Como é bom no frio saborear deliciosos tomates salgados em potes quentes para o inverno, preparados no verão, e até com as próprias mãos. Essas receitas simples devem estar no repositório de toda dona de casa, pois o lanche tem sabor único e aroma agradável. No inverno, esses preparativos vão decorar as mesas do dia a dia e das festas, pois podem transformar de forma surpreendente o sabor de qualquer prato.
Características da salga quente de tomates para o inverno
Para conservar tomates pelo método quente, você precisa colocar os temperos, ervas e alho de sua preferência no fundo de um prato limpo e seco e socar os vegetais por cima. Você também pode colocar camadas de tomates em camadas de temperos.
Na próxima etapa, despeje água fervente sobre o conteúdo do prato, escorra após 10-20 minutos e faça salmoura, adicionando sal e açúcar. Em seguida, ferva novamente a composição resultante e despeje em potes. Para melhor preservação e nitidez, adicione vinagre aos tomates preparados.
Os potes de tomate podem ser lacrados imediatamente ou esterilizados por 5 minutos. A preservação deve ser resfriada lentamente, pois quanto mais tempo esse processo durar, mais saboroso ficará o produto. Para fazer isso, embrulhe os potes com um cobertor quente e deixe durante a noite. Em seguida, envie-o para armazenamento.
Como selecionar e preparar produtos?
Para a decapagem, leve tomates com polpa densa e com o mesmo grau de maturação. Escolha vegetais de tamanho médio, pois frutas grandes podem não marinar bem. Os tomates danificados e moles devem ser descartados, pois não são adequados para enlatados, pois o lanche não terá um aspecto esteticamente agradável e os potes podem explodir.
Antes de salgar, pique os legumes perto do talo para que fiquem bem salgados. Para um melhor efeito, podem ser cortados em pedaços.
Conselho! Para obter deliciosos tomates salgados, use apenas sal grosso.
Preparando recipientes
Para picles, recomenda-se a utilização de potes com volume de 1 a 3 litros, barris de cerâmica e barris de madeira. A loiça deve estar intacta, sem fissuras ou lascas.Antes do processo de fabricação, deve ser bem lavado com água morna e refrigerante, enxaguado e seco. É melhor esterilizar os frascos.
Como conservar tomates quentes?
São inúmeras as receitas de tomate em conserva quente, que se diferenciam na composição da salmoura adicionada aos vegetais, bem como nos temperos, que permitem conferir ao preparo sabores e aromas completamente diferentes.
Receita clássica para 1 litro
Esta decapagem pode servir como lanche completo ou como complemento de vários pratos, o que permite diversificar a alimentação e também enriquecer o corpo humano com vitaminas e nutrientes. Graças ao ácido natural do tomate e do vinagre, o produto fica bem armazenado.
Produtos e suas proporções por 1 litro:
- tomates;
- 1 litro de água;
- 3 dentes alho;
- 20-25g de sal;
- 40-50g de açúcar;
- 10ml de vinagre;
- especiarias a gosto.
Guia passo a passo para fazer uma preparação deliciosa:
- Encha os potes com especiarias e vegetais. Despeje água fervente e reserve por 20 minutos.
- Escorra o líquido, acrescente sal, açúcar e leve ao fogo. Deixe ferver a salmoura, retire do fogo e despeje o vinagre.
- Encha o conteúdo dos potes com marinada quente, feche e isole por um dia.
Com alho e ervas
Para conferir ao aperitivo um sabor picante e um aroma agradável, é necessário adicionar alho, além de ervas, que enriquecerão perfeitamente o prato.
Componentes e suas proporções para uma jarra de 3 litros:
- 2kg de tomate;
- 1 alho;
- 2 colheres de sopa. eu. sal;
- 1 litro de água;
- 1 pimenta;
- verduras (endro, coentro, aipo, salsa).
Método de fabricação de acordo com a receita:
- Encha os potes com legumes, alternando-os com camadas de ervas e alho.
- Despeje água fervente sobre ela e reserve por 20 minutos.
- Escorra o líquido para um recipiente e, acrescentando sal, leve ao fogo.
- Assim que ferver, despeje o conteúdo do frasco e feche com as tampas.
Com folhas de uva
Este método preservará por muito tempo as propriedades benéficas dos ingredientes e, ao mesmo tempo, dará-lhes um sabor e aroma especiais de uva.
Conjunto de componentes:
- 2kg de tomate;
- 2 colheres de sopa. eu. sal;
- 1 Colher de Sopa. eu. Saara;
- 1 litro de água;
- folhas de uva.
A receita requer certos processos:
- Enrole cada tomate em uma folha de uva e compacte-o firmemente em uma jarra.
- Despeje água fervente sobre os produtos da jarra e, cobrindo com as tampas, reserve por 20 minutos. Escorra a água em um recipiente separado, acrescente o açúcar, o sal e ferva.
- Retire do fogão a salmoura resultante e, depois de despejá-la sobre os legumes, feche os potes com tampas de lata.
Com coentro e manjericão
Para fazer tomates quentes de acordo com esta receita, você precisa preparar os seguintes componentes:
- 2kg de tomate;
- 2 colheres de sopa. eu. sal;
- 1 colher de chá. coentro;
- 3-4 ramos de manjericão;
- ½ alho;
- 1 pimenta.
Algoritmo de ações de acordo com a receita:
- Coloque o manjericão, a pimenta, o alho e os coentros no fundo do frasco. Coloque os vegetais por cima.
- Despeje água fervente sobre os alimentos e deixe descansar por 20 minutos.
- Faça uma salmoura com a água e o sal drenados da jarra. Mexa a composição resultante, ferva, despeje nos potes com o conteúdo e feche com as tampas.
Como armazenar adequadamente as peças de trabalho?
Os tomates preparados a quente devem ser armazenados em local frio e escuro, que pode ser porão, adega ou despensa.
Importante! Somente organizando a conservação na temperatura correta, condições de luz e umidade ideal, você poderá desfrutar do sabor inigualável do lanche por 2 a 3 anos..