Entre todos os vegetais, o tomate é o mais utilizado para conservação. Podem ser preparados em grandes quantidades e o sabor é adequado para muitos pratos. Você pode prepará-los de diferentes maneiras para obter exatamente o produto que planeja armazenar durante todo o inverno. Algumas das mais interessantes são receitas doces de tomate em conserva para o inverno. O açúcar nos pratos confere aos vegetais um sabor incomum e picante e os torna especialmente atraentes na mesa do Ano Novo.
- Características do preparo de tomate doce para o inverno
- Benefícios e malefícios do produto
- Requisitos para ingredientes principais
- Preparando recipientes para preservação
- Receitas de tomate doce
- Maneira clássica
- Com vinagre, sem esterilização, em potes de 1 litro
- Temperado
- Com mel
- Fatias de tomate doce
- Com açúcar sem vinagre
- Com cebola em potes
- Com pepinos
- Nuances e prazo de validade de picles prontos
Características do preparo de tomate doce para o inverno
A época ideal para tais preparativos é final de agosto e início de setembro. Picles com tomate doce são caracterizados por uma grande quantidade de açúcar. Usando outros ingredientes você pode dar um sabor diferente ao prato. Por exemplo, pimenta é adicionada para dar sabor picante.
Benefícios e malefícios do produto
Os tomates contêm muitas substâncias úteis que têm um efeito positivo no funcionamento do sistema imunológico e de outros sistemas do corpo. As preparações de tomate são consideradas alimentos adequados para dietas. Porém, com o consumo excessivo, são possíveis problemas no trato gastrointestinal. Coma-os também com cautela se tiver doenças cardíacas, úlceras ou pedras nos rins.
Requisitos para ingredientes principais
Você pode usar qualquer variedade de tomate nas preparações, mas não é recomendado misturar diferentes. Além disso, os frutos devem ter o mesmo grau de maturidade e tamanho. Escolha tomates densos com pele forte e sem rachaduras.
Você não pode pegar os maduros demais. Também é importante levar água purificada para que não apareçam germes na jarra.
Preparando recipientes para preservação
Na maioria das vezes, potes de três litros são usados para preparar esses pratos, mas para frutas pequenas, recipientes de um litro são adequados. É lavado e depois desinfetado. A esterilização realiza-se de qualquer forma conveniente, por exemplo, no forno. As tampas são tratadas separadamente e mantidas em água fervente.
Receitas de tomate doce
Os preparativos podem ser preparados de diferentes maneiras. Cada um tem um sabor diferente graças aos ingredientes e à técnica.
Maneira clássica
Esta receita pode ser usada como base para adicionar outros ingredientes. Para conservar tomates em potes de dois e três litros, você precisará de:
- tomates - cerca de quatro quilos;
- açúcar – pouco mais de 200 gramas;
- sal;
- duas colheres de vinagre;
- alho ralado (uma colher de sopa ou duas).
Coloque todos os vegetais em um recipiente e encha com água fervente até o topo. Em seguida, tampe os potes e deixe descansar por um quarto de hora. Quando a água esfriar, deixe os tomates nos potes e escorra o líquido. Adicione o açúcar, o sal e aqueça novamente até ferver. Durante esse tempo, coloque o vinagre, acrescente o alho e encha os potes com salmoura.
Com vinagre, sem esterilização, em potes de 1 litro
As frutas pequenas são geralmente preparadas em potes de litro. Para três destes recipientes são necessários os seguintes ingredientes:
- tomates - cerca de dois quilos (use o tamanho como guia);
- água – um litro e meio;
- sal;
- açúcar – 150 gramas ou um pouco mais;
- 2-3 pedaços de folhas de louro;
- preto e pimenta da Jamaica;
- cravo;
- Sementes de endro;
- 100 mililitros de vinagre 9%.
Primeiro, os vegetais da jarra são deixados em água fervente por 15 minutos. Quando a água esfriar, despeje em uma panela, acrescente mais para que fique um litro e meio. Adicione os ingredientes restantes, exceto o vinagre, despeje quando a água ferver por mais alguns minutos. Despeje a salmoura em potes e enrole.
Temperado
Graças ao uso de temperos, você pode salgar vegetais muito saborosos e adicionar um sabor picante. Para uma jarra de três litros você precisará de:
- tomate – dois quilos;
- alho - a gosto;
- Folha de louro;
- aneto;
- cravo;
- Pimenta preta;
- sal;
- açúcar – 4-5 colheres de sopa;
- vinagre.
Primeiro, coloque as folhas de louro, cerca de metade do alho, o endro em uma jarra, seguido dos legumes. Para a marinada serão necessários quase dois litros de água.Despeje os temperos restantes e leve ao fogo alto por mais 5 minutos. Despeje o líquido resultante em potes por um quarto de hora e, da próxima vez, aqueça até ferver com sal e açúcar. Antes de finalmente despejar os tomates, adicione vinagre.
Com mel
Se você fizer picles de legumes desta forma, obterá um sabor muito incomum devido à combinação de mel e especiarias. Ingredientes necessários:
- 5 quilos de tomate;
- folhas de groselha, raiz-forte;
- Pimenta;
- aneto;
- cravo;
- 150 gramas de sal;
- a mesma quantidade de vinagre;
- 450 gramas de mel.
Coloque primeiro as verduras na jarra e depois os tomates. Ferva 7,5 litros de água, acrescente sal, temperos, mel e vinagre. Depois que a marinada ferver por mais 3 minutos, coloque os tomates. Após esfriar, ferva novamente.
Fatias de tomate doce
Este espaço em branco ficará lindo na mesa. Você precisará de:
- metades de tomate;
- uma colher de chá de açúcar e sal;
- cebola;
- Pimenta.
Coloque as cebolas por baixo e os tomates, com o lado cortado voltado para baixo, por cima. Adicione pimenta, sal e cubra com água fria. Aqueça os potes com tampa em banho-maria. Primeiro deixe ferver e depois mantenha por mais 40 minutos.
Com açúcar sem vinagre
As preparações sem vinagre também ficam muito saborosas. Você precisará de:
- tomates;
- 1 colher de sopa de sal por litro;
- meia colher de sopa de açúcar por litro.
Despeje o açúcar no buraco debaixo dos talos. Coloque os tomates em potes para evitar que o açúcar escorra. Despeje a marinada com sal e açúcar. Ferva potes de meio litro por 5 minutos e potes de litro por 10.
Com cebola em potes
Ingredientes para preparação:
- 2 quilos de tomate;
- 4 cebolas;
- 3 colheres de açúcar;
- 2 colheres de sopa de sal;
- vinagre;
- temperos a gosto.
Coloque os temperos no fundo do pote, seguidos dos tomates e das rodelas de cebola.Despeje água fervente por 25 minutos e depois ferva a salmoura com sal, açúcar e vinagre.
Com pepinos
Pepinos e tomates combinam bem nas preparações. Para esta receita você precisa dos seguintes ingredientes:
- pepinos;
- tomates;
- 2 pedaços de alho;
- aneto;
- 4 folhas de cerejas e groselhas;
- 5 pedaços de pimenta da Jamaica e pimenta preta;
- sal;
- açúcar;
- 1 colher de chá de ácido cítrico.
Coloque temperos e ervas no fundo da jarra, seguidos dos vegetais. Despeje água fervente sobre ele por um quarto de hora. Após o resfriamento, despeje uma nova porção de água fervente, coloque a anterior no fogo. Adicione sal, açúcar, ácido cítrico e despeje novamente a salmoura fervida.
Nuances e prazo de validade de picles prontos
Esses tomates só podem ser armazenados em câmaras frias. Uma geladeira também é adequada, mas não uma varanda ou varanda. Para evitar a fermentação, os potes devem ser esterilizados. O prazo de validade é de um inverno.