O lúcio ou bersh do Volga pertence à família Okunev e vive em corpos de água doce. Este não é um peixe de caça como o lúcio normal, mas sua carne é uma iguaria suculenta e macia. Capturar bersh requer habilidade. Além disso, pode ser confundido com o lúcio. Os peixes Bersh também nadam em cardumes e se alimentam de outros peixes. Os animais jovens costumam ficar perto de concentrações de lúcios. É fácil distinguir dois representantes da mesma família pelas características externas.
Que tipo de peixe é este
Bersh é um representante típico do mundo aquático russo.Externamente, está mais próximo do poleiro, mas na estrutura das nadadeiras e no formato do corpo há semelhanças com o lúcio. O peixe não tem valor comercial devido ao seu pequeno tamanho, mas é considerado um valioso troféu na pesca esportiva.
Na maioria das vezes, o bersh é encontrado na bacia do Volga, daí seu segundo nome - lúcio do Volga.
Como ela é
O peixe compacto quase cabe na palma da sua mão, apenas a cauda fica pendurada. O bersh possui duas barbatanas dorsais grandes e uma larga no ventre. As barbatanas membranosas anteriores são conectadas por espinhos ósseos.
Sinais do poleiro do Volga:
- escamas suaves e claras;
- listras transversais escuras;
- focinho arredondado;
- olhos grandes;
- dentes pequenos.
O mini-lúcio bersh combina as características externas do lúcio comum e da perca. Mas tem diferenças significativas em relação aos seus parentes.
Habitats
Bersch é um peixe de água doce e raramente nada dos canais dos rios para o mar. Do final da primavera ao início do outono, o peixe prefere ficar no fundo arenoso. No inverno, ela se esconde em locais onde há muitos obstáculos. No verão, os alevinos nadam perto da costa e os adultos chegam a uma profundidade de até quarenta metros.
O peixe vive nos reservatórios do Volga, onde o fluxo de água é lento. Bersh também é encontrado nos leitos do Don, Ural e outros rios que deságuam nos mares Cáspio e Negro. Populações de lúcios do Volga foram observadas nos afluentes e no leito do rio Kuban.
Bersh adora água limpa com corrente moderada e saturada de oxigênio. Portanto, não é encontrado em águas lamacentas e pantanosas.
Estilo de vida
O peixe Bersh tem hábitos semelhantes aos do lúcio. Sua dieta consiste em pequenos peixes, crustáceos de fundo e alevinos. O lúcio do Volga geralmente caça peixinhos sombrios e sombrios. Tem garganta estreita, por isso não é mais possível engolir peixes maiores.
Bersh escolhe suas presas de acordo com o tamanho. Um caçador de 30 centímetros de comprimento engolirá uma presa de 8 centímetros.Um zander do Volga maior será difícil para um peixe de dez centímetros de comprimento.
Bershis se alimentam ativamente durante o dia. Um rebanho inteiro participa da caça. Indivíduos grandes sobem até o meio do leito do rio.
Reprodução
O poleiro do Volga atinge a maturidade sexual no quarto ano de vida. A época de desova ocorre na primavera, quando a água aquece até +10 graus ou mais, aproximadamente de abril a maio. A fêmea põe ovos em águas rasas, tendo previamente construído um ninho nas raízes dos matagais costeiros ou em troncos. O macho guarda a ninhada até os alevinos eclodirem.
A fertilidade de um bersha pode ser avaliada pelo tamanho do ninho. Uma ninhada pode conter até quinhentos mil pequenos ovos amarelados. Eles amadurecem em sete dias.
Nos primeiros dias, os alevinos recém-nascidos não saem do ninho e se alimentam de ovos quebrados. Depois de cinco dias, os bershiks adultos começam a caçar plâncton e depois alevinos de outras espécies de peixes.
Comparação com zander
O lúcio tem focinho e formato de corpo que lembra um lúcio. Bersh parece miniatura e tem formas mais suaves e tamanho miniatura. Principais semelhanças e diferenças entre os peixes:
Sinal | Zander | Bersh |
Aula | Barbatanas raiadas | |
Família | Poleiro | |
Comprimento | Mais de um metro | 45 centímetros |
Peso | 10-15 quilogramas | 1,2-2,9 quilogramas |
Estrutura dos dentes | Existem presas | Sem presas |
Formato da cabeça | Estreito longo | Curto largo |
Balanças | Pequeno, ausente nas guelras | Grande, cobre brânquias |
Estilo de vida | Predadores | |
Habitat |
Rios que deságuam nos mares Cáspio, Negro e Azov, encontrados nas águas salgadas do Cáspio. |
|
Lagos Issyk-Kul no Quirguistão, Balkhash no Cazaquistão, rios e lagos frescos da Ásia e da Europa Oriental, rios dos mares Báltico e Aral. |
Bersh tem uma cor mais clara e menos listras. O lúcio segura a presa com suas presas, por isso caça grandes touros e peixinhos. Bersh prefere peixes pequenos e em caso de perigo procura abrigo ou agarra-se ao fundo com a boca.
Sobre a pesca de bersha
A perca do lúcio do Volga é capturada durante todo o ano, dia e noite. Na maioria das vezes nada em águas limpas e correntes. Uma boa dica para um pescador onde procurá-lo seria conhecer os locais onde se reúnem os lúcios comuns. Bersh estará localizado a jusante e 8 metros mais fundo. Sua mordida é mais afiada que a de seu parente comercial.
O lúcio do Volga pode ser capturado na costa ou em um barco, mas é importante lembrar que ele procura comida perto do fundo. É capturado com varas flutuantes e donks. Colheres são usadas como isca e iscas vivas são usadas como isca.
Características de captura de bersh de várias maneiras:
- A vara giratória é a mais eficaz e versátil, adequada para o inverno e o verão, para barcos e para a pesca costeira. O comprimento ideal da haste giratória é de 2,7 metros, classe leve, com molinete e linha trançada com diâmetro de 0,12 milímetros. Para girar, é melhor usar isca artificial - um spinner, um vibrotail ou minhoca de silicone, um peixe de espuma;
- vara flutuante - para pescar na costa, são adequadas uma vara de 5 a 6 metros de comprimento, uma linha de pesca com diâmetro de 0,3 milímetros, anzóis com haste curta ou longa número 6 e 8. Bersh é capturado com moscas caddis, vermes, vermes sanguíneos e larvas brancas. Para que a isca afunde até a profundidade desejada, você precisará de uma chumbada em forma de pêra ou bola. Para pescar de barco, use uma vara mais curta;
- canecas - o método é adequado para pesca em barco. O diâmetro do círculo é de 150 milímetros, a linha de pesca é de 0,4 milímetros. Como isca eles usam deserto, barata e gobião.É conveniente pegar bersh com canecas onde o fundo tem uma topografia complexa;
- anzol - um anzol e uma chumbada são presos à extremidade de uma linha de pesca, que é enrolada em um carretel ou molinete. O lançador é lançado manualmente na água pela costa. Para este método de pesca, é utilizada uma linha de pesca forte com 0,4 milímetros de diâmetro. Uma minhoca ou espadilha é colocada no anzol.
Outra maneira de capturar o lúcio do Volga em um barco é chamada de fio de prumo - usando uma vara de fiar curta ou uma vara de pescar a bordo com 60-120 centímetros de comprimento. Para atrair peixes, uma colher é colocada no fundo e pequenos peixes e minhocas são usados como isca.
A pesca na primavera traz mais capturas. Quando a temperatura da água sobe em maio, o bersh começa a comer antes da desova. Após a desova em junho, o lúcio do Volga também se alimenta ativamente. Durante este período, há uma boa mordida em todos os métodos de pesca. Em meados do verão, a atividade dos peixes diminui.
Recursos benéficos
A carne Bersha é um produto dietético leve. É macio e não oleoso, rico em fósforo e potássio. 100 gramas do produto contêm 18 gramas de proteína, 2 gramas de gordura e 80 quilocalorias. Vitaminas e microelementos na carne de lúcio do Volga:
- cálcio;
- ferro;
- magnésio;
- zinco;
- selênio;
- Vitaminas B;
- vitaminas A e E;
- Ácidos graxos ômega;
- aminoácidos.
Os pratos Bersh são adequados para uma dieta de recuperação após cirurgia ou para perda de peso. A carne de lúcio do Volga é boa para as crianças, para o crescimento, imunidade, desenvolvimento mental e concentração, bem como para a prevenção de resfriados e problemas de visão.
O consumo regular de peixe tem um efeito benéfico no corpo:
- o metabolismo está normalizado;
- as toxinas são eliminadas;
- a pele é limpa;
- a regeneração dos tecidos acelera;
- ossos, cabelos e unhas são fortalecidos.
Comer carne bersha retarda o envelhecimento do corpo feminino, previne a queda de cabelo e ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal. Graças aos ácidos graxos ômega, os homens reduzem o risco de desenvolver aterosclerose, doenças dos sistemas cardiovascular e reprodutivo.
A carne de lúcio do Volga não contém carboidratos, mas contém proteínas e aminoácidos que são úteis para fortalecer os músculos durante treinamentos esportivos intensos.
Os pratos de carne Bersha podem ser consumidos com moderação durante a gravidez e a amamentação. Contém ácido fólico, que é benéfico para o desenvolvimento fetal. Basta incluir o peixe 2 a 3 vezes no cardápio semanal a partir da segunda semana após o nascimento do filho.
Quais são as receitas?
O Bersh é preparado da mesma forma que o lúcio: cozido, frito na frigideira e grelhado, assado com legumes e queijo, salgado e seco. A carne picada é usada para fazer costeletas e recheio de tortas. O peixe é facilmente limpo de escamas.
A carne de Bersh tem sabor menos rico do que a perca de lúcio, mas contém menos ossos pequenos. O peixe é servido com vegetais, cereais e molhos. A perca do lúcio do Volga é excelente para preparar a tradicional sopa de pescador.
Sopa Bersh
Além dos filés, as cabeças são utilizadas no cozimento para enriquecer o caldo.
Ingredientes:
- um peixe com cabeça pesando 500 gramas;
- 2 cabeças separadas;
- 1 cebola;
- 3 tubérculos de batata;
- uma cenoura;
- meio limão;
- um ramo de salsa;
- 3 litros de água;
- 2 folhas de louro;
- pimenta preta, sal a gosto.
Antes de cozinhar, é necessário cortar a cabeça, o rabo, as barbatanas de um peixe inteiro, retirar as escamas e as entranhas e depois separar o filé. As cabeças, inclusive as separadas dos peixes, devem ser lavadas. Olhos e guelras dão amargor ao caldo, por isso é melhor cortá-los.
Método de preparação da sopa de peixe:
- Coloque as cabeças, barbatanas, crista e rabo em uma panela, acrescente água e cozinhe por 40 minutos em fogo médio;
- corte o filé em pedaços, polvilhe com pimenta e sal, regue com o suco de limão;
- pique meio ramo de salsa, polvilhe o filé com ervas;
- corte a cebola descascada em cubos, junte também ao peixe e deixe marinar 40 minutos;
- descasque batatas e cenouras cortadas em cubos;
- Coe o caldo pronto em uma panela limpa, acrescente os vegetais e cozinhe por 15 minutos em fogo moderado;
- despeje o filé de bersha na orelha junto com a marinada, acrescente a folha de louro, mais sal e temperos conforme desejar;
- Após 10 minutos a orelha está pronta.
A versão Rostov do prato inclui tomate, raiz de salsa e manteiga. Cebolas e raízes inteiras descascadas são colocadas em caldo fervente e cozidas em fogo baixo por 35 minutos. Acontece transparente.
Em seguida, a cebola picada e a raiz são adicionadas ao caldo coado com batatas e cenouras. Cinco minutos antes de o prato ficar pronto, coloque dois tomates em cubos sem casca na frigideira. Ambas as receitas de sopa de lúcio do Volga são adequadas para cozinhar no fogo.
Berche frito com sementes de gergelim
As sementes de gergelim são um substituto original para o enfadonho empanado de pão ralado e farinha. O peixe frito preparado segundo esta receita adquire um aroma agradável e um sabor invulgar.
Ingredientes:
- 500 gramas de filé de bersha;
- 30 gramas de sementes de gergelim;
- uma colher de sopa de suco de limão;
- sal marinho grosso, pimenta preta moída a gosto.
Para fritar peixe em uma frigideira, você precisará de óleo vegetal - girassol ou azeitona. Método de cozimento:
- corte o filé em tiras;
- sal, pimenta, polvilhe com suco de limão;
- deixe fermentar por 15 minutos;
- Aqueça o óleo em uma frigideira;
- despeje as sementes de gergelim em uma tigela separada;
- enrole os pedaços de peixe nas sementes e coloque em uma frigideira aquecida;
- frite o filé em fogo alto por 5 minutos de cada lado.
Você pode adicionar 2-3 gotas de óleo vegetal à marinada com temperos e suco de limão para deixar o bersh mais suculento. Sirva o peixe pronto com acompanhamento de purê de batata ou salada de legumes.
Bersh estilo mediterrâneo
O peixe assim cozinhado fica suculento e macio. Na cozinha mediterrânea, a dourada é assada de acordo com esta receita.
Ingredientes:
- um peixe lúcio do Volga pesando um quilo;
- raspas de um limão;
- um pequeno ramo de endro e salsa;
- 50 gramas de manteiga;
- 1 clara de ovo crua;
- 2 quilos de sal-gema normal.
Para assar peixe no forno você vai precisar de papel alumínio. Bersh deve primeiro ser limpo e eviscerado. Método de cozimento:
- coloque a manteiga para derreter em local aquecido;
- ligue o forno para que aqueça até 200 graus;
- misture sal e proteína em uma tigela;
- Pique verduras frescas lavadas;
- misture a manteiga, as raspas de limão, o endro picado e a salsa;
- recheie com mistura picante de bersha;
- cubra uma assadeira com duas camadas de papel alumínio, distribua uniformemente metade do sal misturado com a clara de ovo por cima;
- Coloque o peixe sobre a camada de sal e cubra com o sal restante;
- leve ao forno por 45 minutos.
Para engrossar a mistura de proteína e sal, você pode adicionar um pouco de água. O peixe acabado é servido em papel alumínio. O sal endurecido é quebrado com uma faca e um martelo de carne.