Que tipo de peixe salmonete é esse, uma descrição do salmonete, onde é encontrado e como é

Enquanto relaxa nas costas da Crimeia e Krasnodar, muitas vezes você pode ouvir um nome engraçado - salmonete. É vendido na praia e servido em restaurantes como iguaria. A pequena criatura marinha é conhecida desde a antiguidade e era servida à mesa de altos funcionários. A principal coisa que as pessoas adoram no peixe salmonete é o seu excelente sabor, coloração incomum e uma aura fabulosa.


Descrição do peixe

A tainha ou salmonete pertence à classe dos peixes com barbatanas raiadas e à ordem dos peixes perciformes.

O salmonete é um peixe marinho que vive no fundo. Tem significado comercial, é considerado uma iguaria e faz parte da cultura de vários países.

Recursos de nomes e nomes alternativos

O nome latino do peixe é “mullus barbatus”, em russo “barba ruiva”. O apelido de “sultana” ficou com o salmonete por causa de seu bigode, ou melhor, “barba”, que lembra a barba dos governantes árabes.

O Sultão também tem outros nomes estrangeiros:

  • “peixe das rochas” - para os espanhóis;
  • “peixe cabra” - para africanos e indianos;
  • “barbunia”, “narceja do mar” - para o Mediterrâneo.

A palavra "salmonete" é de origem estrangeira. O turco “barbunya” vem do italiano “barbone”, que significa “barba”. Em russo, transformou-se em salmonete. Esse nome do peixe se deve ao fato de que antigamente apenas os sultões usavam barbas e bigodes exuberantes.

Acontece que o salmonete é a dona do mar. É provável que tenha sido ela quem navegou até o velho e realizou os desejos no conto de fadas de A. S. Pushkin.

Aparência

Sultana é um peixe brilhante e digno de admiração entre os aquaristas. A cor de suas escamas é predominantemente vermelha com tonalidade metálica. O salmonete tem o dorso listrado e o ventre branco ou cinza.

Descrição biológica dos peixes:

  • comprimento - 10-20 centímetros;
  • barbatana anal e dorsal curtas;
  • barbatana caudal bifurcada;
  • cabeça grande com linha de perfil quase vertical;
  • olhos grandes estão localizados no topo da cabeça;
  • a boca com pequenos dentes de cerdas está localizada alinhada com o abdômen.

peixe tainha

A principal característica do salmonete, um par de antenas sob o queixo, serve para distender a lama e procurar alimento.

Habitat

Sultanka é encontrada em correntes quentes.O habitat dos peixes é o fundo do mar, a uma profundidade de 15 a 30 metros. Às vezes vai mais fundo, 300 metros abaixo da superfície da água. As antenas do salmonete são projetadas para escavar areia fofa e lodo. Com menos frequência, ela procura comida nas pedras.

Sultana é sensível às mudanças no ambiente aquático. Se o peixe tiver saído do seu habitat, existe a possibilidade de a água estar de alguma forma contaminada.

Especialista:
O salmonete comum vive nas águas ao longo da costa oriental do Oceano Atlântico, desde as Ilhas Britânicas até Dakar, bem como perto dos Açores e das Ilhas Canárias.

Distribuição na Rússia

O salmonete nada nos mares Azov e Negro. Os peixes dourados são bem conhecidos dos turistas e residentes da costa da Crimeia. No Estreito de Kerch, o salmonete é capturado em escala industrial. O peixe também é encontrado perto de Quersoneso e Balaklava, mas não chega à Baía de Taganrog.

Estilo de vida

O salmonete está ativo durante o dia. Da primavera ao outono, os peixes nadam mais perto da costa e, no inverno, vão para as profundezas do oceano. O sultão se move lentamente pelo fundo, move suas antenas e assim obtém alimento.

Dieta

A rainha do mar se alimenta de microrganismos bentônicos. Os jovens capturam o plâncton na água acima do fundo.

foto de peixe tainha

Existem inimigos?

O salmonete não caça alevinos e ovos de outras pessoas, mas torna-se vítima de predadores. Carapau, linguado, ruffe e bacamarte são perigosos para ela. A sultana da Crimeia é alimento para o tubarão katran.

Reprodução e desova

O peixe atinge a maturidade sexual no segundo ano de vida. O salmonete do Mar Negro desova em maio. As fêmeas desovam na água a uma profundidade de 10 a 55 metros. Sua fertilidade é baixa - 88 mil ovos no total por temporada. A desova termina em agosto.

Após a fertilização, os ovos sobem mais perto da superfície da água.As larvas eclodem em 2 a 3 dias, desenvolvem-se por dois meses, alimentando-se de plâncton e camuflando-se de predadores de cor azul esverdeada. Tendo atingido um comprimento de 4 a 6 centímetros, os peixes se juntam à comunidade inferior da tainha.

Variedades

O peixe encontrado na costa do Mar Negro é o salmonete comum ou da Crimeia. Sua subespécie é a pluma mediterrânea ou listrada. Existem também mais dois tipos. Suas diferenças:

  • Argentino - um peixe brilhante comum na costa da América do Sul, que se distingue pela barriga rosada, nadadeiras laranja e dorso vermelho;
  • dourado ou dentado - tem escamas amarelas atípicas e pequenas listras roxas no dorso, nada nos oceanos Índico e Pacífico;
  • listrado ou Mediterrâneo - vive nos mares Negro e Mediterrâneo, destaca-se pelo focinho inclinado e listras longitudinais laranja e marrons.

Outra subespécie é chamada de tainha europeia. Quase não difere do comum - a mesma cor vermelha variegada com um tom prateado, barbatanas amarelas e barriga branca.

peixe tainha

Recursos de pesca

A sultana se alimenta em profundidade, por isso é necessário capturá-la a uma distância de até 300 metros da superfície da água. Cardumes de peixes dourados devem ser procurados em locais com fundos arenosos, concheiros e rochosos. Às vezes, na primavera, os peixes nadam na foz dos rios.

A temporada de pesca do salmonete vai de maio a outubro. O peixe é especialmente ativo no verão, durante a época de desova. Zhor o força a descer do fundo a uma profundidade aceitável para os pescadores. O salmonete pica fracamente, por isso o momento favorável para a pesca é uma manhã cedo e sem vento, quando os veranistas ainda não agitam as águas do mar.

Sultanka é capturado na costa ou em um barco. Equipamento adequado:

  • Vara de pesca com mosca - com um comprimento de equipamento de 5 a 7 metros, você pode pescar na costa a uma profundidade de 7 metros.O flutuador deve ser brilhante e leve para que a delicada mordida da dona do mar possa ser vista claramente;
  • donka e picker - equipamento para pescar em barco. A reserva de linha na bobina deverá ser de 100 metros. Para não perder uma mordida, usam-se sinos;
  • Vara de pesca combinada - o equipamento para lançamento longo requer habilidade, mas permite pescar a uma distância de 20 metros ou mais da costa.

Os anzóis 4 e 5 são adequados para a captura de salmonete. Pequenos camarões vivos, vermes marinhos Nereis e larvas são usados ​​como isca. Seu tamanho deve ser inferior a cinco centímetros para que o peixe possa engolir a isca. Para alimentação complementar, são acrescentados mexilhões e minhocas.

A principal regra para a captura do salmonete é devolver os peixes pequenos ao mar. A pesca só é permitida para exemplares maiores que 8,5 centímetros.

 peixe tainha vivo

Sobre carne de peixe

O salmonete é um presente do mar nutritivo e de baixo teor calórico. 100 gramas de carne contêm 117 quilocalorias, após a fritura o teor calórico aumenta. Peixe cozido e guisado é adequado para a dieta alimentar.

Valor nutricional de 100 gramas de carne de sultana:

Substância Quantidade
Esquilos 19,3 gramas
Gorduras 3,7 gramas
Carboidratos 77 gramas
Água 1,2 gramas

Devido ao alto teor de vitaminas e minerais, o salmonete, quando consumido regularmente, ajuda a restaurar o metabolismo e o funcionamento do trato gastrointestinal. É rico em vitaminas B, ácidos graxos ômega e lácticos, vitaminas A e E, além de fósforo, potássio, magnésio, ferro e enxofre. Além da carne, o caviar de peixe e a gordura do fígado são ricos em substâncias úteis.

Benefícios da Sultana:

  • Indicado para alimentação de crianças a partir dos 9 meses, promove a saúde da pele infantil;
  • O ácido ômega-3 da carne reduz o risco de doenças dos sistemas nervoso e cardiovascular;
  • útil em períodos de maior atividade física e treinamento esportivo, pois repõe energia rapidamente;
  • estimula a secreção de suco gástrico, aumenta o apetite em caso de dispepsia;
  • complexo vitamínico natural para idosos, durante a gravidez e amamentação.

O salmonete é um peixe com alto teor de iodo. Sua carne é útil para a deficiência do hormônio tireoidiano. O consumo regular de pratos de sultanka promove perda de peso, restauração do equilíbrio hormonal e bem-estar vigoroso. A única contra-indicação é a alergia a frutos do mar.

peixe tainha

Receitas culinárias

O salmonete é um produto universal para todos os tipos de tratamento térmico, bem como secagem, secagem e defumação. Não é necessário estripar um peixe pequeno, mas será necessário limpar as escamas densas. A carne Sultanka fica macia e suculenta em qualquer método de cozimento.

Salmonete em grego

Uma receita simples de assar no forno é adequada para uma introdução culinária ao peixe.

Ingredientes:

  • 1 quilo de salmonete;
  • cabeça de cebola;
  • 5 dentes de alho;
  • 3 tomates;
  • um copo de tomilho seco;
  • especiarias e sal a gosto.

Para cozinhar, é adequado peixe fresco ou congelado, previamente limpo de escamas. Como os gregos preparam:

  • enxágue em uma peneira, polvilhe e esfregue com sal, deixe marinar;
  • coloque o forno para pré-aquecer a 200 graus;
  • os tomates pelados são cortados em rodelas e colocados em uma tigela;
  • pique a cebola, o alho, o tomilho com uma faca e junte tudo ao tomate;
  • os vegetais são salgados, apimentados, misturados;
  • unte uma assadeira funda com azeite e espalhe metade da mistura de vegetais;
  • coloque o salmonete sobre a camada perfumada e cubra com o restante da mistura de tomate;
  • o peixe é polvilhado com azeite e assado no forno.

O prato estará pronto em 45 minutos. Você pode adicionar suas ervas favoritas à mistura com tomate, alho, cebola e tomilho - salsa, manjericão, coentro.

cozinheiro de peixe tainha

Na versão alexandrina da receita, os tomates são pré-fritos, o peixe também é frito empanado com farinha ou pão ralado por 5 minutos dos dois lados. O tempo total de cozimento do prato é reduzido para vinte minutos.

Salmonete cambojano

A particularidade deste prato é o molho picante com adição de vinho.

Ingredientes:

  • 0,5 quilo de peixe;
  • 4 colheres de sopa de vinho branco seco;
  • 100 gramas de farinha de trigo;
  • 5 dentes de alho;
  • 5 tomates médios;
  • azeite;
  • um monte de açafrão e salsa.

O primeiro passo é ligar o forno para pré-aquecer a 180 graus. Em seguida, a sultana limpa deve ser frita numa frigideira com azeite de cada lado durante 5 minutos, depois de enrolada na farinha. Enquanto o peixe esfria, prepare o molho:

  • Descasque os tomates, corte em cubos, coloque numa frigideira e regue com azeite;
  • pique finamente o açafrão, o alho e a salsa, acrescente aos tomates;
  • despeje o vinho na panela com a mistura de tomate picante e cozinhe por 5 minutos;
  • Unte uma assadeira com azeite, coloque o peixe e regue com o molho.

A última etapa é colocar o salmonete no forno pré-aquecido. O prato estará pronto em 20 minutos. Antes de servir decore o peixe com ervas.

cozinheiro de peixe tainha

Salmonete com queijo

Para preparar este prato utiliza-se peixe eviscerado.

Ingredientes:

  • 2 plumas grandes;
  • 100 gramas de queijo duro;
  • 2 tomates grandes;
  • 2 cebolas;
  • meio limão;
  • um ramo de salsa;
  • azeite;
  • noz-moscada, louro, gengibre, pimenta preta moída e sal a gosto.

Em primeiro lugar, é necessário pré-aquecer o forno a 180 graus. Método de cozimento:

  • pique o limão e a salsa, coloque numa tigela de cerâmica ou vidro junto com uma folha de louro - prepare a marinada;
  • polvilhe o peixe com temperos e temperos, coloque em uma tigela com a marinada e leve à geladeira por 1 hora;
  • corte a cebola em rodelas e frite no azeite;
  • Pique grosseiramente os tomates pelados;
  • rale o queijo em um ralador fino;
  • frite o salmonete em conserva de cada lado por cinco minutos;
  • coloque o peixe frito em uma assadeira, coloque rodelas de cebola, ervas, tomates por cima, regue com a marinada;
  • leve ao forno por 30 minutos.

Por fim, polvilhe o prato com queijo ralado e leve ao forno até derreter.

Você pode usar ervas e temperos ao preparar o salmonete.

receitas de peixe tainha

Fatos interessantes

Existe uma lenda oriental sobre o salmonete. Um sultão turco adorava experimentar novos pratos. Um dia lhe serviram um peixinho frito no almoço. O sultão gostou do prato e chamou o cozinheiro para saber como se chamava. O cozinheiro disse que era um peixe sultana.

Por que o salmonete é interessante:

  • na água as escamas dos peixes são muito brilhantes, mas após a captura e contato com o ar a cor desbota. Por isso, procuram vendê-lo rapidamente, antes que a apresentação se deteriore;
  • A anatomia especial permite que a sultana seja comida junto com suas entranhas. Sem a vesícula biliar não há amargor no paladar;
  • o peixe não tem medo das pessoas e permite que os mergulhadores se aproximem dele. É capturado diretamente debaixo d'água, atraído por minhocas;
  • Nas cidades costeiras, o salmonete recém-pescado é vendido nos mercados de peixe. Distingue-se pelo cheiro de pepino;
  • o peixe era conhecido e venerado entre os gourmets da Roma Antiga e era representado em mosaicos. Espécimes grandes eram vendidos a um preço alto - o vendedor recebia tanta prata quanto pesava a sultana. Antes de cozinhar, era mostrado em vasilha transparente para que os convidados pudessem ver o jogo de cores e o brilho das escamas;
  • no final dos anos 80, nas águas moçambicanas do Oceano Índico, a deliciosa sultana foi capturada no âmbito da cooperação pesqueira entre a URSS e Moçambique;
  • a tainha é a heroína das obras-primas dos impressionistas clássicos Claude Monet, Pierre Renoir, Edouard Manet, bem como da ilustradora britânica do século XIX Kate Greenaway;
  • Na Grécia, os peixes dourados são fritos em azeite e comidos com a cabeça. Nas ilhas da Hélade brincam que o salmonete deixa os gatos com fome;
  • o escritor e conhecedor de caça James Aldridge disse que para aqueles que uma vez provarem um salmonete, ele se tornará o único objeto desejável de caça.

Os pratos Sultanka são populares nos resorts da região de Krasnodar. No Mediterrâneo, os restaurantes servem pequenas iguarias de peixe. Eles são valorizados pela falta de ossos e carne macia.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim