça Mangalitsa, também se encontram exemplares vermelhos. Nesta raça, a cor pode ser diferente, uma característica distintiva dos porcos é o cabelo grosso e encaracolado. Na Rússia, é cultivado no norte do Cáucaso e é popular na região de Moscou.
Vantagens e desvantagens da criação
As principais vantagens do Duroc incluem:
- O rendimento de carne limpa está acima da média - 65-70%.
- Com maturação precoce, sujeita a condições adequadas de cultivo e nutrição adequada, os leitões ganham até 950 gramas por dia.
- A cor vermelha brilhante original das cerdas confere qualidades decorativas ao Duroc.
- Pernas poderosas e presuntos carnudos.
- A espessura da banha não passa de 1,9 centímetros.
- Disposição pacífica.
As desvantagens deste tipo incluem as seguintes características:
- A fertilidade das fêmeas está abaixo da média: uma porca raramente produz mais de 10 leitões.
- Não é recomendado o cultivo em regiões com climas adversos, pois os porcos Duroc são propensos a pegar resfriados e muitas vezes sofrem de rinite atrófica.
- A dieta dos suínos deve ser cuidadosamente balanceada, com baixo teor de proteínas na ração, as qualidades genéticas positivas da espécie não são reveladas.
Duroc foi incluído na classificação estadual de raças na Rússia em 1993, a raça é recomendada para cultivo nas regiões do sul e zonas de clima temperado.
Recursos de conteúdo
Se você vai criar porcos em um quintal comum, escolha espécies pacíficas, não agressivas, mas ao mesmo tempo móveis e ativas. Duroc pertence a esses tipos. Para que a raça atinja todo o seu potencial e alcance a máxima produtividade, forneça e formule adequadamente a dieta dos animais. Duroc necessita de maior teor de proteína na ração, sendo recomendado dar aos porcos a oportunidade de caminhar. Neste caso, um galpão coberto é colocado próximo à entrada do chiqueiro para que o animal possa entrar e sair do celeiro de forma independente.
Certifique-se de vacinar os animais e desparasitá-los. Os porcos devem ter acesso constante a água potável. Ventile regularmente o ambiente onde os porcos são mantidos e troque a roupa de cama na hora certa. Fornecer iluminação no chiqueiro, isolar paredes, piso e teto.
É importante manter os animais de engorda não muito lotados, é necessário proporcionar aos porcos espaço suficiente durante a alimentação. Na estação quente, aumente em um quarto a quantidade de água potável. Alimentadores separados são feitos para leitões pequenos.
A suinocultura é uma indústria pecuária produtiva e próspera em nosso país. Na hora de escolher uma espécie para cultivo, é importante levar em consideração todas as características de conteúdo, experiência e recomendações dos criadores. Em regiões com invernos rigorosos e climas frios, não adianta cultivar Duroc, os animais adoecerão muito e não conseguirão apresentar altos índices de produtividade.